A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 23 de abril de 2013

Conta Junior...


Minha estreia na Stock - Cars foi no final do ano de 1981, neste anos era disputado o campeonato brasileiro e o Rio/São Paulo.
Esse relato que vou descrever foi em minha 2 corrida nesta disputada categoria, meu carro novinho, fiz muitos treinos em Interlagos para acertar a suspensão e acertei, sabendo que qualquer carro de competição que andasse bem no difícil Autódromo de Interlagos andaria em qualquer lugar, mas tinha um problema, meu motor não rendia bem nas retomadas de saída de curva. 
Nesta época, o Waldemir Spinelli o "Bolão" como o conheciam, dividia sua equipe com o Alencar Jr  de Goiania, e não sei o motivo mas dispensaram seu preparador o conhecido "Meinha", eu querendo andar junto com os ponteiros não perdi tempo o contratei já para etapa do Rio de Janeiro em 29/11/1981. 
Na sexta feira nos treinos fiquei com o 17 tempo, com problemas de retomada em saída de curva, mas estava animado com o acerto de suspensão e contava com o Meinha que só chegou no Rio pela manhã de sábado pouco antes da classificação, perguntando como está o carro, relatei que o problema era a retomada em saída de curva.
Pois bem, retirou o carburador, desmontou, com duas "bolinhas de chumbo" aquelas usadas para pescar lambari, tampou duas passagem de ar e trocou as canetinhas, giglês e ajustou a boia.
Sai para classificar, nem acreditava como meu motor tinha melhorado, dei 3 voltas e marquei o 6 tempo. Entrei para meu box, novamente foi tirado o carburador foi trocado o giglê de álcool para maior. Sai novamente e senti a melhora dondo mais 3 voltas e marquei o 3 tempo atras do Paulão Gomes e do Ingo Hoffmann.
Na corrida me toquei com o Capeta que vinha atras do Paulão.... enfim cheguei em 2 com Paulão em 1....


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Stock Cars

Belas fotos, uma curva inesquecível. Na foto 1 -identifico o Pedro Queiroz Pereira, #15; 2 - Lara Campos, #55 e Capeta, #1; 3- Marcos Troncon, #16; 6- D.Casarini, #3 e Bolão Spinelli, #58; 7 - Reynaldo Campello, #11 e 8 - Ingo Hoffmann, #7 e Aroldo Erni Bauermann, #17. 

Caranguejo


Na semana passada o Carlos mostrou algumas dessas fotos em nosso Face da D3, é uma corrida da Stock Cars em Interlagos em Junho de 1981, alguns comentários são do Jr Lara Campos e do Fabiano Guimarães, tirados do Facebook.

Rui Amaral Jr


#55 Jr Lara Campos e Paulo Gomes 

“EU IA COM OS AMIGOS DE SÃO CAETANO ASSISTIR AS PROVAS EM INTERLAGOS, ENTRAVAMOS PELOS BURACOS DOS MUROS PARA ASSISTIR AS PROVAS E ZANZARMOS PELOS BOXES SEM CREDENCIAIS E VERMOS O QUE ACONTECIA, AI ENCONTRÁVAMOS ALGUNS CONHECIDOS, ARTURO, RENATO NARDI, ZÉ ROMANO, LEANDRINI, BRUNO NA D-3  E OS PILOTOS QUE JÁ NÃO ESTAVAM MAIS PARTICIPANDO DA D-3 E ESTAVAM NA STOCK. NA PROVA DA STOCK FICAR NO FINAL DO RETÃO ERA MUITO LEGAL, POIS OS CARROS URRAVAM NA DESCIDA E ONDE ALICATAVAM PARA FAZER A  "3". O JR BRIGAVA MUITO COM PAULÃO, COLOCAVA O CARRO AONDE MENOS  SE ESPERAVA QUE DESSE PARA PASSAR BRIGARAM POR POSIÇÃO A CORRIDA TODA  ENTRE OUTROS PILOTOS.” 
Carlos Bonesso



 Luiz Fabiano Pereira Guimarães - Denísio por dentro e Avallone.
Luiz Fabiano Pereira Guimarães - #25 Eduardo Miragaia, Essa foto é uma raridade, acho que a única do Miragaia nessa temporada, depois ele sumiu. 


Junior Lara Campos - Stock-Cars, essa categoria era mais competitiva que a D3. Esses carros Opala equipados com motor GM 4100 cc. com sua preparação muito limitada pelo regulamento, usavam pneus radiais lixado (pneus novos que se mandava lixar em maquina) com 3 mm para corrida e 1,5 mm para classificação. Neste ponto da foto, curva 3, final da reta em Interlagos chegavam perto dos 230 km/h, tinha de "bombar" o pedal do freio para encostar as pastilhas para ai frear, o auto-controle emocional do piloto era muito importante para andar rápido, pois uma escapada perdia-se pelo menos duas posições em corrida no meio do bolo....




Quatro Rodas Julho de 1981


domingo, 21 de abril de 2013

Long Beach 2013

Parabéns Takuma Sato...

 Franchitti
Helio

BAHREIN 2013

 Tião sobrou...
link

RESULTADO

1 - Sebastian Vettel          
2 - Kimi Raikkonen - a 9s1        
3 - Romain Grosjean  - a 19s5        
4 - Paul di Resta  - a 21s7        
5 - Lewis Hamilton  - a 35s2        
6 - Sergio Perez  - a 35s9        
7 - Mark Webber  - a 37s2        
8 - Fernando Alonso  - a 37s5        
9 - Nico Rosberg  - a 41s1        
10 - Jenson Button - a 46s6 


GP2
Segunda corrida
Sam Bird recebe a bandeirada co Felipe Nasr à 80/1.000

RESULTADO

1 - Sam Bird (Russian Time)
2 - Felipe Nasr (Carlin)
3 - Stefano Coletti (Rapax)
4 - Tom Dillmann (Russian Time)
5 - James Calado (ART Grand Prix)
6 - Jolyon Palmer (Carlin)
7 - Daniel Abt (ART Grand Prix)
8 - Adrian Quaif-Hobbs (MP Motorsport)
9 - Fabio Leimer (Racing Engineering)
10 - Kevin Ceccon (Trident Racing)
11 - Sergio Canamasas (Caterham Racing)
12 - Johnny Cecotto (Arden Internatinal)

FOTO: Reuters