A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Romi-Isetta

O mundo da Internet é realmente fantástico, de repente coisas que se perderam no tempo estão ao nosso alcance em apenas um clique. O que demorávamos horas, dias ou anos pesquisando aparece com uma facilidade absurda diante de nossos olhos. Bem usada, como nós a usamos é um grande instrumento do bem. A contragosto entrei no Facebook apenas para descobrir que é uma ferramenta incrível de aproximação das pessoas e as pessoas que estão em meu Perfil são em sua grande maioria amigas e amigos de longa data. Lá o Nando criou nossa comunidade da Divisão 3 e participo de outras de amigas e amigos, é um mundo! Outro dia recebo um recado que fui marcado em uma foto do Encontro Nacional de Romi-Isettas e fuçando por lá achei um comentário do Eugenio em uma foto que postei no blog das Cestas de Natal Amaral, é a foto de um diretor nosso entregando uma delas a um vendedor premiado.
Eugenio e eu começamos a conversar e trocar informações, na época das Romi-Isetas tinha 4/5 anos e ainda me lembro de várias histórias delas. Aí resolvemos mostrar as fotos aqui para quem sabe com um número muito maior de pessoas vendo pudéssemos ter maiores informações.


          Protótipo construído a partir de uma Romi-Isetta por Silvano Pozzi e Comino pilotada por Neville Hoff. É em Interlagos e alguém saberia mais sobre o carro?
Uma bela imagem delas em Interlagos, logo a frente os atuais Boxes e lá no alto a curva Um.
  No Café.
Um corrida disputada na Base Aérea de Cumbica em Guarulhos, hoje o aeroporto, notem no carro da direita a inscrição TOTEM, pois era um Drive-In na Av Sto Amaro frequentado por muitos pilotos e temos aqui no Histórias um texto onde meu irmão conta como era lá.
Cumbica.

Abaixo duas fotos minhas que deram inicio a nossa conversa.

Uma Isetta nas Mille Miglia de 1955.

Raimundo Hernandes e dois auxiliares entregam o prêmio ao vendedor Wilson Carlos.




Qualquer informação ou foto será muito bem vinda e como sempre todos os créditos serão dados.

FERRARI 458 SPIDER

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RATO NO BOX

Emerson e a F6 em Interlagos.
Texto; Mario Marcio G. Souto Maior - Cuca

Teste do F6...

  Há algum tempo, que o amigo Rui Amaral me pediu para escrever um texto para o Histórias. Talvez tenha se passado alguns meses, talvez um ano, não importa, o fato é que sentei para escrever sobre o meu grande ídolo Emerson Fittipaldi. Poucas pessoas tem o talento nato de pilotar um carro como o Emerson, segundo seu irmão Wilson, que diz que viu poucos pilotos assim, e cita Graham Hill, Ronnie Peterson, Jackie Stewart e Airton Senna, palavras do Wilsinho. Segundo ele, o que o Emerson leva uma volta para entender o comportamento de um carro, ele, Pace ou Piquet, levariam 30 ou 40 voltas. Que fique claro que o Wilsinho não esta falando em pilotagem e sim em sentimento, pois, qualquer um dos que ele citou mesmo não tendo este sentimento, com certeza são excelente pilotos. Por tanto, o que vou relatar, diz exatamente isso, como um cara como o Emerson, desafiou um carro e deu um veredicto final.
Muito se falam sobre o primeiro teste do Copersucar F6, em 8 de janeiro de 1979, bom, eu estava lá, e o que vou relatar, é o que eu vi, e quero deixar bem claro que eu estava ao lado do Wilsinho pois era uma rato de box, e com certeza ele nem sabia quem eu era.

O dia amanheceu bonito, fui para Interlagos sozinho e de ônibus, entrei pelo antigo portão 3, um funcionário me indicou o caminho das arquibancadas, agradeci, e lógico, fui pelo túnel até os boxes. O F6 estava lá, Darci,  Ricardo Divilla e alguns mecânicos mexiam nele. Foi o tempo de eu observar como era belo e bem feito o F6, fiquei orgulhoso de ser brasileiro, como sou até hoje.
Alguns minutos se passaram e Wilsinho e Emerson chegam num BMW branco. Era um BMW cheio de aerofólios, abas e na minha modesta opinião, feio "pra carai", nunca achei aquilo bonito, mas enfim, era o carro do Wilson Fittipaldi. O Emerson já estava de macacão, depois de uns 15 ou 20 minutos, com um largo sorriso, entrou no carro, falou com o Wilson e combinou três voltas lentas e uma parada no box  para uma revisão no estado do carro.

Ao lado de Emerson o Ricardo Divila e lá atrás certamente uma daquelas cabeças é a do Cuca.

