A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Nas pistas - 15/15 de Setembro de 2013

Fim de semana de belas corridas em Interlagos, tá certo que faltou público mas este é um assunto que com a ajuda de gente bem intencionada e que conhece vamos tentar reverter, afinal o espetáculo foi bonito.

Ana Luiza e Clovis
No ninho Della Barba
Foto:Danilo Boffo. 


Ney em foto do Humberto da Silva
 Em Santa Catarina meu amigo Ike deu um capote nos treinos e na corrida terminou em terceiro lugar, abaixo ele e Marcelo Pacheco.



No Sábado Jan Balder realizou mais um espetáculo com os antigos, Clovis Nogueira e sua irmã Ana Luiza Andreoni participaram no VW, sei que Ana Luiza neta de Luiz Carlos “Lulu” Lara Campos usou o capacete do avô, não cheguei à tempo de ver mas deve ter sido um belo momento. 
Na Força Livre, onde correm carros de três ou quatro categorias e apesar de algumas delas terem apenas dois ou três carros uma bonita corrida e uma bela vitória na geral de Ney Faustini, pilotando como um garoto impôs seu Stock à uma Maserati.
Na Clássicos outra bela corrida, movimentada e com um bom grid.
Na Spyder uma corrida de “gente grande”, com carros muito rápidos dando um belo espetáculo.
Sobre a Vee vou escrever abaixo, mas foi uma bela corrida.
No Domingo o belo espetáculo do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos que já mostrei.
Como vemos um belo espetáculo e merecia muita gente nas arquibancadas...sem criticar ninguém porem pensando como sempre que a falta de divulgação, tarefa dos clubes, é que não trás o publico para ver bela corridas, mas acreditando que este quadro pode ser revertido, foi um fim de semana nas pistas dos bons! 

Vee




 Arturo, eu, Bruno e seu pai Emerson.


A categoria, criada por meus amigos Zullino e Joca, está se tornando um celeiro de pilotos, jovens com 16/17 anos disputam com pilotos mais experientes palmo a palmo. Hoje largando com mais ou menos vinte carros desde a largada um grupo de cinco ou seis disputam a ponta vindo logo a seguir outro grupo igual disputando o segundo pelotão...é um espetáculo!
Vou sempre esperando uma vitória do Heitor - Heitor Luciano Nogueira Filho- mas também para assistir o belo espetáculo. Neste Sábado o Arturo Fernandes e eu conversamos longamente com o Bruno, o menino está começando na categoria e ia largar em 16º, e do bate papo logo o Arturão disse que na corrida ele ia andar mais à frente, no 10º, e foi o que aconteceu, na 3ª ou 4ª volta seu motor teve problemas e ele abandonou.
Na frente eu não estava preocupado com o 5/6º tempo do Heitor, na balada dos primeiros e a meu ver nas primeiras voltas com o carro sobrando ele certamente iria disputar a ponta. O escapamento quebrado e a falta de freios nas últimas voltas o deixaram com o quinto lugar.
Acontece que logo após a vistoria alguns carros foram desclassificados mudando todo resultado da corrida.
Abaixo vou reproduzir um texto do João Luiz Cavalotti e um comentário do Heitor sobre o acontecido, no momento quero dizer que vejo a Vee, como disse acima, um celeiro, acredito que no ano que vem veremos disputas ainda mais belas, com pelotões de mais de dez carros disputando a ponta e outros tantos as posições seguintes,  e penso que as belas disputas na pista devam ser respaldadas por um regulamento firme, longamente discutido entre os participantes, para que depois do belo espetáculo o resultado não seja totalmente desvirtuado.
Com tantos amigos envolvidos na questão é o que penso, e como sei que cada um entende muito bem de carros e corridas tudo vai ser acertado à proporcionar a cada dia um espetáculo mais bonito!

Aos amigos Heitor, Zullino, Bruno e todos aqueles que fazem da Vee a categoria que é hoje.

Rui Amaral Jr   

Sem dúvida o Campeonato Paulista tem proporcionado diversas boas disputas, mas infelizmente só vê quem realmente acompanha diretamente o " circo" porque as pessoas de fora nem sabem o que acontece.......
Em relação à prova de Fvee foi sem dúvida a melhor corrida do ano com os cinco primeiros disputando desde a largada até a última volta. Fiz uma boa largada e pulei de 5o para 4o e fiquei trocando posições no bolo dos cinco prmeiros. Infelizmente algum dos competidores tocou meu escapamento em uma das disputas a acabou quebrando-o o que comprometeu um pouco minha velocidade e além disso as 15 voltas andando no vácuo reduziram muito a eficiencia dos freios e na hora que decidi " ir pra cima " na volta final, acabei ficando praticamente sem freio e numa manobra evasiva acabei tocando outro competidor, o que me levou imediatamente à reduzir minha velocidade e CEDER novamente a posição ao piloto, dentro do que eu entendo ser uma atitude digna de um piloto que respeita o companheiro.

