A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUEM, QUANDO, ONDE?

12 Horas de Sebring 1968


12 Horas de Sebring, 1968. O Porsche que está na frente, nº 51 é do Vic Elford, que fez dupla com o John Neerspach. Eles chegaram em 2º lugar. Quem venceu foi um Porsche idêntico, do Jo Siffert em dupla com Hans Herrmann (nº49), que na foto está encoberto pelo Ford GT nº 29 , que não se classificou. Adoro essas coisas, tenho tudo, quase tudo. Pau na máquina!
Manuel Mané Carvalho 

Valeu Mané, um abraço!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Trojan T-103 Formula Um

 Trojan T103


A Trojan foi a responsável pela construção dos chassis da CanAm e Formula 5.000 para MacLaren nos anos 70, chassis que tiveram  muito sucesso nas categorias.
Para sua entrada na Formula Um a Trojan, construiu este carro projetado por Ron Tauranac, equipado com o motor Ford Cosworth DFV.
Foi o auge da equipe a sua entrada na Formula Um, capitaneada por seu proprietário Peter Agg, que já tinha uma história de sucesso em outras categorias e nas motocicletas, com o bi campeonato mundial de Barry Shenne, de 1976/67 na categoria 500cc, quando Agg era chefe da equipe Suzuki.
A temporada de 1974 com o Trojan T103-02 foi difícil, pois além de ter sérios problemas de fornecimento de pneus, seu orçamento era limitado, tendo participado de nove corridas na temporada e suas melhores colocações foram dois décimos lugares, na Bélgica e Áustria tendo com o piloto Tim Schenken.

















O cambio Hewland

terça-feira, 12 de junho de 2012

PERNAS-CURTAS por Henrique Mércio

Paul Richard “Richie” Ginther
Richie na vitória do México

Nascido em 1930 na Califórnia, na infância conheceu alguém de suma importância em sua carreira, o futuro campeão da F1, Phil Hill, que era amigo de seu irmão mais velho. Através de Hill, Ginther teve seus primeiros contatos com as corridas em 1948. Ao terminar os estudos, passou a trabalhar com seu pai na Douglas Aircraft e dividia seu tempo participando de corridas em Laguna Seca ou Riverside. Porém, no começo dos anos cinqüenta, o pequeno californiano teve de largar seu MG, chamado que fora por seu país, para lutar na Guerra da Coréia. Lá aperfeiçoa seus conhecimentos de mecânica, trabalhando com motores de aviões e ao retornar, junta-se ao amigo Phil Hill na famosa Carrera Panamericana, pilotando uma Ferrari 4.1.

Phill Hill e Richie
Richie e Hill na Ferrari 4.1 na Carrera Panamericana.
Richie e a Ferrari 250 Testarossa na Targa Florio 1960.

 Em 1954 retoma a carreira solo, participando de provas com um Austin Healey. Nessa época, torna-se contemporâneo de um jovem piloto que também era muito participativo, um certo James Dean. Os resultados de Richie chamaram a atenção de Johnny von Neumann, chefe de equipe e revendedor da Porsche para a Califórnia, que confia-lhe um desses carros alemães. Mas sua grande chance surge em 1956 quando passa a pilotar Ferraris. Logo, estava conversando com Luigi Chinetti, chefão da NART (North American Racing Team) e representante de Enzo Ferrari nos Estados Unidos. Esse contato abriu as portas para Ginther tanto em provas européias como as 24 Horas de Le Mans, e também em corridas norte-americanas como as 12 Horas de Sebring ou as 24 Horas de Daytona, sempre com a marca do “Cavalinho Rampante”. 

1961, Richie lidera Von Tripps no GP de Monaco, ambos de Ferrari 156 "Shark Nose"

Em 1960, Richie é chamado para correr na F1 pela equipe italiana, apadrinhado tanto quanto o possível por seu amigo Hill. Estréia com uma sexta colocação em Mônaco, pilotando uma Ferrari Dino 246. Participa em mais três corridas em 60, em uma delas o GP da França, com o pouco conhecido Scarab Type 1, mas é com a Ferrari que obtém o seu melhor resultado: uma dobradinha com Phil Hill em Monza/60. Em 61,divide a equipe Ferrari com Wolfgang von Trips, Phil Hill, Olivier Gendebien e os novatos Giancarlo Baghetti e Ricardo Rodriguez. Consegue boas colocações como um segundo lugar em Mônaco e dois terceiros, em Spa e Aintree, no ano em que Hill vence o campeonato mundial. De 62 a 64, correrá pela BRM, fazendo em 63 sua melhor temporada, com 3 segundos lugares (Mônaco, Monza e Watkins Glen) e 2 terceiros (Nurburgring e México), terminando com a terceira posição no Mundial. 

