A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 25 de março de 2014

Restauração fotográfica.



Restauração fotográfica – a arte de resgatar a história da vida

Desde a primeira fotografia permanente do mundo, feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce em 1826, o hábito de se registrar pessoas, momentos e acontecimentos através de fotografias tornou-se mundial. Na verdade, essa necessidade surgiu por volta de 1558, e demorou 268 anos para sair de toscas câmaras escuras e impressões em uma imensa diversidade de materiais e muitas “mãos” de evolução para que chegasse a impressão de Niépce, em uma placa de estanho. Quem levou a impressão das imagens do estanho para o papel foi o inglês William Fox Talbot, em 1839, ao desenvolver melhor a técnica da daguerreotipia criada pelo também francês Louis Jacques Mandé Daguerre.

Em qualquer esfera – pessoal ou pública –, em qualquer um dos quatro cantos do Globo Terrestre, encontraremos arquivos e álbuns fotográficos, sejam pessoais ou profissionais, atestando, ali, um acontecimento interessante e que, por algum motivo, deve ser preservado. E aí começa a dificuldade. A qualidade do papel fotográfico, a maneira como foi guardada, fatores climáticos, acidentes com os arquivos, envelhecimento, enfim... são inúmeros os fatores que levam uma fotografia a estragar-se irrecuperavelmente. Nem sempre. Com a tecnologia atual, aliada a capacidade de um profissional, a imensa maioria dessas fotografias, cujo destino era o lixo, pode ser restaurada e trazer de volta tudo o que representa.

Os trabalhos em uma restauração costumam ser múltiplos, Raramente consegue-se setorizar apenas uma função, como tirar marcas de dobras, ou manchas, mascarar o aspecto envelhecido, reconstruir fotos rasgadas e maltratadas, fazer com que imagens quase apagadas do papel sejam reavivadas sem que haja perda das características da fotografia original e até mesmo colorir uma imagem em preto e branco são algumas das atividades que envolvem uma restauração fotográfica. 

A restauração consiste em consertar cada defeito, eliminar ou cobrir cada mancha, redesenhar cada pixel (micro-quadro) perdido, além de, por vezes, tirar um “intruso” indesejado de uma foto, o que significa redesenhar toda a paisagem para “cobrir” o espaço criado; quando se parte para a colorização, acertar os tons de roupas e objetos, além dos tons de pele, é um imenso desafio. Tudo tem que ser feito com muito cuidado e estudo, uma espécie de viagem no tempo e lugar da fotografia original. Quando um original está muito danificado, é sempre bom contar com outras fotos no mesmo ângulo, para referência quando da reconstrução de um rosto, mas raramente isso acontece. Aí, entra em cena o dom do restaurador, seus conhecimentos de desenho, de iluminação, perspectiva, obsessão pelos detalhes e infinita paciência.

Existem, também, algumas limitações. Fotos fora de foco dificultam o controle de nitidez, sendo muitas vezes impossível seu restauro. A recriação de faces pode ser uma limitação, o que pode resultar na não adequação de novas fisionomias faciais. Por mais que a restauração tente resgatar as características originais da fotografia, é também um processo resultante da subjetividade do restaurador, podendo em determinados casos não atender a expectativa gerada.

É um trabalho demorado. Depende do tipo do papel, do estado de conservação e da falta de informação da imagem. Não é um trabalho de poucas horas. Na maioria dos laboratórios, a restauração digital custa de R$ 50,00 a R$ 70,00 por hora de trabalho, o que onera sobremaneira os custos. Se o cliente quiser uma ampliação, cobram um valor a mais, e avaliam o trabalho em três níveis, Restauração Leve, Restauração Moderada e Restauração Severa, além de Colorização de fotos P&B e fotomontagem são cobrados a parte.

A RPR atua de forma diferenciada. Após avaliar a possibilidade ou não da restauração, o preço é único, independente do tempo que demandará o trabalho, ficando normalmente na ordem de R$ 300,00 cada restauração. A entrega do material, pelo cliente, deve ser a imagem digitalizada com uma resolução de 300dpi ou 600dpi, salva como jpg ou tiff; no caso de fotos rasgadas ou despedaçadas é necessário escanear todos os pedaços da foto juntos. A restauração será entregue em até 10 dias úteis por email ou cd, totalmente restaurada e pronta para ser impressa em qualquer impressora ou estúdio de fotografias, quando o cliente efetuará o pagamento da segunda parcela – a primeira é paga no ato da contratação do trabalho.

O trabalho proposto compreende: Correção de fotos apagadas; Correção de cor; Eliminação de rachaduras; Eliminação de rasgos; Eliminação de riscos; Eliminação de ruído; Eliminação de marcas de fita adesiva; Eliminação de manchas; Eliminação de marcas de água; Eliminação de marcas de mofo; Eliminação de olhos vermelhos; Eliminação de vincos; Realce de brilho; Realce de contraste; Realce de nitidez; Reconstrução fotográfica. Trabalhos extra: Fotomontagem; Pintura digital; Inserção de texto.

Contato: Renato Pereira
royalphotorestore@gmail.com














segunda-feira, 24 de março de 2014

Regina Calderoni

Interlagos, Regina de Stock Cars na curva do Pinheirinho.

Na ânsia de promover a corrida de ontem da Stock algum redator totalmente desinformado ou com intenções outras que sequer posso imaginar, resolveu nas chamadas para a corrida escrever o que depois os locutores não cansaram de falar; que a Bia Figueiredo era a primeira mulher à pilotar um Stock! Ledo engano, minha amiga Regina já pilotava um na década de 1980, aqui em casa em almoço no sábado com amigos ela estava indignada e nós também! 
Pô dona Globo, um pouco de pesquisa não faz mal nenhum!
Agradeço ao meu amigo Washington Luiz Desmothenes por ter alertado alguns jornalistas do fato e ao Lito Cavalcanti por ter restabelecido a verdade no ar!

Rui Amaral Jr



     

domingo, 23 de março de 2014

quinta-feira, 20 de março de 2014

João

João Batista Mello Peixoto
Superkart no Pacaembu...


Estudamos no Colégio Paes Leme na longínqua década de 1960, na foto João atrás do Panga - Fernando Aranha - eles sentaram nas primeiras filas só para mostrar em casa que eram estudiosos, estou atrás do João e lá no fundo Julio Caio - Azevedo Marques. 


Mario Sérgio da Mini Kart, Xaninho e Ronaldo Ferreira, o grande Maneco Combacau e João...

1982/83 foi criada a categoria Superkart, eram karts com dois motores e aceleravam muito, e lá estava João disputando junto às maiores feras de nosso automobilismo!

 Entre Emerson e Chico Serra...
João e Emerson, o Fittipaldi! Depois de uma fase difícil quando muita gente desacreditava que Emerson voltaria ele disputou o campeonato de Superkart e daí voltou ao topo do automobilismo mundial em sua super vitoriosa carreira nos EUA! 

 João e Wilsinho Fittipaldi.
No circuito na Praça Charles Miller, estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu.  
 Interlagos na chuva!
Treinando em Interlagos

Um abração João!

Rui Amaral Jr