A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Os Bianchi

 Mauro é atendido após se acidente em Le Mans, sua grande preocupação era seu irmão Jules, ele temia que ele perdesse a concentração na corrida. 
Seu neto Jules é atendido após o acidente no GP doa Japão 2014.
Lucien e Mauro
Jules o neto de Mauro.

Na década de 1960 os irmãos Mauro e Lucien se destacavam no automobilismo mundial, a paixão pela velocidade vinha de família pois seu pai Roberto Bianchi trabalhara na Ferrari e Alfa Romeo, italiano de nascimento no inicio dos anos 1950 seguindo o piloto Johnny Claes muda-se com a família para Bruxelas e assume a cidadania belga.
Lucien e Mauro seguiram carreira, sendo que Lucien quatro anos mais velho que Mauro já no ano de 1959 tentava pela primeira vez a sorte na Formula Um com um Cooper T51 não se classificando para corrida de Mônaco, sua melhor colocação na categoria foi o terceiro lugar no mesmo GP no ano de 1969 correndo com uma Cooper T86B de fábrica, na corrida seguinte na Bélgica chegou no sexto lugar.
Mauro seguia carreira nos carros esporte correndo para Abarth e na Formula 3 quando correu a Temporada Argentina de Formula 3 em 1966 com um Alpine-Renault A279 Mignoret sendo o terceiro colocado atrás de Silvio Moser e do argentino Nasif Stefano. 

 Mauro, F2 em Pau, 1966 
Lucien, F.Um em Spa 1968
Lucien, Maro e M. Avidano 
Vitória de Lucien e Mauro nos 500 KM de Nurburgring 1965 com o Alpine M65 Renault 1.300cc




1968 Lucien Bianchi e Pedro Rodriguez vencem as 24 Horas de Le Mans.



 Mauro com seu Alpine A220 Renault Gordini 2.996cc bate violentamente, enquanto se recuperava no hospital o avô de Lucien é surpreendido pela morte do irmão em Le Mans.
  
O ano de 1968 foi auspicioso para os irmãos, Lucien pilotava para Ford tendo vencido com Pedro Rodriguez as 24 Horas de Le Mans, neste mesmo ano Mauro sofre o acidente com o Alpine que o deixou no estado em que vemos na foto dele sentado numa cadeira sendo atendido. Em 1969 Lucien se transfere para Alfa Romeo e testando uma P33 em Le Mans perde o controle do carro,  bate num poste telegráfico e  perde a vida na pista onde havia alcançado a gloria no ano anterior, Mauro imediatamente para de correr abalado com a perda do irmão.

Triste sina de Mauro quando quase meio século depois vê seu neto Jules sofrer o trágico acidente no GP do Japão de 2014.  

À Mauro e Jules.

Caranguejo e Rui Amaral Jr  

Agradecemos aos amigos Ronaldo Nazar, Ricardo Cunha e Speeder.


           

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Duas fotos...

E cinco décadas as separam...o automobilismo sempre foi e será um esporte perigoso e a família destes dois pilotos sentiu isto na pele, quem são?


  

sábado, 31 de janeiro de 2015

DIA NACIONAL DO FUSCA – 25 DE JANEIRO DE 2015 - SÃO BERNARDO PLAZA SHOPPING



A Kombi Coca~Cola de Erwin

Um transeunte ou motorista mais desavisado, que passasse pelo SÃO BERNARDO PLAZA SHOPPING, no Domingo de 25 de janeiro, certamente ficaria espantado com a enorme quantidade de Fuscas parados no estacionamento.
Em outras ocasiões pensaria ser um Feirão da Fábrica, como acontece hoje em dia, quando centenas de carros são colocados em oferta.
Se não fosse pelo detalhe de que os Fuscas já não são mais fabricados no Brasil há 19 anos, esta reação poderia estar correta.
Mas eram os fãs do carrinho mais popular do mundo, reunindo-se para comemorar o Dia Nacional do Fusca, que é no dia 20 de janeiro, mas que foi celebrado neste Domingo, com um Encontro organizado pelo FUSCA CLUBE DO BRASIL.
Criado em 20 de janeiro de 1989, em parceria com a VOLKSWAGEN DO BRASIL, a comemoração repete-se todos os anos, estando agora em sua 26ª Edição. O nosso Fusquinha é tão querido, que este evento espalhou-se pelo Brasil afora, sendo comemorado simultaneamente em várias cidades.
Centenas de Fuscas e seus primos a ar, de diferentes anos e modelos, coloriram o estacionamento, alegrando os visitantes e fugindo da monotonia da cor preta ou prata da maioria dos carros fabricados nos dias de hoje.


O público compareceu em massa e além dos carros, curtiram também a Feira de Peças e Antiguidades. E no final foram arrecadados 2.500 kg de alimentos, que foram doados para a ONG NÚCLEO DE APOIO AO PEQUENO CIDADÃO, também de São Bernardo do Campo. Cerca de 1.600 veículos estiveram expostos num Domingo ensolarado e alegre.

Localizado em um ponto estratégico e simbólico, pois ali perto e do outro lado da Via Anchieta, está a Fábrica da Volkswagen, onde foram produzidos todos os carros presentes ao encontro, o SÃO BERNARDO PLAZA SHOPPING oferece todas as condições de conforto e comodidade para os participantes e suas famílias. E já confirmou que nos aguarda no ano que vem e que foi um prazer receber todos os amantes do Fusquinha.

Então contamos com todos os abnegados fãs do Besouro, para repetirmos o sucesso deste ano.

Obrigado.

Ervin Moretti - Presidente - Fusca Clube do Brasil

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Piada pronta II

Chico Landi larga em Bari no ano de 1951 com a Maserati 4 CLT
Sauber C34 Ferrari 2015 do piloto Felipe Nars

Duas épocas distintas, "seu" Chico larga em Bari, onde venceu em 1949 com uma Ferrari 166 sem apoio nenhum do governo brasileiro e abaixo a Sauber, que enfrenta sérios problemas financeiros, mas que conta com o apoio do Banco do Brasil através de seu piloto Felipe Nars para uma temporada que sabe-se lá como vai terminar.
Ontem comentando sobre a F.3 tentei mostrar que apesar de acreditar que o Brasil precisa de uma categoria assim comentei que nossos dirigentes pouco ligam para nosso automobilismo de base, aliás como nossos jornalistas, televisões, jornais e qualquer outro meio de comunicação. Vejam nada tenho contra Nars estar na Sauber, mas não consigo admitir como nossas instituições como BB, Caixa, Petrobrás, Correios e outras invistam tanta grana em nossas "estrelas" e simplesmente esqueçam a base de nosso esporte, que  com a ajuda milionária empregada poderia oferecer aos pilotos e equipes que correm nas várias categorias promoção, prêmios e o incentivo necessário para que novos talentos aparecessem.
Sei que hoje muitas empresas que já investiram em nosso automobilismo querem distancia de nossos dirigentes pois muitos foram os problemas, mas também sei que nosso automobilismo precisa continuar.
Vejam no post anterior o comentário do Chico Lameirão, comentário de um piloto tri campeão brasileiro em várias categorias fora os inúmeros títulos regionais e percebo que acima de tudo com o atual quadro de dirigentes não vamos sair deste marasmo.
Não sou contra Nars na F.Um apenas gostaria muito de ver esta grana empregada de forma justa e correta para o desenvolvimento de nosso automobilismo, trazendo trabalho para nossos pilotos, mecânicos, construtores e todos outros que hoje vivem de nosso esporte.

Rui Amaral Jr