A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 18 de julho de 2009

Édo

O Lorena Gt Stachinni nas 12 Horas com Édo e Freddy .
Nas 12 Horas , tocando forte .

Aqui o Snobs , atrás Freddy O`Hara e o Lorena GT . Corrida de 1970 .



Conheci o Édo em 1971 , quando disputamos um torneio de estreantes e novatos promovido por Expedito Marazzi , corri na D 1 e ele na D 3 com seu Lorena GT , grande cara , figuraça , inesquecivel . O Freddy conheci anos mais tarde em Campos do Jordão , ele entra em minha casa e diz " Rui ,vim te conhecer " e eu " você é o grande Freddy O´Hara " como conta o Édo a seguir ele era o rei dos flahs das câmaras de TV , ficamos amigos , um grande cara , faz falta .
O depoimento a seguir está no site Lorena GT que conta a história deste fantástico carro .

Depoimento de Dwight Edson "Édo"Roosevelt Lemos

"Nas 12 horas o Freddy arranjou uma carroceria do Lorena (Leon) e o Mauro Stachinni que tinha uma oficina entrou com a montagem do carro e eu fui convidado para pilotar. Na época havia prémio para os 6 primeiros de categoria que fizessem os melhores tempos e completassem a prova. Então, como fiz o 3º melhor tempo, ganhamos o prémio de largada, com o mesmo tempo do Furia FNM 2150 da Camionauto, pilotado pelo Jaime Silva e Ugo Galina.
O Freddy tinha um programa de TV, em Salvador, BA, e fugiu com uma moça cujo pai não aprovava o namoro, e com a qual se casou, e teve filho. Com aquele fama de artista, ao invés de correr ficava dando entrevistas para a mídia. Assim eu corri 9 das 12 horas e ainda vim rodando de Interlagos até a Rua da Consolação na Oficina Stacchini, onde fui retirado do carro sentado porque não consegui me erguer!!! ahahahah!!!!" (Édo)
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Este depoimento ele me enviou ontem .
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"Rui , la vai uma historinha:
Nessas 12 horas tem uma bem gozada: o ,Osvaldo Barros quebrou na entrada da curva 4 circuito antigo , se enfiou no no motor ,do JK pra tentar consertar , acontece que o capô do Jk so abre parte, parece a boca de um Jacare dai; toda vez que eu passava , tirava uma fina dele que se assustava levantava rápido e tuuuuum batia a cabeça no capô,terminou a corrida com um monte de galos e eu com minha mãe elogiadissima'. "
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Ao Édo piloto/pizzaiolo meu grande abraço . Ao Freddy nossa lembrança .

Fotos e 1º depoimento http://www.webng.com/lorenagt/5-provas-71-04.htm

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Puma de José Martins Junior

José Martins Jr e seu Puma .
Saudades , um Opala em 1º logo a seguir o Puma , curva da "Ferradura" o Interlagos original.

Estou devendo uma visita ao José Martins , dividi com ele alguns grids no ano de 1971 , ambos éramos "Novatos" . Ele alguns anos mais velho , havia comprado o Puma 48 ex M.M carro feito com muito carinho e que se não me engano era pilotado por Fredy Jorge e Angi Munhós . A primeira vez que corremos juntos foi no "Torneio União e Disciplina " no mes de Junho de 1971.
Seu carro um "foguete" , nesta corrida seus principais adversários eram os VW D3 da Kinko , um pilotado pelo super simpático Japonês Hiroshi Yoshimoto , como ele bem mais velho , e o outro por Paulo Condracti . O José Maldonado que venceu este ano o "Ranking Autoesporte" , Alfredo Guaraná Menezes e eu pilotando um carro alugado da equipe de Pedro Victor Delamare . Não sei se foi a primeira corrida vencida por ele , depois ele venceu várias corridas com seu Puma . No "Festival de motores" com duas corridas ele venceu a primeira e o José Maldonado a segunda , quebrei em ambas . Espero logo encontrar o Martins para bater um longo papo e relembrar as histórias de meu amigo piloto/dentista .

Torneio União e Disciplina Junho de 1971
1º José Martins Jr Puma nº 48
2º Hiroshi Yoshimoto VW D 3
3º Paulo Condractki VW D 3
4º José Maldonado VW D 3
5º Alfredo Guaraná Meneses VW D 3
6º Rui Amaral VW D 3


Fotos arquivo José Martins Jr .

quinta-feira, 16 de julho de 2009

RESGATANDO A HISTÓRIA



Uma das incriveis criações do Fabio Poppi , a 50 de Azzalin/De Maio .



Elisa Asinelli do Nascimento .




