A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 24 de outubro de 2009

AC COBRA

O grande Innes Ireland na Targa Flório de 1974 .
Carroll Shelby em Daytona .
O belissimo AC 428 com Bob Bondurant e Neerpasch em Nurburgring 1965 .
Interior de um carro de rua feito para o mercado Inglês .
Simplesmente lindo .
Suas rodas raiadas .
Seu cubo rápido .
Seu motor V 8 Ford Cobra de 4.740 cc e 390 hp .
Motor Ford Cobra com 7.000 cc , dois compressores e mais de 500 hp .

Projetado como um esportivo nos anos 60 , seu nome era AC ACE , usava um motor de quatro cilindros com mais ou menos 100 hp , logo se tornou um vencedor nas pistas , usava um motor Bristol de 150 hp em corridas e venceu vários torneios na Inglaterra .
Ai aparece um americano ainda por cima Texano e um tremendo bota , Carroll Shelby , piloto vencedor e apoiado pela Ford e tendo como companheiro da empreitada nada menos que Jim Hall , encomenda à fábrica um AC , mas equipado com um motor Ford V8 de 4.200 cc e 260 hp .
O carro que já era sucesso tornou-se uma lenda , várias mudanças foram feitas para que se adaptasse ao motor e corresse nos EUA . Com a nova motorização ganhou o mundo , venceu em diversas pistas , com motores que chegavam à 500 hp .
Talvez junto ao Porsche 356 e 550 seja o carro mais copiado de todos os tempos , tendo diversos construtores usado seu belo desenho para suas réplicas .



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

1971 - O ano em que tudo começou

Aos 18 anos minha corrida com o DODGE DART .
Na minha 1ª corrida de Divisão 3 tive de enfrentar essas feras .

Acabei de escrever no blog da Divisão 3 minha primeira experiência na categoria , as feras da época eram os carros da KINKO e meu amigo José Martins Jr com seu Puma 48 . Escrevendo acabei lembrando uma passagem com o Japonês Keneti Yoshimoto , que pilotava um desses carros , acho que o branco . Ele era bem mais velho , devia beirar os 40 anos , a simpatia em pessoa , experiente já corria a algum tempo e correu de Estreantes e Novatos até 1972 quando eu já era graduado . Foi numa das baterias do Torneio Sulan - Dezembro de 1971 -, vinha babando , meu radiador de óleo a um palmo de seu cano de escape , de repente na subida do lago já quase entrando na "Reta oposta" a correia de meu altenardor pulou , na época não era dentada , e com o aumento de potencia repentino acabei batendo meu para lamas no dele . Foi só um toquinho e não prejudicou sua corrida , já eu parava na volta seguinte .
Após a chegada fui me desculpar , ele me olhou e brincando me disse " você é maluco " , ao que retruquei " maluco é você , nunca vi Japones correndo de automóveis " e rimos à vontade . Ele era um piloto rápido e pilotava um ótimo carro .

No blog da Divisão 3 conto minha primeira corrida na categoria .
http://orlandobelmontejr.blogspot.com/2009/10/estreantes-e-novatos.html

Hoje meu amigo Carlos de Paula está impossivel , dá uma aula de automobilismo Americano .
http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5

Agradeço a foto da D3 ao Felipe Nicolielo .
http://www.pumaclassic.com.br/

terça-feira, 20 de outubro de 2009

AINDA A FORMULA UM

Na segunda feira escrevendo sobre o GP Brasil , comentei que meu amigo Carlos de Paula havia se antecipado e previsto um campeonato tal e qual se realizou , hoje mostro sua postagem de 17 de Março de 2009 . Admiro muito o Carlos , historiador de nosso automobilismo , seu www.brazilexporters.com/blog , um local obrigatório de pesquisas de quem gosta do esporte .
Seguindo mostro o e-mail que recebi ontem às 20 horas da Equipe BRAWN com o comentário da vitória no campeonato .
Agradeço ao Carlos por tudo que tem me ajudado e a BRAWN GP .



