A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

VALEU CAMPEÃO!

Dan Gurney - 13 de Abril de 1931 - 14 de Janeiro de 2018

Dan no Histórias
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sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

"Seu" Chico e a primeira vitória em Bari!

Ovacionado na chegada com a Ferrari 166 na revista que meu amigo Toni postou no Face.

Em nossas muitas conversas o Chico - Lameirão- se refere ao "seu" Chico o Landi como pai de todos nós que batalhamos nas pistas, ele foi amigo e conheceu de perto como era "seu" Chico nas pistas, eu vi algumas corridas dele e tive a grande honra de cruzar com ele em Interlagos em um treino se não me engano no Torneio Sulamericano de meu amigo Avallone, outro que é sempre lembrado com carinho. 
Vinha eu treinando com meu VW D3 ainda na Estreantes & Novatos quando na saída da curva Dois "seu" Chico passa voando por mim, se não me engano no Meta20 e acena...então meus amigos posso dizer que tive a baita honra de dividir a pista com uma Lenda!   



GP de Bari

A corrida pelas ruas de Bari era extra campeonato mas reunia a nata do automobilismo, em suas nove edições só feras venceram, nada menos que três campeões mundiais da Formula Um como vocês podem ver abaixo...e "seu" Chico venceu duas vezes!

Abaixo o texto de meu amigo Carlos em seu blog-Automobilismo por Carlos de Paula (link);
"Segundo, a lista de inscritos tinha peso muito forte. Alberto Ascari e Luigi Villoresi em Maseratis de fábrica, Felice Bonetto, Achille Varzi e Piero taruffi em Cisitalias de fábrica, além de Giuseppe Farina e o grande Tazio Nuvolari, em Ferraris de fábrica. Chico corria com uma Ferrari inscrita pela Scuderia Besana."

Ontem quando vi a reportagem confesso que me emocionei, afinal minha avó materna Emma Angrisani era Italiana e fiquei com muito daquele sentimento e afinal Bari apesar de ficar do outro lado da Bota no Mar Adriático fica à pouco mais de 120 KM da Salerno, no Mar Tireno, de minha vó. Logo pedi ao Toni para colocar em meu perfil do Face para compartilhar com minha amiga Rita filha de "seu" Chico.
Aquela frase abaixo da foto na reportagem, que eu já havia lido muitos anos atrás martelava em minha mente "Il Nuvolari D`América vincitore assoluto del II GP de Bari  all ariva della spasmodica corsa."

Tivesse Chico nascido na Itália ou nos EUA teria estatuas suas espalhadas como seu amigo Tazio, e muitos ou todos saberiam quem foi, a magnitude de sua lenda!

Aqui ela vive...e espero que muitos dos novos pilotos e pessoas que gostam do automobilismo leiam este post que escrevi com o coração na ponta dos dedos...

A Lenda Vive! 

À você Rita com amizade e carinho e à vocês Carlos e Toni meus amigos. 

Rui Amaral Jr


BARI 
OS NOVE GPs


1956      Stirling Moss      Maserati 300S   Sports car          
1955      Cesare Perdisa  Maserati A6GCS              Sports car          
1954      José Froilán González     Ferrari 625          Formula One    
1953      Não  realizado
1952      Chico Landi       Ferrari 225S        Sports car          
1951      Juan Manuel Fangio       Alfa Romeo 159               Formula One    
1950      Nino Farina        Alfa Romeo 158               Formula One    
1949      Alberto Ascari   Ferrari 166          Formula Two    
1948      Chico Landi       Ferrari 166          Formula Two    
1947         Achille Varzi       Alfa Romeo 158               Grand Prix

   

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O HOMEM QUE ODIAVA ENZO

Emilio Villoresi era o irmão mais novo de Luigi Villoresi. Compartilhava com Gigi o gosto pela velocidade e juntos participaram das Mille Miglia ou mesmo do Rally de Montecarlo, mas desenvolveram carreiras separadas. Enquanto Luigi optava pela Maserati, Mimi escolhia a equipe Alfa-Romeo, à época comandada por Enzo Ferrari. De futuro promissor, Emilio exibiu sempre habilidade comparável a de Luigi, mas seu destino era diferente.





