A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 8 de novembro de 2009

As carreteras de Passo Fundo e seus audazes pilotos

Carratera Chevorlet/Corvette Nº.1 de Orlando Menegaz com as 4 rodas no ar

Inicio descrevendo-as

As carreteras, carros de corrida que iniciaram as competições automobilísticas em Passo Fundo derivaram das "baratas" (coupes) Ford e Chevrolet dos anos 1937 a 1940, de onde eram retirados pára-lamas, pára-choques, bancos e outros itens, com modificações em suspensões, freios e motores num primeiro estágio. Seu nome, herdado dos "hermanos" argentino-uruguaios significa estrada/rodovia.


Um pouco da história

Quarta-feira, 14 de abril de 1926, o jornal O Nacional então bi-semanário noticiava a vitória fácil de uma baratinha amarela (possivelmente uma Ford), num desafio em plena Avenida Brasil centro.

Em 15 de junho de 1928 o mesmo jornal, O Nacional, noticiava a mais longa disputa automobilística do Estado, até então.

Itinerário

Júlio de Castilhos a Passo Fundo com retorno a Júlio de Castilhos até a praça central.

Distância
586 km por um caminho ao longo da via férrea.

Vencedor

Carlos Fumagalli, com Ford contra Cyrus Bastos, com Chevrolet.

A relação entre as notícias, Passo Fundo entrando de pé embaixo nas competições. E no noticiário jornalístico sobre automobilismo, desta vez com repercussão estadual.

Como seria o futuro

O Desenrolar

O próximo evento, envolvendo nossa cidade, ocorreu no circuito do Cristal, em Porto Alegre, no dia 18 de julho de 1943, quando realizou-se a prova para carros movidos a gasogênio - gás pobre produzido pela queima de lenha ou carvão em equipamento pesadão, anti-estético, anti-aerodinâmico, colocado geralmente na traseira das baratas.

Com todos os anti-contra, o gasogênio possibilitou que parte dos automóveis, pick-ups e caminhões continuassem rodando sem a gasolina que era toda importada, consequência da 2ª Grande Guerra Mundial.

O grid de largada foi ótimo, pois 20 e tantos carros alinharam. Ary Burlamaque foi exceção correndo por Passo Fundo com Oldsmobile 1942 e gasogênio à lenha, fabricado pela Indústria Menegaz de nossa cidade. Outro passo-fundense que alinhou foi Guaraci Almeida Costa. Nossos representantes não conseguiram as melhores colocações. Mas os futuros pilotos da terra começaram a fazer o dever de casa. Adquiriram suas baratas, desenvolveram conhecimentos mecânicos, testaram, experimentaram e deram-se por preparados para os embates que aconteceriam ali na frente.


A consolidação

E o grande dia chegou. Era 29 de setembro de 1948, domingo de manhã quando foi dada a largada para a Copa Rio Grande do Sul, na distância de 824 km com saída em Porto Alegre, passando por Caxias, Vacaria, Lagoa Vermelha, Passo Fundo retornando à capital do Estado. O grande vencedor foi Alcídio Schröeder representando Passo Fundo com carretera Ford, que lutou quase 9 horas contra chuva, barro, pouca visibilidade e um ferrenho piloto adversário. Recebeu a bandeirada do então governador do Estado, Walter Jobim. O Leão da Serra, como era conhecido Alcídio, foi o piloto pioneiro da capital do Planalto Médio e passou para os demais, seus predicados, na condução dos bólidos.No ano seguinte, 1949, Aido Finardi, o Rei das Curvas, deu continuidade à participação de pilotos de Passo Fundo em provas automobilísticas.


Governador Walter Jobim dá bandeirada de largada, a carretera nº 2 arranca na frente
(Foto cedida pelo Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Porto Alegre-RS)


A Evolução dos Motores

As carreteras Ford que usavam motores V8 59A e 8BA, inicialmente, passaram a usar o equipamento EDELBROOK com dois ou três carburadores o que elevava substancialmente os HP. Usaram depois os motores Ford 272, 292 e 302. A carretera Chevrolet melhorou muito com o cabeçote WAINE, mas deu salto importante quando usou motor V8 Chevrolet/Corvette. Passando a ser candidata a vitória em todas as provas que disputou.

