A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 10 de julho de 2014

GP DA FRANÇA- 1973



Estava eu em casa, praguejando contra o frio quando toca o telefone. Do outro lado, as vozes do Rui Amaral Lemos Jr. e do Ronaldo Nazar, arquivo vivo do automobilismo brasileiro. “Oi, Caranguejo. Estamos ligando pra saber se ainda estás vivo”. Toda essa distância e esses caras lembram de mim.

- E eu posso saber o que os cérebros avoados estão fazendo?”

- Estamos assistindo ao GP de Paul Ricard, 73.

Le Castellet, GP da França, para mim, o começo da perda do Mundial de 73.

- Quem sabe possas escrever a respeito. - Diz o Rui.

- Se eu escrever, vou colocar vocês dois na história.

...e Emmo começou a perder.

Ronnie vencendo.
Stewart, Jody e Emerson.

No forte do verão francês, muita disputa entre Jody Scheckter (McLaren), Ronnie Peterson (Lotus), Denny Hulme (McLaren), Jackie Stewart (Tyrrell) e Emerson Fittipaldi (Lotus), estava prometida para o GP da França de 1973, em Paul Ricard. Na lista de inscritos, as novidades eram Henri Pescarolo substituindo o aposentado Nanni Galli na Equipe Williams e Reine Wisell no lugar de Mike Beuttler na March (o Cavalo-Marinho acidentou-se numa prova de F2 em Rouen, uma semana antes). Foi quando Emmo começou a perder. Ao que parece na largada, Emerson e Stewart (pole-position) prestaram muita atenção um no outro e Jody aproveitou-se disso bem como Peterson, para dispararem na frente. Stewart, Hulme e Emerson vinham atrás. Jackie e Denny Hulme tiveram problemas com seus pneus e Emmo subiu para terceiro que logo virou segundo quando Ronnie achou que ele estava em melhores condições para atacar Jody Scheckter.




E estava. Mas Jody não se intimidou com a pressão de Fittipaldi e faltando doze voltas, ainda era o líder. Emerson contudo, achou que poderia arriscar-se com um novato como o sulafricano e vencer, se o surpreendesse. A oportunidade surgiu quando encontraram o retardatário Jean Pierre Beltoise e sua BRM pela frente. Fittipaldi deu o bote, mas Jody o percebeu e eles acabaram batendo. Para um homem prudente, Emmo arriscou demais. O GP de Paul Ricard já seria sua segunda corrida sem pontuar e ele continuaria no zero em Silverstone e Zandvoort. Bom para Stewart, que depois do pneu furado, ainda terminou em quarto lugar,abrindo uma pequena vantagem e para Peterson, ganhador de seu primeiro Grande Prêmio. Naquela temporada ele ainda venceria em Osterreichring, Monza e Watkins Glen. 

Emerson tinha uma boa relação com Chapman, mas Colin ficou mal acostumado com o sujeito ao lado do qual aparece na foto, e queria total dedicação. O Mundial chegava à metade e a liderança trocava de dono.


CARANGUEJO


À partir de 1h e 35m o começo da tentativa de ultrapassagem!


Ronnie
O piloto que na Formula Ford usava o nome de Antonio Bronco agora na Ensign N173 como Rick von Opel. Coisas do Benjamim "Biju" Rangel...um dia contamos mais!

---------------------------------------------------------------

Parabéns meu amigo Caranguejo, não é todo dia que ficamos mais velho, um abração!



segunda-feira, 7 de julho de 2014

GP da Inglaterra 2014 - Show em Silverstone!

Reuters-Phil Noble 


Show em Silverstone, Hamilton com todo merecimento vence e parte para cima de Nico no campeonato, excelente corrida de Button e uma bela briga de Vettel e Alonso (briga de cachorro grande!), Ricardo faz um ótimo terceiro e Bottas faz uma corrida de mestre e se firma como o nome da Willians.


GettyImages

Resultado

1) Lewis Hamilton          (ING/Mercedes)                     em 2h26m52s094
2) Valtteri Bottas            (FIN/Williams-Mercedes)       + 30s135
3) Daniel Ricciardo        (AUS/RBR-Renault)               + 46s495
4) Jenson Button            (ING/McLaren-Mercedes)     + 47s390
5) Sebastian Vettel         (ALE/RBR-Renault)               + 53s864
6) Fernando Alonso        (ESP/Ferrari)                         + 59s946
7) Kevin Magnussen       (DIN/McLaren-Mercedes)     + 1m02s563
8) Nico Hulkenberg         (ALE/Force India-Mercedes) + 1m28s692
9) Daniil Kvyat                 (RUS/STR-Renault)              + 1m29s340
10) Jean-Eric Vergne       (FRA/STR-Renault)               - 1 volta



GettyImages

Montoya volta a vencer na Indy e Hélio assume a ponta no campeonato.  

