A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Conta Ronaldão

GP da Bélgica 1966
Spa-Francorchamps
Stewart e a BRM

Fala aheee,,,Grandalhão....
Como vc pediu no post do Facebook, vou "TENTAR" explicar uma MANIA que o Jackie Stewart pegou na F1.



E essa mania começou justamente nesse GP em SPA. Naqueles tempos, SPA tinha 14 km de extensão, pista pra lá de desafiadora. Junto com Nurburgring e Clermont Ferrand, eram adoradas e veneradas pela grande maioria dos pilotos. Jackie Stewart tinha feito o 3º tempo nos treinos com a sua BRM. Graham Hill seu companheiro de time conseguiu apenas o 9º tempo. Na largada para o GP , cujo pole position foi o inglês John Surtees com Ferrari, chovia muito no outro lado do circuito , parte inclusive que não é mais utilizada no circuito atual que é de 7 km. Na área  da largada estava seco ainda.
Dada a largada todos partiram sem problemas, mas chegando em uma área que se chama Masta Straight, Bob Bondurant, Jackie Stewart , Jo Bonnier, Mike Spence , sairam da pista depois de pegar um aquaplaning. De todos , sobrou para Stewart que ficou preso no cockpit da BRM depois de o carro cair numa vala e entortar o chassi.Olhem a cena. Tanques cheios, depois da porrada, racharam os tanques e vazou gasolina para tudo qto é lado. E Stewart preso . Uma faísca e tudo iria para o beleléu. A seguir chegou Graham Hill que tinha rodado  tb,  saiu do carro e foi ajudar Jackie , desistindo da corrida em prol do companheiro. Pegou algumas ferramentas , chaves de boca para tirar o volante , com alguns moradores  locais, e com a ajuda de Bonnier, Bondurant, Spence, conseguiram tirar o Jackie das ferragens.

Logo após a rodada e antes da panca Stewart olha para trás...
O carro de Jo Bonnier pendurado...
Rindt e Surtees...
A largada...
Eau Rouge, Big John, Rindt, Black Jack, Surtees, Stewart...
 Gurney
 Rindt
Surtees


A partir desses acontecimentos, Jackie Stewart , passou a colocar em seus carros duas chaves de boca para tirar o BENDITO volante se alguma coisa acontecesse.....E foi tb a partir desse acidente que ele iniciou a sua cruzada em pról da segurança no automobilismo. Tanto carros, pilotos e circuitos , tudo era vistoriado. Várias e várias propostas de melhorias em prol da segurança foram introduzidas na Fórmula 1. Macacão anti chamas, cinto de segurança de 3 pontos, capacetes inteiriços, caminhão hospital, áreas de escape, guard rails, equipes de bombeiros e salvamento, helicópteros, são alguns dos itens que Jackie Stewart conseguiu para tornar as corridas mais seguras.

1968, Stewart e a Matra em Zandvoort

Jackie foi Presidente da GPDA ( Grand Prix Drivers Association) por anos a fio.Lembro bem que seu maior algoz , foi Jack Ickx que depois daquele pavoroso acidente na 1ª volta do GP da Espanha em 1970 , quando depois de albarrado por Jackie Oliver seus carros pegaram fogo e Ickx ficou preso na Ferrari, sendo salvo por Oliver e os bombeiros , mudou radicalmente de opinião.

Por essa preocupação toda em prol da segurança, Jackie Stewart  foi chamado de covarde na época, mas a sua resposta ele deu dentro das pistas. Conquistou 3 títulos mundiais (1969/71/73) dois vices ( 1968/72) , sem que nem o acidente e nem muito menos a sua cruzada pela segurança , influenciassem na sua "tocada" nas corridas.

E assim foi escrita mais uma pagina pitoresca no automobilismo mundial.

Abçssss,,, querido Grandalhão.

Ronaldo Nazar

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Conta Caranguejo.

Oi Ruizão. Achei essa foto do V Circuito da Gávea, com Hans Stuck e sua Auto Union, largando ao lado das Alfas de Antonio Brivio, Carlo Pintacuda e Carlo Arzani. Ganhou "Tá-tá-tá-tá na hora/Va-va-va vale tudo agora/Sou mo--mo-mo..." Junho de 1937.

Caranguejo

link

Pintacuda com Hellé Nice 
 Pintacuda vencendo
Von  Stuck

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Duran


Mais algumas fotos que digitalizei do Duran, elas são de vários anos e não seguem uma ordem cronológica.

Valeu Duran, um abração.

Rui Amaral Jr

Conforme comentei ontem esta foto é da Subida dos Boxes onde hoje chamam Café, a pista aí era muito diferente com a Junção feita num traçado mais abaixo do atual. Em meu carro neste ponto estava engatando a 4ª marcha...
 Saída do Bico do Pato...
 Bico do Pato...com Wander Kondrat...
e na sequencia indo para o Mergulho...
 Entrada do "S"...
 Saída da curva do Sargento, notem as telas de proteção para reduzir a velocidade, na verdade com aqueles caibros era mais perigosa que o guard rail!


Conta Chico

OI  RUI , estava lendo a sua postagem a respeito do PORSCHE 550 quando a minha """" maquina do diabo """" deu CREPE , portanto não consegui ainda ler tudo, no entretanto aquela foto do carro no grid da largada em INTERLAGOS (((( o verdadeiro )))) me parece que é o próprio VONTADE STUCK com o No 1... e não o CIRO CAYRES......!!!!!??????


Abraco amigo de CHICO LAMEIRÃO 


NT: "Vontade" é por que Stuck não parava de correr, abaixo o link sobre o 550 RS. O alemão Hans von Stuck foi piloto da Auto Union e morou no Brasil nos anos 1950. 

Stuck
1934- Stuck num belíssimo sobresterço  com o Auto Union tipo A.


Obrigado Chico, um abração.

Rui Amaral Jr