A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 17 de setembro de 2016

500 KM de São Paulo - Vello Cità - últimas


O MRX de Assunção/Fortes/Padron seguido do Espron de Heitor/Fernando.
O Tubarão de Tiel/Pasquale

MRX número 75 lidera sexta-feira de treinos dos 500 Km de São Paulo

Trio formado por Henrique Assunção, Fernando Fortes e Emílio Padron obteve melhor marca na primeira das três atividades no Velo Città, em Mogi Guaçu

O protótipo MRX do trio formado por Henrique Assunção, Fernando Fortes e Emílio Padron foi o mais rápido da sexta-feira (16) de treinos livres para a disputa da 32ª edição dos 500 Km de São Paulo. Na última das três atividades realizadas no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), o trio registrou 1min32s017, e não foi batido por nenhum outro concorrente.

A segunda colocação ficou com Jair Bana e Duda Bana, distante um segundo da marca obtida pelo MRX número 75. Curiosamente, a dupla formada por pai e filho também registrou o terceiro tempo do dia. A quarta colocação do dia ficou com os líderes do Campeonato Brasileiro Tiel de Andrade e Franco Pasquale, com um protótipo Tubarão. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Ian Ely e Daniel Claudino, com um MCR.

Atuais vencedores dos 500 Km de São Paulo, Guilherme Spinelli e Leandro de Almeida, que neste ano contam com Duda Pamplona como companheiro na pilotagem de um Mitsubishi Lancer, ficaram com a nona posição. Outro favorito, o MRX de Alexandre Finardi e Nelson Silva Jr. teve um problema de vazamento de óleo no segundo treino livre, e ficaram com a 13ª colocação.

Um total de 27 carros esteve na pista do autódromo localizado no interior de São Paulo. Além dos protótipos que dominaram as atividades do dia, carros como o Chevrolet Cobalt de Ney Faustini e Ney de Sá Faustini, e o BMW de Henry Visconde e Márcio Basso também estiveram no Velo Città nesta sexta-feira.

Neste sábado, os carros voltam à pista neste sábado, a partir das 8h35, para a realização do quarto treino livre. O dia contará ainda com mais um ensaio, marcado para 10h35, além da definição do grid de largada, que ocorrerá a partir das 13h55.

 Jair e Duda Bana
Pamplona/Leandro/Spinelli

Veja como ficou o resultado combinado dos treinos desta sexta-feira dos 500 Km de São Paulo:
1º - (75) Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padron (MRX) - 1min32s017
2º - (999) Jair Bana/Duda Bana - 1min33s043
3º - (35) Jair Bana/Duda Bana - 1min33s347
4º - (78) Tiel de Andrade/Franco Pasquale (Tubarão) - 1min33s502
5º - (71) Ian Ely/Daniel Claudino (MCR) - 1min33s890
6º - (72) Carlos Antunes/Yuri Antunes/ Joon Park UM (MRX) - 1min34s204
7º - (26) Totti 3 - 1min34s754
8º - (7) Aldoir Sette/M. Campagnolo (MRX) - 1min34s812
9º - (15) Duda Pamplona/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida (Mitsubishi Lancer) - 1min35s167
10º - (41) João Lemos/Fábio Escorpioni/Maurinho (MRX) - 1min35s558
11º - (46) Robbi Perez/José Córdova/Marcos Ramos - 1min35s802
12º - (3) Cali Crestani/Claudio Ricci - 1min35s823
13º - (80) Alexandre Finardi/Nelson Silva Jr. (MRX) - 1min35s844
14º - (76) Fernando Ohashi/Emilio Padrón (Protótipo IR) - 1min36s270
15º - (5) Julio Martini/Marcelo Vianna (Tubarão) - 1min36s821
16º - (32) Mauro Kern/Paulo Souza (Tubarão) - 1min37s365
17º - (73) Totti 1 - 1min37s703
18º - (25) Ney Faustini/Ney de Sá Faustini (Cobalt) - 1min39s637
19º - (31) Paulo Plutarcho/Davi Plutarcho - 1min40s519
20º - (9) - Fábio Carbone/Maurizio Sala/Jaime - 1min42s726
21º - (2) Fernando Muniz/Heitor Nogueira (Espron) - 1min43s856
22º - (77) Edras Soares/Juarez Soares (Protótipo Vectra) - 1min44s080
23º - (47) Juarez Soares/Esdras Soares/Edras Soares (Spyder) - 1min44s508
24º - (64) Henry Visconde/Márcio Basso (BMW) - 1min47s186
25º - (0111) Gustavo Dal Bosco/Fabiano Kiratina (Tornado) - 1min48s354
26º - (33) Totti 2 - 1min49s265
27º - (0111) Gustavo Dal Bosco/Fabiano Kiratina (Golf) - 1min53s446

