A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BESOUROS NO ASFALTO – VIII

Na largada saindo na pole e com o cambio de 5 marchas Jr dispara na ponta...
na Ferradura João Franco, Alvaro Guimarães, Edson Yoshikuma, Arturo Fernandes e Amadeo Campos estão embolados enquanto Jr Lara já abriu na liderança.
 Arturo e Amadeo

OS PROTAGONISTAS
Pocket-rocket
 Arturo
 Mogames
   

Etapa derradeira, nada mais para blefar, nada a esconder. Agora o jogo era às claras. Haviam três na disputa mas apenas um voltaria para casa campeão. Com vantagem nos pontos, inegavelmente Ricardo Mogames era o favorito. Era atrás dele que os desafiantes teriam de correr. Estes por sua vez, não eram amadores: Luis Lara Campos, determinação, arrojo, melhor VW da categoria, era um deles. Arturo Fernandes, atual campeão brasileiro da Divisão 3, estrategista, astuto, habilidoso na pista molhada, o outro. Mogames tentava ampliar a vantagem e treinara com antecedência em Interlagos, mas não conseguiu o mesmo desempenho no treino de formação do grid. Largando em sétimo, tinha que torcer por uma performance ruim dos adversários. Mas na primeira bateria o pole position Lara Campos venceu com propriedade enquanto Arturo brigava com João Franco pelo terceiro lugar. No finalzinho, Franco, sentindo os efeitos de sua participação em um casamento na véspera – ele era o padrinho – acabou cedendo a posição. Mogames estava longe, em oitavo, vinte e sete segundos atrás do Turito, este, uns dez segundos atrás de Lara Campos. No passado, Lara já havia estado com um título no colo, mas uma ou melhor, duas caixas de câmbio quebradas, o haviam tomado dele. Será que agora, com o Pocket-rocket na ponta dos cascos, seus esforços seriam premiados? Poderiam ser, não fosse a chuva. A segunda e decisiva bateria foi disputa com um adicional que fez toda a diferença: pista molhada. Arturo Fernandes mandou ver e já era o líder na quarta volta quando rodou na Junção, mas teve a sorte de que seu carro ficou virado para a direção certa e Turito conseguiu fazer com que o motor funcionasse novamente. Terminou em segundo atrás do vencedor Amadeo Campos, colocação mais do que suficiente para fazer Arturo Fernandes, o “Sorro” sagrar-se bicampeão brasileiro, enquanto Mogames terminava em quinto. E esse foi o fim de uma era. A partir de 1981, a Divisão 3 teria seu nome mudado para Hot-Car e receberia muitos pilotos egressos do antigo Torneio Passat. Verdadeiros resistentes, nossos personagens ainda marcaram presença nas pistas com seus “Besouros”: Mogames aventurou-se também na Fórmula 2 Brasil mas depois levaria o valente 1600 para a TEP; Arturo e Lara Campos uniram-se numa mesma equipe e Lara posteriormente passaria para a Stock-cars, chegando até mesmo a correr no Estoril em Portugal, com a categoria. Felizmente estão todos por aí, prontos para contarem suas versões e dizerem “que não foi bem assim”. A eles e todos os pilotos que estavam em ação nessa época maravilhosa, o nosso muito obrigado.

 Arturo chega e comemora com a equipe.


GLOSSÁRIO:

Sorro- mamífero carnívoro da família dos canídeos, encontrado nos campos úmidos do sul do Brasil, no Paraguai, norte da Argentina e Uruguai, sendo chamado nos países hispânicos de “Zorro”. Símbolo de astúcia e dissimulação, costuma fingir-se de morto para enganar os caçadores.

CARANGUEJO

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Jr e Arturo

Ultima corrida de 1980, Lara Campos e Ricardo Mogames não tínhamos marcado pontos na etapa noturna, vencida pelo José A. Bruno, para embolar ainda mais o campeonato 1980, o campeonato para mim estava difícil, a não ser que estivesse de mãos dadas com a sorte, pois precisaria de uma má atuação do Ricardo Mogames e Arturo Fernandes, coisa difícil mas possível.

Havia sido aprovado já valendo para essa ultima prova o câmbio de 5 marchas que poderia ser usado no ano de 1981, o meu pronto e testado, só estava guardado, era 1 a 2 segundos mais rápido que o de 4 marchas.