Outras melhorias
Endureceram-se as suspensões, colocando-se mais um amortecedor por roda. A luta com os freios continuava inglória, bem como, contra o aquecimento. Colocaram-se tanques e bomba manual para injetar água no circuito na tentativa de resfriar os motores. Lá pelas tantas apareceu a câmara de ar dupla, que em caso de furo dava um tempo extra para o piloto/co-piloto.
As caixas de câmbio originais de três marchas foram substituídas algumas vezes pelas caixas de quatro marchas dos carros Jaguar.

A grande mexida no Chassi/Carroçaria
Aconteceu com a vinda do ótimo piloto argentino Juan Galvez, que disputou o 8º Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegre - em 14 de julho de 1957 e que ganhou com sobras com carretera Ford. Terminada a prova, os pilotos gaúchos e a imprensa assimilaram o que o 'hermano' ensinou: "Hay que sacar hierro". As carreteras gaúchas transportavam mais ou menos 300 kg dispensáveis completamente e que foram eliminados com rapidez depois do ensinamento de Galvez com o uso de furadeiras elétricas portáteis e brocas afiadas.

A quadriculada agitou-se mais seguidamente
Somando-se as participações dos nossos pilotos, competimos no período de 1948 a 1962, em 73 provas disputadas, com 14 vitórias, 12 segundos lugares, 18 terceiro lugares, 11 quarto lugares e 9 quinto lugares como resultados mais expressivos, para os pilotos de Passo Fundo.

Ficaram na história os seguintes pilotos
Aido Finardi - Alcídio Schröeder - Daniel Winik - Ítalo Bertão - Orlando Menegaz - Sinval Bernardon.

As vitórias que mais ecoaram foram
- novembro de 1957: Mil Milhas Brasileiras (Interlagos), vencida por Orlando Menegaz e Aristides Bertuol com a Chevrolet Corvette de Bertuol representante, de Bento Gonçalves-RS;
- novembro de 1961: Mil Milhas Brasileiras (Interlagos) vencida por Ítalo Bertão e Orlando Menegaz com a Chevrolet Corvette da dupla passo-fundense;
- Orlando Menegaz foi o único piloto interiorano, a ganhar duas vezes as Mil Milhas de Interlagos, a prova mais importante do País.

O fim da era gloriosa
Aconteceu a partir da vitória da dupla Chico Landi e Jan Balder com BMW-2002 no circuito da Pedra Redonda (Porto Alegre) em 11 de agosto de 1968. O carro importado, de ótima mecânica, freio a disco nas quatro rodas e caixa de cinco marchas e pesando pouco.
A superioridade da BMW foi flagrante. Simultaneamente, por causa de acidentes, em provas anteriores era proibida a realização de corridas em ruas.Assim brusca e melancolicamente encerrou-se fase importante do automobilismo gaúcho, não sem antes revelar competentes mecânicos preparadores e exímios e audazes pilotos. Com isto abriu-se o caminho para os autódromos de Guaporé e Tarumã. As carreteras ainda hoje despertam os mais variados sentimentos. Nas crianças: medo (pelo ronco) e espanto. Nos jovens: curiosidade dada à aerodinâmica, e nos contemporâneos muitas lembranças que mexem com as emoções, não raras vezes levando às lágrimas.
Daniel Winik é o único piloto ainda vivo. Ele garante que relembrar é viver, sem dúvidas, ainda que as emoções sejam demais, ainda hoje, meio século passado.