Finda a prova, fomos para o traicional parque fechado e qual não foi a surpresa ao constatarem que 7 carros estavam com seus reguladores com pressão acima do permitido, entre eles o meu. O mais curioso é que essa inspeção já foi feita em outras etapas e nunca NINGUEM ficou fora. A explicação veio através da alta temperatura que corremos no sábado, o que " dilata/amolece a membrana do regulador, fazendo com que o limite do regulamento que é de 3.0bar, ficasse em cerca de 3.2bar. Foi argumentado que esse era o motivo mas os fiscais a FASP foram enfáticos e não aceitaram nova medição após período para resfriamento dos mesmos. Refizemos a medição EM PRESENÇA DE FISCAL DA FASP após 1:30h e a leitura foi de 2.8-2.9bar. No entanto o fiscal argumentou que já estava decidido e não havia o que ser feito....

Heitor Luciano  Nogueira Filho


    

O comentário de João Luiz Cavalotti

SOBRE AS LAMENTÁVEIS DESCLASSIFICAÇÕES NA FORMULA VEE FOI EU QUE JUNTO COM OS FISCAIS DA "FASP" AFERIO A PRESSÃO DE COMBUSTIVEL DOS "VEES", E COMO REPRESENTANTE DA "FUTURA" FABRICANTE DOS KITS DE INJEÇÃO UTILIZADOS PELOS CARROS, SOU TECNICAMENTE A PESSOA MAIS INDICADA PARA FALAR SOBRE OS ASPECTOS TÉCNICOS DESTA QUESTÄO: NO QUE DIZ RESPEITO AOS REGULADORES DE PESSÃO (SIMILARES AOS ORIGINAIS DA KOMBI DE 3BAR) É NORMAL UMA TOLÊRANCIA DE 10% ,PORTANTO, OS 0,2 OU 0,3 BAR A MAIS ESTÃO DENTRO DA TOLÊNCIA DA PEÇA (PROVA DISTO QUE FORAM 8 CARROS DESCLASSIFICADOS). SOBRE AS DIFERENÇAS QUE O AUMENTO DE PRESSÃO PODERIAM CAUSAR NO DESEMPENHO SÃO IRRELEVANTES E SEM FUNDAMENTO UMA VEZ QUE AS INJEÇÕES SÃO PROGRAMAVEIS E É MAIS FÁCIL E LÍCITO ALTERAR O MAPA DE COMBUSTIVEL QUE ALTERAR A PRESSÃO. QUANDO FOI FEITO O ADENDO DO REGULAMENTO QUE IMPLANTOU AS INJEÇÕES ELETRÔNICAS, FOI SUJERIDO POR NÓS ACRESCENTAR A TOLERÂNCIA DE 10% AO VALOR DA PRESSÃO. 
MINHA OPINIÃO PESSOAL É QUE ESTAS DESCLASSIFICAÇÕES SÃO NO MINIMO INJUSTAS E SÓ SERVIRAM PARA TIRAR O BRILHO DESTA BELA DISPUTA E MUDAR TALVEZ DECISIVAMENTE A HISTÓRIA DO CAMPEONATO, O QUE SÓ POSSO LAMENTAR.

----------------------------------------------------------------------

PS:...final de tarde, sentados à mesa no bar do autódromo Lia Lara Campos, Edimar e Jackie Della Barba a aniversariante, Arturão, Duran e a filhota Eduarda, Joca, Marcelo Monte e eu conversávamos, víamos a agitação da Vee com a preocupação do Heitor e de de todos...mas o papo agradável seguia, conversávamos sobre o que gostamos e modestamente entendemos, e o melhor de tudo entre amigos...



FOTOS: Reginaldo Vitullo, Humberto da Silva Fotografia, Danilo Boffo

Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos - Interlagos 15 de Setembro de 2013






Marcas e Pilotos SP
 

 
Cirino vence na 1ª bateria e continua na liderança
1149069_capa.jpg
Alta | Web
Já campeão, Papareli vence na Light
Alta | Web
Manzini e Ortega vencem na categoria Novatos
Alta | Web
 

Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos: Pimenta vence e leva disputa pelo título para a última etapa

 
De ponta à ponta, Pedro Pimenta vence a 2ª corrida da 9ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos; Neuenschwander pela Light e Durci na Novatos vencem em suas categorias.
 