Estando meu carro muito rápido, surgiu primeira esperança de ser campeão de 1980, quando o Mogames e Arturo não apareciam entre os 6 primeiros colocados em nenhum momento nos treinos, nem acreditava no que estava acontecendo rsrsrs.

Sábado, classificação para definir o grid de largada, meu carro estava bom, mas o tempo não vinha, ventava muito, estando com o 3 tempo virando na casa dos 3m 27s 65c um tempo ruim pois nos treinos virava em torno de 3m25s, mas ninguém estava com boa marca, o passat do Yoshikuma era o mais rápido, com 3m 27s, 21c, a seguir o João Franco (passat), Lara (VW), Vicente Correa (passat), Waldir Silva (passat), Arturo (VW), Bruno(VW), Mogames(VW), Amadeo(VW).......

Saindo novamente, faltava uns 15 minutos para encerrar a classificação, estava bem animado com o resultado do Arturo e Mogames, com um jogo de pneus novos e com um coringa guardado que seria usar minha 1 marcha na saida da curva do S e curva do bico de pato, com receio pois a rotação de meu motor chegava a 8.700 rpm na saida destas curvas, mas precisando da vitória no domingo dei a 1 volta aquecendo, vindo em minha 2 volta para marcar o tempo de 3m 26s 55c já era o melhor tempo do dia, em minha 3 volta marquei em 3m 26s 05c era a pole pois ninguém consegui abaixar seus tempos, ai fiquei animado, saindo em 2 o Yoshikuma com 3m 27s 21c, o Arturo era 4 colocado com 3m 28s 90c, o Amadeo em 6 com 3m 30s 11c, em 7 o Mogames com 3m 31s 03c.

Obs. aproximadamente cada 1 segundo em Interlagos é uma diferença de quase 100 metros por volta, sendo que o tempo percorrido de 7.873 metros em 3 minutos25 segundos, dava uma media horaria de 140km/h.

Se terminasse pela ordem de classificação a corrida, eu era o campeão com 84 pontos, Mogames 81, Arturo 78, rsrs sonho né.

No domingo, o tempo amanheceu bom e ficou nublado, fiquei preocupado pois na pista molhada meu carro ficou ruim, depois que foi mudado o regulamento da categoria em agosto de 1980 (coisas de Yoshikuma, cartola da categoria na época), proibindo o uso de molas no amortecedor, essa proibição pegou em cheio minha suspensão traseira independente já que era o único que usava molas no amortecedor para ajudar as torções traseiras, com isso, tinha a opção em pista molhada de amolecer a suspensão traseira tirando só as molas. Para compensar a retirada das molas, fui obrigado a usar torção mais dura, ficando sem opção de uma rápida regulagem do carro para pista molhada.

Usando o cambio de 5 marchas, escondido de todos e saindo na pole, pneus novos, novo motor com menos potência que o de classificação mas tinha 154 HP a 8.300 rpm, era motor que vinha usando no campeonato, sabia que iria pular na frente na largada, por isso essa largada sensacional na foto abaixo, estando meu carro perfeito, meu motor um verdadeiro canhão, ganhei essa bateria com facilidade abrindo 15 segundos para o 2 colocado, garantindo uma boa vantagem em caso de chuva na 2 bateria, em 4 o Arturo, 6 o Amadeo, em 7 o Mogames.

Todos em seus box aguardando a 2 largada, quando cai uma chuva daquelas de verão aquela pancada, a largada foi adiada por 1 hora, estava nervoso, meu carro já com pneu de chuva, saímos para alinhar com uma chuva leve, notei que o carro não parava no chão,( para quem não entende nada de automobilismo...todo carro de competição é bem mais duro de molejo que um carro normal, neste caso era necessário amolecer o seu molejo), mas com sorte talvez ganharia, pois tinha uma grande vantagem para o Arturo e Mogames, não adiantou, na 2 volta fui ultrapassado pelo Amadeo Campos e o Arturo, o Mogames não me lembro, mas ele estava bem ruim, mas na curva da junção vejo o Arturo na contra mão, ele tinha rodado, passei por ele, mas para ser campeão em qualquer modalidade de competição, tem de ter sorte, isso sem duvida o "Espanhol" tem como era chamado, pois rodar na junção e não bater no muro, que sorte, ele me ultrapassou novamente descontou a diferença e foi cruzar a bandeirada para ser novamente Campeão.