Histórias e mais histórias, as brincadeiras que estes audazes e corajosos pilotos faziam, no mínimo, nos deixa saudade

Curiosidades ligadas as carreteras e seus audazes pilotos

- Orlando Menegaz foi o primeiro piloto gaúcho a usar cinto de segurança abdominal (tomado 'emprestado' de um avião DC-3 da Varig em vôo de Chapecó à Passo Fundo). Seus colegas recomendaram que não o usa-se, pois em caso de acidente ele estaria 'amarrado'. E o perigo de incêndio era muito grande;

- a famosa carretera Chevrolet/Corvette de números 9, 4, 24 ou 1 desafiada para correr contra um cavalo, de Vacaria-RS, na distância de 100 metros. Após vários testes, Orlando não topou a parada, ele soube antecipadamente do tempo do eqüino... A aposta era polpuda;

- Orlando com a poderosa carretera Corvette foi desafiado por Daniel Winik que correria a pé desde que Orlando largasse de 'capivara' (virado ao contrário). Ninguém explicou nunca o porquê do nome.
Local da largada ponte do Passo até o posto de gasolina na Avenida Brasil a subir, na distância de mais ou menos 300 metros. Tiro dado, os contendores foram à luta. Resultado, Winik ganhou com Orlando nos seus calcanhares.Orlando que ouvia mal, alegou que não ouviu o tiro, da largada, de revólver. Como desculpa;

Orlando Menegaz e parte de seus troféus - fazenda no Espírito Santo

- Winik ganhou outra aposta desta vez do Aido Finardi, cuja carretera disputava a Força Livre. Estabelecidos handicap (vantagem), hora e local os contendores apresentaram-se. A condição era que Winik não mexesse no motor de sua carretera que era Standard o que ele cumpriu, mas em compensação retirou a carroçaria completa, por recomendação do Orlando. Como o tiro era curto, Winik ganhou mesmo sentado num caixote e acelerando através de um arame. Aido pagou o churrasco alegando sempre que foi enganado;
- Winik disputou a 1ª Mil Milhas Brasileiras em Interlagos em novembro de 1956 com sua carretera Ford Nº. 34. Como foi rodando de Passo Fundo à São Paulo e para não ter problemas na estrada municiou-se com licença especial... O exímio Sinval Bernardon foi o co-piloto;
- Outra do Winik: usou metade de uma melancia como capacete e uma soga (corda grossa) como cinto de segurança e exibiu-os para o fiscal do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul que vistoriava as carreteras e pilotos, quanto às novas exigências de itens de seguranças.
Winik confirma tudo;

- Orlando perdeu outra, na tomada de tempo para uma das provas, circuito da Boa Vizinhança-RS, seu tempo foi igual à de piloto de Porto Alegre, concordaram resolver no cara/coroa, Orlando escolheu coroa e perdeu. A moeda tinha duas caras. Anos depois, ele ficou sabendo da 'marmelada';

- Antoninho Burlamaque, residiu em Passo Fundo entre 1943 e 1948, trabalhava com o irmão Ari Burlamaque, dono da concessionária GMC: Cadillac, Buick, Oldsmobile e Pontiac, onde conheceu entre outros, os pilotos de carretera e naturalmente, já foi 'contaminado' pelo vírus da velocidade.
Mudou-se para Caxias do Sul-RS e agora, sócio do Ari inauguraram a Auto Palácio Revenda GMC. As plantas da construção civil vieram da GMC dos Estados Unidos.
- Antoninho Burlamaque em 1950, por ocasião da prova Automobilística da Festa da Uva, adaptou um Oldsmobile 1950, novo do ano, para disputá-la, contra as carreteras inscritas.
No treino de adaptação, um pneu dianteiro estourou e o carro desceu um barranco. Depois de marteladas pra cá e pra lá, o Oldsmobile disputou a prova, entrando em 7º lugar. Drama maior viria depois, o Oldsmobile era do João Burlamaque, da concessionária Chevrolet de Guaporé-RS, irmão mais velho.
Em seguida, Antoninho adquiriu a carretera Ford do Alcídio Schröeder, com qual disputou algumas provas, sempre com problema de superaquecimento do motor que tentou resolver com a instalação de uma serpentina de canos d'água, por cima da capota, ligada ao radiador.

