A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 29 de maio de 2013

NACA


Graham Hill - Lotus 72

Em seu relato sobre a vitória na 5ª etapa da Formula VEE o Heitor conta como para substituir a ventoinha usou uma tomada de ar NACA.
Sobre a retirada da ventoinha, que refrigera principalmente as camisas  nos motores VW Boxer, seu tio Jr Lara tentou fazer o mesmo em seu VW D3, mas os resultados não foram os mesmos, aquecendo demais, outros pilotos nos VW tentaram várias alternativas, mas acredito que sem muito sucesso, eu mesmo nunca tentei. Usávamos as ventoinhas em corridas curtas apenas para refrigeração, já que retirávamos o induzido do alternador e balanceávamos o conjunto. Creio que sua retirada e substituição por uma tomada de ar traga um ganho de potencia de algo em torno de 2 à 4 Hps.
A NACA -National Advisory Committee for Aeronautics / Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica-  foi criada nos EUA no começo do século passado para ajudar no desenvolvimento aerodinâmico dos aviões e muitos de seus projetos são utilizados até hoje, como a tomada de ar. No final da década de 50 foi dissolvida e seus projetos, ativos e pessoal técnico foi transferido para NASA -National Aeronautics and Space Administration.        

Rui Amaral Jr


Nas duas fotos o VW D3 do Jr Lara sem a ventoinha.
A nova tomada de ar do carro do Heitor
Lamborghini Countach
Bugatti Veyron Super Sport 3
Seu uso na aviação.

terça-feira, 28 de maio de 2013

5a Etapa do Campeonato Paulista de FVee por Heitor Luciano Nogueira Filho

Antes da largada com a filha Julia e o sobrinho Jorge...

Após o término da etapa passada da FVee, fiz um apanhado geral de tempos e dados da minha telemetria e cheguei a conclusão que com meu tempo de corrida, que resultou num terceiro lugar, eu teria ganho as outras três etapas anteriores, isso prova que evoluímos, mas os concorrentes evoluíram mais ainda e havia uma coincidência entre eles.....ambos não usavam a famosa ventoinha e eu sim..... Meu foco passou a ser então fazer todo o projeto e realização da retirada da ventoinha do nosso carro. Contudo queria fazer um projeto que fosse 100% reversível, ou seja que eu pudesse a qualquer hora retornar para o sistema de ventoinha sem maiores mudanças. Iniciei então um verdadeiro brainstorming na minha cabeça, pensando em todos os aspectos que envolviam essa mudança e consultei diversas fontes para ter os dados necessários para o projeto. Um dos pontos mais determinantes era também o tempo , pois dispúnhamos praticamente de 16 dias até a próxima corrida, o que é bem pouco quando se pensa em fazer uma mudança dessa natureza da forma correta e mais precisa o possível, pois não se tem muito tempo para treino antes da corrida. Basicamente apenas os treinos de quinta feira, pois na sexta o carro já tem que estar com a configuração que fará a corrida no sábado..... Um dos primeiros a quem recorri foi o Marco Antônio da Kremer Design que tem sido meu " guru" quando o assunto é peças em fibra e aerodinâmica. Como dispúnhamos de pouco tempo, procuramos um molde de " naca" que ele tivesse pronto e se encaixasse no meu projeto....depois de um tempinho procurando achei uma que era 90% do que eu imaginava como sendo o ideal e ai passei a parte de execução da captação do ar da tampa traseira para as latas de refrigeração dos cilindros, que fiz através de dutos de 4 polegadas. Depois de achar um fornecedor, bolei e executei as placas de fixação no chassis para encaixe das mangueiras e determinei o local exato do furo na tampa, para depois encaminhar a mesma para o Marquinhos executar o trabalho de " colar" as "nacas".


 Nas duas fotos do Joel nota-se as novas tomadas de ar que substituíram a ventoinha. 