Jr Lara Campos

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Mais uma vez meu amigo Caranguejo escreveu sobre sua paixão por uma categoria que empolgava à todos que a acompanhavam. Me desculpe o Mogames e outros bons nomes da categoria mas a verdadeira luta era com esses dois grandes pilotos; Jr e Arturo e qual dos dois fosse o campeão o titulo estaria em boas mãos. 
Falar/escrever dos amigos é fácil e complicado, os dois grandes pilotos, aguerridos, rápidos e grandes acertadores.
Quinta Feira passada almoçando com o Jr conversamos sobre o campeonato esta última corrida e seu depoimento, com o Arturão conversei no Domingo à tarde e quando ele voltar de viajem vou arrancar dele um depoimento. Numa coisa o Jr e eu concordamos, o titulo ficou em boas mãos.
É isto, da junção de meus três amigos saiu essa novela em oito capítulos e certamente vem mais por aí!
Aos três minha amizade, admiração e carinho.

Rui Amaral Jr    

sábado, 31 de agosto de 2013

Geraldo

Orgulho...em alguns algo tão tolo, apenas soberba, em outros um sentimento forte vindo do fundo do ser e por incrível que possa parecer um sentimento de humildade, é assim que penso!
Pois bem, eu tenho...de meus pais, de meu filho que estuda e trabalha, de meus amigos, os de tanto tempo e de muitos que fiz aqui escrevendo. Aqui reencontrei muitos e hoje convivo novamente com eles e fiz um montão de Norte a Sul deste país, em  Passo Fundo, Bagé, uns Alicatões em Floripa e fazedores de arte em Sta Catarina, Curitiba, Rio, Fortaleza e por aí vai...fora os de outros países!
Uns dois anos atrás reencontro em Interlagos o Geraldo, que conheci em 1972 quando ele trabalhava na AUTOZOON do Robertinho e Ítalo Adami e quem preparava meu VW D3 para aquela Copa Brasil era Humberto Adami pai do Ítalo e que tinha uma oficina perto deles. Batemos um longo papo, ele me contou que corria num Fusca e me deu o endereço de seu blog, que quando tive o problema de malware se perdeu como outros tantos.
Em Novembro do ano passado o Guilherme Decaninni me convida para um churrasco na oficina em que faz a réplica do VW D3 do Teleco, fui como Duran, Ricardo e Rafael Bock. Lá estavam o Guilherme, o pessoal super simpático da oficina e depois chegaram o Ítalo e Álvaro Vidigal. Mais tarde chega o Geraldo com um livro debaixo do braço e começa e me contar a aventura que vocês vão ler abaixo. Seu entusiasmo me contagiou, fiquei feliz e orgulhoso, por ele e por mim de ter um amigo batalhador como ele!
Pois bem, voltei para casa pensando em escrever sobre mas cadê o livro? Perdi e não encontrei por longos 10 meses e agora na minha mudança de casa eis que aparece. 
Então este primeiro post após dez dia sem internet vai para meu amigo Geraldo com muito orgulho. 
Obrigado Geraldo pelo carinho e amizade e parabéns pelo belo exemplo, um forte abraço meu amigo e continue sempre!
    
Rui Amaral Jr








Obrigado Geraldo.
Ítalo, eu e Geraldo no churrasco.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Spa

 

Sessenta anos atrás na mesma Spa Juan Manuel Fangio largava na pole com sua Maserati A6GCM-53 cravando 4.32.00, exatos dois segundos à frente do segundo Alberto "Ciccio" Ascari com a Ferrari 500 com Froilan Goanzalez na outra Maserati em terceiro com o mesmo tempo de Ciccio. 
Fangio e Gonzalez partiram forte na liderança com Ciccio logo à seguir, mas a liderança durou pouco tendo Gonzalez quebrado na décima primeira volta logo após fazer a que seria a melhor volta da corrida com 4.33.00 e Fangio na decima terceira volta deixando o caminho livre para vitória de Ciccio Ascari com Gigi Villoresi em segundo com outra Ferrari e em terceiro chegando Onofre Marimon com a Maserati A6GCM-53.   

Fangio e Gonzalez disparam na ponta seguidos por Ciccio Ascari 
 Ciccio e a Ferrari 500



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Páteo Marazzi

Pessoal, neste domingo teremos mais uma edição do encontro de motocicletas e automóveis clássicos Páteo do Marazzi.

Traga seu carro ou moto antiga, ou então venha apenas apreciar os veículos expostos, passeando com seu cachorrinho pelo bosque.

Espero vocês.

Gabriel Marazzi