A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 7 de dezembro de 2014

Conta Ronaldão!

Tudo começou com eles!
Emerson vencendo em Watkins Glem.
Rindt com Chapmam e Duckworth
 Emerson, Chapman, Milles e Rindt.
 Hill e o 72.
Hill e Lotus campeões do mundo em 1968. 

Bom dia Grandalhão.....Estava pensando aqui, como o Emerson é rabudo. A HISTÓRIA com H mesmo pois é verdadeira, começa em 7 de abril de 1968, com a morte do Jim Clark...Clark era primeiríssimo piloto do Team Lotus...Iria fatalmente ganhar o campeonato de 1968,69 e 70 ainda estaria na F1 com certeza. Ele morrendo o Graham Hill foi para 1º. E em 1969 teve aquele acidente em Watcks Glen quebrando as 2 pernas e saindo da Lotus. Aí vem o Jochen Rindt....Que morreu em Monza, no carro do Emerson, já que ele tinha destruído a novíssima Lotus 72 que tinha ganho de presente do Chapman. Rindt conquistando o título de 70 não ia parar em 71 . Muito menos o Miles...Mudanças totais na história.Aí o John Miles desistiu de ser o 1º piloto do Team Lotus e abandonou o automobilismo. Em seguida a Lotus depois do forfait de 2 corridas , Monza e Canadá, vai para Watkins Glen com dois novatos , Emerson e Wisell , e o Emerson ganha.....Depois das desistências de Stewart (motor) e a falta de gasolina do Pedro Rodriguez.

Jo e Pedro.
Pedro e a BRM.
Jo
Rindt com a 49


Muito bem.....Em 1971, a Lotus não foi bem, mas 2 pilotaços também desaparecem...Pedro Rodriguez que tinha reerguido a BRM ,e Jo Siffert que depois de Rodriguez passou a 1º piloto do time. Imagina esses 2 em 1972...Emerson ia ter que brigar bem mais pelo título com certeza.Depois no final de 1973 a morte do Cevert...Ora o Stewart ,após a conquista do tri , ia parar mesmo, e o Cevert ia ser o 1º piloto da Tyrrell em 1974...Ora, se o Jody Scheckter , um novato ainda, já deu trabalho , imagina o Cevert ...

Cevert e Stewart.
Cevert.

Só nessa histórinha aí foram 6 pilotos de ponta que foram embora....CLARK,HILL,RINDT,RODRIGUEZ,SIFFERT E CEVERT.
E nem estou colocando o Bruce Mclaren que morreu no começo de 1970 , pois para mim ele não interferiria na carreira do Emerson.
Isso sem falar no fim da carreira de Jack Brabham em 70 tb....A Brabham caiu bem em 1971 ....Só foi se reerguer em 1974.

Emerson e Hill em 1972.
1973 já com o #1 de campeão do mundo!
 Luizinho, Chris Steel, Ricardo e Antonio Ferreirinha na F. Ford inglesa.
Ricardo e Luizinho

 Ricardo e Emerson na F.Ford no Rio de Janeiro de bermuda branca Antonio Ferreirinha.
Luizinho estreia o 908/2 com vitória, lá atrás entre outros vejo Jan Balder.
Luizinho em Interlagos.

É cara quando o sujeito vem com a BUZANFA pra Lua não tem jeito...

Como bem disse o Bird ....Deus põe o dedo em um...E esse um foi o mulequinho da Willys...Hi,,,outra sorte...Já que na frente dele vinham o Luizinho, Bird,Lameirão, Carol, Wilsinho....

O cara é rabudo mesmo...

XXXiiiii, lembrando ainda....1969, Qdo o Luizinho voltou para o Brasil ( não quis ficar na Inglaterra e veio junto com o Aschcar para buscar patrocínio para o mesmo ) o Emerson fez o caminho inverso e foi para a Europa....Estrela é estrela meu amigo.

Abçsssss... 
Ronaldo Nazar.

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Este Ronaldo, um ser incrível que se não existisse teria que ser inventado, mas ele existe e somos amigos, apaixonado por automobilismo, música e muita coisa mais, um dia vou escrever sobre tudo que ele fez e faz para resguardar a memoria de nosso automobilismo. Agora não tenho vontade de escrever mais nada pois sei que vou me emocionar.
Tinha esquecido, o "Grandalhão" em questão sou eu!