O trabalho todo ficou pronto na quarta feira véspera do treino e eu achei que tinha ficado muito bom, acabei até fazendo um pequeno corte de 50mm para reduzir a entrada porque julguei ( foi de achômetro mesmo, pois o carro nem tinha andado) que estava um pouco acima do suficiente e com isso geraria um arrasto adicional indesejável nas retas .
Como o motor tinha esquentado um pouco na corrida passada ( vide relato da 4a etapa) preparei também um novo mapa de injeção ( Mapa 6) para testar também na quinta feira, juntamente com a nova tampa e o novo sistema " RAM-AIR " kkkkkkk
Chegou a quinta feira e no primeiro treino chovia, como não traria nenhum resultado que servisse de parâmetro , resolvi abortar e aguardar pelo segundo treino. No segundo treino a pista estava 80% seca mas a temperatura muito baixa ( cerca de 17o) e uma alta umidade relativa do ar. Entrei na pista e fui acelerando com muita cautela, de olho nos relógios de temperatura e pressão de óleo. Depois do tradicional warm-up do motor, comecei a mandar bota e o motor estava meio lento, fruto de uma mistura rica demais, mas por outro lado, logicamente trabalhando gelado...o que foi muito bom, mostrando que o sistema estava dentro do esperado. Obviamente o tempo que viramos ( 02: 03.314 ) foi acima do esperado, e resolvi voltar o mapa da corrida anterior ( Mapa 5) , já que as condições climáticas estavam bem diferentes. Saímos no terceiro e último treino e já na saída senti o motor bem mais "aceso" o que me deixou bem empolgado e continuei controlando bastante a temperatura e pressão de óleo.... o carro estava muito bem e comecei a acelerar forte...viramos 02:02.420, um bom tempo, mais eu queria mais......02:02.120......quero mais......02:01.001...CARACA !!!!! Aí até eu fiquei surpreso !! Temporal, decidi parar e economizar o equipamento, já tinha encontrado o que eu procurava !!!
Na sexta feira preparei um novo mapa ( Mapa 7) para testar como alternativa. Porém já haviam andado antes alguns carros e a pista estava meio suja , após algumas voltas viramos 02:03.670 , mas com boa resposta do motor, mas no meu feeling ainda inferior ao do Mapa 5. No segundo treino estourou um motor de alguém logo na primeira volta e o treino foi totalmente perdido. Procurei apenas rodar para ter certeza da estabilidade da temperatura em períodos mais longos ( 30 min) e foi o que fiz, sem preocupar-me com tempo de volta.
O sábado amanheceu lindo e Graças a Deus no momento que entramos na pista em nossa classificação, encontramos uma pista 100% em condições de acelerar e foi o que eu fiz... no início o melhor tempo girou entre três pilotos, eu o Emilio e o Matheus, depois foi baixando e ficamos apenas eu e o Matheus, e a cada volta um ficava na ponta até que ele estabeleceu o tempo de 02:00.499, um tempo praticamente impossível de ser batido. Meu radio me passou o tempo e disse que eu tinha apenas 3 minutos para o final da tomada, ai foi aquela hora de concentração máxima!! Abri uma nova volta e fui fazendo tudo no limite e sem erros, uma a uma fui percorrendo as curvas do Templo, até chegar na Junção, sabia que se acertasse ela, teria grande chance de tomar a pole do Matheus... mandei o pé no porão, o carro fez absolutamente no limite e..PERFEITA !! Comecei a subida, engatei a quarta e fui para a linha de chegada..... 02:00:337 ..... A POLE ERA NOSSA !!!!!!! 


Classificação; a Junção feita de maneira perfeita... 

Final de classificação....muitos cumprimentos, coisa e tal, mas já estava focado na corrida, minha equipe HT GUERRA fez uma série de checagens em pontos chave do carro , tentando reduzir ao máximo qualquer chance de quebra.



Hora da largada... fiz uma largada média, pois deixei as rodas patinarem um pouco além do ideal, mas mantive a ponta na entrada do S do Senna, porém na reta oposta o Matheus aproveitando-se do meu vácuo ultrapassou-me antes mesmo da freada do Lago e cai para segundo, foi ai que dei uma bobeada e mantive a linha externa na descida e o Emilio enfiou o carro e me tomou o segundo na entrada do Laranjinha. Passei para terceiro, mas estava confiante que na minha vez de usar o vácuo teria condições de passá-los. Na primeira volta ambos estavam duelando forte na entrada do S e resolvi recolher e fazer um traçado mais redondo. Na curva do Sol tentei colocar por fora do Emílio pois vinha bem mais lançado mas ele ao me ver deixou o carro rolar pra cima e me mandou na grama, o que me obrigou a reduzir e voltar para trás. Fiquei meio decepcionado com a atitude dele, pois na corrida passada o Matheus fez a mesma manobra em cima de mim e eu permiti que ele passasse, já que tinha tomado a linha externa antes do final da curva. Bom, fiz todo miolo atrás dos dois e me preparei para fazer uma bela Junção e foi o que aconteceu... perto da linha de chegada peguei um vácuo cruzado dos dois carros e puxei para o lado de fora no final da reta, conseguindo vantagem suficiente para entrar por fora na frente de ambos no S do Senna e fazer um contorno bem veloz que impossibilitou-os de tentar pegar meu vácuo na reta oposta. Quando percebi que tinha aberto essa vantagem, acelerei tudo que podia e que também não podia (kkkk) e fui abrindo uma vantagem milimétrica volta a volta, tirando eles do meu encalço, passando a administrar apenas os mostradores do meu painel, conferindo as condições da máquina. E assim foi até a bandeirada final !!!!


Já na ponta...
O mapa da corrida feito pela Julia...
Classificação final, 5.943s à frente!
 Vitorioso com Julia e Mariana, lá atrás Santo...

Zullino, Heitor pai, Humberto Guerra e Heitor conversando... 
Heitor recebendo o troféu das mãos de sua mãe Lia...


