A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach
domingo, 23 de dezembro de 2012
sábado, 22 de dezembro de 2012
FERRARI
Terminada a II Guerra, aos poucos as competições voltam à Europa, e um novo antigo nome aparece nas pistas. Depois de deixar a Alfa Romeo, onde por quase duas décadas colecionou inúmeras vitórias em todas as categorias em que participou, agora, depois de um período de quarentena quando teve que usar a marca Auto Avia Construzioni, Enzo pode enfim ostentar a marca Ferrari em seus carros, e as vitórias voltaram e vieram aos montes, Le Mans 1949, Targa Florio 1948/49. Mille Miglia 1948/49/50/51/52/53, fora as demais categorias em que participou.
Um carro se destacou neste período, a Ferrari 166.
Ferrari 166MM
Preparada para as grandes competições de estrada, seu nome vem da famosa Mille Miglia, sua carroceria do estúdio Touring, com o método de construção denominado Superleggera, tinha um baixo peso e grande rigidez estrutural.
MOTOR
V12 à 60graus
Diâmetro 60mm x curso 58.8mm = cilindrada 1.995cc
Cilindrada unitária 166,25cc
Taxa de compressão 10:1
Potencia 140hp á 6.600rpm
Alimentação 3 carburadores Weber 32 DCF
CHASSI
Tubular em aço
Suspensão dianteira, independente com quadriláteros transversais, mola transversal e amortecedores hidráulicos.
Suspensão traseira, eixo rígido, mola semi elíptica transversal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Freios, tambor.
Cambio de 5 marchas
Tanque de combustível 90l
Distancia entre eixos 2.200mm
Bitola dianteira 1.250mm
Bitola traseira 1.200mm
Peso, 650 kg
Velocidade máxima 220 km/h
O Príncipe Igor Troubtskoy retira a sua da fábrica, depois venceria a Targa Florio de 1948 com Clemente Biondetti.
Clemente Biondetti/Principe Igor Troubtskoy, vencedores da Targa Florio 1948
Biondetti venceria também a Targa Florio de 1949, com Carlo Benedetti
24 Horas de Le Mans 1949, Ferrari 166 MM, os vencedores, Luigi Chinetti/Peter Michell-Thompson, Lord Selsdon.
Um belo desenho que meu amigo Ricardo D`Assis Cordeiro enviou, acreditamos que uma 340 em Collessano.
NT: Luiggi Chinetti se radicou nos EUA onde fundou a NART -North American Racing Tean- representante oficial da Ferrari. Equipe citada várias vezes no Histórias, acumulou para Ferrari muitas vitórias em várias categorias, inclusive Formula Um
Ao Milton e Romeu
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
FORD GT40 - A primeira vitória
2.000 KM de Daytona 1965
O GT40 de Ken Miles e Lloyd Ruby
1965, nem tudo eram flores no quartel general da Ford em Dearborn, depois de não conseguir comprar a Ferrari, Henry Ford II deu ordens à Lee Iacocca de montar um departamento de competições. Isso foi feito em 1963 e o escolhido para projetar a "fera" foi Eric Broadley o senhor Lola que trouxe entre outros John Wyer, o norte americano Carroll Shelby era incumbido da coordenação de corridas e comercialização, dos carros de corrida e da versão esportiva para as ruas. Logo Broadley foi se afastando, depois de muita intromissão dos executivos da Ford em relação à concepção do carro, que era feito na Inglaterra e voltou-se para sua futura Lola T70. Foi criada a FAV -Veículos Avançados Ford- nos EUA, onde foi continuado o desenvolvimento do carro.
1964, os primeiros teste do GT40 foram feitos pelos pilotos Roy Salvadori e Jo Schlesser em Le Mans, na chuva o carro era inguiavél, foram adicionados algumas aletas na dianteira e um spoiler na traseira. O carro era veloz com o motor Ford V8 de 4.200cc e cambio Coloti chegando em Mulsane a mais de 300 km/h, mas era muito pesado e pouco confiável. Foram inscritos três nas 24 Horas de Le Mans, mas apesar de estarem em 2º, 4º e 9º lugar no grid dois deles abandonaram com problemas no cambio Bruce McLaren/Phil Hill e Richie Ginther/Masten Gregory e o terceiro de Richard Attwood/Jo Sclhesser depois de um tubo de combustível partido pegou fogo.