Emilio e Luigi na Fiat 1500 no Raly de Monte Carlo 1937.
Mille Miglia 1933 - Gigi e Emilio foram  33ºs com a Fiat 508S Balilla.

Em junho de 1939, foi escalado para uma demonstração para jornalistas em Monza, a bordo da Alfetta 158. A famosa culinária italiana, o vinho... Após o almoço, Emilio foi para a pista, mas perdeu o controle e bateu forte em uma árvore. Devido aos ferimentos faleceu no dia seguinte. Luigi ficou arrasado e quando inquiriu Enzo, ele lhe disse que Emilio comera e bebera demais e sofrera uma congestão ao volante. Gigi desde então, passou a desprezar Enzo,mais ainda quando Consalvo Sanesi, outro piloto da Alfa-Romeo, contou-lhe que na verdade o equipamento é que falhara. Uma quebra no sistema de direção (já ouvimos falar em problemas na suspensão) provocara o acidente. "Como homem, Enzo não era bom", disse Luigi certa vez. Porém o mundo dá voltas. 

Gigi e Ciccio Ascari.
GP da França 1951 Reims - Gigi chega no quinto lugar com a Ferrari 375.
Gigi, Enzo e Ciccio!

Na década de quarenta, Villoresi foi até o homem de quem não gostava e com ele acertou a sua própria contratação e a de um jovem talento de quem era mentor: Alberto Ascari. E assim formou-se uma das primeiras duplas da Ferrari S.E.F.A.C. que produziria grandes resultados, até Ascari ir embora... papo para outro dia.                    

 CARANGUEJO

Gigi e a Maserati...ele sobreviveu!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

GP DOS EUA 1979 - Watkins Glen

 Nelson a BT49 e o capacete branco!

1979 os campeonatos da Formula Um estavam decididos quando chegaram à Watkins Glen a derradeira corrida, Jody com a Ferrari 312 T4 já era o Campeão do Mundo e a Ferrari Campeã dos Construtores depois de vencer seis vezes na temporada três com Jody e após W.Glen três com Gilles. Mas um carro já vinha despontando para para 1980, era a equipe de Frank Willians  com um patrocínio forte, um bom carro e um piloto raçudo que neste ano havia vencido quatro vezes...a dupla imbatível; Alan Jones e a FW07, com a qual o grande Clay Regazzoni havia vencido a primeira corrida para a Willians no GP da Inglaterra em Silverstone.  
Depois da vitória de Clay o que se viu foi só a FW07 vencendo...venceu em  Hockenheim,Zeltweg e Zandvoort com Jones, depois Jody venceu em Monza vencendo o campeonato e novamente Jones venceu em Montreal.
O final de semana em Watkins Glen foi complicado, choveu na sexta e sábado com o tempo seco Alan Jones e a Willians FW07 enfiou apenas 1 30/100 sobre Nelson e a Brabham BT49 o segundo no grid...
Na largada Gilles toma a ponta seguido por Jones, Nelson Piquet fica muito atrás pois largou com pneus para pista seca...Gilles dominou de ponta à ponta chegando 50 segundos à frente do segundo...Jones abandonou com problemas na suspensão  e Piquet, com este capacete que vemos na foto, depois de uma bela corrida abandonou com problemas de motor não sem antes fazer a melhor volta da corrida!


   Gilles
Jones
Reutemann
John Watson MacLaren dá uma carona ao Cadango que estava com este capacete branco...

CLASSIFICAÇÃO FINAL




Ao amigo Ararê

Rui Amaral Jr

PS: Em um bate papo com meu amigo Alvaro Guimarães comentávamos sobre capacetes e macacões da época...vejam que Piquet já um piloto consagrado estava com o macacão sujo e um capacete que sabe-se lá onde arranjou...ele ainda lembrou de um dia em Interlagos quando no box viu o capacete de Graham Hill com a viseira quebrada na ponta. Hoje os pilotos saem limpinhos dos carros têm um montão de capacetes e macacões!   
...esqueci...meu amigo Marcelo Indy acertou!