Agradeço aos meus queridos mãe e pai Jucélia Anna e Nelson M. Rocha a colaboração neste artigo.

Graziela Marques da Rocha
Passo Fundo-RS


MEMORIAS DE UM FÃ

"As fotos que enviei são de temporadas diversas, vou tentar puxar na memória datas e pilotos. O fusca nº 37 parado na entrada do "Laranja" é do "Tide Dalécio" e foi fotografado pelo meu pai, Luiz Guimarães Jr., em 1980 durante um treino de Sábado para a última prova de Divisão 3, assim como o Fusca do Lara que estava acelerando nos boxes improvisados na curva do Sargento. Estes boxes eram utilizados pela categoria "Estreantes e Novatos".


MIL MILHAS 1984 João Lindau/Sebastião Santos/Arlindo Camargo .


Outras 3 fotos são das Mil Milhas de 1984: o fusca nº 91 do José Ferraz em dupla com o Julio Migliori, outro fusca, o nº 61 da dupla Carlos Manzetti / Julio Borella e o Opala nº 54 do João Lindau compondo o trio com o Sebastião Santos e Arlindo Camargo. Essa prova foi caracterizada por um violento acidente na largada, com chuva, quando o Opala do Beto Nogueira que largava em 2º ficou parado, provocando a colisão de 8 veículos dentre os 70 que largavam.





MIL MILHAS 1984 Julio Borella/Carlos Manzetti .

MIL MILHAS 1984 José Ferraz/Julio Migliolli .

Tide Dalécio quebrado no "Laranja"

As demais fotos são de uma prova de Hot Car em 1984, quando poucos fuscas ainda resistiam na categoria, já dominada pelos Opalas da extinta Classe C, empobrecendo o espetáculo e minando os mais belos carros de competição que já vi correr. O nº 1 é do Amadeu Rodrigues, veículo reconstruído após o incêndio na penúltima etapa de 1983. O nº 37 é novamente o "Tide Dalécio", com o carro que pertencia ao Laércio dos Santos e anteriormente era do Amadeo Campos. O nº 66 é do Carlos Manzetti e o n° 13 do Isnaldo Bezerra, da Jovem Car de Santo André, veículo que em 82 e 83 pertenceu ao Orlando Belmonte. Em 1985 havia apenas um fusca correndo regularmente na categoria, do José Forcolin que posteriormente também trocou o carro por um Opala e o "Sueco" que participou de uma ou duas provas para em 86 correr com um Fiat 147 e depois também optou pelo Opala. O último fusca que presenciei em Interlagos foi este mesmo que pertencia ao "Tide" quando o Marcio Sciola correu na temporada de 90 pela categoria Força Livre." Fabiano Guimarães .
Junior Lara Campos .

NT : As fotos e texto do Fabiano Guimarães são do tempo em que ele incentivado por seu pai era um fã , depois vai nos contar de sua carreira . E juntos vamos escrever das MIL MILHAS de 1984 em que corri em parceria com Fabio Levorim e Alexandre Benevides . As fotos mostram meus amigos Ferraz , Junior e o saudoso João Lindau , valeu Fabiano !