(São Paulo, 15 de setembro de 2013) - Pedro Pimenta (Chevrolet Corsa, n° 51 – Crossfox-Engebras Racing) venceu de ponta à ponta a 2ª bateria da 9ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos; após sofrer com problemas de quebra no motor durante o treino classificatório, Philippi, que corre em dupla com Pimenta saiu do fundo do grid e terminou a primeira corrida na 6ª colocação na geral, o que deu a Pimenta a oportunidade de largar na pole position na segunda prova.

Fazendo uma excelente corrida, Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta, n° 55 – Maguila Motorsport) cruzou a apenas 0s121 atrás de Pimenta, após durante toda a prova “empurrar” o piloto do carro n° 51.

Líder da categoria Super, Luiz Cirino (Chevrolet Corsa, n° 59 – Arias Motorsport) cruzou a linha de chegada na terceira colocação, seguido por Alexandre Souza (Chevrolet Corsa, n° 71 – Phoenix Competições) que também fez uma excelente corrida em seu retorno à equipe.

Pela categoria Light, Mauro Neuenschwander (Chevrolet Celta, n° 88) venceu pela primeira vez na categoria, seguido por Carlos Auricchio (Chevrolet Celta, n° 36) e Eduardo Doriguel (Chevrolet Celta, n° 333), fechando o trio da equipe Fast Racing.

Paulo Durci (Chevrolet Corsa, n° 15 – Crossfox-Engebras Racing) venceu pela primeira vez pela Novatos, seguido por Luiz Pagliato e Marcio Ocanha (Chevrolet Corsa, n° 213 – GBS Racing) e André Rodrigues (Chevrolet Corsa, n° 4 – Pro Race).

Confira o resultado da 2ª bateria:

1) 51-M. Philippi/ P. Pimenta Jr (S), (16 voltas) 35:21.889
2) 55-Rodrigo Moreno (S), à .121
3) 59-Luiz Cirino (S), à 1.586
4) 71-Alexandre Souza (S), à 11.835
5) 89-G. Passarelli/ V. Passarelli (S), à 14.893
6) 88-Mauro Neuenschwander (L), à 15.893
7) 27-W. Freitas/ E. Amaral (S), à 15.936
8) 80-L. Checchia/ C. Asciutti (S), à 18.827
9) 15-Paulo H. Durci (N), à 24.137
10) 83-F. Martins/ M. Costa (S), à 24.148
11) 213-L. Pagliato/ M. Silva (N), à 24.643
12) 25-Max Mohr (S), à 31.594
13) 36-Carlos Auricchio (L), à 34.551
14) 22-Ricardo Pavanelli (S), à 39.630
15) 4-André Rodrigues (N), à 42.570
16) 57-R. Manzini/ A. Ortega (N), à 43.989
17) 333-Eduardo Doriguel (L), à 45.784
18) 7-Thomaz Soubihe (S), à 47.871
19) 43-Anderson Scovoli (N), à 57.930
20) 6-Denis Marcolin (N), à 1:04.039
21) 433-Thiago Cengor (N), à 2 voltas
22) 105-Thiago Oliveira (N), à 4 voltas
23) 20-Carlos Andre Nt. (N), à 4 voltas
24) 63-V. Silveira /J. Santiago (L), à 4 voltas
25) 125-Fabio Silva (L), à 4 voltas
26) 16-Alexandre Papazissis (S), à 5 voltas
27) 2-I. Mendes/ F. Cardoso (S), à 6 voltas
28) 173-Ayman Darwich (N), à 8 voltas
29) 79-Yves Carbinatti (N), à 8 voltas
30) 31-S. Ventura/ T. Barbosa (S), à 10 voltas
31) 880-Maique Papareli (L), à 11 voltas
32) 87-Gustavo Macarenhas (S), à 12 voltas
33) 82-Cezar Martins (L), à 13 voltas
34) 65-Aldo Piedade Jr (S), à 13 voltas
35) 92-M. Camacho/ L. Piccolo (S), à 14 voltas
36) 150-Rene Junqueira (S), à 14 voltas

Melhor Volta: M. Philippi/ P. Pimenta Jr(51), 2:05.323 (média de 123,779 km/h), na 2ª volta

A última etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos acontecerá no dia 22 de dezembro, fechando a temporada 2013.

Para maiores informações acesse: www.marcasepilotossp.com.br ou através das redes sociais Facebook (www.facebook.com/marcasepilotossp.com.br), Twitter (@SPdeMarcas) ou Instagram (marcasepilotossp).

