A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Piada pronta...

Recebi ontem da CBA através de seu assessor de imprensa Dinho Leme o e-mail que reproduzo abaixo. Acredito que a F.3 seja realmente uma categoria importante para o desenvolvimento de nossos pilotos que queiram tentar uma carreira no exterior, mas...
...mas me desculpem se pareço caustico, mas enquanto vivemos uma situação séria no autódromo José Carlos Pace - Interlagos - sem que as verdadeiras categorias de base de nosso automobilismo possam competir, sem que todo automobilismo de Norte a Sul tenha um verdadeiro apoio da entidade que nos representa, obviamente fora as grandes categorias, vem o senhor presidente da entidade tecer loas à uma categoria que dará oportunidade à no máximo meia duzia de pilotos, enquanto centenas procuram uma bela categoria de base com campeonatos disputados regionalmente e outro brasileiro que reúna os principais pilotos de cada estado numa final, com custos verdadeiramente baixos, divulgação e apoio, e que nela possam brilhar.
Verdade parece piada pronta, pois precisamos de uma Confederação e Federações fortes que apoiem a cada um de nossos pilotos, preparadores e demais integrantes de todo o circo e não apenas alguns.

Rui Amaral Jr  
  

 Pedro Piquet em foto de Luca Bassani 


Luca Bassani
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Fórmula 3 Brasil

Alta | Web

Bruno Terena
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Fórmula 3 Brasil

Alta | Web
F3 Brasil seguirá com melhor custo-benefício entre todas as divisões da categoria no mundo
Investimento necessário para a disputa da temporada será o mesmo em relação ao ano passado; Testes continuam ilimitados ao longo de 2015
Principal categoria de formação de pilotos do País, a Fórmula 3 Brasil manterá para este ano a relação custo-benefício que a tornou a divisão mais em conta do torneio em todo o mundo para a temporada 2015, que será iniciada entre os próximos dias sete e oito de fevereiro, com a realização da primeira das oito rodadas duplas da temporada, marcada para o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).

A exemplo do que ocorreu em 2014, quando um esforço entre chefes de equipe, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Vicar, empresa promotora da categoria, permitiu a redução dos custos da categoria, a temporada 2015 permitirá que um piloto dispute a temporada com um investimento máximo de R$450 mil, o mais baixo para a disputa de um campeonato de Fórmula 3 no mundo.

"Para este ano, a Confederação Brasileira de Automobilismo seguirá com o apoio dado desde a temporada passada à Fórmula 3 Brasil", comenta Cleyton Pinteiro, presidente da CBA. "Ficamos muito satisfeitos com o andamento da categoria em 2014 e temos certeza de que, em um curto período, estes pilotos aparecerão nos principais campeonatos do mundo", celebra o dirigente.

Augusto Cesário, chefe de equipe mais vezes campeão da categoria no Brasil (considerando a fase sul-americana do torneio), rasga elogios para o torneio nacional, que considera como o melhor do mundo em se tratando de Fórmula 3. "A qualidade do nosso campeonato é imbatível em todos os sentidos: desenvolvimento técnico, chassi, segurança, pneus e custo", comenta.

Para o representante da Cesário Fórmula, o valor necessário para se investir na categoria e a liberdade para realização de treinos são razões que colocam a Fórmula 3 Brasil entre os melhores do mundo. "Aqui o piloto pode treinar a vontade e disputar as etapas. Na Euroseries Fórmula (antiga Fórmula 3 Espanhola), o competidor tem que investir pelo menos R$1,1 milhão e só realiza treinos nos finais de semana de corrida", prossegue.

Cesário vê ainda o carro da categoria, equipado com chassi Dallara e motor Berta, como a melhor opção para aqueles pilotos que pretendam seguir a trilha dos principais campeonatos de monopostos do mundo. "O Fórmula 3 é um carro muito bem construído, perfeito para pilotos que queiram tentar carreira em categorias como a Fórmula 1", encerra.

Outra característica da Fórmula 3 Brasil que segue desde os anos de sua fase sul-americana diz respeito a continuidade dos pilotos na categoria por algumas temporadas. Isso será seguido por Pedro Piquet, campeão de 2014 com 12 vitórias em 16 corridas. Mesmo com condições de seguir para o automobilismo europeu, o piloto optou por seguir no torneio brasileiro.

Os organizadores da Fórmula 3 Brasil já conta com a expectativa de um grid de 18 pilotos para a prova de abertura do campeonato.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Algumas fotos apenas...