sábado, 7 de novembro de 2009

HISTÓRIAS


As fotos e texto que vou mostrar na próxima postagem foram enviadas por Fabiano Guimarães, conheci-o através do blog , deixou um comentário onde contava que tinha muitas fotos e se eu gostaria que me enviasse . Depois conversando com ele descobri que também havia corrido e alem disso de sua época como fã, incentivado por seu pai Luiz Guimarães Jr , tem uma memória fantástica .
Quando comecei a escrever este blog , incentivado pelo Carlos de Paula minha ideia era essa mesma, contar histórias por quem as viveu . Todas pessoas que são loucas pelo esporte , e isso o automobilismo tem demais .
Logo no primeiro dia do blog , o Carlos coloca uma chamada divulgando meu blog , a seguir o Fred , lá de Fortaleza , faz aquele banner incrível divulgando em seu blog o “ Histórias “ . Era o apoio recebido de dois grandes e eu apesar de ter várias ideias e uma boa memoria dos fatos , não sabia se ia conseguir transmitir minha mensagem . E fui escrevendo ,de meu jeito intimista e colocando na tela o que vinha coração . Ai fui reencontrando os amigos ,ou como diria o Expedito , velhos amigos , Teleco , Duran , Ferraz , Orlando , Gabriel , Chico , Crispim , Junior . Conversamos constantemente e dessas conversas aparecem minhas histórias , do Ricardo , hoje professor , lembrei de quando fazíamos seu Passat de corridas em sua casa , hoje alem dessas lembranças dividimos aqui seus trabalhos na FEI . Na palestra na FEI , após ter o excelente Bird acabado de falar o Ricardo agradeceu e pediu a todos nós ex pilotos que nos levantássemos , certamente para mostrar a seus alunos que aqueles " malucos " existiam de verdade , como eu demorasse um pouco a levantar por conta de uma perna dormente ele saiu com essa “o Rui está demorando a levantar porque não quer que vejam que está tingindo os cabelos “ . Ora eu não tinjo os cabelos , apesar de meus 57 anos não tenho nenhum , repito nenhum fio de cabelo branco ! Eu te perdoo meu amigo de tantas , e não adianta ficar rindo quando conversamos !
Voltando ao blog, gente de peso escreveu aqui, o Carlos o Gabriel, o Peralta contou da primeira vez que ouviu o ronco ensurdecedor de um carro de corridas, o Orlando contou como em sua corrida de estreia me ultrapassou por fora na curva “Um” (esta eu devolvo a ele um dia quando estiver escrevendo em seu blog). Ai conheci o Fabio , maluco por carreteras que me apresentou o Victório e eu que tive o privilégio de andar em sua carretera pelas ruas de São Paulo conheci pessoalmente a lenda e seu filho Marcelo . Do Fabio recebi aquelas fotos maravilhosas dos 500 KM de Porto Alegre de 1957 . Com as fotos no arquivo fui pesquisar e descobri a sobrinha do Menegaz escrevendo sobre o tio e conheci e fiquei amigo da Graziela seu pai Nelson e da Elisa . Por falar em Graziela , vou acabar ficando de cabelos brancos fazendo a pesquisa para o vídeo dos 500KM de Porto Alegre 1962 que ela me enviou.
E eu que mal sei mexer nesta máquina acabei escrevendo no blog do Gabriel , do Orlando , mandando textos para o Luiz – Saloma - , ajudando o Junior e recebendo material e ajuda de muita gente como o Luan , o exepcional Ari Moro , que me foi apresentado pela Elisa e Graziela .
Agora com as fotos e o texto do Fabiano formou-se o circulo , alguém que acompanhando o blog me enviou suas fotos e histórias .
Hoje lembrando esses 10 meses vejo que não me falta material para postagens , tenho guardadas mil histórias , textos e fotos e aos poucos e com minha competente desorganização vamos dividi-las .
Desde o começo tive leitores , impulsionado pelo Carlos , Fred , Fabio , o Sanco. Com o tempo algumas postagens tiveram números expressivos , a do FEI X20 tendo no dia alcançado 1300 visualizações , os 500 KM de Porto Alegre escrito pela Graziela mais de 1000 visualizações no dia e outra postagen que não me lembro agora e em que pela primeira vez passamos dos 1500 leitores . Um impulso importante recebi do UÊBA que vive divulgando muito do que escrevo . É uma grande satisfação olhar o Who´s Amung e ver alguém lendo uma postagem antiga e essas que citei acima já ultrapassaram a casa dos 2000 leitores , logo vou instalar um controlador de estatísticas para podermos ver melhor .
É , é muito para um simples contador de histórias , que a com a ajuda dos amigos tenta dividir com todos um pouco do que vivemos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RALLY DA SERRAS - SANTA CATARINA