O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos tem patrocínio de Pneus Marshal / Cantu Pneus e apoio de Crossfox Elétrica – Distribuidor de Materiais Elétricos, e Yachtsman – Moda Masculina.
 
 
O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos está nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/marcasepilotossp
Instagram: www.instagramcom/marcasepilotossp
Twitter: @SPdeMarcas
Youtube: www.youtube.com/marcasepilotossp

domingo, 15 de setembro de 2013

Marcas e Pilotos - Interlagos 15 de Setembro 2013

 Luiz Cirino
 Cezar Martins
Thiago Oliveira

Marcas e Pilotos SP
 

 
Luiz Cirino Marcou a pole position na Super
1149069_capa.jpg
Alta | Web
Na luta pelo vice, Cezar Martins é o mais rápido na Light
Alta | Web
Com a mão na taça, Thiago Oliveira crava a pole na Novatos
Alta | Web
 

Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos: Cirino crava a pole position da 9ª etapa do Marcas e Pilotos SP

 
Líder da categoria Super, Luiz Cirino foi o mais rápido no treino classificatório que aconteceu na manhã de sábado em Interlagos (SP); Martins e Oliveira saem na pole position nas categorias Light e Novatos respectivamente.
 
(São Paulo, 14 de setembro de 2013) - Com o tempo de 2min04s254, Luiz Cirino (Chevrolet Corsa, n° 51 – Arias Motorsport) conquistou a pole position para a 9ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos, superando em 0s259 o piloto Aldo Piedade Jr. (Chevrolet Celta, n° 65 – Alpie Competições).

A dupla Edgard Amaral e Wanderson Freitas (Chevrolet Celta, n° 27 – Arias Motorsport) que também está na disputa pelo título da categoria Super em 2013 sai na terceira colocação, seguido pelos pilotos da Phoenix Competições Luis Piccolo e Marcelo Camacho (Chevrolet Corsa, n°92); Marcio Philippi e Pedro Pimenta (Chevrolet Corsa, n° 51 – Crossfox-Engebras Racing) tiveram a quebra do motor do seu carro e não participaram do treino classificatório.

Na categoria Light, pole position de Cezar Martins (Volkswagen Gol, n° 82 – Arias Motorsport) que luta para terminar a temporada com o vice-campeonato; o já campeão Maique Papareli (Chevrolet Celta, n° 880 – Maguila Motorsport) ficou com a segunda colocação, seguido por Mauro Neuenschwander (Chevrolet Celta, n° 88 – Fast Racing); os irmãos Eber e Jefferson Gomes (Chevrolet Corsa, n° 32 – Crossfox-Engebras Racing) que também estão na disputa pelo vice-campeonato tiveram problemas elétricos e largarão no fundo do grid.

Com a mão na taça na categoria Novatos, Thiago Oliveira (Chevrolet Celta, n° 105 – GBS Preparações) ficou com a pole position na categoria, seguido pela dupla Rafael Manzini e Alexandre Ortega (Chevrolet Corsa, n° 57 – Fast Racing) e Anderson Scovoli (Chevrolet Corsa, n° 43 – Fast Racing).

Confira o resultado do treino classificatório:

