A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 24 de julho de 2022

FORD COSWORTH DFV

 

Zanvort 1967 o começo das vitórias...

Quanto mais escrevo, mais vou enxergando lacunas em meus textos, sei que não sou um pesquisador, nem o pretendo ser, porém este post demandou horas e horas de pesquisas.

Março de 2010; escrevi sobre o fabuloso motor e nesta semana escrevendo sobre o campeonato de 1969 me dei conta de algo que deixei escapar.

FORD COSWORTH DFV 1967

link



Era o começo do blog, e vi algo escrito por mim no primeiro lugar nas pesquisas do Google, tendo permanecido alguns anos nesta posição. Como vocês poderão notar em 2017 o senhor Rui Silva de Oliveira encontrou um erro que logo corrigi.

Fui e somos copiadíssimos, ainda mais de uns tempos para cá onde escrever sobre automobilismo virou uma febre, infelizmente de muitos que nada, ou quase nada sabem sobre o assunto...é a mudernidade!

Sério, deixei escapar que depois de sua temporada de estreia em 1967, nos anos de 1968/69 todas vitórias na categoria foram com carros que usavam o icônico motor.

Alboreto Tyrrel 011 - Detroit 1983



1968

Kyalami     1968-01-01                           Jim Clark

Jarama      1968-05-12                           Graham Hill

Monte Carlo      1968-05-26                           Graham Hill

Spa Francorchamps    1968-06-09                           Bruce McLaren

Zandvoort 1968-06-23                           Jackie Stewart

Rouen        1968-07-07                           Jacky Ickx

Brands Hatch     1968-07-20                           Jo Siffert

Nürburgring       1968-08-04                           Jackie Stewart

Monza       1968-09-08                           Denny Hulme

Mont Tremblant         1968-09-22                           Denny Hulme

Watkins Glen     1968-10-06                           Jackie Stewart

Mexico City        1968-11-03                           Graham Hill

 

1969

Kyalami     1969-03-01                           Jackie Stewart

Montjuich 1969-05-04                           Jackie Stewart

Monte Carlo      1969-05-18                           Graham Hill

Zandvoort 1969-06-21                           Jackie Stewart

Clermont-Ferrand       1969-07-06                           Jackie Stewart

Silverstone         1969-07-19                           Jackie Stewart

Nürburgring       1969-08-03                           Jacky Ickx

Monza       1969-09-07                           Jackie Stewart  

Mosport    1969-09-20                           Jacky Ickx

Watkins Glen     1969-10-05                           Jochen Rindt

Mexico City        1969-10-19                           Denny Hulme

 

Vejam que foram vários chassis, Lotus, Matra, McLaren, Brabham, todos impulsionados pelo binômio Coshorth DFV/Hewland, duas criações que tiveram o dedo do lendário Colin Chapman.


Rui Amaral Jr




terça-feira, 19 de julho de 2022

1969

 

Kyalami - Jackie e a Matra MS80 Cosworth.
Notem a fragilidade das asas!


  No ano anterior Jackie e Ken Tyrrel com o apoio da Matra montam um esquema vencedor, chegam ao final do campeonato no México apenas um ponto atrás de Graham Hill e a fabulosa Lotus 49B. Hill vence, mas ambos venceram três vezes durante a temporada, no campeonato que em doze corridas teve oito vencedores, sendo que a primeira corrida foi totalmente dominada por Jim Clark que logo depois...

Hill em Kyalami.
Largada e Montjuic, depois dessa corrida as asas foram abolidas e depois regulamentadas.
Amon vem um pouco à frente de Rindt o pole e Hill. Amon liderou grande parte da corrida, e... 
Mister Monaco vence pela quinta vez no Principado, em sua cola Beltoise.
Com a 49B Rindt vence finalmente nos EUA.

Em meia nove três eram as equipes que disputariam a ponta, Lotus, Brabham e Matra. Na Lotus seu grande oponente seria Rindt, pois Hill o campeão do mundo já não era tão combativo quanto seu parceiro. Na Brabham Black Jack teria o combativo e rápido Jackie Ickx como companheiro de equipe. E Stewart teria o rápido francês Jean Pierre Beltoise como parceiro, certamente levado à equipe pela Matra.

Monza, entrada da Parabólica, "briga de cachorro grande" Stewart, Ridt...
Com a Brabham BT26A Ickx vence em Mosport.


Das onze etapas da temporada Stewart venceu seis, tendo mais um segundo lugar na Alemanha e quarto na corrida final no México, foram 69 pontos contra 37 de Ickx o vice-campeão. Na Lotus apesar da vitória de Hill em Mônaco, seu rival natural Rindt só veio à pontuar na sexta corrida da temporada em Silvestone com um quarto lugar e venceu apenas na décima corrida em Watkins Glen.

Foi assim que a grande dupla Stewart & Tyrrel venceram o primeiro de seus três mundiais.


Corridas e vencedores



Campeonato
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Rui Amaral Jr 


segunda-feira, 18 de julho de 2022

Do Ararê...

 

Tudo era muito diferente!
Foto enviada pelo Celso.




Meu amigo Ararê sempre posta em seu Face essas preciosidades, muitos anos mais velho que eu sua percepção artística sempre nos brinda com belas fotos de anos passados.

É a visão do grande artista para cenas bucólicas do que foi o automobilismo.

Domingo ele posta esta bela foto, dois comentários anteriores apenas exaltando a beleza dela e logo a seguir o meu. Olhei encafifado, notei os pneus pré slick, e os seis canecos da injeção e disparei “acredito ser uma BRM”, logo a seguir meu amigo Zé dispara “pode ser uma Lotus”, eu tinha certeza que não era, respeitei, pois, o Zé também é muito mais velho que eu!

Oliver com ela nos EUA.


Logo a seguir Celso Couto, amigo do Ararê dispara em meu comentário “BRM 139, Jackie Oliver, GP do México, 1969”, corretíssimo!

A BRM 139 foi uma tranqueira feita para substituir a 138, fez duas ou três corridas, sendo que Big John Surtees usou-a apenas duas vezes sem resultados. Entre outros problemas o motor H12 era pesado e beberrão.  

Oliver correu com ela no Canada, EUA e depois no México onde marcou seu único ponto da temporada, ao chegar no sexto lugar, duas ou três voltas atrás de Hulme.  


México 1969 - Pole Jack Brabham com a BT 26A, ao seu lado Stewart e seu companheiro Ickx, logo atrás Rindt e a Lotus 49.
Hulme venceu com a McLaren M7A.
Stewart com a Matra MS80 Cosworth seguido por duas Brabham, se não me engano e Hulme.

George Eaton com a BRM 139 no México, seguido de Pete Lovely com Lotus 49B da equipe de John Walker. Vejam que notei na foto publicada pelo Ararê os canecos e a altura do motor.


Na verdade, verdade verdadeira, meus amigos Ararê e Zé nasceram uma década depois de mim, mas, porém, todavia como estou com caneta na mão...

Valeu Celso, Ararê e Zé Carlinhos, baita abração.


Rui Amaral Jr

   








CULTURA DO AUTOMÓVEL - Junho e Julho 2022