A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Lola MK6 GT/E

Simplesmente linda!


Fotos - SILODROME (link) 


 Outro dos carros que tive em Autorama e que agitava minha imaginação de moleque, já imaginava que um dia estaria nas pistas acelerando carros de verdade!
1963 e a FIA abre uma brecha para carros GT no Campeonato Mundial de Carros Esporte e possibilita que projetos com apenas uma unidade produzida possam competir, na época eram exigidas no mínimo 100 unidades produzidas em 12 meses. Esses GTs entrariam como GT Experimental e Eric Broadley da Lola viu uma boa oportunidade de lançar um carro da marca.
O projeto de  Eric era um carro compacto de motor central e e chassi monocoque em alumínio, seria o primeiro GT com motor grande à entrar nas competições. Sua bela carroceria foi desenhada por Jonh Frayling.

Chassis - Monocoque de alumínio ( monocoque em aço para carro protótipo)
Suspensão dianteira - Duplo braço triangular
Suspensão traseira -  Duplo braço triangular
Comprimento - 3.912 mm
Largura - 1,600 mm
Altura 1,016 mm (40,0 pol. O GT40 da Ford vem daí!)
Distância entre eixos - 2,356 mm
Motor - Ford Motor Company , 289 pol. Cúbica (4.735.9 cc) e 400 hp.
(posteriormente Chevy 6.000 cc (366.1 pol.)) Pushrod V8 NA
Posição do motor central
Transmissão   Colotti Tipo 37 4 manual de velocidade
Peso    950 kg (2.094,4 lb)  



Estreou e Silvestone com o piloto Tony Maggs quando saindo em último no grid terminou em quarto, depois nos 1.000 KM de Nurburgring pilotado por Tony Maggs e Bob Olthoff largou num excelente 9º não terminado a corrida por problemas técnicos. 
Vem as 24 Horas de Mans e a Lola inscreve o novo chassi de alumínio para Richard Attwood e David Hobbs. Mesmo tendo problemas para vistoria e homologação eles largam em 22º e batem na volta 139.

 24 Horas Le Mans 1963 com Richard Attwood e David Hobbs.

Fotos e pesquisa  

Termina depois de uma corrida desastrada em Braands Hatch a trajetória da MK6 nas pistas europeias, e segue para os EUA onde Roger Penske a utilizaria com motor Chevrolet de 6 litro e mais de 530 hps conseguindo com ela algumas grandes vitórias.
Mas a trajetória do belo carro pelas pistas do mundo não termina aí, pois logo é encampado pela Ford e volta com modificações com o singelo nome de Ford GT40!

Agradeço ao amigo Sebastião Prado a ideia de escrever sobre este maravilhoso carro.

Rui Amaral jr 



quarta-feira, 18 de julho de 2018

CHEETAH

 Cheetah na fenda...(imagem internet)

Vou tentar contar para vocês...eu estudava no Colégio Paes Leme, na esquina da rua Augusta com a avenida Paulista, às vezes saia de lá e descia a rua Augusta, para cortar meus cabelos no Rosário, meu barbeiro por décadas na Galeria Ouro Fino e depois comer alguma coisa no Frevinho na rua Oscar Freire, no meio da Augusta existia o Bazar Ludy, um lugar onde havia de tudo inclusive carros de autorama, importados dos EUA em sua grande maioria.
Devia ter 13/14 anos algo entre 1964/65, o dono do Bazar tinha um outro negócio e era nosso fornecedor nos Alimentos Selecionados Amaral, mais tarde na empresa tratei muito com ele mas não lembro seu nome muito menos o que nos fornecia...podia ser algo para o Mandiopã mas não tenho certeza!
 No Paes Leme estudavam muitos amigos com quem tenho contato até hoje, entre eles o Panga - Fernando Aranha - e o Julio Caio Azevedo Marques com quem disputava grandes corridas de autorama. Julio e eu tínhamos pistas de madeira com quatro fendas, nelas o "bicho pegava".
Vi a Cheetah e logo fiquei maluco, acredito que era da COX, e comprei já que apesar de não ter  grana eles recebiam em nosso escritório...
Aquele carro me intrigava, ficava imaginando sua posição de pilotagem quase no eixo traseiro, aquele veoitão na frente, quase no centro...uma Cheeta de verdade, com as garras dianteiras no chão e as patas e garras traseiras prontas para a arrancada brutal!
Cresci, comecei à correr e sempre que pensava na Cheetah pesquisava e tinha uma opinião sobre ela, apesar de todo charm era uma tranqueira, masssss uma bela tranqueira!
Bill Thomas, seu criador, imaginou fazer um carro com motor GM-Chevrolet, para fazer frente ao AC...o AC que "encontrado" pelo gênio Carroll Shelby e anabolizado por um motor Ford preparado por ele agora denominado Shelby Cobra dominava as corridas de carros esporte, nos EUA e resto do mundo.  