Turito e Jr Lara
 Ricardo
 Teleco em Snerteton
 Chico em Vila Real
Manduca e Adolfo tomando a Sul em Jacarepaguá
Jr Lara
 Arturo
 Ludovino
 Cavallini
 Francis
Avallone 
Julio Caio
 Amadeu Girão dá a bandeirada da vitória à Arturo em Jacarepaguá.
 Christian e Eugenio


 Regina
 
 Zé Martins
 Luiz e Joest
Ricardo e Claudinho
Conde, Alvaro, Elcio e Sueco
Duran 
Pedro, Carlão e as crianças.
 Duran, Koige, eu, Regina, Arturo, Wagner e Claudinho em Interlagos 25 Janeiro de 2015.
Marcelo, Washington, Koige, Joel, eu, Arturo, Bruno e Edison 
Eu...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Conta Ronaldão

GP da Bélgica 1966
Spa-Francorchamps
Stewart e a BRM

Fala aheee,,,Grandalhão....
Como vc pediu no post do Facebook, vou "TENTAR" explicar uma MANIA que o Jackie Stewart pegou na F1.



E essa mania começou justamente nesse GP em SPA. Naqueles tempos, SPA tinha 14 km de extensão, pista pra lá de desafiadora. Junto com Nurburgring e Clermont Ferrand, eram adoradas e veneradas pela grande maioria dos pilotos. Jackie Stewart tinha feito o 3º tempo nos treinos com a sua BRM. Graham Hill seu companheiro de time conseguiu apenas o 9º tempo. Na largada para o GP , cujo pole position foi o inglês John Surtees com Ferrari, chovia muito no outro lado do circuito , parte inclusive que não é mais utilizada no circuito atual que é de 7 km. Na área  da largada estava seco ainda.
Dada a largada todos partiram sem problemas, mas chegando em uma área que se chama Masta Straight, Bob Bondurant, Jackie Stewart , Jo Bonnier, Mike Spence , sairam da pista depois de pegar um aquaplaning. De todos , sobrou para Stewart que ficou preso no cockpit da BRM depois de o carro cair numa vala e entortar o chassi.Olhem a cena. Tanques cheios, depois da porrada, racharam os tanques e vazou gasolina para tudo qto é lado. E Stewart preso . Uma faísca e tudo iria para o beleléu. A seguir chegou Graham Hill que tinha rodado  tb,  saiu do carro e foi ajudar Jackie , desistindo da corrida em prol do companheiro. Pegou algumas ferramentas , chaves de boca para tirar o volante , com alguns moradores  locais, e com a ajuda de Bonnier, Bondurant, Spence, conseguiram tirar o Jackie das ferragens.

Logo após a rodada e antes da panca Stewart olha para trás...
O carro de Jo Bonnier pendurado...
Rindt e Surtees...
A largada...
Eau Rouge, Big John, Rindt, Black Jack, Surtees, Stewart...
 Gurney
 Rindt
Surtees


A partir desses acontecimentos, Jackie Stewart , passou a colocar em seus carros duas chaves de boca para tirar o BENDITO volante se alguma coisa acontecesse.....E foi tb a partir desse acidente que ele iniciou a sua cruzada em pról da segurança no automobilismo. Tanto carros, pilotos e circuitos , tudo era vistoriado. Várias e várias propostas de melhorias em prol da segurança foram introduzidas na Fórmula 1. Macacão anti chamas, cinto de segurança de 3 pontos, capacetes inteiriços, caminhão hospital, áreas de escape, guard rails, equipes de bombeiros e salvamento, helicópteros, são alguns dos itens que Jackie Stewart conseguiu para tornar as corridas mais seguras.

1968, Stewart e a Matra em Zandvoort

Jackie foi Presidente da GPDA ( Grand Prix Drivers Association) por anos a fio.Lembro bem que seu maior algoz , foi Jack Ickx que depois daquele pavoroso acidente na 1ª volta do GP da Espanha em 1970 , quando depois de albarrado por Jackie Oliver seus carros pegaram fogo e Ickx ficou preso na Ferrari, sendo salvo por Oliver e os bombeiros , mudou radicalmente de opinião.

Por essa preocupação toda em prol da segurança, Jackie Stewart  foi chamado de covarde na época, mas a sua resposta ele deu dentro das pistas. Conquistou 3 títulos mundiais (1969/71/73) dois vices ( 1968/72) , sem que nem o acidente e nem muito menos a sua cruzada pela segurança , influenciassem na sua "tocada" nas corridas.

E assim foi escrita mais uma pagina pitoresca no automobilismo mundial.

Abçssss,,, querido Grandalhão.

Ronaldo Nazar

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Conta Caranguejo.

Oi Ruizão. Achei essa foto do V Circuito da Gávea, com Hans Stuck e sua Auto Union, largando ao lado das Alfas de Antonio Brivio, Carlo Pintacuda e Carlo Arzani. Ganhou "Tá-tá-tá-tá na hora/Va-va-va vale tudo agora/Sou mo--mo-mo..." Junho de 1937.

Caranguejo

link

Pintacuda com Hellé Nice 
 Pintacuda vencendo
Von  Stuck