A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

VALEU CAMPEÃO!

Jean Pierre Beltoise
26 de Abril de 1937 - 5 Janeiro 2015






quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Conta Chico.

FOTO do seu blog, do MESTRE LUIS, na CURVA do BICO do PATO esta dando o que falar entre alguns ex-pilotos como RICARDO ACHCAR, JAN BALDER, EURICO SODRE, CELSO FREITAS, eu e mais uma """" penca """ que daria uma lista enorme..... Gosto de ver fotos de carros e pilotos em ação, pois elas nos dizem muita coisa em prestando atenção ....... Os """ modernos"""" diriam ao ver essa foto que """" xi, errou""" , mas vamos devagar com o andor, MESTRE LUIS teria errado se ele estivesse nessa posição em uma SAIDA de CURVA prestes para enfrentar uma reta,mas aí ele esta antes da tangência, portanto sua roda D.D. vai um pouco mais à frente """ passar a mão nela"""" com toda a suavidade que esse momento exige.....!!!!!!!! Quando escrevi em 2011 para o calendário da MAHLE sobre a ANTIGA ESCOLA BRASILEIRA de AUTOMOBILISMO, em que após a escrita a MAHLE me cedeu mais uma página para colocar fotos para exemplificar o meu texto..........procurei algumas fotos do LUIS sem achar nada e agora tempos depois vejo essa bela imagem dele, paciência fazer o que !!!!!
Como diz RICARDO ACHCAR , quando voltarmos a ver CARROS /// CARROS e não CARROS /// AVIÕES, voltaremos a ver os pilotos """"" trabalharem""""" como nos trabalhávamos em nossa época, diria que era um colírio para todas as vistas. Procurem o calendário da MAHLE de 2011 , que acho que vale a pena dar uma olhada tanto na escrita como nas fotos que infelizmente não tem essa do saudoso MESTRE LUIS.



BOM ANO para você RUI e para todos os seu seguidores desse seu blog que esta indo no caminho certo, pois temos que sonhar que um dia teremos um AUTOMOBILISMO de VERDADE...


Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO 



-------------------------------------------------------------------------------------

Feliz 2015

À todos um ano maravilhoso e de pé embaixo!

Rui Amaral Jr

NT: A foto em questão copiei muito tempo atrás do blog do Candreva ou Corradi, maravilhado com a tocada do Luiz postei logo à seguir em "AERODINÂMICA" aos dois meu muito obrigado. 


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CANCHA RETA V - Formula Ford 1971

TRÍPLICE COROA
Figurinha do álbum "Brasil Pátria Amada" 1971 cedida por Pedro Hiraoka.
Chico e Sergio Mattos.
Pedro X Clóvis.


É, meu caro leitor. Quando pensavas que eu ia esquecendo deste empolgante relato, eis que volto com a conclusão da saga Cancha Reta- Tríplice Coroa ou como foi a disputa do primeiro Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford em 1971. Bom, depois de quatro corridas onde constatou-se a superioridade do F/F #14 de Francisco Dias Lameirão, preparado pelo Miguel Crispim Ladeira, acompanhado de perto pelo #84 de Pedro Victor DeLamare, pudemos ver que os pilotos gaúchos aprendiam rápido: Claudio Ricardo Muller, F/F #11 e o #22 de Clovis de Moraes haviam progredido muito. 

Claudio Muller.
Clovis Moraes.
Leonel.
Pedro Carneiro Pereira.

Na etapa decisiva então, outra vez em Tarumã, a concorrência tinha objetivos diferentes: enquanto alguns pensavam em carimbar a faixa do campeão, outros prometiam que se Chico vencesse, haveria protesto. E assim foram para o grid. Lameirão, largou na frente e foi seguido por Clovis, Muller, PV DeLamare e Pedro Carneiro Pereira. E quem estava esperando muita disputa, ficou frustrado. Chico Lameirão só recebeu alguma pressão de Clovis de Moraes, que para acompanhá-lo, estabeleceu a volta mais rápida da bateria (1m17’73). Terminaram juntos, mas com o paulistano à frente. Entre os ponteiros, alteração só nas posições de Pedro Carneiro Pereira e Leonel Friedrich, com Leonel à frente. Mas ainda tinha mais. Na segunda série, Chico mais uma vez deu as cartas e “correu de pijama”. Marcou até a melhor volta, (1m17’55) e outra vez terminou à frente de Clovis. Pedro DeLamare conseguiu superar Claudio Muller, que ao tentar dar o troco, rodou o F/F #11 na saída do Tala Larga. Com habilidade porém, manteve-se adiante de Friedrich. Incidente a registrar, só a batida no guard-rail de Alex Dias Ribeiro, que fraturou o pulso. Após a corrida, o carro do vencedor foi protestado quanto ao seu peso e teve aberto o motor. Nenhuma irregularidade foi encontrada e Francisco Lameirão, sagrado campeão brasileiro, paulista e gaúcho de Fórmula Ford. A categoria dava seus primeiros passos no Brasil e gaúchos e paulistas a disputariam ferozmente por duas décadas e meia. Papo para outra vez.

CARANGUEJO

 Alex Dias Ribeiro envolve-se em acidente e acaba no guard rail.  


RESULTADO



----------------------------------------------------------------------------------------


NT: Dedico estes posts à todos meus amigos que disputaram a primeira temporada da Formula Ford no Brasil, foi uma pena a categoria ter acabado, e especialmente ao Chico e Crispim, amigos de longa data e ao Caranguejo fiel escudeiro e autor de belas páginas de nossas historias.
Agradeço também ao meu amigo Luiz Henrique Pankowisk que me presenteou com sua coleção da revista Quatro Rodas de onde digitalizei as fotos deste post.

À todos um forte abraço,

Rui Amaral Jr  

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Quem, quando, onde?