Dia 7/7 recebo do Fabio as incríveis fotos de carreteras , dos 500 Km de Porto Alegre fiquei horas olhando as fotos , maravilhado . Fiquei pesquisando e não encontrei muito a respeito da corrida , mandei um e-mail ao sempre presente Carlos de Paula e fora os primeiros colocados ainda fiquei sem saber muita coisa .
No dia 8 /7 encontro no site da ANTYQUA um texto sobre carreteras escrito por Graziela , e deixo um recado no site . Recebo no dia seguinte um e-mail super gentil da Elisa me fornecendo o e-mail da Graziela . Entro imediatamente em contato com ela .
Em sua resposta ela me surpreende , seu pai Nelson Marques Rocha é um aficionado pelas carreteras e sua mãe sobrinha de Orlando Menegaz . Imediatamente , faço a postagem das fotos para que ela e Sr Nelson me contem sobre a corrida . A esta hora eu já tinha pertubado bastante meus amigos Fábio e Carlos e falando ao telefone com a Elisa e depois com a Graziela resolvi convida-la a escrever sobre a corrida , ela aceitou de pronto . E ainda iria contar com a ajuda de seu pai Nelson , "uma enciclopedia de automobilismo" . Nesta altura já mais tranquilo vou dar uma espiada no blog do Carlos , tomei um susto , ele havia colocado uma postagen indicando em meu blog as fotos das carreteras , choveu gente de todo mundo . Ainda conversei com o Paulo Peralta que me esclareceu que o VW PORSCHE que correu era do Gaúcho Haroldo Dreux . Os dias 9/10 e 11 foi uma troca constante de conversas com a Graziela , devo te-la perturbado "um pouco" , mas valeu a pena quando li seu belo relato , seu e de seu pai Nelson , da corrida . A meus amigos Fábio e Carlos duas pessoas fabulosas , deixo meu abraço . A Elisa Asinelli do Nascimento , meu muito obrigado . A Daniel Winik piloto destas incríveis máquinas e que muito ajudou com suas lembranças deixo um forte abraço e fico aguardando suas histórias .
A Graziela e Nelson Marques da Rocha meus novos parceiros , a honra de te-los comigo .

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Orlando Menegaz


Quem foi Orlando Menegaz
Nasceu em 16 de agosto de 1918, no interior de Caxias do Sul-RS.
Disputou e venceu várias provas.
Venceu duas vezes as Mil Milhas Brasileiras em Interlagos-SP, uma em 1957 quando fez dupla com Aristides Bertuol e a segunda em 1961, em dupla com Ítalo Bertão.

Curiosidades deste audaz e corajoso piloto
- Sua primeira prova foi em marcha ré, no perímetro urbano de Carazinho-RS, com média de 55 Km/h;

- foi o primeiro piloto a usar cinto de segurança abdominal (tomado 'emprestado' de um avião DC-3 da Varig em vôo de Chapecó-SC à Passo Fundo-RS, por seu sobrinho Nelson Marques da Rocha). Seus colegas recomendaram que não o usa-se, pois em caso de acidente ele estaria 'amarrado'. E o perigo de incêndio era muito grande;

- a famosa carretera Chevrolet/Corvette de números 9, 4, 24 e 1 desafiada para correr contra um cavalo, de Vacaria-RS, na distância de 100 metros. Após vários testes, Orlando não topou a parada, ele soube antecipadamente do tempo do eqüino... A aposta era polpuda;

- Orlando com a poderosa carretera Chevrolet/Corvette foi desafiado por Daniel Winik que correria a pé desde que Orlando largasse de 'capivara' (virado ao contrário). Ninguém explicou nunca o porquê do nome.
Local da largada ponte do Passo até o posto de gasolina na Avenida Brasil a subir, na distância de mais ou menos 300 metros. Tiro dado, os contendores foram à luta. Resultado, Winik ganhou com Orlando nos seus calcanhares.

As vitórias que mais ecoaram foram:
- novembro de 1957: Mil Milhas Brasileiras (Interlagos), vencida por Orlando Menegaz e Aristides Bertuol com a Chevrolet/Corvette de Bertuol representante, de Bento Gonçalves-RS;

- Circuito Centenário de Passo Fundo em 02 de fevereiro de 1958;

- Circuito Festa da Uva em 09 de março de 1958;

- Circuito Automobilístico de Melo (Uruguai) em 30 de março de 1958 - onde tinha prêmio por largada;

- VI Mil Milhas Brasileiras (Interlagos) em 25 e 26 de novembro de 1961, vencida por Ítalo Bertão e Orlando Menegaz com a Chevrolet/Corvette da dupla passo-fundense;

- III 500 Km de Porto Alegre em 1962;

- Orlando Menegaz foi o único piloto interiorano, a ganhar duas vezes as Mil Milhas Brasileiras de Interlagos, a prova mais importante do País.

A Evolução do Motor de sua Carretera
A carretera Chevrolet melhorou muito com o cabeçote WAINE, mas deu salto importante quando usou motor V8 Chevrolet/ Corvette. Passando a ser candidata a vitória em todas as provas que disputou.

A grande mexida no Chassis/Carroçaria
Aconteceu com a vinda do exímio piloto argentino Juan Galvez, que disputou o 8º Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegre, em 14 de julho de 1957 e que ganhou com sobras com carretera Ford. Terminada a prova, os pilotos gaúchos e a imprensa assimilaram o que o 'hermano' ensinou: "Hay que sacar hierro".

Como ficou a Chevrolet Coupe 1938
Aliviada (foram retirados mais de 300 kg de ferro, principalmente do chassis e carroçaria, abaixo de furadeira elétrica portátil e brocas afiadas), com motor e caixa Corvette e diferencial blocante, de picape Chevrolet.
Ela foi preparada pelos mecânicos passo-fundenses: José Moreno (Sudeto), Oribes Marques Rosa e Jaci Bonatto (Cabo).


Graziela Marques da Rocha
Passo Fundo-RS