A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cingapura 2012 - Formula Um e GP2

Tião dominou!
Button
Alonso

TEMPOS

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min48s340 
2. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min48s651
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min48s896
4. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min48s964
5. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min49s086
6. Paul di Resta (GBR/Force India) - 1min49s300
7. Nico Hülkenberg (ALE/Force India) - 1min49s339
8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min49s790
9. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min50s039 
10. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min50s161
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min50s263
12. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1min50s345
13. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min50s636
14. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min50s791
15. Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min51s122
16. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min51s450
17. Bruno Senna (BRA/Williams) - 1min51s452 
18. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min52s009
19. Timo Glock (ALE/Marussia) - 1min52s218
20. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - 1min52s576
21. Charles Pic (FRA/Marussia) - 1min52s863
22. Vitaly Petrov (RUS/Caterham) - 1min52s936
23. Pedro de la Rosa (ESP/HRT) - 1min54s448
24. Narain Karthikeyan (IND/HRT) - 1min54s514 
25. Ma Qing Hua (CHN/HRT) - 1min58s053 *
* Reserva da HRT, o piloto chinês só participou do primeiro treino livre

FOTOS: Reuters, AP




GP2

Razia

Razia larga em nono na primeira prova da decisão do título da temporada 2012

Brasileiro parte três posições atrás de rival Davide Valsecchi; "Ainda temos uma boa oportunidade amanhã", diz

stá tudo ainda em aberto na decisão do título da GP2 em Cingapura. O brasileiro Luiz Razia partirá da nona posição na corrida principal, que acontece na manhã deste sábado, não muito distante de seu principal rival, o italiano Davide Valsecchi, que sai em sexto lugar.

Os dois candidatos ao título andaram próximos o tempo todo na classificação, chegando a ocupar as duas primeiras posições na primeira parte da tomada de tempo. Contudo, ambos não conseguiram repetir o mesmo desempenho com um jogo de pneus mais macios. A pole ficou com o italiano Luca Filippi.

"No treino livre desta manhã, a chuva estava pesada e não valia a pena arriscar. À noite, maximizamos tudo para tentar ficar entre os três; conseguimos nos primeiros 15 minutos, mas não consegui baixar muito o tempo na segunda tentativa e caímos para nono", comenta Razia, dono de quatro vitórias e nove pódios nesta temporada, que está 25 pontos atrás de Valsecchi, com 40 ainda em jogo.

"Não foi o ideal, mas ainda temos uma boa oportunidade amanhã, já que a corrida pode ser de um nível totalmente diferente da classificação, e podendo ter chuva. Se por acaso for seco, a degradação dos pneus traseiros será muito grande. Vamos continuar tentando amanhã e ver no que dá", completa o piloto baiano.

A prova principal do fim de semana em Cingapura, última corrida da temporada 2012, está marcada para as 5h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV. Confira o grid de largada definido nesta sexta-feira:

1. Luca Filippi (ITA/Coloni), 1min59s444
2. Max Chilton (ING/Carlin), 1min59s496
3. Esteban Gutierrez (MEX/Lotus), 1min59s908
4. Jolyon Palmer (ING/iSport), 2min00s102
5. Fabio Leimer (SUI/Racing Engineering), 2min00s113
6. Davide Valsecchi (ITA/Dams), 2min00s287
7. Johnny Cecotto Jr. (VEN/Addax), 2min00s335
8. Stefano Coletti (MON/Rapax), 2min00s364
9. Luiz Razia (BRA/Arden), 2min00s365
10. Sergio Canamasas (ESP/Lazarus), 2min00s634
11. Stéphane Richelmi (MON/Trident), 2min00s671
12. Nathanael Berthon (FRA/Racing Engineering), 2min00s695
13. Felipe Nasr (BRA/Dams), 2min00s720
14. Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 2min00s906
15.James Calado (ING/Lotus), 2min00s954
16. Rio Haryanto (INA/Carlin), 2min01s031
17. Marcus Ericsson (SUE/iSport), 2min01s204
18. Nigel Melker (HOL/Ocean), 2min01s308
19. Julian Leal (COL/Trident), 2min01s474
20. Fabio Onidi (ITA/Coloni), 2min01s656
21. Simon Trummer (SUI/Arden), 2min01s961
22. Victor Guerin (BRA/Ocean), 2min02s110
23. Rodolfo Gonzalez (VEN/Caterham), 2min02s260
24. Rene Binder (AUT/Lazarus), 2min02s376
25. Jake Rosenzweig (EUA/Addax), 2min03s218
26. Ricardo Teixeira (ANG/Rapax), 2min04s174

Horários do fim de semana
Corrida 1: sábado (22), às 5h
Corrida 2: domingo (23), às 5h10

Silverstone, 1951 - Rei morto, Rei posto.‏



 Largada  #12 Gonzalez, #2 Fangio, #11 Ciccio Ascari
Equipe Alfa Romeo,  Consalvo Sanesi, Farina, Felice Bonetto e Fangio.
Peter Walker #7 e Reg Parnell #6, BRM P15