Confira a programação dos 500 Km de São Paulo:

Sábado - 17 de setembro
8h - Treino Livre 1 - Lancer Cup
8h35 - Treino Livre 4 - 500 Km
9h25 - Treino Livre 3 - Classic Cup
10h - Treino Livre 2 - Lancer Cup
10h35 - Treino Livre 5 - 500 Km
11h20 - Treino Livre 3 - Fórmula 1600
11h55 - Classificação - Classic Cup
12h30 - Classificação - Fórmula 1600
12h50 - Classificação e Corrida 1 - Lancer Cup
13h55 - Classificação 500 Km
15h10 - Corrida 1 - Fórmula 1600
15h50 - Corrida 1 - Classic Cup
16h25 - Classificação e Corrida 2 - Lancer Cup

Domingo - 18 de setembro
8h30 - Warm-up - 500 Km
9h20 - Corrida 2 - Fórmula 1600
10h10 - Corrida de Veteranos
11h10 - Corrida 2 - Classic Cup
13h - Largada dos 500 Km de São Paulo


Fotos:Claudio Kolodziej,Vinicius Ferraz, divulgação.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

500 KM de São Paulo no Vello Città



 Carros mais preparados do Brasil começam a chegar para os 500 Km de São Paulo
Pelo terceiro ano consecutivo, prova acontecerá no Velo Città, em Mogi Guaçu

A semana começa agitada para os competidores que disputarão no próximo domingo (18) a 32ª edição dos 500 Km de São Paulo, que acontecerá no Velo Città, autódromo localizado na cidade de Mogi Guaçu (SP). Com 26 carros confirmados, o Automóvel Clube Paulista (ACP) continua recebendo as inscrições.

"Na semana passada ainda tínhamos carros sendo aprontados e alguns sendo confirmados, como por exemplo a Ferrari F430 GT3 de Renato Cattalini e Fábio Greco, que foi liberada no sábado", conta Sílvio Zambello, promotor do evento e presidente do ACP.

A prova contará pontos para o Campeonato Brasileiro de Endurance, que deixa o Rio Grande do Sul pela primeira vez neste ano. A corrida no Velo Città vai reunir pilotos de vários estados, principalmente da região sul e sudeste do país. São esperados pelo menos dez carros que disputam o Campeonato Gaúcho de Endurance, incluindo o protótipo MC Tubarão, pilotado pela dupla Tiel Andrade e Franco Pasquale. Eles lideram a categoria GP1 no Brasileiro e Gaúcho.

Tiel e Franco

A MC Tubarão vem com seus quatros carros de categorias diferentes pelo Brasileiro de Endurance. Além de Tiel e Pasquale na GT1, o MC Tubarão #32 de Mauro Kern e Paulo Souza na P2, Julio Martini e Marcelo Vianna na P3, com o protótipo MRX #5 e o BMW Eurobike M3 GTS #64 de Henry Viscondi e Marcio Basso na categoria GT2.

 MC Tubarão
 Fernando Poeta
Carlos Antunes e Emilio Padron

"Já embarcamos todos os carros e devemos estar no Velo Città na quinta. Não deu tempo de treinar no simulador porque faz quatro finais de semana que eu corro direto", contou Tiel Andrade, que na semana retrasada correu as 24 Horas de Barcelona e na semana passada as 6 Horas de Guaporé.

