A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 3 de novembro de 2015

GP do México 2015 - Hermanos Rodriguez...

 O melhor da corrida...a parada de Hamilton!!! Foto AP.
 Na largada as MB já foram embora!!!


...tenho quase certeza que os dois irmão, ambos tremendos botas também não iriam gostar das modificações no autódromo que hoje os homenageia levando o nome de família deles, acredito que nem Ricardito que perdeu sua vida na Peraltada aprovaria a modificação.


1962, Ricardo pede a benção do Velho Pedro seu pai, observado por  Alejandro o caçula dos Rodriguez, ao sair para a última volta de sua curta e brilhante carreira. 

A corrida foi chatissíma pouca coisa restou, as duas ultrapassagens de Sergio Perez na entrada das arquibancadas que levantaram o publico mexicano, a besteira que Kimi fez ao tentar segurar Bottas e o melhor de tudo...a tirada de Hamilton sobre Nico quando este parou para trocar os pneus na segunda vez...obviamente Lewis sabia que deveria parar, até por obediência à equipe, mas deu outra volta questionando a ordem certamente para a equipe que cuida do cuida do carro de Nico ouvir e este ficar desesperado ao menos por uma volta! Coisa de gênio, pois pelo que assisti Lewis nesta corrida simplesmente escoltou Nico.

Como disse meu amigo Ricardo parece autorama!

Não encontrei o vídeo, vou mostrar algumas fotos da Ferrari e um comentário do Chico Lameirão sobre o post anterior e mais tarde escrevo destas maravilhosas curvas que hoje deixaram de existir!

Rui Amaral Jr

"....... , pois é amigo RUI , também eu não entendo o que ocorre .....!!!! !!!!!!!!! Lembro bem o que era fazer a """ nossa """"" curva UM &. DOIS p'e em baixo , coisa de arrepiar , mas absolutamente fantásticas , tanto de DKW MALZONI , como nos FÓRMULAS FORD e SUPER V e também com o PORSCHE 907 , era demais ........!!!!!!!!! Ainda lembro da WOODCOTE , pois corri lá. Quem sabe ainda veremos um retorno da """ nossa"""" CURVA UM. &. DOIS. & TRES , pois acredito que aos poucos as coisas podem mudar de RUMOS . A PERALTADA tinha só o agravante , que havia um certo bumping , mas para os dias de hoje com o maquinario que se tem , 'e uma coisa fácil de ser resolvida , vamos ver , ok ? 

sábado, 31 de outubro de 2015

PERALTADA...

 Jimmy com a Lotus 49C toma a Peraltada para a vitória no GP do México 1967.

Sinceramente, gostaria de entender a lógica da modificação dos grandes autódromos, curvas como a Peraltada, Sol, Woodcote Corner e muitas outra nunca deveriam ser modificadas. 
Agora na Peraltada fizeram uma sequencia de curvas para diminuir a velocidade e arquibancadas dos dois lados, não consigo entender mesmo, alguém ir à um autódromo e ver os carros passando à sua frente apenas por alguns segundos. Lembro com tristeza da época em que saía dos boxes de Interlagos ou Jacarepaguá para das arquibancadas ver toda pista e ter uma bela ideia de como os carros estavam andando, em Interlagos - hoje Autódromo José Carlos Pace - das arquibancadas não via o Sol mas quando os carros chegavam no Sargento se tinha um boa ideia do que havia se passado por lá!
Ver os F. 2 com Peterson, Emerson, Pace, Wilsinho, Schenken e tantos outros fazer aquela curva de altíssima velocidade com o carro saindo nas quatro rodas era emocionante, aliás fazer aquela curva era emocionante!
Hoje mesmo com toda tecnologia de absorção de impactos e as possíveis modificações os autores dos projetos preferem desvirtuar curvas que eram ícones e lá fazerem algumas curvinhas.
As curvas de alta velocidade sempre foram as que separaram os pilotos, era nelas que vinha o  tempo, nelas que campeões se destacavam de simples pilotos. Só falta agora fazerem uma chicane na Parabólica ou na curva 15 de Suzuka!

Rui Amaral Jr   

   
SILVERSTONE

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

GP do México 2015 - Circuito Hermanos Rodriguez

 Hermanos Rodriguez, Pedro e Ricardo.


Hoje às 14h começam os treinos para o GP, Lewis já é campeão e a briga agora é pelo segundo lugar no campeonato entre Tião e Nico e eu sinceramente acredito que o piloto da Ferrari vai se impor. 
Outra "cosita más..." depois de 23 anos o circuito que leva o nome dos dois irmãos foi desfigurado sendo reformada a famosa e desafiadora curva da Peraltada fazendo no lugar uma série de curvinhas... 
Vamos ao México...

Rui Amaral Jr




  




 GP de 1988

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CanAm Canadian American Challange Cup

Duas fases distintas teve a CanAm que era disputada no Grupo 7 a primeira de 1966 à 1974 que é a que mostro nas fotos. 1966 venceu Big John Surtees e a Lola, depois de 67 à 71 a McLaren dominou com Bruce, Hulme e Revson, logo a seguir os 917/10 da Porsche  com Follmer e Donohue e finalmente em 1974 Oliver e a Shadow.
Como já relatei a CanAm era disputada em 7/8 corridas no final do ano trazendo ao Canadá e EUA grandes pilotos e equipes pois os prêmios eram excepcionais, em alguns artigos que estou lendo da época citam valores de US$ 67.000 por corrida o que na época era uma fabula já que um Mustang 1964 zero quilômetros custava entre US$1.200 e US$1.600, algo como US$2.500.000 nos valores atuais.   

Rui Amaral Jr


 Big John Surtees e a Lola T70 MKII Chevrolet - Campeão de 1966
 Bruce e a McLaren Elva MKIIB - 1966





Pedro Rodriguez e a BRM P154
Mark Donohue
Carlos Pace e o Shadow.

Bruce na McLaren M6A campeão em 1967.
Chaparral 2C
Chaparral 2E
Vic Elford no Chaparral 2J
Dan Gurney, Lola T70 MKII

Gilles de Villeneuve
Siffert no Porsche 917/Spyder 
Mark Donohue e George Follmer ambos no Porsche 917/10 da equipe Penske, campeões em 1973/74. Há relatos em revistas da época que creditam cerca de 1.300 HPs à estes foguetes!

Lola x Ferrari que parece ser de Pedro Rodriguez.
link 

link

1966



PS; caro Walter veja aos 23m do vídeo a quebra do aerofólio do Chaparral!