A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 23 de julho de 2014

De cabeça para baixo!

Foto Reuters

Senhores, certas vezes posso parecer um pouco caustico ou saudosista, tenho deixado de comentar as belas atuações de Farfus na DTM, Nasr na GP2 e da dupla Tony e Hélio na Indy, sou assim mesmo, escrevo e falo com independência e sem o rabo preso com nada e melhor que isto escrevo para vocês que muito me honram ao acompanhar este bloguinho.
Fui um pouco duro ao comentar a panca de Massa em Hockenheim, aliás a pista está maravilhosa e possibilitou uma bela corrida. Que atire a primeira quem de nós numa largada nunca jogou seu carro para cima de outro, coisa que acontece até na F.Um, mas o que me chateia é o blá, blá blá depois...“errei sim” é tão simples de se falar!
Mas não é isto que quero comentar e sim a enorme quantidade de grana que as empresas estatais colocam em apenas dois ou três pilotos, enquanto o belo automobilismo praticado no Brasil está jogado às traças.
Do Rio Grande do Sul até o Ceara pululam as categorias regionais onde pilotos, preparadores e mecânicos mostram seus talentos e trabalham com afinco e dignidade, acontece que nosso órgão máximo a C.B.A. só tem olhos para as categorias Top de nosso automobilismo como a F.Um que apesar de vir apenas uma vez por ano deixa todos eles de rabo abanando, a Stock e o Brasileiro de Marcas que apesar dos nomes são apenas categorias monomarcas e  não fosse um menino que vem se revelando um grande bota na Stock nunca revelaram talentos para o automobilismo mundial, apesar de ótimos pilotos que nela competem, e a Formula Truck que muito bem gerida por seus organizadores pouco precisa da tal “organização” que rege nosso automobilismo. 
Não temos hoje no Brasil algumas categorias que tanto precisamos, de caráter nacional com provas regionais que levem os melhores à luta pelo titulo brasileiro...precisamos de uma ou duas categorias sérias de Formula e outra de Turismo mas sem a imposição de chassi e motor para as formulas e deixando a categoria de turismo com carros de todas as marcas sem esta aberração que é hoje o Brasileiro de Marcas que corre com apenas uma marca de motores preparados por Orestes Berta!

 Formula VEE
 Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos


Temos em São Paulo duas belas categorias que com  algumas mudanças poderiam se adequar muito bem à isto; são a F.Vee e o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos.
Precisaríamos que as estatais que investem fábulas em alguns poucos pilotos dessem seu apoio ao nosso automobilismo, bancando prêmios dignos de largada e chegada, ampla divulgação das categorias em jornais, TVs e outros órgãos da imprensa, pois assim nossas equipes e pilotos poderiam oferecer um retorno aos seu patrocinadores. Veríamos assim a entrada das fábricas de autopeças, pneus, carros e outras que poderiam mostrar seus produtos ao publico, e não acontecendo o que aconteceu com um montadora que após vencer o Brasileiro de Marcas e divulgar o resultado teve seu nome envolvido em duras criticas e chacotas pois o carro que levava seu emblema corria como motor de outra marca e preparado por um argentino!
Acontece que a confederação e as federações estão pouco se importando com o que acontece em nosso automobilismo domestico se interessando apenas pelas polpudas verbas que as categorias que nomeei acima deixam em seus cofres e não batalham nem um pouco pelo automobilismo que atrai tantos pilotos dando trabalho à milhares de pessoas...e infelizmente as empresas citadas acima também nada querem com esta forma deturpada de organizar nosso automobilismo, que para quem não sabe (eles não nós) nos deu nove títulos mundiais, outros tantos em categorias regionais como a Indy, F3, F2...
Algo precisa ser feito!


Rui Amaral Jr 

Fotos: Mara Carrera 11-98722-1001 Facebook https://www.facebook.com/mara.carrera.10?fref=ufi
     

segunda-feira, 21 de julho de 2014

GP da Alemanha 2014 - Hockenheim

GettyImages
Hamilton sem duvida alguma o nome da corrida, o campeão sem duvida alguma continua rápido e aguerrido como sempre, tenho certeza que vai brigar com Nico pelo campeonato.

