A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cuba

Recebi de meu amigo Chico Pellegrino essas maravilhosas fotos algum tempo atrás, ficaram guardadas esperando que eu pesquisasse, o tempo foi passando, discuti muito com o Caranguejo sobre elas e hoje ao ver o recorte de jornal que a amiga Ana mostrou resolvi apenas mostra-las, um dia escrevo tudo!
Obrigado Ana e Chico. 

Rui Amaral Jr 



À esquerda o piloto argentino Roberto Mieres observa Fangio e o ditador de plantão da bela ilha, Fulgêncio Batista.
1957, Fangio e a belissima Maserati
Largada 1957
Carroll Shelby e a Ferrari 



Trintgnant



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Toleman-Hart TG 183B


O primeiro teste de Ayrton na equipe.

Equipe pequena mas muito bem gerida a Toleman foi campeã da Formula 2  no ano de 1980 com Brian Henton. Partindo de uma equipe bem estruturada entrou na Formula Um, trazendo como projetista Rory Byrne, estreou no mundial em 1981 na corrida de Imola tendo como pilotos Brian Henton e Derek Warwick. Como previa o regulamento da época a sua opção desde o começo foi usar os motores turbo da Hart.
1981/82/83 foram difíceis anos de aprendizado, mas para 1984 com a saída de Warwick para a Renault dois novos pilotos foram contratados, o campeão do motociclismo Johnny Cecotto e a estrela da Formula 3 Ayrton Senna.
Com Ayrton vieram bons resultados e a quase vitória em Mônaco, tendo conquistado com ele os 13 pontos dessa temporada. Fato curioso desta temporada foi o contrato com a Pirelli para o fornecimento de pneus, quando a Toleman descobriu que os pneus entregues à equipe não eram da mesma qualidade dos entregues às outras equipes como a Ferrari! 

Rui Amaral Jr     




As fotos dos primeiros testes de Ayrton na Toleman, na pista de Silverstone. 
 Nas duas fotos imagens de Kyalami 1984 e o primeiro ponto conquistado por Ayrton com o 6º lugar.

Detroit 1984 já com a Toleman TD184



O motor Hart. Fotos Wouter Melissen

Motor 

Hart 415T

4 cilindros em linha
Bloco e cabeçote em alumínio
4 válvulas por cilindro
Diâmetro 88mm x curso 61.5mm
Cilindrada 1.459cc
Taxa de compressão 7:1
Potencia 580hp à 9.500rpm
Injeção Lucas
Turbo Garret  
Peso 136 kg 





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Montjuich Park

 Rumo à vitória...



A vitória de Emerson Fitipaldi no GP da Espanha/73, parecia indicar que aquela seria outra temporada de vitórias e título, como a anterior. Nesse difícil e já pouco seguro traçado espanhol, Emerson largou da sétima posição no grid para fazer uma corrida estratégica. Seu companheiro de equipe, Ronnie Peterson, fizera a pole position e assumira a ponta sem maiores problemas, enquanto Emerson conseguia surpreender Jacky Ickx e Peter Revson, que estavam à sua frente. Enquanto Stewart acompanhava Peterson, Fittipaldi era o último vagão de um "trenzinho" que tinha Denny Hulme e François Cevert. A estrela de Emerson começou a brilhar quando o retardatário Andrea de Adamich  rodou e bateu no guard-rail. O italiano não se machucou mas destroços de seu carro ficaram pelo caminho (estes eram os anos setenta: ninguém es- tava especialmente preocupado em limpar a pista). Assim Hulme e Cevert logo sumiram da frente de Emerson, devido a furos em seus pneus. Herdando a terceira colocação, Emerson tentou alcançar Stewart, porém começou a sofrer com perda de estabilidade e só desconfiou que também estivesse com um pneu furado bem mais tarde. Sem conseguir uma aproximação, passou para o segundo lugar quando Jackie Stewart teve problemas com seus freios e viu-se na liderança a quinze voltas da bandeirada,  quando a caixa de câmbio de Ronnie não tolerou mais seus abusos. À essas alturas, Fittipaldi já sabia do pneu e dirigia o mais cautelosamente possível, perseguido cada vez mais de perto por Carlos Reutemann. Teria a sorte desta vez escolhido outro sul-americano como seu favorito? Não, pois faltando oito voltas para o final, El Lole abandonou com problemas no semi-eixo. E mesmo em ritmo de passeio e com François Cevert, que trocara os pneus e voltara à corrida em segundo, Emerson venceu a terceira das quatro primeiras provas do Mundial.
Esse estava no papo.
Pelo menos, assim pensávamos.

Caranguejo

Ronnie
 #2 Peterson, #4 Cevert, #5 Hulme, #3 Stewart e Beltoise ao fundo.
Chapman, Maria Helena, Emerson, Cevert, faltou o 3º colocado Geoge Follmer
Veja o estado dos pneus da Brabham BT42 de Reutmann, atrás o ISO de Howden Ganley.
Box da Tyrrel 



#1

Sim, acreditem, em longos 20 anos três pilotos brasileiros levaram o #1 em seus carros por oito temporadas! Era uma época em que as corridas eram disputadas, vários carros tinham condições de vitória, e lá estavam Emerson, Nelson e Ayrton, brigando e vencendo...   

Emerson 
 Interlagos 1973
Zolder 1973
Monza 1975

Monza 1972, primeiro titulo. 


Nelson
Montreal 1982
Zeltweg 1984
Imola 1988

Monza 1983


Las Vegas 1981


Ayrton
Hockenheim 1991

Adelaide 1991

Suzuka 1990



Rui Amaral Jr