Mal podia acreditar que dessa vez tudo tinha dado certo, nada falhou, foi quase como um daqueles filmes de ação, onde tudo dá certo.......kkkkk
Engraçado que logo depois do final da corrida, quando saí do carro me veio uma estranha seqüência na cabeça......5a etapa dia 25/5 ...mapa 5 , vence o carro 55. será mesmo apenas coincidência ???
Abraço a todos e até a próxima

Heitor Luciano Nogueira Filho

FOTOS: Ana Luiza Andreoni, Joel Marcos Cesetti, Humberto da Silva Fotografia 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Francis por Aglaís


Francis

"Aglaís B Trennepohl
Marido, só quem te conhece sabe o quanto vc é apaixonado por essa poeira, esse cheiro de álcool e essas "maluquices" todas (quem não te conhece direito não faz nem ideia). Só quem esteve junto sabe o quanto vc ralou, sofreu, chorou, até colocar o pinico na pista e durante sua longa e dolorida kilometragem na poeira. Sim, houve vezes em que quase te fiz sofrer de "malária" (mala na área e tchau!), mas não se menospreza o sonho de ninguém. Matar um sonho é matar o homem, já disse alguém um dia.
Muitas vezes vc se sentiu derrotado, muitas vezes as situações tentaram te fazer desistir, mas vc continuou, vc batalhou, seguiu em frente 'peleando'.
Por isso não consegui ir te ver no parque fechado assim que vc parou, acho que eu ia chorar mais que vc, e o risco dos dois caírem num chororo era grande. Mas ao te ver ali, era como se você tivesse desafiado todas as leis da natureza: você brilhava. A tua alegria era tão grande que contagiou todo mundo em volta. Eu vi o 'menino da bicicleta', radiante de felicidade e realização! Não foi só a vitória da prova, foi a vitória de um sonho de uma vida inteira. Por isso essa vitória tem um sabor muito mais que especial. Tem sabor de amor.
Parabéns por tudo isso e por ser um homem de caráter tão magnifico!"



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Abri meu Facebook agora à pouco e me deparo com a vitória do Francis em Lontras, vou correndo até o perfil da Aglaís e peço o texto...
Ontem eu já dizia "tem gosto de vitória no ar", venceu o Heitor e só agora soube que o Francis também! Passei o dia com sua camiseta, e ela com certeza trouxe bons fluidos...
Parabéns Menino, pai do João, Gabriel e marido da Aglaís, pode ter certeza que daqui nós, eu e os demais Alicotões da foto abaixo, torcemos e muito por você!

  
Aceite nosso carinho,


Rui Amaral Jr

domingo, 26 de maio de 2013

MÁGICOS...

...assim são certos dias, com certeza!
E Sábado foi um desses...na Quinta Feira quando postei o texto do Heitor comentando abaixo ia dizer/escrever "sinto um gosto de vitória", mas deixei para lá, mas eu sentia!
Chegando à Interlagos logo encontro o Joel e "achamos" o Ferraz e Zé Clemente, fico sabendo da pole do Heitor com um temporal! Aí, encontramos o Arturão e o Santo, neste momento a magia vai tomando forma, quando chega o Ferreirinha, Reginaldo e outros amigos e conversa desanda. Desanda mesmo, pois é tanto para falar, ouvir, que ficamos como que voando!
Mais tarde chegam o Duran e Fabinho, encontramos o Carlos, Zullino e seu casaco inglês...e vai indo tudo! Encontro o Heitor, dou os parabéns pela pole, mas não digo nada da corrida, não precisa, sabia que aquele dia era dele!
Mais tarde sorridente chega a Lia com os netos, noras e os filhos Ana Luiza e Clovis.
O bando assiste à algumas boas corridas, entre elas a bela vitória do Puma pilotado por Mariano Cirello com a preparação sempre caprichosa do Mago Edimar Della Barba...
Chega a vez da VEE e vamos assistir lá no alto, ao lado da Lia vejo a largada, a briga nas três primeiras volta, a retomada da ponta e...vou para trás de uma torre onde encontro o Joel, ouço os carros passando pela reta dos boxes e num ponto da reta conto a diferença que o Heitor abre, marcando em uma faixa branca no asfalto...4s, 5s, o Joel fala em 8s, 6s, 8s e...bom isso o Heitor vai contar amanhã!
O abraço na Lia, a corrida descendo as escadas para aplaudir o vencedor, a alegria no podium e tudo mais...
Nossos momentos mágicos, apenas...

     Mariana e Heloisa...
 Joel, Santo fazendo pose de Clrk Glable, eu, Arturão, Ceregatti, Duran, Luiz Otavio, Carlos, Marcelo... 
Santo, eu, Zé Clemente, Arturão e Ferreirinha...

 Santo, Duran, eu e Joel...
 Ia começar a VEE...

Santo, Zullino e eu...    

Adhemir o locutor, Almyr, eu e Heitor...

Final do dia, os motores já tinham parado de roncar, sentamos em uma roda, Arturão, Santo, Duran, Fabio, Zullino e Heitor, o papo rola solto, o gosto é de vitória!

Rui Amaral Jr

PS: Agora uma fofoca, nada confirmado mas que está deixando o Duran de cabelos em pé; parece, apenas me parece que Arturão e eu vamos correr juntos em certa categoria. Não contem para ninguém!