REUTERS
Hamilton, Kimi e Sutil

REUTERS


Grande corrida e Hockenheim foi um palco perfeito para grandes atuações, Hamilton sobrou e caso não tivesse se enroscado com Button teria certamente ido buscar seu companheiro de equipe, mas corridas e a vida não se faz de "se" e vários pilotos fizeram um verdadeiro show, Alonso, Ricciardo, Bottas, Vettel, Hulkenberg, Button, Kimi e o vencedor Nico.
O ponto triste da corrida foi o acidente de Felipe Massa, não pelo acidente em si quando Massa depois de uma largada disputadíssima pensou estar sozinho na pista tomou a curva e partiu para o ponto de tangencia como se não estivesse disputando posições. O ponto triste a que me refiro foi ver o locutor e o comentarista da TV oficial vomitando sua verborragia tentando mostrar uma situação que não existiu, notem que Barrichello se nega a comentar as sandices ditas por eles. E mais tarde as declarações do próprio piloto que pelo visto não viu o replay da largada e tentou levar ao publico uma situação que simplesmente não existiu!  


RESULTADO

1) Nico Rosberg             (ALE/Mercedes), 67 voltas em 1h33m42s914
2) Valtteri Bottas            (FIN/Williams-Mercedes)         + 20s789 
3) Lewis Hamilton          (ING/Mercedes)                       + 22s530 
4) Sebastian Vettel        (ALE/Red Bull-Renault)            + 44s014 
5) Fernando Alonso       (ESP/Ferrari)                            + 52s467 
6) Daniel Ricciardo        (AUS/RBR-Renault)                 + 52s549 
7) Nico Hulkenberg        (ALE/Force India-Mercedes)   + 1m04s178
8) Jenson Button           (ING/McLaren-Mercedes)        + 1m24s711
9) Kevin Magnussen      (DIN/McLaren-Mercedes)        - 1 volta
10) Sergio Pérez            (MEX/Force India-Mercedes)  - 1 volta

Mundial de Pilotos:

1. Nico Rosberg, 190 pontos
2. Lewis Hamilton 176
3. Daniel Ricciardo, 106
4. Fernando Alonso, 97
5. Valtteri Bottas, 91
6. Sebastian Vettel, 82
7. Nico Hülkenberg, 69
8. Jenson Button, 59
9. Kevin Magnussen, 37
10. Felipe Massa, 30
11. Sergio Pérez, 29
12. Kimi Räikkönen, 19
13. Jean-Éric Vergne, 9 
14. Romain Grosjean, 8 
15. Daniil Kvyat, 6
16. Jules Bianchi, 2

Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 366 pontos
2. Red Bull-Renault, 188
3. Williams-Mercedes, 121
4. Ferrari, 116
5. Force India-Mercedes, 98
6. McLaren-Mercedes, 96
7. Toro Rosso-Renault, 15 
8. Lotus-Renault, 8
9. Marussia-Ferrari, 2

domingo, 20 de julho de 2014

É hoje!


quarta-feira, 16 de julho de 2014

A ESTRÉIA DO MAVERICK

 Essas duas fotos são do livro do Bird e do Luiz, a de cima, do livro do Luiz nos treinos dos 500 KM com um autógrafo do Bird onde escreveu "Bons Tempos"...obrigado Bird, vocês foram um exemplo! Me intrometendo no post do Caranguejo, Rui.  
Affonso, Marivaldo, Nilson, Bird, Luiz e Tite.

Em junho de 1973, após o lançamento do Ford-Maverick, podemos dizer que tivemos um mini-torneio (não-oficial) de cinco provas, do tipo endurance, com a estréia do Maverick nas pistas e a presença dos grandes pilotos da época. De forma oficiosa, não seria leviandade declarar o campeão dos Mavericks o piloto que tivesse a melhor performance nestas corridas.

Foram as seguintes as provas:

-25 Horas de Interlagos;

-500 Km de Interlagos;

-6 Horas de Tarumã;

-200 Milhas de Interlagos;

-Mil Milhas Brasileiras.