Um abração Ronaldão!

 Nas 6 Horas Ronaldão com Raul, Cezar e eu.



sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Ana, Paul e Mario.

 Ana e Paul Newman
Ana e Mario Andreti

"Foi um fim de semana memorável! Paul e eu estamos no Motorhome  Newman/Haas, obvio que Paul não saia do Motorhome e o Mário, hiper amigo dele, também preferia ficar por lá. 
Andei por tudo de lambretinha, com o crachat hehehehe fique lá na pista, com o Paul e o maleducado do Carl Haas e seu charutão.

Ana Elisa "Lila"Pupo-Netto"


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

12 Horas de Sebring 1965

Os Shelby Cobra Daytona Coupé #16 Lew Spencer/Jim Adams/Phil Hill e #15 de Bob Bondurant/Jo Schlesser entre eles a Ferrari 330P 4.000cc da NART de  Pedro Rodriguez/Graham Hill. 
A largada. 

Um mês antes em Daytona a Ford com seu GT40 conquistava a sua primeira vitória com Ken Milles e Lloid Ruby, a Chaparral não participou, mas em 27 de Março de 1965 em Sebring eles vieram com toda força, ou seja com dois carros o #3 de Jim Hall e Hap Sharp seus idealizadores e construtores e o #4 para Bruce Jennings e Ronnie Rissom e impuseram uma derrota á Ford jamais esquecida. Jim e Hap fizeram a pole com 3s à frente de seus companheiros e mais de 10s do GT40 pilotado por nada menos que Ken Milles e Bruce McLarem, e na corrida tumultuada por uma tempestade ainda fizeram a melhor volta e chegaram quatro voltas à frente do GT40 de Ken e Bruce os segundos colocados.
Um total de 67 carros largaram desde os potentes Chaparral, GT40, Ferrari  330P até os René Bonnet Jet2 com motor Renault de 1.300cc no grid podemos ver a disparidade dos tempos bem maior que nas 6 Horas de São Paulo corridas no final de semana passado.
Nem o toró caído no meio da corrida atrapalhou a vitória do Chaparral, eram os motores Chevrolet dizendo à que vinham!


Rui Amaral Jr    

GRID



Hap Sharp 
Á frente da Corvette Sting Ray a Ferrari 250 LM com motor 3.300cc de David Piper e Tony Maggs a terceira colocada.
Richie Ginther e Phil Hill quebraram.

Ferrari 330P 4.000cc de Pedro Rodriguez e Graham Hill.
Ferrari 330P 3.980cc de Charlie Kolb/John Fulp
Ferrari 275P 3.300cc de Umberto Maglioli/Giancarlo Baghetti 
Ferrari 250 GTO
 Iso Grifo A3C motor Chevrolet 5.359cc de Mario Casoni e Silvio Moser.
 Lola T70 MK1 Chevrolet
 Lotus 19J com motor Ford Cobra 4.727cc pilotada na foto por Dan Gurney.
 Porsche 904 GTS 2.000cc quarto colocado.
  

O DILUVIO! 

Quando Mike Gammino recebeu o carro de seu parceiro chovia torrencialmente logo após sair do box seu carro aquaplanou e bateu na torre Mercedes Benz e como vemos se partiu ao meio. Sem o cinto de segurança ele ficou na parte traseira do carro junto com o banco e saiu andando, ao chegar no box seu pai perguntou-lhe  o que havia acontecido e ao ver o carro desmaiou! 



CLASSIFICAÇÃO FINAL



VÌDEO


Fontes de consulta






Vamos ver quem acerta esta preciosidade!

Postada no perfil de minha amiga Mônica no Face. Quero saber carros, pilotos, corrida, ano, vencedor e tudo mais!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O CIRCO



"CURVA do CAFÉ.........‏

... , pois é RUI, novamente a curva do CAFÉ, em que para mim seu problema começa na DESENGONÇADA curva da ATUAL JUNÇÃO .....!!!!!!!!!! Está curva, que em questão de pilotagem é absolutamente RIDÍCULA, deveria ser a ENTRADA do BOXES, e se usar a ANTIGA JUNÇÃO como pista, pois se diminuiria DRASTICAMENTE os perigos da CURVA do CAFÉ, pois o seu ÂNGULO ficaria muito mais ABERTO nesse ponto, o que facilitaria enormemente para os pilotos também em dias de CHUVA.....As obras em INTERLAGOS primam por desfigura- lo cada vez mais da sua ORIGEM, as fazem sem ao que parece perguntar para pessoas muito mais qualificadas.....A bem da verdade isso começou com o desenho que AÍRTON SENNA fez, sem ao menos preservar o que estava lá que era simplesmente fantástico, e se o tivessem preservado teríamos tido TRÊS TIPOS de CIRCUITOS, o ANEL EXTERNO, o ORIGINAL de 8 KLMTs , e o atual para a FORMULA UM mas este com a JUNÇÃO ANTIGA para se ELIMINAR de vez com os problemas da CURVA do CAFÉ, e não nesta como muitas cabeças PENSANTES pensam de se fazer CHICANES mais RIDICULAS AINDA...Na atual obra da entrada dos BOXES, simplesmente se trocou SEIS por MEIA DUZIA, pois se acontecer algum problema com algum carro, ele irá bater da mesma forma que bateria antes...

Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO" 


E lá vamos nós novamente, parece que somos Don Quixote lutando contra monstros imbatíveis tal qual as velas  brancas de um moinho, mas eles não são imbatíveis e uma hora ou outra essa luta será vencida.
Sei que falo aqui em nome de muitos amigos, pilotos, preparadores, mecânicos, fotógrafos e outras pessoas que fazem parte de nosso circo e por enquanto somos apenas os palhaços. Fizemos e fazemos o espetáculo cada um em sua função alguns de nós arriscam o pescoço por milésimos de segundo, outros perdem noites e noites tentando tirar o máximo proveito de um motor ou tentando encontrar uma forma de colocar um chassi no chão, alguns se arriscam  tentando tirar uma bela foto...e por aí vai.
Acontece que quem deveria zelar por nós e nos dar o apoio necessário apenas nos vê meros pagadores de inscrição, play-bois que querem se mostrar, mecânicos, preparadores e fotógrafos que sem terem nada à fazer vão para pista apenas para aparecer, acontece caso esses senhores não saibam que muitos mas muitos mesmo tiram o sustento de suas casas desta nossa lida, deste nosso trabalho.
Vejam o caso de São Paulo, berço do automobilismo brasileiro com nosso primeiro autódromo o de Interlagos rebatizado com o nome do guerreiro José Carlos Pace, acontece que a CBA, FASP já sabiam que o fechamento para reformas se estenderia até o ano de 2015 sabe-se lá em qual mês, mas fizeram as primeiras corridas de nossos campeonatos, venderam carteirinhas fizeram com que todos acreditassem que após a F. Um tudo voltaria ao normal e nada disso aconteceu levando à uma situação de desespero milhares de pessoas.
Precisamos hoje de uma atuação séria dos órgãos que nos representam, precisamos de dirigentes que saibam o que é o âmago do automobilismo, o que é  a luta de cada uma das pessoas de quem falo acima, que cada um de nós é o ator principal deste espetáculo.
Hoje no Brasil temos nas categorias de ponta apenas a Formula Truck sustentando um automobilismo saudável onde a luta entre as marcas existe mas que apesar de tantos talentos que lá existem  infelizmente não vai revelar nenhum novo piloto. Das outras a Stock e a Marcas são categorias de difícil acesso e que de forma alguma dão espaço aos nossos preparadores, fabricantes de chassis e outros pois na Stock o carro é cópia de um carro que corre nos EUA, os motores de um único fornecedor também são preparados lá fora assim como ocorre no campeonato de Marcas cujo motor e câmbio são de origem argentina feitos pelo Mago Orestes Berta sem que nenhum de nossos competentes fabricantes deem sequer um palpite.
Talvez o senhor presidente da CBA não saiba mas tempos atrás tivemos grandes categorias como a F. Super Vê, F.Vê, F. Ford, F.Fiat, Divisão 4 e Divisão 3, Divisão Um e que delas saíram grandes pilotos e nelas fabricantes sérios fizeram grandes carros como os HEVE Divisão 4, F. Super Vê e Vê feitos pelos irmãos Herculano e Antonio Ferreirinha, os POLAR da Divisão 4 e Super Vê feitos por Ricardo Achcar e Ronald Rossi sendo que os carros da marca dominaram a Super Vê mesmo contra carros vindos da Europa onde foram campeões.  E mais os carros feitos para Divisão 4 e  Super Vê pelo saudoso amigo Avallone e também Minelli, Cianciaruso, Manta, Bino entre tantos outros.
Meses atrás tivemos uma reunião com o administrador do autódromo e mais alguns dirigentes sobre a situação atual sem que nada fosse resolvido, de lá minha amiga Regina Calderoni saiu com uma petição assinada por algo em torno de quarenta pilotos e demais integrantes de equipes e depois disso nada mais foi feito. Quero lembrar à todos participantes desse nosso circo que é a nossa desunião que faz a força de nossos dirigentes, precisamos lutar de igual para igual com eles pois sem nós o espetáculo não existe, nós que somos a força motriz e proponho desde já a criação de uma comissão de gente forte em nosso automobilismo para nos representar junto à esses senhores, talvez quatro ou cinco nomes de peso, sem estrelismos sem empáfia apenas lutando para restabelecer o belo automobilismo que um dia tivemos, apoio garanto à vocês que hoje nós temos e eu modestamente estou aqui para ajudar no que puder.

Rui Amaral Jr         

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

6 Horas de São Paulo - 2014


Uma festa como poucas, a organização perfeita da WEC - World Endurance Fhampionship - ver os carros da LMP1 os Porsche 919 Hybrid, Toyota TS40 Hybrid, Audi R18 E-tron-quattro e os outros é de arrepiar. A pista após as modificações me parece que ficou um pouco mais lenta e mais à frente o Chico Lameirão e eu comentamos sobre o assunto. Ver as Ferrari 458 Itália como a que Emerson Fittipaldi correu frear no "S" do final da reta dos boxes é belo demais pois eles freiam na placa dos 50 metros e neste curto espaço colocam quatro marchas para baixo, os Aston Martin e Porsche 911 RSR também fazem o mesmo mas o urro das Ferrari é único! 

    Nossa gloriosa Esquadrilha da Fumaça abriu o espetáculo.

O Porsche de #20 Webber/Bernhard/Hartley dominou grande parte da corrida até o acidente, atrás a Toyota #8 de Leimer/Belicchi/Kraihamer.

GRID
  
Na sequencia de fotos de minha amiga Mônica Niculitcheff a troca de pilotos do Porsche vencedor.











Ferrari F458 Itália que Emerson Fittipaldi correu com Guidi/Segal. 













O podiun da LPM1 e abaixo o link para vídeo da SportTV dos melhores momentos.


Faltando pouco mais de quinze para o final da corrida o ponteiro Mark Webber encontrou uma das Ferrari da categoria LMGTE que são cerca de 15 segundos mais lentas que os carros da LMP1 e acidentou-se no Café, não vi pois estava saindo apenas ouvi o barulho. Meu amigo Samuel Figueiredo gravou e vai em breve nos mostrar o vídeo. O interessante é que durante a corrida o Chico e conversávamos justamente sobre Interlagos e abaixo um depoimento dele, volto ao assunto em outro post. 