Emerson foi para a pista e fez a primeira volta pelo anel externo, bem lentamente. Passou na frente dos box, a uns 150, 160 km/h, entrou na curva "Um" sem frear e um enorme barulho de pneus cantando tomou conta do autódromo, ai começou o drama. Wilsinho gritou:
-Ele rodou...
Eu estava ao seu lado e disse:
-Não, ele esta entrando na "Dois"...
Emerson deixou o carro rolar na "Dois", "embicou" o F6 no retão e acelerou a barata a fundo.
Aqui, vale um adendo: o F6 tinha uma particularidade, os escapamentos virados para a frente do carro e saiam na lateral do F6, isso dava um ronco muito característico ao F6, pois o som saía pelas laterais e batia nos guard rails e produzia um som muito alto e embolado, que o Emerson depois disse não gostar, e não era para gostar mesmo, pois o som não era bonito, era assustador, fazia o autódromo parecer pequeno.
Enfim, o Emerson acelerou e fez a "Três" e "Quatro".  A esta altura, o Wilsinho, eu e um monte de gente já estávamos na grade do "Laranja". O Emerson saiu da quatro e desacelerou. e "chacoalhou" o caro de um lado para ou outro e enfiou o pé no acelerador novamente, rumo a "Ferradura". O Wilsinho já perguntava em voz alta:
-O que ele esta fazendo ? Tem alguma coisa errada...
Emerson veio pela reta que antecede a "Ferradurra" rápido e mandou o F6 para dentro.
Chego a me arrepiar quando lembro...O carro chimava, gritava os pneus, e o Rato segurando o bicho com um cavalo bravo... Fez a "Ferradura", e novamente desacelerou, mais uma vez,"chacoalhou" o F6 e pé em baixo. Subiu o “Lago“, "Reta Oposta", "Sol" e "Sargento" e a bota em baixo, urrando ele passou pelo "Laranja", o F6 parecia um Kart saindo nas quatro rodas. Wilsinho de boca aberta só disse:
-Que é isso...
Emerson freiou forte na entrada do "S" e fez o "Pinheirnhho", "Bico de Pato" e "Mergulho" muito devagar. O Wilsinho disse já se mexendo para voltar para o boxes.
-Ele vai parar...
Enquanto caminhávamos para os box, ouvimos o assustador ronco do F6, corremos em direção a mureta dos boxes, quando chegamos, Emerson vinha saindo do "Café" de pé em baixo. Foi o tempo de debruçar na mureta e o F6 passar num pau...Wilsinho colocou a mão na cabeça e gritou:
-Ele é louco, ta querendo se matar...
O F6 entrou na curva "Um", chimando e reclamando,fez a "Dois", "Retão", e nós, mais uma vez corremos para  a grade do "Laranja".

O que posso dizer, é que o F6 virou um Kart na mão do Emerson. Ele veio em direção a "Ferradura", numa tomada muito "doida", e mandou fundo, o F6, malcriadamente, jogou a traseira, Emerson só deu um toque no volante, e fez a "Ferradura" em uma espetacular derrapagem controlada, com se estivesse andando num carrossel...Nunca, na minha vida, vou esquecer da posição das mão do Emerson, tranquilas e firme...somente segurando o volante com toda a "finesse" que lhe era característica. Bom, o F6 subiu o lago,"Reta oposta", "Sargento" e passou diante dos meus olhos no "Laranja", saindo nas quatro, como se costuma dizer, mas totalmente na mão do "Rato". Ai aconteceu algo inesperado. Ouvi muita gente gritando,: "Sai,sai,sai". Quando olhei, vi que um desavisado jardineiro, estava atravessando a pista logo após a curva do "Café". Wilsinho estava tão concentrado no irmão, que nem percebeu o que estava acontece. Para piorar, o cara parou no meio da pista e ficou a perguntar o que estava acontecendo. Felizmente, um bombeiro foi lá e o retirou da pista, mas até hoje me pergunto, o porque teria um cara tão desavisado, num dia de teste de um F1, com aquele enorme barulho, entrar com um trator no meio da pista ?