Super Cheetah

No chassi de aço e alumínio a distancia entre eixos era curta, o motor Chevrolet Corvette 327 posicionado quase ao centro do carro o banco do piloto acima do eixo traseiro vindo do Corvette. As pernas do piloto estavam ao lado do motor e a pedaleira embaixo do escapamento. Quem o pilotava se queixava da quentura e eu agora vendo o cockpit imagino o ronco do cambio bem ao lado do banco. O motor era colocado ´numa posição tão central que a saída do eixo piloto do cambio se conectava direto ao diferencial através de uma junta universal!
Só fico aqui imaginando...

Rui Amaral Jr





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quinta-feira, 21 de junho de 2018

RIVERSIDE 200 - 1964



Jim Clark - Lotus 30/2 Ford V8 4.740cc 

Desta foto de Jimmy postada em nosso grupo Classic Group no Facebook por Marcio Llorente,  comecei à pesquisar sobre a corrida, encontrei no ótimo RACING SPORTS CARS - LINK - sempre um referencia honesta no meio desta maluca internet, algumas fotos e detalhes.
Qual seria o motivo de Jimmy estar sem óculos, vejam seu semblante, provavelmente sujou, ele havia saído em terceiro atrás de Bruce e Walt Hansgen que quebraram e chegou à uma volta do vencedor. Em minha imaginação provavelmente para uma parada para novos óculos já que é impossível pilotar sem.  
A corrida foi vencida pelo incrível Bruce tendo o grande Roger Penske chegado em segundo, com Jimmy à uma volta do líder.

Rui Amaral Jr

  Bruce - McLaren Elva/Olds 4.420cc
 Roger Penske - Chaparral 2A  Chevrolet 5.363cc
Parnelli Jones - Cooper King Cobra Ford/Cobra 4.727cc
 Richie Ginther - Cooper Cobra Ford/Cobra 4.747cc
Acima e abaixo o Hussein 1 CM2 (Cobra) motor Dodge 6.986 de A.J Foyt. Fiquei matutando sobre o que seria esta peça no alto do motor, penso que seja um filtro ou captador de ar para o Big Bloc.

O belo Cooper King Cobra CM/1/63 com motor Ford/Cobra de 4.700cc de Charles Cox

CLASSIFICAÇÃO FINAL


GRID

FOTOS

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Qaranta anni fá...Gilles!



"5 Giu 2018
Montréal e il ricordo di Gilles Villeneuve

Ci sono tante cose strane, in una vecchia foto di quasi quaranta anni fa. Per esempio il fatto che il vincitore indossi una giacca pesante sopra la tuta, o che celebri non con la tradizionale bottiglia di champagne, ma con una magnum di birra. Quel weekend di pioggia prima e di freddo polare poi poteva essere reso anche più strano dal fatto che quel Gran Premio del Canada, il primo ospitato dalla città di Montreal, era stato inizialmente previsto per il lunedì successivo, giorno del Ringraziamento. Ma anche le TV erano già importanti, nel 1978, e si corse di domenica.

Ma forse la cosa più strana è che quella pista corta e oblunga costruita a ridosso del bacino olimpico, quell’ovale interrotto da chicanes che corre nel verde dell’Ile de Notre Dame, costeggiando il maestoso fiume San Lorenzo, in principio non piaceva ai piloti. Qualcuno diceva che era stato fatto appositamente per il loro collega locale, quello spericolato di Gilles Villeneuve. Che neanche a farlo apposta, quella domenica, vinse: il primo successo in F.1 per lui, sulla T3 della Scuderia Ferrari. Rimontando con rabbia su Jones e Scheckter, il suo futuro compagno di squadra, per poi trovarsi la strada spianata dal ritiro di Jarier.

Gilles non c’è più, anche se quelli come lui, in realtà, un po’ rimangono sempre con noi. Ma il tracciato, quello che all’inizio non piaceva, è rimasto ed è diventato un classico del mondiale. E naturalmente porta il suo nome: Circuit Gilles Villeneuve."

Não vou traduzir o belo texto da Ferrari para primeira vitória daquele que Enzo dizia tanto admirar...Gilles venceu em casa, na chuva, começava aí a trajetória de um piloto que todos nós que admiramos quem faz a diferença na condução de um carro de corridas reverenciamos. 


Jody vindo de lado na Wolf  WR6

RESULTADO