1) 59-Luiz Cirino (S), 2:04.245
2) 65-Aldo Piedade Jr (S), 2:04.504, à .259
3) 27-W. Freitas/ E. Amaral (S), 2:04.514, à 269
4) 92-M. Camacho/ L. Piccolo (S), 2:04.787, à .542
5) 105-Thiago Oliveira (N), 2:04.798, à .553
6) 55-Rodrigo Moreno (S), 2:05.130, à .885
7) 82-Cezar Martins (L), 2:05.144, à .899
8) 880-Maique Papareli (L), 2:05.242, à .997
9) 88-Mauro Neuenschwander (L), 2:05.476, à 1.231
10) 2-I. Mendes/ F. Cardoso (S), 2:06.195, à 1.950
11) 71-Alexandre Souza (S), 2:06.214, à 1.969
12) 16-Alexandre Papazissis (S), 2:06.218, à 1.973
13) 80-L. Checchia/ C. Asciutti (S), 2:06.390, à 2.145
14) 57-R. Manzini/ A. Ortega (N), 2:06.437, à 2.192
15) 87-Gustavo Paula (S), 2:06.502, à 2.257
16) 89-G. Passarelli/ V. Passarelli (S), 2:06.553, à 2.308
17) 25-Max Mohr (S), 2:06.629, à 2.384
18) 83-F. Martins/ M. Costa (S), 2:06.642, à 2.397
19) 43-Anderson Scovoli (N), 2:06.649, à 2.404
20) 213-L. Pagliato/ M. Silva (N), 2:06.876, à 2.631
21) 15-Paulo H. Durci (N), 2:07.163, à 2.918
22) 7-Thomaz Soubihe (S), 2:07.205, à 2.960
23) 4-André Rodrigues (N), 2:07.670, à 3.425
24) 173-Ayman Darwich (N), 2:07.703, à 3.458
25) 22-Ricardo Pavanelli (S), 2:08.093, à 3.848
26) 36-Carlos Auricchio (L), 2:08.098, à 3.853
27) 31-S. Ventura/ T. Barbosa (S), 2:08.522, à 4.277
28) 333-Eduardo Doriguel (L), 2:08.539, à 4.294
29) 125-Fabio Silva (L), 2:08.642, à 4.397
30) 150-Rene Junqueira (S), 2:08.660, à 4.415
31) 12-Pedro Tchalian (L), 2:08.832, à 4.587
32) 63-José Santiago (L), 2:09.065, à 4.820
33) 6-Denis Marcolin (N), 2:09.670, à 5.425
34) 70-Will (N), 2:09.732, à 5.487
35) 20-Carlos Andre Nt. (N), 2:10.013, à 5.768
36) 137-Valter Sousa Jr (L), 2:17.624, à 13.379
37) 433-Thiago Cengor (N), 2:19.482, à 15.237
38) 79-Yves Carbinatti (N), 2:37.124, à 32.879
39) 32-Eber/ Jefferson (L), 7:03.357, à 4:59.112

Os carros da categoria com o maior grid do automobilismo nacional entram na pista nesse domingo a partir das 9h para a realização da primeira bateria da 9ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos. Os portões do Autódromo Internacional José Carlos Pace no bairro de Interlagos (SP) estarão abertos a partir das 7h com entrada gratuita para as arquibancadas.

Confira a programação:

15/09 – domingo

07h30 – 08h30 – Vistoria Técnica e Abastecimento
09h15 – Abertura de Box
09h25 – Fechamento de Box
09h30 – Largada – 1ª bateria (16 voltas ou 40 minutos)

10h30 – 11h30 – Vistoria Técnica e Abastecimento
12h15 – Abertura de Box
12h25 – Fechamento de Box
12h30 – Largada – 2ª bateria (16 voltas ou 40 minutos)

Para maiores informações acesse: www.marcasepilotossp.com.br ou através das redes sociais Facebook (www.facebook.com/marcasepilotossp.com.br), Twitter (@SPdeMarcas) ou Instagram (marcasepilotossp).

O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos tem patrocínio de Pneus Marshal / Cantu Pneus e apoio de Crossfox Elétrica – Distribuidor de Materiais Elétricos, e Yachtsman – Moda Masculina.
 
 
O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos está nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/marcasepilotossp
Instagram: www.instagramcom/marcasepilotossp
Twitter: @SPdeMarcas
Youtube: www.youtube.com/marcasepilotossp
 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Crônica de uma ultrapassagem

Confesso à vocês que nunca fui santo, pudera, pois de 20 ou 25 corridas na Divisão 3 grande parte delas larguei com a Caixa 3, isto desde as primeiras corridas ainda novato, quando pilotava o VW da equipe De Lamare. Então caso não soubesse ultrapassar ainda estaria andando atrás de algum alicatão muito mais lento!
Sou fã de Gilles e de alguns amigos que pilotam da mesma forma, ia dizer arrojo mas falando em Gilles a palavra fica pequena! Entre os amigos o Bruninho, piloto rápido e sobretudo determinado, quando apontava para uma ultrapassagem ia para cima. Nesta seqüência de fotos e no vídeo ele larga atrasado, na curva Quatro de Interlagos ele chega no pelotão que vinha talvez disputando o quinto ou sexto lugar logo após a largada, e...


 curva Quatro, Mogames que havia largado em último já ultrapassou Duran, Ferraz, Tide e Bruno vem lá atrás...
#25 Elcio Pelegrini logo atrá Manzetti com Mogames colado, Bruno seguido de Tide Dalecio já toma a primeira perna da Ferradura ao lado de Ferraz e Duran começa a escapar...  
Manzetti e Mogames começam a contornar a Ferradura, Bruno trazendo Tide com ele já tomou o lugar de Ferraz e Duran a esta altura já está de olhos arregalados!


Aos amigos, que tanto prezo!

Rui Amaral Jr