A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Cornetas...

 

Expedito Marazzi 4x1

Separei aqui no blog algumas cornetas para mostrar, nos motores VW boxer de quatro cilindros opostos as de saída única são chamadas quatro em um - 4x1 -, quando os quatro coletores das válvulas de escapamento se unem em uma única saída. Já os cruzados se não me falha a memória junta os coletores do cilindro um com o três e do dois com o quatro saindo cada par em uma corneta. Seja qual for o sistema utilizado cada cano da saída do cabeçote até saída final tem o mesmo tamanho e curvas iguais.
Escapamentos e coletores de escape em motores preparados são elementos preponderantes no resultado. Nos motores feitos especialmente para categorias como a Formula Um eles são muito bem projetados para dar a exaustão necessária a todo esquema, que inclui válvulas, injeção, comando de válvulas...tudo muito bem projetado para agir em uníssono.  

Arturo Fernandes 4x1.
Pedro Garrafa 4x1
4x1
Ricardo Bock 4x1
Ricardo Bock cruzado
Alex Silva 4x1
Jose Antonio Bruno 4x1
Junior Lara Campos cruzado

Ricardo Mogames cruzado
VW do Rodrigo Carelli




















 

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Saudades

 



Hoje estava separando algumas “cornetas” de nossos VW D3 então aparece esta foto e as lembranças, as boas lembranças tomam conta de meus pensamentos.

Corri talvez sete ou oito corridas com ele em 1982 e depois as Mil Milhas Brasileiras de 1984, são poucas as fotos de meu arquivo e nenhuma outra referência, nas poucas fotos duas ou três de pódios e uma página de resultados, que não encontrei, onde faço a melhor volta da corrida com o tempo para Interlagos, o original, de 3`23” alto, se não me engano recorde da categoria.

Reparo em tudo...No para-lamas dianteiro aqueles dois tubos cruzados que seguravam a abertura e soltavam à cada corrida e eram constantemente soldados, nunca lembramos de colocar uma mola para absorver a vibração, ou se lembramos deixamos de fazer pois coisas mais importantes tomavam nosso tempo, ao lado o nome de meu querido Chapa – Flávio Cuono – que com tanta competência fazia meus motores, e me aturava e ainda atura!

O nome no teto com o tipo sanguíneo muito perto e que uma de minhas sogras perguntava “Amaral O+?????”, abaixo o buraco no acrílico que mal dava para resfriar o interior em dias de muito calor, no lado esquerdo um igual. A porta que sem as estruturas das originais era tão finas e leves, que apesar da maçaneta tinham por dentro uma tranca para não saírem voando.  

As lindas rodas Scorro que nunca pintei o centro de prateado para mostrar sua beleza, calçadas nos pneus Maggion.

Lá dentro me vejo com o cinto de segurança Willians mas como vocês podem ver o pescoço livre pois pasmem os senhores corria com um banco de kart, algo impensável nos dias atuais. O rígido Sto. Antonio ancorado em seis pontos e com vários reforços, abaixo do volante, nas portas, ligando os pontos traseiros. Meu capacete Bell Star sempre com a viseira aberta para não embaciar os óculos quando andava em carros fechados, na certa estou olhando o contagiros Jones ou os relógios de temperatura e pressão de óleo. “Embaciar” era assim que falava meu amigo Expedito Marazzi.

Vejo o volante Fittipaldi que tanto gostava e as luvas vermelhas Simpson que ainda hoje estão com meu amigo Ricardo.

Aquela entrada de ar e a grade na tampa traseira, para ajudar na refrigeração daquele canhão preparado pelo Chapa, eram mais de 150 hps, as bocas dos Weber 48 aparecendo, querendo sugar o ar para alimentar a usina. Vejo o escapamento cruzado e noto uma aba no contorno da carroceria que havia esquecido, assim como aquelas alças que prendiam a tampa.

É... Saudades!

 

Rui Amaral Jr               


quinta-feira, 13 de abril de 2023

Mid Ohio - Trans Am 1972 - A corneta

 

John McCollister e o Super Beatle.
Alfa Romeo Giulia Sprint 1.570cc terceira colocada com Bert Everett.
Datsun 510 de Mike Downs segundo colocado, outro deles pilotado por John Meskauskas foi o vencedor. 
A Alfa GTA duelando com um Ford Pinto.

