A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Lotus Eleven S2

 
Mackay-Fraser e Jay Chamberlain vencen em Brands, ao volante Chapman.

link



Outro dia mostrei uma Lotus Eleven pilotada por Innes Ireland vencendo no circuito Charade em Clermont-Ferrand e resolvi mostrar o carro que já apareceu aqui em diversos posts.
Desde 1947 Chapman vinha preparando e fazendo carros de corridas, o primeiro grande sucesso foi o Mark VI, o predecessor do Lotus Seven, um biposto com as rodas para fora protegidas por para lamas feito para as tradicionais corridas de clubes inglesas,  110 unidades foram comercializadas.
Com o Mark VIII, que usava um motor MG de 1.500cc, ele entra nas competições internacionais de carros Esporte.
Em 1956 cria a Lotus Cars sendo o nome uma homenagem à Ethel, sua mulher, que apreciava a planta homônima. O primeiro carro com a nova denominação vem a ser justamente o Lotus Eleven S1, obviamente sua décima primeira criação. Usava vários tipos de motores o 1.100cc e um 1.500cc Ford para corridas de clubes, o motor Climax de 1.112cc para corridas na classe S1.1 para corridas na categoria Esporte  com o qual venceu o Índice de Performance em Le Mans (1956) e com o 11º lugar em Sebring 1957 vencendo na categoria S1 chegando atrás apenas dos grandes carros da categoria pilotado por três pilotos entre eles Colin Chapman. 
Ainda em 1957 Chapman constrói o Eleven S2 com algumas modificações na suspensão dianteira, este carro com o motor 1.100cc Climax foi 9º lugar nas 24 Horas de Le Mans vencendo o Index na categoria S1.1 pilotado pelo norte americano nascido em Pernanbuco  Herbert Mackay-Fraser e Jay Chamberlain. Nesta corrida Mackay-Fraser estava inscrito com outro S1 em parceria com Chapman, este carro usava um motor Conventry-Climax FWB e acredito que não largou.
Mackey-Fraser era um constante piloto de Chapman, e com este carro ao lado de Stirling Moss bateu vários recordes, como o de velocidade nos autódromos de Monza, Le Mans e outros. Mackey-Fraser morreu pilotando um Lotus F2.

Le Mans 1957, Lotus Eleven - Coventry Climax FPF 1.100cc, Robert 'Bob' Walshaw/John Dalton, 13º na geral.
 Le Mans 1957,Lotus Eleven Conventry Climax FWA SOHC 744 cc, com Cliff Allison/Keith Hall, 14º na geral.

Nassau 1959

O Eleven era uma parceria de Chapman com Frank Costin ( o “Cos” da Cosworth) que projetou a parte aerodinâmica, seu chassi era tubular com reforço de placas de alumínio, o motor dianteiro era deitado para facilitar a penetração aerodinâmica, eixo traseiro De Dion e na versão para categoria S1 do Campeonato de Veículos Esporte contava com freios à disco Girling. Pesava apenas 410 kg o que com os cerca de 140 Hps do motor o levavam a ser um carro muito rápido.
E foi quando Chapman começou à importunar os grandes e logo logo seria um deles! 

     Na inauguração de Clermont Ferrand a grande vitória com Innes Ireland

        

Lotus Eleven



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Luiz Alberto Veiga



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Reims 1956


Peter Collins

Começando a escrever sobre a fantástica Lotus Eleven e seu criador, Colin Chapman, me deparei com este incrível vídeo do GP da França 1956 em Reims. Foi a única corrida de Chapman na Formula Um e pilotou o terceiro carro da equipe Vanwall e mesmo tendo como companheiros de equipe Mike Hawthorn e Harry Schell largou em quinto lugar atrás das Ferrari D50 de Fangio o pole vindo depois Castellotti e Peter Collins, em quarto seu companheiro de equipe Harry Schell e Chapman fez o quinto tempo à frente de Hawthorn.  Um acidente entre Chapman e Hawthorn nos treinos impediu Chapman de largar, no que seria sua primeira corrida ao volante de um F. Um, e foi também a última!
No vídeo o que se vê é o domínio absoluto das Ferrai(Lancia) D50 com o incrível Jean Behra com a Maserati 250F chegando em terceiro após Fangio ter problemas parar no box para reparar e mesmo assim chegando em quarto. 
O Vanwall #24 que vem atropelando é o de Harry Schell que também foi pilotado por Mike Hawthon depois da panca com Chapman, chegaram no décimo lugar.
Nesta corrida Maurice Trintgnant foi cedido pela Vanwall para Bugatti e pilotou a T251, o último carro da marca, sobre o qual já escrevi, e nota-se ele sempre em último brigando com o volante, ora saindo de frente ora de traseira, até abandonar.    




Trintgnant tenta domar a Bugatti T251


FINAL

MELHOR VOLTA: Fangio 2.25 80/100