Em 1965 o projeto foi entregue à Sheby que instalou o motor Ford V8 de 289 polegadas ou 4.727cc e trocou o cambio por um ZF de cinco marchas. Nas várias corridas de 1964 os maus resultados se repetiram.
Aí chegou 1965 e a primeira corrida do ano os 1.000 KM de Daytona que naquele ano seria disputado num percurso de 2.000 KM e a primeira grande vitória do GT40, com Miles e Ruby no carro que mostro acima, e cujas fotos me acompanham desde aquela data.
O objetivo da Ford, vencer principalmente as 24 Horas de Le Mans veio no ano seguinte, mas com o modelo Mark II com a dupla Bruce McLaren/Chris Amon, e 1967 com o Mark IV ou J um monstro com motor de 7.000cc e cambio automático de duas marchas, pilotado por A.J. Foyt e Dan Gurney.
Em 1968 com a nova regulamentação para os motores da categoria Esporte Protótipos fixando o limite de 5.000cc a Ford voltou a vencer Le Mans em 68 e 69, desta vez com o GT40. Em 68 com a dupla Pedro Rodrigués/Lucien Bianchi e no ano seguinte com Jackie Ickx/Jack Oliver.
NT: Os 2.000 KM de Daytona de 1965 viram um show de outro carro, este totalmente criado pelo gênio Carroll Shelby, mas isso fica para outro dia.
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
QUIZZ
Subida da Montanha de 1958 na Serra Velha de Santos ou Caminho do Mar , no blog do Paulo Levi tentamos identificar alguns carros.
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
Porsche na Targa Florio
A lendária Targa Florio, idealizada por Vincenzo Florio, percorria as estradas da bela Sicília na região de Madonie a leste de Palermo desde 1906, muitos mitos foram construídos até 1973 na sua ultima edição válida para o campeonato mundial. Eram três os circuitos projetados por seus idealizadores, Grande, Médio e Piccolo Madonie. A partir de 1948 apenas o circuito Piccolo Madonie de 72km foi utilizado e a corrida era realizada em 10 voltas num total de 720km.
Entre tantos mitos, a Porsche à partir de 1959 construiu uma boa parte de sua história nas pistas pelas estradas da Sicília. Nas fotos apenas os carros das vitorias na geral.
1959, Edgar Bart/Wolfgang Seidel, Porsche 718 RSK Spyder
1960, Jo Bonnier/Hans Hermann, Porsche 718 RS60 Spyder, piloto reserva Graham Hill
1963, Jo Bonnier/Carlo Maria Abate, Porsche 718 GTR coupé
1964, Antonio Pucci/Colin Davis, Porsche 904 GTS
1966, Willy Mairesse/Herbert Muller, Porsche 906 Carrera6
1967, Paul Hawkins/Rolf Stommelen, Porsche 910/8
1968, Vic Elford/Umberto Magioli, Porsche 908/2
1970, Jo Sifert/Brian Redman, Porche 908/3
1973, Herbert Muller/Gijs van Lennep, Porsche Carrera RSR
NT: Após 1973 mais quatro edições da Targa Florio, que não foram válidas para o Mundial de Endurance e tiveram os seguintes vencedores,
1974 França
Gérard Larrousse/Amilcare Ballestrieri Lancia
Stratos
1975 Nino
Vaccarella/Arturo Merzario Alfa Romeo 33TT12
1976 Eugenio
"Amphicar" Renna/Armando Floridia Osella
PA4-BMW
1977 Raffaele
Restivo/Alfonso Merendino Chevron
B36-BMW
Rui Amaral Jr
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Simplesmente Juan
Para meus amigos Belair, Caranguejo, Juanh e Vasco
e muitos outros, muitos!
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
QUINTUPLE
Sem comentários e nenhuma identificação, apenas um pouco das fotos que tenho arquivadas do incrivél Fangio. Algumas recebidas dos milhares de e-mails trocados com o Caranguejo, outras digitalizadas de meus arquivos.
links
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
Assinar:
Postagens (Atom)