Outro dia escrevi sobre aquele “belo apenso aerodinâmico” que meus queridos amigos Adolfo e Ricardo bolaram para cobrir o cano de escape de meu VW D3. Ontem pesquisando para escrever sobre um outro amigo encontro no excelente Racing Sports Cars o VW Grupo 2 da FIA que na foto aparece em Mid Ohaio em corrida da Trans-Am categoria para carros até 2.500cc, pilotado por John McCollister.

Perdoem algum erro meu, vou escrever de memória; O Grupo Dois do Anexo J da FIA permitia, ou ainda permite, a preparação de carros de série, nossa Divisão Três derivou dele com mais liberdade nas modificações.

Aqui no Brasil as Alfa Romeo GTA preparadas pela Autodelta de Carlo Chitti fizeram história, sendo que meu amigo Chico Lameirão foi campeão brasileiro com uma da Equipe Jolly Gancia. Aguinaldo de Goes Filho então dono da CEBEM, importadora, BMW tinha uma 2002 preparada pela Alpina e outra pela Schnitzer, também marcaram época em nosso automobilismo com Ciro Cayres, o próprio Aguinaldo, que meu irmão chamava de Aguinaldinho, e entre outras venceu os Mil Quilômetros de Porto Alegre com “seu” Chico Landi e meu amigo Jan Balder.

Pesquisei sobre o VW de McCollister e não encontrei sua configuração/preparação, acredito que o motor era o 1.600cc. Nesta corrida ele largou em 11º à frente de muitas GTAs, entre elas algumas 1.750cc, 1.600cc, alguns Ford Escort RS, BMW 2002 2.000cc, lá na frente batendo a todos os Datsun 510 de 1.800cc.

No VW de McCollister notei pelas fotos que seu interior mantinha a forração, um belo Sto. Antonio, como todos outros carros os pneus eram radiais, aqui na D3 já usávamos slicks, eram mantidos os vidros originais, faróis, para-choques, estribos...Apenas um apêndice aerodinâmico na dianteira e os para-lamas levemente abertos nas bordas. Infelizmente não encontrei seu grau de preparação certamente aquém dos D3 que aqui corriam, não sei se por força do regulanto. Como era, ou é um New Beatle não consegui descobrir se a suspensão dianteira era por barras de torção ou McPherson.





Agora...Abismado fiquei com o tamanho da corneta do escapamento 4x1, algo que nem mesmo os geniais Bambino e Ricardone conseguiriam “esconder”, acredito que saindo da carroceria tivesse mais de um metro. Perigoso por vários motivos, num acidente poderia entrar na porta de outro carro, num toque poderia quebrar e mais ainda talvez até danificar o cabeçote, ou os cabeçotes.  

Racing Sports Cars MidOhio 1972

No link acima todos os detalhes da corrida.


Na fotro de Billi Oursler - Facebook. Aqui me parece ser MCPherson a suspensão dianteira.
Na frente da Alfa! Notem que em comparação com os nossas D3 eles rolam muito mais..
Meus amigos Arturo FErnandes e JUnior Lara em Jararepaguá.
Eu tomando o Pinheirinho e Elcio Pelegrini saindo do S.


 

Rui Amaral Jr

 

 

Parado...Tenho ou temos tanto a escrever, as ideias fluem, mas ando totalmente parado, ou andamos. Hoje apenas para falar da incrível corneta quase escrevi um tratado. Pois é assim que meu cérebro funciona, de uma ideia chegam as lembranças e lá vou eu...

Forte abraço a todos

 

Rui   








 



terça-feira, 4 de abril de 2023

CULTURA DO AUTOMÓVEL - ABRIL 2023

 

Os encontros no Pateo são fantásticos, há muito não estavam acontecendo e agora segundo o Gabriel logo teremos mais um, que espero que sejam de muitos. Na foto meus queridos amigos João Carlos Bevilacqua e Ricardo Oppi. No próximo aviso vocês com antecedência e vamos lá nos encontrar.

 

Rui Amaral Jr