A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Apenas uma foto...


Foi meu amigo Perdro Garrafa que colocou a foto acima em nossa página da Divisão 3 no Face, acredito ser de 1970 pois Interlagos ainda não tinha as zebras. Na frente o Fúria-BMW #9 e não sei quem está pilotando, logo atrás o Fúria-GM de Pedro Victor de Lamare e em sua cola a carretera Chevrolet-Corvette de Camilo Christófaro, no barranco um Puma branco. Lá ao fundo a saída da curva do Sol e o Fúria #9 já vem freando e tomando a entrada da curva do Sargento.

Rui Amaral Jr  

PS: Segundo meu amigo Luiz "Guima" Guimarães é Jaime Silva no Fúria-BMW, abração Guima! 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Vanwall


Finalmente pronto o VANWALL feito por meu amigo Ricardo Bock, sábado tiramos a beleza da caixa de acrílico e apreciamos o que a "Fera" construiu. Poucas foram as peças que não foram feitas por ele, apenas algumas mangueiras, pneus e parafusos...as rodas por exemplo eu mesmo vi sendo feitas parte por parte!
As fotos foram feitas pela Regina Calderoni enquanto conversávamos esperando o Jaime Costa para irmos ao show da Scuderia Tomahawk.

Rui Amaral Jr     











sábado, 9 de agosto de 2014

É hoje!



Festa de 2 anos da Scuderia Tomahawk com uma baita festa no Bar da Brahma no Campo de Marte à partir das 19h, muitos amigos já confirmaram a presença, apareçam! 


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Escapamentos II...

Matra MS11- Foto enviada por meu amigo Helio Canini.

Continuando o tema os depoimentos de meus amigos Jr Lara, Ricardo Mansur e Carlos Manzetti no Face da D3 onde mostrei o post anterior. Três grandes pilotos e que em suas carreiras fizeram a maioria das corridas com os motores VW boxer na Divisão 3 e Formula Supe Vê.

Manzetti - Eu lembro que o Elcio Pellegrini colocava o motor no Polar (F-2 da epoca) 4x1 e quando tirava o motor pra encaixar no fusca ele colocava 4x2 e olha que andava bem no fusca de 4x2, ele fez isso numa prova F-2 sul americana em Interlagos, quando acabou a F-2 logo em seguida teve a hot cars e ele correu nas duas, ele andava muuito...., fica ai mais uma História da D-3.

Ricardo M. Mansur - O correto é 2+2 cruzado (direto) e o 4x1 (central). A escolha do escapamento tem muito a ver com a topografia da pista. Para Interlagos, que tem subidas, descidas, o ideal seria um volante ligeiramente mais pesado, um comando com uma faixa de torque maior e mais pronunciada e um escape 4x1. Esse escapamento proporciona mais torque, ideal para o circuito paulista! O 2+2 cruzado faz o motor virar mais alto, quando não é tão essencial o torque, próprio para pistas planas como Goiânia! Aí sim é possível se utilizar um comando bem mais forte e um volante levíssimo! Nesse caso, uma relação de marchas com escalonamento bem próximo, é essencial! Quanto ao som dos motores boxer de cilindros contrapostos, é possível se identificar qual escape utilizado sem olhar! O 4x1 tem o som mais grave, mais definido! O 2+2 é um som bem mais agudo, metálico, parece dissonar! Pra mim, os dois são música... Da melhor qualidade!

Jr Lara - O Ricardo Mallio Mansur já falou tudo, mas com relação ao 4x1 o regulamento não permitia que o escape ultrapasse mais de 20 cm do capo traseiro, fora os pentelhos que entortavam propositadamente a longa corneta...

Ricardo M. Mansur - Bem lembrado, Junior! No início eu reclamava do tamanho das "cornetaças" mas, nós do interior não tínhamos força para que fosse cumprido o regulamento! Meu carro sempre esteve nos "conformes", rsrsrs! Um erro no vácuo e você poderia tirar um "rabudo" da pista e ir junto caso danificasse seu radiador! Algumas cornetas chegavam a meio metro! Abs!



 Ricardo
Jr Lara
Manzetti