Equipe vencedora do ano passado, a Old Boys aparece com a novidade da troca do piloto. Ingo Hoffmann dá lugar a Duda Pamplona, que dividirá a condução de um Mitsubishi Lancer com Leandro Almeida e Guiga Spinelli. Eles correm em casa, já que o circuito Velo Città é a pista onde nasceu a categoria Mitsubishi Lancer Cup, e onde os pilotos da equipe são monitores e "coach" dos gentleman drivers da categoria.

Os 500 Km como prova de endurance praticamente de força livre, dividindo os carros em sete categorias possibilita ver performances de vários equipamentos preparados e protótipos construídos por ótimos profissionais do esporte a motor. Já é certo que teremos uma Ferrari F430, um VW Golf, e o BMW M3 GTS da MC Tubarão brigando com os modelos Cobalt e Vectra com motores V8 e chassis de Stock Car com potência de aproximadamente 600 cavalos.

Esdras Soares dividirá o volante do Vectra com seu amigo e conhecido piloto Djalma Fogaça da Fórmula Truck. Neste ano teremos ainda outra novidade vinda da oficina do preparador Caíto e o filho Rodrigo Queiroz Teles em Itatiba (SP). O Mercedes-Benz E320 com motor V6, inteiro modificado para a pista e com 240 cavalos no motor chega na pista na quinta-feira.

 Caíto e Rodrigo ao lado da MB no Vello Città
O carro está sendo muito bem preparado.
Fernando seu pai Luiz Eduardo Monis e Heitor Luciano Nogueira Filho com o Espron BMW.
Heitor e Fernando andaram muito bem nos 500 KM de 2015, este ano esperam repetir.   

Além da corrida de 500 Km, o evento no interior paulista contará com corridas da Mitsubishi Lancer Cup, da Fórmula 1600 e do Campeonato Paulista da Classic Cup. A Fórmula 1600, categoria escola do automobilismo paulista, comparece com um grid de 25 a 30 carros. O promotor da F-1600, Sílvio Novembre lembra que a categoria de monopostos da 1600 hoje é a melhor escola para quem sai do kart.

"Temos um bom grid porque mantemos os custos baixos. Hoje um piloto corre com um pacote de final de semana e gasta no máximo seis mil reais. Vamos fazer uma corrida de disputas emocionante no Velo Città", empolga-se o promotor.

O "Encontro de Campeões" terá a sua quarta edição e como sempre trazendo emoções com as presenças de pilotos e preparadores como Wilson Fittipaldi, Bird Clemente, Luiz Evandro Águia, Tite Catapani, Luiz Antonio Siqueira Vieira (o Teleco) e muitos outros.

Confira a programação completa dos 500 Km de São Paulo:

Sexta-feira - 16 de setembro
11h - Treino Livre 1 - 500 Km
12h11 - Treino Livre 1 - Classic Cup
12h46 - Treino Livre 1 - Fórmula 1600
13h21 - Treino Livre 2 - 500 Km
14h32 - Treino Livre 2 - Classic Cup
15h07 - Treino Livre 2 - Fórmula 1600
15h42 - Treino Livre 3 - 500 Km

Sábado - 17 de setembro
8h - Treino Livre 1 - Lancer Cup
8h35 - Treino Livre 4 - 500 Km
9h25 - Treino Livre 3 - Classic Cup
10h - Treino Livre 2 - Lancer Cup
10h35 - Treino Livre 5 - 500 Km
11h20 - Treino Livre 3 - Fórmula 1600
11h55 - Classificação - Classic Cup
12h30 - Classificação - Fórmula 1600
12h50 - Classificação e Corrida 1 - Lancer Cup
13h55 - Classificação 500 Km
15h10 - Corrida 1 - Fórmula 1600
15h50 - Corrida 1 - Classic Cup
16h25 - Classificação e Corrida 2 - Lancer Cup

Domingo - 18 de setembro
8h30 - Warm-up - 500 Km
9h20 - Corrida 2 - Fórmula 1600
10h10 - Corrida de Veteranos
11h10 - Corrida 2 - Classic Cup
13h - Largada dos 500 Km de São Paulo

Fotos:Dudu Leal, divulgação. 

