A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 12 de junho de 2009

PILOTANDO

Nestas fotos podemos ver claramente a tendência de contorno de curvas desses carros e a forma como pilotavam esses grandes campeões , todo carro de corrida tem uma tendência , uns saem de frente outros de traseira , existem mil formas de acerto , barra estabilizadora , amortecedores , os aparatos aerodinâmicos , calibragem dos pneus , molas , etc . Acertar o carro para todos tipos de curva de um autódromo é muito difícil , as de alta exigem uma regulagem , as de baixa outra , raios longos outra . Ao piloto cabe decidir em qual ele é mais rápido e decidir se acerta o carro para essas condições ou tenta melhorar onde está lento . Hoje é tudo muito diferente com toda tecnologia mudou muito .

Graham Hill leva a BRM num leve sobresterço bem no ponto de tangencia da curva , simplesmente o máximo .
Jochen Rindt na Cooper Maserati notasse que o carro saia de frente .
John Watson vem redondo numa curva de baixa com sua MacLaren
John Surtees com sua Honda vem num leve sobresteço .
Denis Hulme e seu Repco Brabhan também com uma leve saída de traseira .
Surtees com Cooper Maserati vem escorregando de frente .
Bruce MacLaren com uma MacLaren Sereníssima vem também escorregando de frente , um nítido subesterço .
Alguns grandes pilotos adaptam sua forma de dirigir às deficiências dos carros , dosando acelerador , abordagem da curva etc para andar rápido mesmo em situações adversas . Hoje sou fã do estilo de pilotar de Janson Button , alguém que entenda pouco diria que ele vem lento , pois sua forma de dirigir é suave , não detona pneus nas freagens , contorna as curvas redondo , seu verdadeiro show é andar rapidíssimo em qualquer situação .

Obs . Uma dúvida quanto a condução da MacLaren-Serenissíma , nos créditos da foto que tenho desde 1965 seria Bruce MacLaren , notei pelo capacete que poderia ser Chris Amon e o Ricardo tambem escreveu perguntando . Assim que esclarecer mudo os créditos .

5 comentários:

  1. Caro Rui,

    Não seria o Chris Amon na MacLaren?

    Parabéns pelo blog e aguardo outras histórias.

    Ricardo Giorno

    ResponderExcluir
  2. Caro Ricardo , estas fotos são de um caderno de fotos que fiz qando tinha 12 anos , pensei tambem que fosse o Amon , de quem sou fã incondicional , na legenda diz que é o Bruce , mais se vc notar o piloto está sem luvas , e o capacete tem o mesmo desenho do Amon , só que a foto sendo PB é diifícil , vou pesquisar e qualquer coisa corrijo .

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Caro Rui,

    Andei pesquisando e realmente pode ser o Bruce MacLaren com o capacete do Amon, se essa foto for de 1966 quando estava sendo feito o filme Grand Prix.

    Veja no link.

    http://www2.uol.com.br/bestcars/pandini/107p.htm

    Um abraço,

    Ricardo Giorno

    ResponderExcluir
  4. É bem capaz. No filme, a personagem usa o capacete do Amon, e ele na altura colaborava com o Bruce na Formula 2, creio eu. E digo isso porque nas filmagens, foram usados muitos carros de Formula 2, para além dos Formula 1.

    Já agora: vi a mensagem. Gostei do blog, aqui contam-se histórias!

    ResponderExcluir
  5. É parece que é o Bruce mesmo , com o capacete do Amon . Notem na foto os Weber 44 , inacreditável um F1 com carburadores !!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr