A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Tigrão no Campeonato Europeu de Esporte Protótipos 1971.

 



 De um comentário do Barba no post sobre a T210/12, " O Wilson correu neste campeonato com um Abarth, acho que em 71. Lembro de ter lido a respeito na excelente revista argentina Parabrisas Corsa.", tentei encontrar algo a respeito, já que não me lembrava. Fui leitor assíduo da excelente Parabrisas Corsa, lembro bem que aos onze doze anos quando chegava em Montevideo ou Buenos Aires, logo ia a uma banca para compra-la.

Encontrei quatro participações do Wilson no Europeu de 2 litros, três com Chevron B19 Ford-Cosworth, que usava o mesmo motor da Lola T210/212 e uma com o Abarth 2.000 SP.
Meu post sobre a Abarth.

Em Hockenheim, com o Abarth, Wilson larga num excelente quinto lugar logo atrás de Merzario, piloto oficial da marca e de três Lolas T210.

Grid
Pole - Helmut Marko Lola T212 Ford Karl von Wendt Racing 2:07.300
2º - Vic Elford Lola T212 Ford Scuderia Filipinetti 2:07.300
3º - Jo Bonnier Lola T212 Ford Scuderia Filipinetti 2:07.400
4º - Arturo Merzario Abarth 2000 SP/71 Abarth & C. 2:07.400
5º  Wilson Fittipaldi Abarth 2000 SP Abarth & Co  2:07.500
6º - Toine Hezemans Chevron B19 Ford 2:07.700
Como podemos ver a categoria era disputadíssima as diferenças medidas em milésimos de segundo, e só feras na pista.
A vitória depois de duas baterias foi de Helmut Marko, que vinha fazendo uma bela carreira, tanto na F.Um como nos EP de cinco litros, e que meses depois venceria as 24 Horas de Mans. 
Resultado
1º - Helmut Marko Lola T212 Ford Karl von Wendt Racing
2º - Vic Elford Lola T212 Ford Scuderia Filipinetti
3º - Arturo Merzario Abarth 2000 SP/71 Abarth & C. 50
4º - Jo Bonnier Lola T212 Ford Scuderia Filipinetti

Assim como nas outras participações, com o Chevron, Wilson também quebrou em  Hockenheim.
Sem encontrar fotos do Tigrão na Abarth mostro uma da guerreira Lella, quando pilotou uma nos 500 Km de Interlagos 1972. Além dela e Merzario grandes pilotos italianos correram com a Abarth 2.000 SP, os irmãos Brambilla, Giovanni Salvatti, entre outros.

Lella


Chevron B19 Ford-Cosworth. Wilson ou Miles?


Na foto do Chevron, estavam inscritos em Hockenheim Wilson e John Miles, então companheiro de Emerson na Lotus, e não sei qual deles está na foto.   

Valeu Barba.

Rui Amaral Jr


sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Fevereiro 2024

 


terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Chapa - Flavio Cuono

 

À esquerda da foto Marcos Levorin, eu e o Chapa.





 Dia triste! Hoje Deus levou para junto de sua amada Mari meu querido amigo Chapa - Flavio Cuono -, com ele aprendi muito, nas dezenas e dezenas corridas que esteve ao meu lado, nas milhares de horas que fiquei ao seu lado enquanto ele fechava meus motores, e nas muitas e muitas horas de conversas, a última sentados por um longo tempo, num banco no Largo Cliper na Freguesia do Ó, onde todos que passavam o cumprimentavam com carinho.

À você Monica, filha amada e dedicada, fica o carinho que ele sempre lhe dedicou, a nós a saudades.
Velho... Você estará para sempre em minhas lembranças  e meu coração. Deus o tenha.



Rui Amaral Jr

domingo, 28 de janeiro de 2024

Lola T210/212

A T210 com Bonnier


 Uma pequena joia!


Na Europa a categoria Esporte/Protótipos até dois litros sempre foi muito disputada, nomes de respeito como Chevron, Porsche, Abarth, Alfa Romeo, Alpine, Ligier, e outros compunham um grid disputadíssimo.
Em 1970 foi disputado o primeiro Campeonato Europeu da categoria, e Erick Broadlei projetou e fabricou mais um pequeno foguete, a Lola T210, que nas mãos de Jô Bonnier venceu o campeonato.
O chassi semi-monocoque, na parte dianteira monocoque - honeycomb - até a antepara traseira do habitáculo, na traseira uma estrutura tubular que abrigava motor, cambio e suspensão. Cambio Hewland,  motor Ford-Cosworth de 1.800cc, gerava 245hp, por volta de 135hps/litro, um absurdo para época. 
O motor Ford-Cosworth não era exclusivo da Lola, outras marcas o usavam, como a Chevron. Em uma publicação encontrei uma referência a este motor como sendo metade de um Ford-Cosworth DFV da F. Um, nada mais errado, era um bloco de ferro fundido do Ford Kent, tinha sua cilindrada aumentada para 1.790cc, curso de 74.5mm e diâmetro 85,725mm, cabeçote de fluxo cruzado  da Cosworth com dois comandos  e quatro válvulas por cilindro, injeção de combustivél Lucas e outras modificações, girava 9.000 rpm,  era denominado Ford-Cosworth FVC.

Comprimento - 3.450 mm 
Largura - 1.670 mm 
Bitola 
Dianteira - 1.320 mm 
Traseira - 1.320 mm 
Entre eixos - 2.155 mm 
Peso - 550 kg

European Sportscar Championship

1ª etapa - Françça, Paul Ricard
Pole - Jo Bonnier, Lola T210
Vitória - Brian Redman, Chevron B16 Ford

----------------------------------------------------------------------------------------------------
2ª etapa - Finlandia, Ahvenisto
Pole - Bonnier
1ª bateria - John Burton Chevron B16 Ford
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - John Burton, Chevron B16 Ford

-------------------------------------------------------------------------------------------------
3ª etapa - Salzburgring
Pole - Jo Bonnier
1ª bateria - Dieter Quester, Abarth 2000 SP
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - Jo Bonnier

---------------------------------------------------------------------------------------------------
4ª etapa - Anderstorp
Pole - Jo Bonnier
1º bateria - Jo Bonnier
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - Jo Bonnier

-------------------------------------------------------------------------------------------------
5ª etapa - Hockenheim
Pole - Kurt Ahrens, Jr. Abarth 2000 SP
1ª bateria - Jo Bonnier
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - Jo Bonnier

---------------------------------------------------------------------------------------------------
6ª etapa - Mugello - valeu também para o Campeonato Italiano.
Jo Bonnier não participou.
Pole - 
Final - Arturo Merzario, Abarth 2000 SP SE019

--------------------------------------------------------------------------------------------------
7ª etapa - Pergusa - valeu também para o Campeonato Italiano.
Pole - Jo Bonnier
1ª bateria - Jo Bonnier
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - Jo Bonnier

---------------------------------------------------------------------------------------------------
8ª etapa - Nürburgring,  500 Km
Bonnier não participou
Pole - Brian Redman, Chevron-Ford B16 Spyder 
Final - Brian Redman, Chevron-Ford B16 Spyder 

-------------------------------------------------------------------------------------------------
9ª etapa - Spa, 500 Km
Pole - Brian Redman, Chevron-Ford  B16 Spyder 
Final - Brian Redman, Chevron-Ford B16 Spyder 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

O 1º European Sportscar Championship terminou com Jo Bonnier entre os pilotos e a Chevron campeã de marcas.

Alguns dos protagonistas
-------------------------------

Chevron B16 BMW - Dieter Quester

Chevron-Ford B16 Spyder

Abarth 2.000 SP , Arturo Merzario
Abarth 2000 SP , Nino Vacarella
Porsche 907, 2.000.
1971 - Peterson tocando a Lola T212 que dividiu com Bonnier na vitória em Montjuich.
Tite Flexa Catapanni no Mineirão.



  


Fotos do chassi

o Ford-Cosworth FVC
O cabeçote 


Rui Amaral Jr