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ferrari 312PB - II

1972 -  Seis Horas de Daytona as 312P de #4 Regazzoni/Redman, #6 Tim Schenken/Ronnie Peterson, #2 Mario Andretti/Jacky Ickx ponteiam a Lola T280 de Reine Wisel/Jo Bonnier e as Alfa Romeo T33/TT/3 a #7 de Peter Revson/Rolf Stommelen, #5 Vic Elford/Helmut Marko e #9 de Nanni Galli/Andrea de Adamich. Vitória de Ickx/Andretti.
1972  Carlos Pace faz sua primeira corrida na 312PB com Helmut Marko fazzem o segundo lugar nos 1.000 KM de Zeltweg.
     1973 Carlos Pace entra no Karroussel quando ele e Arturo Merzario ficaram em segundo lugar na vitória de Brian Redman/Jacky Ickx nos 1.000 KM de Nurburgring. 

1972 os monstros foram banidos e o Campeonato Mundial de Esportes Protótipos que neste ano teria a denominação Campeonato Mundial de Marcas e sua classe mais forte seria Grupo 5 Sport com motores até 3 litros, não sendo obrigatória a construção de 25 carros para sua homologação. Depois da surra dos anos anteriores a Ferrari vinha com sua 312 PB renovada e decidida a vencer, para isto construiu seis carros, três para as corridas e os outros de reserva ou para desenvolvimento na fábrica. Trouxe para equipe grandes pilotos como Mario Andretti, Ronnie Peterson, Peter Revson, Arturo Merzario, Helmut Marko, Jacky Ickx, Clay Regazzoni, Tim Schenken, Sandro Munari, Carlos Reutmann, Brian Redman e na corrida de 1972 em  Zeltweg a primeira participação de Carlos Pace que em 1973 faria parte da equipe.
O projeto do carro foi entregue ao engenheiro Mauro Forghieri e em seu projeto ele utilizou o motor 12 cilindros com o qual a marca disputava a Formula Um, aqui um parêntese; alguns especialistas classificam este motor como V12 à 180º mas a própria Ferrari o classifica como 12 flat*.
Seu chassi um semi-monocoque em alumínio com seções tubulares na dianteira e traseira para acomodar as suspensões e o motor e cambio. A suspensões dianteira e traseira eram idênticas às das Ferrai 312B da Formula Um, na dianteira braços triangulares superpostos com molas e amortecedores, barra estabilizadora. Na traseira com triangulo inferior e tensores, amortecedores e barra estabilizadora. O cambio o mesmo da F.Um de cinco marchas com diferencial autoblocante.  

1971 Ignazio Giunti toma a ponta nos 1.000 KM de Buenos Aires na estréia da 312PB. Infelizmente ele sofreria o acidente fatal na volta 38.
12 Horas de Sebring 1971 Mario Andretti que fez dupla com Jacky Ickx larga na pole ao lado dos monstros de 5.000cc. Foram segundos atrás da Ferrari #6 de Mark Donohue/David Hobbs.
  1.000 KM de Monza 1971, a 312PB #15 de Jacky Ickx/Clay Regazzoni pula na frente!









  

Motor
Configuração - 180 º V12*
Localização - Central, montado longitudinalmente.
Construção bloco e cabeçotes em de liga leve.
Deslocamento 2,991 litros 
Diâmetro x Curso 78,5 milímetros x 51,5 milímetros 
Taxa de compressão 11.5:1
Válvulas 4 válvulas por cilindro com comandos nos cabeçotes DOHC
Alimentação de combustível Lucas Fuel Injection

Potencia 460 bhp  à 10800 rpm
BHP / Litro 154 cv / litro


Chassis - alumínio semi-monocoque
Suspensão (fr / r) triângulos duplos, molas helicoidais
Caixa de direção cremalheira e pinhão
Freios discos ventilados nas quatro rodas
Cambio 5 marchas mais ré
Tração traseira

Dimensões
Peso 665 quilos 
Comprimento 3.500 milímetros
Largura 1.880 milímetros 
Altura 956 milímetros 
Distância entre eixos 2.220 milímetros
Bitola dianteira 1,425 milímetros
Bitola traseira 1,448 milímetros 

Em 1972 foram onze corridas no campeonato, fora as 24 Horas de Mans em que a Ferrari não correu venceu as outras dez, foram nove poles e vários primeiros segundos e terceiros lugares na mesma corrida.

Rui Amaral Jr

Os concorrentes
Alfa Romeo T33/TT/3 com Peter Reveson
 Mirage M6 Cosworth com Carlos Pace em Watkins Glen 1971
 Lola T280 Cosworth com Gerard Larousse 
 Porsche 908/3 com Reinold Joest
 Mirage M6 com  Brian Redman