As imagens são poderosas, veja a primeira fila, com a campeã e a desafiante em todas as posições: Gonzalez(12), Fangio(2), Farina(1) e Ascari(11).
Mesmo assim, Bonetto, o homem do cachimbo foi quem largou na frente com uma das Alfettas. Mas durou pouco. Gonzalez e Fangio o deixaram para trás e no décimo giro o Chueco passa à frente. Todavia, na 39ª volta Pepe é de novo o líder, o que já seria um feito notável, pois o argentino contava com um chassi e motor mais velhos em relação a seus parceiros de equipe, Alberto Ascari e Luigi Villoresi, e mesmo assim cravara a pole-position.  Fangio e Gonzalez começam então uma "luta portenha" pela ponta que termina quando Fangio tem de reabastecer na volta 48. A "beberrona" Alfetta 159 precisava de 300 litros numa operação que demorava algo como 48 ou 50 segundos, como se pode ver no filme, no reabastecimento de Consalvo Sanesi, na Alfetta #3. Já os pneus, eram na base do martelo e braço forte. Por seu lado, Froilan Gonzalez só para na volta 60: reabastece com 220 litros e perde exatos 23 segundos. Tem tempo até de perguntar ao Ciccio Ascari se ele não quer retornar à prova. Com a "bênção" de Ascari, Pepe Gonzalez volta na liderança e lá se mantém, apesar dos esforços do Fangio, o único a terminar no mesmo giro do líder apesar dos 50 segundos de desvantagem. O terceiro colocado, Gigi Villoresi chegou duas voltas atrás. Para os súditos da Rainha, a grande atração foram os BRM P15, de Reg Parnell e Peter Walker, que largaram nas últimas posições mas conseguiram terminar em 5º com Parnell e 7º com Walker.

Caranguejo 




O TOURO e a Ferrari 375 em três fotos.
Gonzalez e Cicio Ascari
Peter Walker e Consalo Sanesi
Fim de corrida para Farina
Gonzales no box reabastecendo, notem a ajuda de Ciccio Ascari, à direita.

Um pouco antes do beijo!
Podium, Fangio, Gonzalez e Gigi Viloresi




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cingapura 2012



Vivere al ritmo europeo stando all’Equatore

19.9.2012
Singapore, 19 settembre – E’ ormai notte a Singapore ma il nastro d’asfalto di poco più di cinque chilometri su cui si svolgerà la quattordicesima prova del Campionato del Mondo di Formula 1 è perfettamente illuminato, come lo sarà per tutto il fine settimana. Il paddock di Marina Bay non è ancora deserto come lo sarebbe stato in qualsiasi altra gara il mercoledì notte. Infatti, ci sono diversi modi di approcciare un weekend dagli orari così insoliti. C’è chi ha scelto di rimanere sin dall’arrivo a Singapore sul fuso orario europeo o c’è chi, come la squadra di Maranello, ha trascorso i primi tre giorni di permanenza qui seguendo gli orari locali per poi risistemare gli orologi cinque o sei ore indietro, a seconda se si vive nell’Europa continentale o in Inghilterra, a partire da domani. 

Chi non ha alternativa sono i piloti, che devono cercare il più possibile di mantenere inalterato il proprio ritmo di vita nonostante sia in contrasto con gli orari locali. In tanti hanno ritardato fino all’ultimo l’arrivo a Singapore proprio per ridurre al minimo il tempo in cui dover andare contro l’alternarsi naturale del giorno e della notte. Sia Fernando Alonso che Felipe Massa sono arrivati a Singapore questa mattina e hanno cercato subito di seguire il programma di mantenimento del fuso europeo, cercando di dormire subito per poi provare a rimanere svegli il più a lungo possibile questa notte. 

In serata, Fernando si è concesso un breve passaggio ai box, dove ha trovato alcuni dei suoi ingegneri, ancora indaffarati sui computer. I meccanici invece avevano già terminato la loro giornata di lavoro, lasciando le vetture ormai praticamente montate nei box: per loro questa è la notte più lunga, visto che non dovranno tornare in pista fino a domani nel primo pomeriggio. Il tempo di un giro del tracciato in bicicletta, tanto per ritrovare subito i riferimenti giusti della pista, e poi il pilota spagnolo è andato a cena con il suo staff. O, per meglio dire, a pranzo.
___________________________________________________________
Cingapura, 19 de Setembro -É noite agora em Cingapura, mas a faixa de asfalto de pouco mais de cinco quilômetros em que haverá o décimo quarto GP do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, está perfeitamente iluminado, como será para o fim de semana todo. O paddock em Marina Bay ainda está deserto, como seria em qualquer outra corrida, na noite de quarta-feira. Na verdade, existem várias maneiras opções para os pilotos para se adequarem a um horário tão incomum. Alguns optaram por ficar em Cingapura desde a chegada no horário europeu, outros que, como a equipe de Maranello, passaram os três primeiros dias a se adequarem ao horário local, reorganizando os relógios biológicos, em três ou cinco horas, dependendo se você vive na Europa continental ou na Inglaterra.
Quem não tem alternativa são os pilotos, que devem tentar, tanto quanto possível manter seu ritmo de vida, apesar do conflito com os horários locais. Muitos têm adiado até a última hora a  chegada em Cingapura, apenas para minimizar o tempo de ter que ir contra a alternância natural de dia e noite. Tanto Fernando Alonso e Felipe Massa chegaram em Cingapura nesta manhã e imediatamente tentaram seguir o programa de manutenção da zona européia, tentando dormir logo em seguida, tentar ficar acordado tanto quanto o possível à noite.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