Rally das Serras SC: organização faz última
conferência de percurso no final de semana
Prova será no período de 13 a 15 de novembro e valerá pelas 13a e 14a etapas
do Brasileiro de Cross Country e 1a e 2a etapas da Copa Baja Santa Catarina

São Paulo (SP) - Faltando exatamente uma semana para a realização do Rally das Serras/Copa Baja Santa Catarina, marcado para o período de 13 a 15 de novembro, com sede em São Joaquim, os organizadores vão acertando os últimos detalhes para a disputa. O evento será válido pelas 13a e 14a etapas do Campeonato Brasileiro de Cross Country para carros e caminhões, e 1a e 2a etapas da Copa Baja Santa Catarina, para carros, caminhões, motos e quadriciclos. No último final de semana, os organizadores fizeram a segunda conferencia de roteiro dos 280 quilômetros previstos de trilhas e estradas. Agora, faltará apenas a checagem final de sábado para o fechamento da prova.

"Está tudo praticamente fechado. Tivemos algumas alterações em razão da chuva, mas nada substancial. Agora, no fim de semana, faremos a conferencia final, bem como a sinalização para motos e quadriciclos. Também estamos com o Parque Fechado preparado para receber o Prólogo Noturno, na sexta-feira que vem. Nossa expectativa é de um grande evento, pois esperamos contar como os melhores pilotos e navegadores do país", avalia Dionysio Malheiro, o diretor da Racing Adventure, organizadora do Rally das Serras SC e criador do Rally dos Sertões e Copa Baja Brasil.

As inscrições seguem abertas paras carros, caminhões, nas categorias homologadas pela CBA. Os valores e prazos são os seguintes: de 7/11 a 11/11, R$ 1.600,00 + seguro+ rastreamento GPS - cobrado junto à vistoria administrativa. Após esta data, as inscrições poderão ser feitas apenas na secretaria de prova, respeitando-se o Regulamento do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2009.

Para a Copa Baja, os valores são os seguintes: carros e caminhões, R$ 600, 00 + seguro + rastreamento GPS; motos e quadriciclos, R$ 180,00 + seguro + rastreador GPS até o dia 6/11, e R$ 250,00 + seguro + rastreador GPS até dia 11/11. As inscrições serão confirmadas pelo depósito bancário na conta corrente constante da ficha de inscrição que está à disposição no site oficial, www.copabaja.com.br .

A prova terá duas especiais no sábado e domingo, com cerca de 280 quilômetros de trechos cronometrados (especiais) e os participantes encontrarão uma variedade de pisos, o que exigirá bastante habilidade. O prólogo noturno será junto ao Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim. A SS de Campos das Serras tem um terreno com bastante pedra, trail e pista molhada; já a SS de Corvo Branco apresenta terra batida, piso liso e ruim. A SS do Rio do Rastro, um dos locais mais bonitos do país, terá piso de minério (20%), asfalto, pedra cascalho e piso molhado, e finalizando, a SS Pericó apresenta terra batida, piso liso, serras e pastos.

O apoio mecânico será no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, e estará liberado para as equipes a partir do dia 12, quinta-feira. Ali também está marcada a vistoria técnica, a partir das 14h de sexta-feira, dia 13, simultaneamente para carros e motos.

O Rally das Serras/Copa Baja Santa Catarina é uma realização da Racing Adventure e São Joaquim Eventos Radicais, com organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. O patrocínio é do Governo do Estado de Santa Catarina, com apoio das prefeituras de São Joaquim, Grão Pará, Orleans, Urubici, Lauro Muller, Bom Jardim da Serra e Urupema.

Mais informações no site oficial, www.copabja.com.br

Consultoria de Comunicação do Rally das Serras -SC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 7720-5109/8266-6086 Nextel: ID 1*35679
Email: mbragacom@mbragacom.