A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Conta Chico.

Sobre o post anterior "Estilos" recebi do Chico o e-mail que segue com seu comentário o que obviamente vale outro post, para ilustra-lo nada melhor que uma foto do Luiz nos 500 KM de Interlagos 1972.
Dedico este post a dois grandes botas, dois grandes campeões, dois amigos queridos...Luiz e Chico.


Luiz no 908/2 e Joest no 908/3 contornando a Um...

......., bem RUI, esse tema da para fazer um """" papiro"""" dele ,é deveras interessante pois tem diversos """ ângulos """" a serem descritos....!!!!!!! 
Tem curvas em que você tem que tentar apenas desenha-las  sem grandes invenções de preferência e normalmente são as de maior velocidade, mas em certas ocasiões , mesmo estas têm que ser ligeiramente antecipadas, que era o caso da curva UM de INTERLAGOS antes da primeira reforma. Ela """ vista """ de planta, em sua largura, só se podia usar 1/2 pista por causa do cascalho, então para se conseguir fazê-la de pé em baixo, não tinha outro jeito, você tinha que antecipar ligeiramente fazendo o carro vir escorregando nas quatro rodas e aí você estava já meio """ paralelo """" á sua saída ......!!!!!!! Isto no caso dos DKW MALZONI a qualquer coisa de 170 / 175 KLMs/hora e no PORSCHE 907 , 2 litros / 8 cilindros , a +_ 215 / 220 , mas neste o asfalto já era outro e aí entrava-se desenhando essa fantástica curva apenas com leves correções para """ apoiar """" a maquina devidamente. Nessa mesma configuração LUIS PEREIRA BUENO no PORSCHE 908 /2 de 3.0 litros 300 CVs , com o tanque em sua metade conseguia fazer do mesmo jeito que acabei de mencionar à 250 / 255 KLM/ hora , pé em baixo......!!!!!!!!
Pode-se ter dois autos na mesma curva escorregando nas quatro ,mas por exemplo, um está no meio da curva ,por tanto antecipando a sua tangência e outro esta no mesmo ângulo de correção só que na saída de curva , ok ? Seguramente , neste segundo caso , o carro estará mais lento do que o primeiro , além de perder alguns KLMs/hora em toda a reta após essa curva pois o primeiro ele se antecipou tanto no trajeto como conseguiu acelerar bem mais cedo.......!!!!!!!! Este era o caso da curva da FERRADURA , e acredite que dava uma enorme diferença . 



Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Estilos...


 Hulme
 McLaren ou Amon?
 Surtees

 Hill
 Rindt
Clark

Outro dia arrumando minhas bagunças encontrei um caderno de desenhos onde em 1966, aos 13/14 anos, colava minhas fotos prediletas tiradas das revistas que lia, sempre pensei que estas fotos fossem de alguma Auto Esporte, então uma revista de primeira, e que lia com avidez, agora folheando antigas Quatro Rodas encontrei sem querer o artigo na edição de Setembro de 1966, aproveitei e digitalizei a foto de Jimmy Clark que estava perdida do tal caderno.
Relendo logo descobri que certamente tal artigo não foi escrito por meu amigo Expedito Marazzi pois ele com todo seu conhecimento e competência na certa compararia os estilos por outro ângulo; o de quem também “andava” lá dentro!
1966 foi um ano complicado em que a F.Um estrearia o novo regulamento com motores de três litros aspirados e as equipes procuravam alternativas entre os fornecedores já escrevi aqui sobre. 
A Brabham desenvolveu seu próprio motor, um V8, com o pessoal da Repco, BRM e Lotus usavam motores vindos da F.2 ou da série da Tasmânia com cilindradas aumentadas, a Cooper tentava com o pesadíssimo motor Maserati V12 e a McLaren com o pesado e de alto consumo Sereníssima.
Nas fotos 1, 4 e 6 notem que os carros de Hulme, Hill e Clark, o primeiro com o V8 que levaria Black Jack ao titulo de 66 e ele mesmo ao de 67, Hill com o carro do ano anterior e Jimmy e a Lotus 33 campeonissimos em 1965, estão muito mais acertados e fora Clark fazem a tangencia da curva com um leve sobresterço, enquanto nas fotos 2, 3 e 5 cujos carros levavam os pesados motores Maserati e Sereníssima estão num nítido substerço, saída de frente, apesar do que narra o autor do texto sobre a foto 2.
Na foto 2 uma curiosidade, apesar do texto afirmar ser Bruce o capacete é de Chris Amon, acredito que já mostrei esta foto aqui e alguém afirmou ser Bruce mesmo pilotando para uma cena do ótimo filme Grand Prix com o capacete de Chris, o interessante é que das seis fotos a 2 é que tanto sendo um como outro foram os únicos que não foram campeões...foram campeões sim, apenas não chegaram ao titulo!

Aos grandes pilotos que mostraram nas pistas sua arte.

Rui Amaral Jr  


digital



sábado, 1 de agosto de 2015

GP da Itália 1957 - Monza

Largada as três Vanwall pole #20 Stuart Lewis-Evans, #18 Moss, #22 Tony Brooks e o bico da Maserati de Fangio quarto colocado no grid.

O GP da Itália em Monza foi a última corrida do campeonato mundial de 1957, que Fangio já havia vencido com duas corridas de antecipação em Nurburgring, na corrida anterior em Pescara a vitória foi de Moss e o incrível Vanwall VW5. Em Monza os três carros da equipe largaram nas três primeiras posições do grid seguidos das Maserati 250F de Fangio e do sempre combativo Jean Behra e foi uma corrida emocionante com muitas trocas de posições vencida finalmente por Moss.
1958 ano do primeiro Mundial de Construtores foi o ano em que Tony Vandervell levou sua Vanwall ao topo da categoria conquistando o campeonato, porem o campeão foi um piloto da Ferrari quando Stirling Moss após vencer cinco das dez corridas provou que pode existir honradez mesmo nas mais ferrenhas das disputas! 

Rui Amaral Jr

Fangio e Moss
Jean Behra
Behra e Moss



Aos amigos que acertaram, HCJ sim é o Musso na 801, Walter, Comendador Canini e alguém que não deixou o nome, muito obrigado. E fica aqui a pergunta; o que aconteceu na final do Campeonato  de 1958?


quinta-feira, 30 de julho de 2015

Quem, quando, onde?