JOSÉ FROILAN GONZALEZ - por Caranguejo


 



JOSÉ FROILAN GONZALEZ, nasceu em Arrecifes em 5 de outubro de 1922 e portanto, completará noventa anos dentro de alguns dias. Parece oportuno então, que lembremos um pouco da trajetória desse piloto, o mais antigo vencedor de Grandes Prêmios, ainda vivo e o primeiro a vencer na Fórmula 1 com uma Ferrari. A carreira de Pepe Gonzalez começou nos anos quarenta quando ele passou a aventurar-se em provas disputadas em seu país ou pela América do Sul. Já nessa época, seu grande rival era um balcaceriano de pernas tortas chamado Juan Manuel Fangio. A trajetória de Pepe e de Fangio sempre foi paralela e eles rumaram praticamente juntos para tentarem a sorte na Europa. Piloto de uma época em que era necessário dominar o carro como um cavalo chucro, Gonzalez chamou a atenção pelo vigor físico e imediatamente ganhou um novo apelido: o Touro dos Pampas (The Pampas Bull). Em virtude de sua compleição, seus compatriotas também o chamavam El Cabezon. 

Consolado por Fangio em Nurburgring

Silverstone 1951
Largada
Passando Fangio


A vitória
O beijo

Reins 1953 com a Maserati A6GCM, 3º lugar
Silverstone 1954 a segunda vitória
Le Mans 1954, a vitória com a Ferrari 375 Plus em parceria com Maurice Trintgnant
Maurice e Froilan
Ouvindo atento, atrás Fangio, a seu lado Maglioli e Ill Dottore
Reins, pilotos mexiam nos carros
 Nas três fotos com a BRM H16 
 Silverstone
Reims



Em 1950, Gonzalez perde por pouco a chance de participar do histórico GP de Silverstone, quando nasceu a F1, mas estava lá na segunda prova, em Mônaco, com seu Maserati 4CLT. Froilan era um dos mais jovens do grid, contando 27 primaveras enquanto o rival e mentor Fangio, somava 39 anos. A estréia não foi das mais auspiciosas: depois de fazer o terceiro melhor tempo, acabou sendo colhido pela famosa onda que invadiu a pista na Curva da Tabacaria e prejudicou a corrida da maioria. O Maserati pegou fogo e Gonzalez queimou-se com alguma seriedade. Com uma curta aparição no GP da França, pode-se dizer que a participação do Cabezon no primeiro Mundial terminou por aí. Mas o ano seguinte começaria bem melhor. Em duas provas no Circuito Costanera Norte em Buenos Aires, Gonzalez consegue vencer, superando pilotos como Hermann Lang e Karl Kling além do próprio Chueco, que estavam com as poderosas Mercedes-Benz W154. Com sua Ferrari 166, Pepe vence a Copa Peron e claro, chama a atenção de Maranello recebendo uma chance na Equipe Ferrari, substituindo Piero Taruffi no GP de Reims. E Pepe não desapontou. No GP francês estava em segundo lugar quando recebeu ordens da equipe para ceder seu carro a Alberto Ascari. Ciccio fez sua parte e eles chegaram logo depois da dupla Fangio/Fagioli, os vencedores. A prova seguinte, em Silverstone, Gonzalez derrotou todos os favoritos e deu a Ferrari 375 a glória de vencer as imbatíveis Alfettas. Humilde, quando parou para reabastecer, perguntou a Ascari, que já havia abandonado com problemas se não queria seu carro. Ciccio, colocou a mão em seu ombro e lhe disse para retornar. Até o final da temporada, faz mais três pódios e completa o ano na terceira posição no campeonato.
Entre 1952-53, volta à Maserati, agora com o modelo A6GCM, mas só tornará a vencer ao retornar à Ferrari em 1954, fazendo sua melhor participação, pois na F1 é vice-campeão, ganhando novamente em Silverstone e vencendo as 24 Horas de Le Mans em parceria com Maurice Trintignant e a Ferrari 375 Plus. Mas também colhe uma grande tristeza: a morte de seu amigo Onofre Marimon em Nurburgring. Daí para a frente suas participações irão se restringir ao GP da Argentina, fazendo uma rara aparição no GP da Grã-Bretanha de 1956 pilotando um Vanwall. Em 1960 participa de seu último GP portenho, com uma Ferrari D246. Desde então, envolveu-se com a preparação de carros de competição e com o fato de ser uma celebridade da Ferrari, como seu primeiro vencedor. Vive na  Argentina, onde é tão celebrado e respeitado quando o Chueco.

Caranguejo

Vida longa Campeão!

Silvestone 1951