APOIO





Realização: Automóvel Club Paulista 






quarta-feira, 14 de setembro de 2016

...e a bandalheira continua...

...não tenho a minima ideia qual a intenção dos organizadores da Stock muito menos da administração do autódromo José Carlos Pace - Interlagos - ao tratar o publico que gosta de automobilismo desta maneira. Na pista foi um final de semana de belas corridas na Stock o jovem Felipe Fraga se impôs sobre Rubens Barrichello e venceu com propriedade de um veterano. 
Não fui pois tinha outros afazeres, mas os relatos abaixo são de amigos próximos que atuam na área, como disse acima não tenho ideia da intenção dos "senhores" que dominam nosso automobilismo ao tratar desta forma o publico apaixonado, será que eles só se preocupam com a TV e os convidados especiais que levam aos boxes?
Vou contar uma coisinha para vocês...no domingo fui à casa de dois grandes amigos, o pai um grande preparador e o filho que está seguindo seus passos, à certa altura chega um outro amigo nosso e sentados papeando e olhando o trabalho deles este amigo olha para mim e conta que me viu vencendo em Interlagos no ano de 1971, fiquei emocionado e grato pelo carinho.
Pois bem respondendo a pergunta acima, estes senhores que fazem as categorias ditas "top" estão pouco se lixando para este público, pensam apenas nos camarotes e no televisionamento, e os administradores de nosso templo estão ainda mais se lixando para quem vai ao autódromo...por enquanto eles são os senhores da situação...incompetentes para dizer o minimo! 

Rui Amaral jr

Abaixo o comentário de meu amigo no Facebook com os comentários de outros amigos nossos.

  
"Ontem, na stock, tinha UM único portão para entrar e TRÊS caixas vendendo ingressos.
Foi um caos. Tanto que liberaram as catracas e quem estava na fila entrou de graça!!!!
E os banheiros!!!! Nojentos.

1-Vi uma senhora ir embora com marido e filhos antes da corrida pq não conseguia usar o banheiro

2- Padrão favela Brasileira

3- Os banheiros eram nas ruas ao redor do autódromo~~~~~~~~"


sábado, 10 de setembro de 2016

Conta Borgmann...




A realização dos 500 km de Porto Alegre em 1964 era aguardada com expectativa principalmente porque a Simca do Brasil estava enviando a sua Simca Carretera #26 com o piloto paulista Jaime Silva. Já havia sido lançado o mais novo modelo da Simca, o Tufão, mas a carretera ainda utilizava o monobloco com desenho antigo. Entre as alterações do Simca Carretera, a principal era no aspecto aerodinâmico, com o teto rebaixado. Mas a mecânica ainda era o V8 tradicional de 2,4 litros flathead retrabalhado. Apesar disso, o favorito ainda era Catharino Andreatta com sua carretera Chevrolet Corvette, freios a disco nas 4 rodas da Retsam, câmbio e blocante Corvette, tripla Holley e vários outros detalhes especiais. E na corrida foi o que se viu, com Jaime na ponta, mas o velho (na ocasião com 53 anos) ficou na espreita e passou Jaime para vencer a prova.

Jaime e a carretera Simca
 Lauro Maurmann Junior, de JK, sendo perseguido por Aldo Costa de Simca.


Classificação da prova:
Força Livre
1) Catharino Andreatta - Chevrolet
2) Jaime Silva - Simca
3) Breno Fornari - Simca

Cat.acima de 1.600cc
1) Lauro Maurmann Jr - JK
2) Aldo Costa - Simca
3) Henrique Iwers - DKW

O circuito da Pedra Redonda, onde se realizou a corrida, era um circuito de rua, anti-horário. As fotos do arquivo de ZH foram obtidas na curva do Posto Sagol, em Ipanema.
Na primeira foto, Catharino segue Jaime, na ponta. Na segunda foto aparece Lauro Maurmann Junior, de JK, sendo perseguido por Aldo Costa. Na última foto, Catharino e seu Chevrolet Corvette.

