A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 16 de setembro de 2012

DTM - INDY









Bruno Spengler - BMW


Augusto Farfus - BMW


Oschersleben

RESULTADO

1º    Bruno Spengler - BMW Team Schnitzer
2º    Gary Paffett - Mercedes AMG C-Coupé
3º    Jamie Green - Mercedes AMG C-Coupé
4º    Dirk Werner - BMW M3 DTM 51
5º    Augusto Farfus - BMW M3 DTM
6º    Mike Rockenfeller - Audi A5 DTM
7º    Robert Wickens - Mercedes AMG C-Coupé
8º    Mattias Ekström - Audi A5 DTM 51
9º    Filipe Albuquerque - Audi A5 DTM 51
10º  Timo Scheider - Audi A5 DTM

CAMPEONATO

Gary Paffett HWA   127 pontos
Bruno Spengler BMW Team Schnitzer  116
Jamie Green HWA  108
Mike Rockenfeller Phoenix Racing  75
Edoardo Mortara Equipe Rosberg  74
Martin Tomczyk BMW Team RMG  69
Mattias Ekström ABT Sportsline  66
Augusto Farfus BMW Team RBM  29
Christian Vietoris HWA  24
10º Timo Scheider ABT Sportsline  19

FOTOS: DTM


INDY 500 FONTANA


Ryan Hunter Reay








 Will Power








RESULTADO

Ed Carpenter
Dario Franchitti
Scott Dixon
Ryan Hunter Reay
Hélio Castroneves
Graham Rahal

CAMPEONATO

Ryan Hunter Reay   EUA  468
Will Power  AUS  465
Scott Dixon  NZE   435
Hélio Castroneves  BRA  431
Simon Pagenaud FRA 387
Ryan Briscoe AUS 370
Dario Franchitti ESC 363
James Hinchcliffe CAN 358
Tony Kanaan BRA 351
10º Graham Rahal EUA 333
11º J. R. Hildebrand EUA 294
12º Rubens Barrichello BRA 289
13º Takuma Sato JAP 281
14º Marco Andretti EUA 278
15º Justin Wilson ING 278
16º Oriol Servia ESP 275
17º Alex Tagliani CAN 267

FOTOS: AP , GettyImagesBrasil

TERRA FORMULA INDY




sábado, 15 de setembro de 2012

Monza 1954


 
Fangio x Froilan
Moss x Ascari
 Fangio e Karl Kling
Hawthorn

Esse GP de Monza foi disputado em plena "ditadura" da Mercedes Benz. Fangio estava com a fantástica Streamliner e fez a pole; Ascari foi o segundo com a Ferrari "emprestada" e Moss em terceiro com seu Maserati britânico (que segundo dizem as más línguas, era capaz de acelerar sozinho se escutasse "God Save the Queen").
Moss
"Touro dos Pampas", "Cabezon" ou simplesmente Froilan Goazalez
Hans Hermann

Apesar disso, quem tomou a ponta foi o tedesco Karl Kling que estava com outra Streamliner, mas Kling era do tipo estabanado. Na quarta volta errou e Fangio foi para a liderança, seguido de Ciccio, Moss e do "Cabezon" Gonzalez. Uma vez que Stirling estava mais preocupado em conter os ataques de Gonzalez, Ascari passou o Chueco e foi para a ponta. Moss começou a respirar quando Froilan passou a ter problemas de câmbio, mas tanto ele quanto Fangio, foram superados por Luigi Villoresi, que largara em sexto e vinha andando muito bem. Gigi já se preparava para "enquadrar" Alberto Ascari quando sua embreagem falhou. Um abusado Moss apareceu então na frente na volta 45, dando início a uma disputa feroz com Ascari, que terminaria três voltas depois, com a quebra do motor de Alberto. Stirling ainda teve o gostinho de liderar por mais algum tempo, mas precisou ir aos boxes para reabastecer e Fangio voltou ao seu lugar de direito. Vitória do Chueco, com Hawthorn defendendo a honra de Maranello em segundo e Gonzalez, que voltara a disputa com o carro de Umberto Maglioli, em terceiro.



Caranguejo


1º  #16 Juan Manuel Fangio           Mercedes W196
2º  #40 Mike Hawthorn                  Ferrari 625/555
3º  #38 Umberto Maglioli                  Ferrari 625
3º  #38 Froilán Gonzalez                  Ferrari 553
4º  #12 Hans Herrmann                  Mercedes W196
5º  #30 Maurice Trintignant           Ferrari 625/555
6º  #42 Fred Wacker                           Equipe Gordini T16






CHAPARRAL 2J

Jackie Stewart e o Chaparral 2J, 1970 série CanAm

A Chaparral Cars, criada por Jim Hall e James Sharp, decide no final de 1969 abandonar a categoria Esporte Protótipos por uma série de razões, e volta-se à CanAm, campeonato na época de muito prestigio disputado no Canadá e EUA, dominada então pela MacLaren. Com a chegada dos novos pneus de perfil baixo e muita aderência ( pré slic ), os dois Texanos, projetam um carro para aproveitar a nova tendência. Extra oficialmente sempre contaram com o apoio da GM, embora essa negasse, e agora junto com a Firestone, construíram o primeiro carro a adotar o efeito solo. Ao contrário de Chapman que aproveitava o ar que passava por baixo do carro, eles "simplesmente" construíram ventiladores, tocados por um motor de dois cilindros e 45 hp, para sugar todo ar debaixo do carro e colá-lo na pista.