Uma grande besteira
Poderia ser pior. Se o sistema de medalhas fosse adotado na F-1 eu teria tirado este blog do ar. Mentira, exagero da minha parte. Mas meu interesse pela F-1 teria diminuído, sim. Nos quase quarenta anos em que sigo o campeonato, muitas vezes me empolguei com um único pontinho (ou mesmo meio ponto) obtido por um esforçado piloto, e não sou muito fã dos Jogos Olímpicos.
Para mim uma das atrações da F-1 é a tradição. O sistema de pontos já foi mudado algumas vezes, mas nunca excessivamente. O vencedor, por exemplo, recebe entre 8 a 10 pontos desde que o campeonato começou. Particularmente, não gosto quando mexem muito com as estruturas tradicionais da F-1.
Sim, nosso grande Felipe Massa teria sido campeão no ano passado. Só que o nosso outro grande, o Nelson Piquet, e o também ás do volante Niki Lauda teriam perdido dois dos seus títulos cada um. E Denis Hulme, Keke Rosberg, Jody Scheckter e Mike Hawthorn também teriam dançado.
A realidade é que passamos de uma estratégia múltipla, variada e profunda, para o ganha ou nada. Isto pode causar acidentes graves durante o ano, pois ao valorizar-se simplesmente as vitórias, muitos pilotos poderão se arriscar excessivamente para aumentar seu placar de vitórias.
Na realidade, em 2003 a FIA fez exatamente o contrário. Passou a dar pontos para o sétimo e oitavo colocados, e diminuiu a vantagem do primeiro para o segundo. A medida criou um bom campeonato em 2003, mais emboladinho, quem sabe contribuiu para o resultado do campeonato de 2007, mas a competitividade não aumentou de modo geral.
Querem saber de uma coisa? Ainda vão ser só dois ou no máximo três pilotos que vão concorrer para o campeonato. Tem sido assim desde 1950, e não vai mudar agora.
Só que agora existe a possibilidade de alguém levar o campeonato com 5 vitórias, o resto de abandonos e cinquenta pontos, enquanto um outro piloto, com 4 vitórias e 100 pontos, volta para casa a ver navios. Não me parece uma forma muito equilibrada de se fazer as coisas.
Vejamos que bicho dá.
Sabe-se lá, de repente o Jenson Button ganha o campeonato desse ano nesse esquema. Seria engraçado. Carlos de Paula

http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5&p=2255&more=1&c=1&tb=1&pb=1






Dear Rui
World Championship Double in Brazil!
A fantastic weekend at the Brazilian Grand Prix saw Brawn GP secure the 2009 FIA Formula One Constructors' Championship with Jenson driving a superb race from 14th position to wrap up the Drivers' Championship with one race remaining.
Team-mate Rubens started his home race from pole after an excellent performance in Saturday's rain-delayed qualifying session but finished in eighth position after a late puncture forced an unscheduled trip to the pits and dropped him back.
After the race, Jenson declared: "That was the best race that I've driven in my career and I'm really going to enjoy this moment. For the team to win the Constructors' and the Drivers Championships is just fantastic and they deserve it so very much after all the difficult times that we all went through over the winter. To everyone back at the factory in Brackley and at Mercedes-Benz, thank you for all of your hard work and for producing such a fantastic car and engine. It's going to take a while to sink in but for now I'm just reveling in the achievement of a lifelong dream."
Whilst disappointed with the race result, Rubens played a major part in securing the Constructors' title for the team and said: "We really have a great car and a great team and it has truly been an amazing year. I'm truly pleased for Jenson as a friend and he is a great champion. We have a fantastic relationship working together and that has really shown through this year. It was a true fight and I fought really hard but he really won it in the first half of the season. The team have been superb this year and they thoroughly deserve to win both the Constructors' and Drivers' Championships today."
Ross summed up the team's achievements in Brazil saying: "What a day! I am so incredibly proud of the team and our drivers. Jenson is a fantastic racer, he knew what he had to do and did just that and is a very deserving World Champion. Rubens has made a fantastic contribution to this season without which we could not have won the Constructors' Championship today. The spirit in which our two drivers have fought for the Championship makes me very proud. The work and the commitment that the team showed over the winter and throughout this season really has been sensational."

AUTOCLÁSSICA 2009

Maserati 4 CLT ano 1949 de Juan Manuel Fangio



AUTOCLÁSICA

Autoclásica 2009 - A cobertura

Participar do grandioso evento Autoclásica que se realiza anualmente no Hipódromo de San Isidro província de Buenos Aires é sempre uma grande emoção. Todos os anos eu embarco com a sensação de que além de me surpreender com as maravilhas que lá estarão expostas algo novo irá acontecer. Felizmente minha intuição não me engana.
Comparar às edições anteriores é inevitável, reconhecer os automóveis expostos, sentir a ausência de tantos outros e apreciar as novidades.
Os organizadores, clubes e colecionadores já se habituaram à nossa presença desde 2006, nos recebem com muita deferência e a cada ano nosso círculo de amizades se amplia, esta satisfação coroa a nossa estada em terras argentinas.
A cobertura deste evento será publicada em partes devido ao grande número de imagens e relatos que valem a pena ser conferidos, desta maneira também nossos leitores se manterão entretidos por alguns dias! Elisa Asinelli do Nascimento


Não dá para perder , minha amiga Elisa dá um show de cobertura da AUTOCLÁSSICA 2009 , realizada em Buenos Aires , em seu site fotos de arrepiar como a que vemos acima .

http://www.antyqua.com.br/especial17.php

Alem deste link para Autuclássica 2009 na barra lateral podemos encontrar link para o blog escrito pela Elisa e o banner para página inicial do site da ANTYQUA .
Parabens e benvinda Elisa .