É interessante também observar uma foto da Simca Carretera, no ano seguinte (1965) já alterada na sua dianteira visando maior penetração aerodinâmica. As rodas, talvez, poderiam ser as das Simca Abarth  que a Simca trouxe para o Brasil via importação temporária, e depois devolvidas ao exterior. Esta já é outra história.

Luiz Borgmann

 Asmuz, Catharino, Cuchiarelli e Tarumã.


Olá Rui, bom dia,


Esta foto do arquivo de José Asmuz registra a assinatura da promessa de compra e venda  da área de 50 hectares onde  se localiza o Autódromo Internacional de Tarumã. O ano é provavelmente 1955. Representando a associação de pilotos, aparecem da esq.para a direita os pilotos Gabriel Cuchiarelli, José Asmuz e Catharino Andreatta. A escritura de compra definitiva foi assinada em 1960. O autódromo foi efetivamente inaugurado em 08 de Novembro de 1970.

Luiz Borgmann

Fotos do José Asmuz

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Turito...

 Turito no Tarumã 1981. Foto Marco A.C.Souza
 Mauricio Rosemberg, campeão gaúcho da D3 1973
 Neco Torres
Kiko Kopenker
 Turito vencendo no Tarumã com Aroldo Baurmann em 2º , Ervino Einsfeld em 3º, Ricardo Mogames em 4º .
Turito

...é assim que meu amigo Arturo Fernandes é chamado pelos gaúchos e por alguns de nós como o grande amigo José "Zé" Romano eu o chamo de Arturão...na época de seu bi campeonato da D3 ele mantinha um carro no Rio Grande do Sul e disputava como convidado o campeonato regional.

Caranguejo e Rui  

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Circuito dos Cristais - Curvelo - Minas Gerais



Na contramão do que hoje acontece no Brasil, quando Jacarepaguá acabou e o Autódromo José Carlos Pace - Interlagos - está voltado à interesses inconfessáveis, prestigiando apenas a F.Um e as categorias ditas grandes de nosso automobilismo e deixando nosso automobilismo de base à míngua, a cidade de Curvelo em Minas Gerais abre neste final de semana as portas de um novo templo do automobilismo, moderno com estrutura e mais do que tudo isto tratando nosso automobilismo e motociclismo de base com a dignidade que merece.
Aos meus amigos que lá estão vivendo este momento histórico meus parabéns, bom trabalho à todos, Deus os ilumine.

Rui Amaral Jr     






segunda-feira, 29 de agosto de 2016

GP da Alemanha 1953 - Nurburgring

 Alberto "Ciccio" Ascari no #1 no terceiro carro o #3 Mike Hawthorn.
Fangio na Maserati A¨GCM/53 seguido de Ciccio.


Teve azar o Ciccio neste GP da Alemanha em Nurburgring. Largou da pole mas perdeu a liderança para o Fangio e para a A6 GCM. Ele recuperou-se e deixou Fangio brigando pelo segundo lugar com o "Ruivo"Hawthorn.
Tudo fazia crer que Alberto ganharia fácil mas ele perdeu uma roda e teve de levar aos boxes a Ferrari. Ao retornar, Nino Farina havia superado a dupla Fangio-Hawthorn e era o novo líder.
Devia estar chateado o Dottore, pois não precisou empregar nenhum de seus truques sujos para ultrapassar os dois.
Carro recuperado, Alberto vinha detonando os cronômetros, marcando volta mais rápida em cima de volta rápida, mas o carro não estava bom e ele precisou trocá-lo com o de Luigi Villoresi. Um atraso considerável.
Enquanto Farina abria um minuto (!!) em cima de Fangio, Ciccio continuava sua tarefa inglória de descontar o atraso. Mas a Ferrari 500 começou a fumaçar e ele teve de se contentar com a oitava posição, nesta que foi a última vitória num Grande Prêmio de Giuseppe Antonio Farina.

 Ciccio, o Quintuple e Farina.
Taruffi, Nino Farina e Ciccio.