Fala Chico: "CURVA do CAFÉ.........‏

... , pois é RUI, novamente a curva do CAFÉ, em que para mim seu problema começa na DESENGONÇADA curva da ATUAL JUNÇÃO .....!!!!!!!!!! Está curva, que em questão de pilotagem é absolutamente RIDÍCULA, deveria ser a ENTRADA do BOXES, e se usar a ANTIGA JUNÇÃO como pista, pois se diminuiria DRASTICAMENTE os perigos da CURVA do CAFÉ, pois o seu ÂNGULO ficaria muito mais ABERTO nesse ponto, o que facilitaria enormemente para os pilotos também em dias de CHUVA.....As obras em INTERLAGOS primam por desfigura- lo cada vez mais da sua ORIGEM, as fazem sem ao que parece perguntar para pessoas muito mais qualificadas.....A bem da verdade isso começou com o desenho que AÍRTON SENNA fez, sem ao menos preservar o que estava lá que era simplesmente fantástico, e se o tivessem preservado teríamos tido TRÊS TIPOS de CIRCUITOS, o ANEL EXTERNO, o ORIGINAL de 8 KLMTs , e o atual para a FORMULA UM mas este com a JUNÇÃO ANTIGA para se ELIMINAR de vez com os problemas da CURVA do CAFÉ, e não nesta como muitas cabeças PENSANTES pensam de se fazer CHICANES mais RIDICULAS AINDA...Na atual obra da entrada dos BOXES, simplesmente se trocou SEIS por MEIA DUZIA, pois se acontecer algum problema com algum carro, ele irá bater da mesma forma que bateria antes...


Abraco amigo de CHICO LAMEIRÃO" 



As fotos de Samuel que estava bem em frente do acidente.






 O Canguru autografando no sábado, felizmente ele está bem, apenas com dor de cabeça e não lembra do acidente, fica em observação alguns dias. 

No link o vídeo SportTV 
http://globotv.globo.com/sportv/esportes-a-motor-sportv/v/mark-webber-bate-forte-na-curva-do-cafe-durante-o-mundial-de-endurance/3800356/




Agora a nossa festa!


Sábado e domingo foi de encontro com os amigos e falar muito de automobilismo e dar muitas risadas. No sábado Mônica, Arturão, Duran e eu saímos da casa dele em dois carros, os dois marmanjos com meu carro e eu com ela, ao chegarmos à Interlagos ela que havia buscado nossos ingressos abre a bolsa e nada, nada de ingressos, abriu mais umas três bolsas que estavam no carro, procuramos em cada compartimento e nada! E Arturão e Duran perdidos de nós, falávamos ao celular eles dizendo onde estavam quando ela me pergunta a placa e a cor de meu carro e como no caso dos convites eu também não sabia e olhem que nem loiro sou!
Já dentro do Autódromo José Carlos Pace encontramos Regina Calderoni que por sinal nos deu a maior bronca por causados convites e daí para frente fomos encontrando muitos amigos tantos que certamente vou esquecer de citar alguns.



 Na chegada Regina, Mõnica e eu fomos dar um abraço em Jan Balder. 

Regina perdida nos boxes...  
 e a Mônica também! 
 Mônica, Marcelo, Duran, Arturão, Mõnica e eu. 
 Duran, Arturão, eu,... Claudio Daniel Rodrigues Filho e Fabio Farias.
 Não aguento o Arturão!
 Marcelo.
Duran, Regina, Arturão, Mõnica e eu.
Com o amigo querido Ricardo Bock!

DOMINGO

No domingo para agitar mais um pouquinho chega de São Vicente a figura impar de Ronaldo Nazar com Angelo Alonso Filho, antes na entrada já encontramos nossos amigos Sandro Kuschinir e José Eduardo Avilla, Carlos . Mais tarde no lounge dos Fittipaldi encontrei o Chico Lameirão, Bird Clemente, Geraldo Meirelles, Raul Boesel, Dedê Gomes, don Cezar Fittipaldi, Wilsinho, "Gigante", Carlos Eduardo Fernandes. Com o Chico  e o Dedê um papo de cerca de uma hora sobre os rumos de nosso automobilismo, a bronca do Chico já está aqui depois volto ao assunto. Infelizmente me perdi de meus amigos João Carlos Bevilacqua, Chico Pelegrino, Joel Marcos Cesetti, Oídeo Campos...


Ronaldo Nazar, Raul Boesel, Cezar Fittipaldi e eu.
Duran, Raul, Cezar e eu.
Com o Chico e Cezar.
Ronaldão e Alex Dias Ribeiro.
Duran e eu com Fukuda.
Raul, Ronaldo e Regina.
Como pode, três senhores tão sério numa foto destas! De camisa azul bebe Paulo Tohmé, no centro não consigo identificar e Luiz "Saloma"Salomão.



      

Fotos: Mônica Niculitcheff, Regina Calderoni, Samuel Figueiredo, Ronaldo Nazar e divulgação WEC