Vic Elford, 1970

Para isso contavam com saias em toda volta do chassi, eram feitas de um material novo o Lexan, apoiadas em laterais com molas pressionavam até que tocassem no solo, e com o ar aspirado pelos extratores grudavam o carro a pista. Junto com os novos pneus Firestone o carro vai para pista e se torna imbatível. Ao contrário do Lotus que precisava de velocidade para aumentar a aderência, o Chaparral 2J tinha aderência em qualquer tipo de curva, pois o efeito solo estava sempre sendo produzido pelos extratores de ar.




A película de Lexan que com o motor de 45 hp que sugava o ar , grudava o carro ao solo.
Seu motor era um Chevrolet de 7.600 cc, o cambio como nos carros de Esporte/Protótipos automático de duas marchas. Suspensão por triângulos seu esquema de chassi era convencional.
Sua estréia foi em Watkins Glen, pilotado por Jackie Stewart e depois por Vic Elford. O carro era simplesmente muito mais rápido que os outros, freava e fazia qualquer curva numa velocidade muito superior aos demais.
O motor do extrator de ar tinha 45 hp e as rodas traseiras de 15 pol de largura 

Detalhe da grande quantidade de detritos jogada para trás do carro. O recente episódio Baricchelo/Massa mostrou como são perigosos os detritos jogados pelos carros da frente.

Seu grande problema era a enorme quantidade de sujeira jogada para traz, o que prejudicava os outros pilotos. Como nenhuma equipe conseguia segurar a Chaparral começaram as reclamações contra o carro, e no final de 1970 a FIA decide proibir os ventiladores. Era o fim do Chaparral 2J...


_________________________________________

Post original de 29 de Setembro de 2009 



terça-feira, 11 de setembro de 2012

F-1: Razia completa 65 voltas com a Force India

Em Magny-Cours, baiano impressiona equipe indiana e estabelece segundo melhor tempo no primeiro dia de testes para novatos em 1min18s535








O brasileiro Luiz Razia completou nesta terça-feira o primeiro dia de testes para novatos da Fórmula 1 no circuito francês de Magny-Cours. O piloto baiano de 23 anos completou 65 voltas ao redor da pista de 4.411 metros, que recebeu a categoria pela última vez em 2008.

A atuação de Razia encheu os olhos dos membros da equipe indiana. O atual vice-líder da GP2, com quatro vitórias e nove pódios, cumpriu um cronograma pré-estabelecido pelo time e cravou sua melhor volta em 1min18s535, ficando entre a Ferrari do francês Jules Bianchi, o mais veloz, e a Mercedes de Sam Bird, o segundo colocado.

"Foi um ótimo dia de testes para Luiz Razia. Os engenheiros ficaram muito impressionados com as informações", comentou a equipe. "Foi nosso primeiro trabalho com Luiz e ele nos impressionou logo de cara. Ele se mostrou confortável no carro e, imediatamente, foi nos dando um bom feedback nos níveis de aderência. Tivemso um problema de manhã que nos deixou na garagem, mas aceleramos à tarde e completamos o programa", analisou o engenheiro-chefe Jakob Andreasen.

"Tentamos dar a Luiz um sentimento do que é necessário para ser um piloto de F-1, então o dia incluiu algumas largadas e simulações de pit-stop, além de coletarmos seu feedback no acerto. Ele lidou bem com tudo, incluindo o Kers e o DRS, e fez tudo o que pedimos. Seus tempos de volta foram competitivos e ele estabeleceu sua melhor marca com pneus macios", resumiu Andreasen.

Já o piloto baiano, que havia testado nos anos anteriores com os carros de Virgin (atual Marussia) e Lotus (atual Caterham), deu uma pequena rodada pela manhã, mas se mostrou bem satisfeito com seu desempenho e o entrosamento junto aos membros do time indiano. 

"É sempre valioso passar um tempo com um carro de F-1 e hoje foi muito útil, pois me deu a chance de conhecer a equipe e ficar confortável no carro. O maior desafio foi se acostumar a todos os botões no volante, mas foi uma boa experiência e aprendi tudo sobre os sistemas do carro. Também experimentei o Kers pela primeira vez", disse Razia.

"Tivemos alguns problemas com o carro pela manhã, então completei a maior parte de minhas voltas no período da tarde e a pista foi melhorando com o emborrachamento. Melhoramos o carro durante minhas saídas e corrigimos o equilíbrio, que funcionou bem. Gostei muito de trabalhar com a equipe e espero ter a chance de construir em cima disso no futuro" completou o baiano, que tem o apoio de Cyber1 Group, CAF e Coralis.

Os testes da F-1 prosseguem nesta quarta-feira, enquanto Razia dá continuidade à sua preparação para a decisão da GP2, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, nas ruas de Cingapura. Confira os tempos desta terça-feira em Magny-Cours:

1. Jules Bianchi (FRA/Ferrari), 1min18s070 (87 voltas)
2. Luiz Razia (BRA/Force India), 1min18s535, a 0s465 (65)
3. Sam Bird (ING/Mercedes), 1min19s094, a 1s024 (95)

__________________________________________________________

Para o Belair, Fabiani e Vasco.