Caranguejo



Aos 2.43s do vídeo Ciccio para nos boxes e reclama, depois que desce do carro a decepção!

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sábado, 27 de agosto de 2016

Conta Fernando...

Emerson Fittipaldi em 1966 trocando pneus nas ruas de Brasília, ele e o José Carlos Pace acabaram com o estoque de rodas, de tanto baterem nas guias. Quem podia imaginar o seu futuro: Campeão Ingleses de Formula 3, Bi Campeão do Mundo e duas vezes vice. Campeão da Formula Indy e duas vezes vice-campeão. Ganhou duas vezes os 500 Milhas de Indianapolis. O único brasileiro a ganhar um Grande Premio em seu ano de estreia. Durante 30 anos marcou o fato de ter sido o piloto mais jovem a ser Campeão do Mundo. Essa foto é um exemplo aos novos pilotos, que hoje já começam cheios de mordomias, com assessores, relações publicas e marketing etc...

Fernando Chaves

NT; o carro uma Alfa Romeo Giulietta SZ-Sprint Zagato-Coda Tronca- motor 1.300cc da equipe Jolly Gancia.

Na foto do GP 4º Centenário na Barra da Tijuca Piero Gancia na SZ persegue seu companheiro de equipe Emilio Zambello na Giulia TI e Bird na Berlinetta.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Scorro - As Rodas que fizeram o Automobilismo Brasileiro Rolar nas pistas....

 Bird e Nilsson Clemente...
 No Opala D3 de Pedro Victor preparado por Caíto Telles...
 No Opala D3 de Jan Balder, Bob Sharp.


Já se vão 60 anos desde que o visionário Marco Grilli decidiu desenvolver rodas esportivas para automóveis.
Com um mercado nacional carente de opções, pilotos de automobilismo enlouqueceram com a novidade.
Nascia ali uma simbiose que perdura até os dias atuais. Não há um piloto brasileiro ou categoria do automobilismo nacional que não tenha usado os produtos que a empresa deste visionário fabricou.

Começo da década de 1970 no VW D3 de Carlos "Caco" Mesa Fernandes.
Estreantes e Novatos o VW D3 de Junior Lara Campos.
Bela no VW D3 de Luiz Antonio "Teleco" Siqueira Veiga da equipe Autozoon.
Com Arturo Fernandes bi-campeão brasileiro da D3.
Arturo e Junior Lara Campos.
Lindas!!!!!
Amadeu Rodrigues e Rui Amaral Jr, VW D3, com elas muito polidas brilhando.




















A Scorro esteve presente em todas as categorias nacionais, e até na Fórmula 1, construindo as rodas dos famosos Copersucar dos irmãos Fitttipaldi.

Esta semana será lançado um livro ilustrando esta história com inúmeras fotografias de outra pessoa da qual não se pode dissociar seu nome do automobilismo. Claudio Laranjeira.

E vai ter história ali... ah vai... 

Meu pai, Caíto, tem muitas, pois através de outro homem que é uma parte da Scorro ( Desconfio que ele deve ter até plaqueta de patrimônio fixada ao corpo...rsrsrs) Roberto lazzarini, sempre teve o patrocínio deles em seus carros, desde o Fórmula -Vê 1200 até a Stock Car, e Fórmula Classic, lá estavam as baratas calçadas com rodas Scorro. O primeiro carro de competição em que sentei, também tinha.

Sob nova direção, agora nas mão de um Campineiro chamado José Hidalgo a marca ganha nova logomarca e novo fôlego para continuar uma trajetória de sucesso, tenho certeza. 
ele está cheio de projetos e boas intenções. 
já começou a colocá-las em prática, relançando um ícone da marca. a famosa roda Cruz de Malta.
Lanço aqui não um desafio, mas um pedido: escrevam nos comentários qual a sua lembrança com uma roda Scorro?

Depois do lançamento do livro conto algumas delas, ilustradas pelas que eu colher lá no  livro e junto com as histórias que eu ouvir no lançamento, ok?

Abraços a todos,

Rodrigo Telles