 Oulton Park 1963 Ginther #2 larga na primeira fila ao lado de Grahan Hill #1, Jim Clark #4 e Trevor Taylor ambos de Lotus.
 GP da Holanda, Zanvoort 1965, #10 Grahan Hill BRM P261, Jim Clark #6 Lotus 33, Richie Guinther #22 Honda P261, John Surtees #2 Ferrari 158, Dan Gurney #16 Brabham BT11 e Mike Spence #8 Lotus 25.
 Honda RA272.
GP do Máxico 1965 Richie e a Honda RA272 largam para vitória.

Em 65, vai para a Honda com a missão de acertar o modelo RA272 (motor 1.5 litro, 270 cavalos à 12.000 rotações). Apesar da experiência de Ginther, o carro era de difícil acerto e a vitória só veio na última prova do ano, no México, graças ao ar rarefeito da pista de Magdalena (2.245 metros de altitude). Não só é a primeira vitória de Richie na categoria, mas também da Honda e dos pneus Goodyear. Em 66, enquanto espera que o novo motor Honda de 3 litrosfique pronto, atua como consultor do filme “Grand Prix”, de John Frankenheimer, que retrata o mundo das pistas, onde também faz uma ponta. Participa de três corridas com a equipe japonesa sem resultados de relevo e no ano seguinte, une-se a Dan Gurney no projeto do Eagle-Weslake, mas decide abandonar as pistas após um acidente nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis. Daí para frente, o “aposentado” Richie tornou-se um cigano, rodando pelos desertos californianos em seu “Trailer”. Em 1989 está passando uns tempos no sul da França quando um sofre um ataque cardíaco. Tinha 59 anos.

Henrique Mércio - Caranguejo

Richie Ginther e a Eagle Weslake 1967.






segunda-feira, 11 de junho de 2012

Formula Um Canadá e Indy Texas

 Hamilton

Hamilton para mim é o favorito desde o inicio do campeonato, agora então que o carro de Button está apresentando problemas, seu favoritismo é maior. Vettel não tem carro para acompanhar a MacLaren, Alonso faz o que pode, numa Ferrari sofrível. Dominou a corrida canadense da forma que quis e quando precisou foi para cima, uma bela vitória!


RESULTADO

1. Lewis Hamilton (ING/Mclaren) 1h.32min29s586.
2. Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 2s513.
3. Sergio Pérez (MEX/Sauber) + 5s260.
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) + 7s295.
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 13s411.
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 13s842.
7. Mark Webber (AUS/Red Bull) + 15s085.
8. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 15s567.
9. Kamui Kobayashi (JPN/Sauber) + 24s432.
10. FELIPE MASSA (BRA/Ferrari) + 25s272.
11. Paul di Resta (ESC/Force India) + 37s693.
12. Nico Hülkenberg (ALE/Force India) + 46s236.
13. Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 47s052.
14. Daniel Ricciardo (ITA/Toro Rosso) + 1min04s475.
15. Jean-Éric Vergne (BEL/Toro Rosso) + 1 volta.
16. Jenson Button (ING/Mclaren) + 1 volta.
17. BRUNO SENNA (BRA/Williams) + 1 volta.
18. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) + 1 volta.
19. Vitaly Petrov (RUS/Caterham) + 1 volta.
20. Charles Pic (FRA/Marussia) + 3 voltas.



CAMPEONATO

 1 Lewis Hamilton      88
 2 Fernando Alonso 86
 3 Sebastian Vettel 85
 4 Mark Webber          79
 5 Nico Rosberg         67
 6 Kimi Räikkönen     55
 7 Romain Grosjean 53
 8 Jenson Button       45
 9 Sergio Perez           37
10 P. Maldonado 29





Formula Indy Texas

 Scott Dixon liderou boa parte da corrida, bateu na volta 174
Justin Wilson assumiu a ponta à duas voltas do final.

RESULTADO

1- Justin Wilson (GBR/Dale Coyne-Honda) - 228 voltas 
2- Graham Rahal (EUA/Ganassi-Honda) - a 3.920
3- Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet) - a 5.861
4- James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) - a 10.451
5- JR Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet) - a 18.774
6- Simon Pagenaud (FRA/Schmidt-Hamilton-Honda) - a 21.388
7- Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) - a 1 volta
8- Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) - a 1 volta
9- Alex Tagliani (CAN/Barracuda-Honda) - a 1 volta
10- James Jakes (GBR/Dale Coyne-Honda) - a 1 volta
11- Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) - a 1 volta
12- Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) - a 1 volta
13- Josef Newgarden (EUA/Fisher-Hartman-Honda) - a 2 voltas
14- Dario Franchitti (GBR/Ganassi-Honda) - a 3 voltas
15- Katherine Legge (GBR/Dragon-Chevrolet) - a 4 voltas
16- Mike Conway (GBR/AJ Foyt-Honda) - a 4 voltas
17- Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) - a 6 voltas



FOTOS: AP , GettyImages , Reuters