 25 Horas-Bird/Nilson.
25 Horas Luiz/Tite/Alex.
 Luiz e Tite vencem os 500 KM.

Luiz x Bird nos 500 KM.


De um lado estavam Bird Clemente na equipe Dropgal Ford (comandada pelo lendário Luiz Antonio Greco); no outro, Luiz Pereira Bueno na equipe Hollywood (capitaneada por Anísio Campos). Na estréia dos Mavecos, Bird ao lado de seu irmão Nilson e do gaúcho Clovis de Moraes saíram na frente com vitória na tradicional 25 Horas de Interlagos, em agosto. Peroba, secundado por José Renato Catapani e Alex Dias Ribeiro, atrasou-se e terminou em quinto. Nos 500 Km de Interlagos, os irmãos Clemente correram em dupla e L.P. Bueno inscreveu-se com Catapani. Os dois ex-pilotos da Equipe Willys (Luizinho e Bird) reviveram seus melhores tempos e lutaram por cada centímetro da pista. Impossível prever o vencedor, diante de dois pilotos de tamanho gabarito. A vitória viria no detalhe. Quando Nilson Clemente entrou nos boxes, errou o pit e as chances da equipe Hollywood aumentaram. Quando foi a vez do carro #11 ir para os boxes para o reabastecimento, foi necessário trocar os pneus (os do lado direito) e Luizinho e Tite demoraram a voltar. Após um último esforço, Bird /Nilson venceram o segundo round. Para as 6 Horas de Tarumã, novidades nas equipes. Nilson Clemente não veio ao sul e foi substituído por Ismael Chaves Barcellos e Clovis de Moraes retornou à Dropgal Ford. Na Hollywood, Luizinho preferiu ficar coordenando dos boxes e cedeu seu lugar ao Lequinho Ribeiro. Apesar da tripulação do #20 ser de maioria gaúcha, o trio Bird/Clovis/Ismael teve problemas e terminou em segundo. Os vencedores foram Tite Flecha/Alex, com a dupla Pedro Carneiro Pereira/José Asmuz em terceiro, com o melhor Opala (sim, era aquele que Bird Clemente desenvolvera para a quebra do recorde brasileiro de velocidade, três anos antes). A etapa seguinte seriam as 200 Milhas de Interlagos, mas surpreendentemente, desta vez a ausência ficou por conta da Equipe Dropgal-Ford, talvez preparando o carro para as Mil Milhas. Então quer dizer que Luizinho/Tite estavam de sangue doce, sem adversários na corrida? Que nada. A dupla Marivaldo Fernandes/Mario Patti Jr. da equipe Manah em outro Maverick, deram a maior canseira nos Hollywoodianos e só não venceram devido à quebra da alavanca das marchas e um atraso no pit-stop. A prova decisiva seriam as Mil Milhas, que não contariam com os Divisão 1, como nas quatro provas até então. Entrariam em cena os Divisão 3.

 Largada das Mil Milhas Brasileira 1973...Pedro na pole e Bird/Nilson com o 3º tempo.  


As Mil Milhas Brasileiras de 1973 foram disputadas pelos carros da Divisão 3, o que significaria um nível de preparação maior e alguma dúvida quanto à capacidade de resistência dos velozes D3 ante uma prova longa. A equipe Dropgal-Ford apresentava o #20 com um setup diferente: motorzão 302-V8 com quatro carburadores Weber 48 mm, 420 HP e Bird e Nilson ao volante, enquanto isso os Hollywoodianos...

 Nilson e Bird festejam a vitória nas 25 Horas com Greco e equipe. 


A equipe de Anísio não se inscreveu, o que animou a concorrência, outros Opalas e tais. Um deles, o do piloto Pedro Victor DeLamare foi o pole position. E de fato, no dia da corrida, DeLamare saiu feito um foguete, mas não agüentou por muito tempo. Com uma tocada segura, os irmãos Clemente foram os melhores e Bird encerrava assim sua brilhante carreira com vitórias nas mais importantes provas de turismo de então: as 25 Horas de Interlagos, os 500 Km e as Mil Milhas. Nada mau para quem só havia retornado às pistas para ajudar a carreira do irmão Nilson...

CARANGUEJO