O Emerson vinha acelerando até a entrada do boxes, onde deu um violenta freada, o que fez a carenagem do F6 voar longe...Entrou no box e parou no meio da pista. Cabeça baixa, tirou as luvas, desafivelou o capacete, e olhou fixamente para o irmão, que tinha acabado de sentar no pneu dianteiro do lado esquerdo. Com o dedo indicativo, Emerson fez um sinal de "vem aqui" para o  Ralph Bellamy  e disse:
-Tem algo de muito errado neste carro, ele não faz curvas, quase me jogou em cima do muro na primeira volta.
 Ralph Bellamy , perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, e disse que o problema era o Emerson que não sabia pilotar um "carro asa".
Neste momento, meus amigos, a coisa descambou um pouco, mas o que vi, foi o Emerson, calmamente, soltar o cinto de segurança, descer do carro e colocar a mão no ombro do  Ralph Bellamy , mas não numa atitude agressiva, o que eu acho é que o Ralf se assustou e foi andando para trás, até encostar na parede, ai sim, com dedo em riste, o Emerson falou:
-Nunca mais diga que eu não sei pilotar um formula 1, Respeite ao menos meu bicampeonato.
O mais incrível, é que isto aconteceu em dez  ou vinte segundos, e que o Wilsinho partiu para cima do Ralf, e o Emerson que fez  "deixa disso..."
Passado isso, Reginaldo Leme vai entrevistar o Emerson.
RL
-Emerson, dá para pensar em vitórias este ano.
EF
-Olha, foi só um teste para ver se estava tudo bem com o carro, eu não conheço o carro, o carro também não me conhece, mas vamos ver, vamos tentar.
Emerson pula para dentro do box, eu rato que era pulo atrás e me escondo atrás de uns pneus empilhados. Logo chega o Wilson e baixa a porta dos boxes, não sei para que, pois eles eram totalmente vazadas. Olha pro Emerson, e com um pontinha de esperança pergunta:
- E ai ?
Emerson responde:
-Não anda e não vai andar nunca, jogamos três milhões de Dólares no lixo, o carro parece uma banana assada de tanto que torce quando tenta fazer curva...
Lembro bem do Wilsinho passar a mão entre os cabelos e perguntar:
-E agora ?
Emerson responde:
-Agora, você leva tudo embora que eu não piloto mais esta encrenca.
De macacão, Emerson deixa os box pela parte de trás, entra na BMW do Wilsinho e sai acelerando...Wilsinho com as mãos nas cadeiras, lentamente move a cabeça e olha fixamente para mim. EU não estava lá, ele não me viu, tinha coisas mais preocupante a pensar. Barulho da porta e entra Divilla no box:
-Cadê o Emerson?
WF
-Foi embora...
Wilsinho, lentamente um movimento de meia volta e para....
-Porra, ele foi com o meu carro....

Cuca

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Conheci o Cuca no ano de 1972. Com 19 anos para tentar seguir carreira sem o apoio de meus pais fui trabalhar com o Expedito Marazzi. O Cuca uns 9 anos mais novo era e é amigo do Gabriel, filho do Expedito  e os dois ficavam por lá nos perturbando, sentavam nos carros, faziam mil perguntas enfim verdadeiros Ratos de Box.
Obrigado meu amigo Cuca e um abração 


Rui

Fotos; Quatro Rodas, a reportagem na QR Digital de Fevereiro de 1979.


Marcas no Velopark

Ontem assisti uma grande corrida com muitos pegas, carros andando junto e dando um verdadeiro espetáculo. Abaixo o Paulinho Valiengo conta como foi a corrida para a equipe do Carlão.


    
PAULO VALIENGO comunicação e marketing
Duda Bairros/Bruno Terena
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Camilo

Alta | Web
Duda Bairros/Bruno Terena
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Thiago Camilo Astra 21

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Galid

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Galid Osman Astra 28

Alta | Web
Marcas: O time de Carlão Alves não se deu bem no Velopark, mas mantém a liderança de equipes
Carlão agora só quer pensar na próxima prova em Brasília
Nova Santa Rita (RS) - 21/08/2011 - A Carlos Alves Competition Team, equipe oficial Chevrolet, que disputa o Campeonato Brasileiro de Marcas, com os pilotos Galid Osman e Thiago Camilo, não teve um bom aproveitamento na quarta etapa do torneio, que foi realizada no Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Os dois Chevrolet Astra só andaram bem nos treinos extras realizados na sexta feira, principalmente sob chuva intensa, onde Camilo chegou a fazer o melhor tempo entre os carros que entraram na pista. O problema elétrico/eletrônico que incomodava a equipe desde o início do campeonato, foi resolvido, mas os dois carros não andaram na frente como já havia acontecido em todas as outras etapas do campeonato.

Não foram bem nem na classificação nem na corrida, e por muito pouco a equipe não perde a liderança do torneio, estando apenas dois pontos na frente da segunda colocada. Thiago Camilo terminou a primeira corrida em sexto e na segunda prova, chegou em oitavo. Galid Osman, não terminou nenhuma das duas corridas. 

Mas como o campeonato está apenas na sua metade o chefe de equipe Carlão Alves, acredita que o seu time pode reagir e voltar à liderança do torneio de pilotos:

"Nada deu certo nesta corrida aqui no Velopark, mostrando que o automobilismo é uma atividade esportiva muito complicada. Na última prova da Stock Car em São Paulo, o Thiago ganhou a corrida do milhão e o Galid venceu de ponta a ponta a corrida da Copa Montana. Toda a sorte que tivemos em Interlagos, nos faltou aqui no Velopark. Mas não podemos desanimar e vamos nos preparar para a vitória em Brasília no dia 25 de setembro", finalizou Carlão Alves. 

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas acontecerá no dia 25 de setembro, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).

Resultado da Primeira Corrida 
1) Daniel Serra, Serra Motorsport (Honda Civic) - 28 voltas, em 29min55s959
2) Allam Khodair, Auto Racing (Honda Civic) - a 0s002
3) Thiago Marques, AMG Motorsport (Chevrolet Astra) - a 0s562
4) William Freire, Bassani Marcas (Corolla) - a 1s107
5) Fabio Carbone, FullTime Sports (Honda Civic) - a 1s713
6) Thiago Camilo, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet Astra) 3s080
7) Fabio Fogaça, Officer ProGP (Ford Focus) - a 3s740
8) Claudio Ricci, Amir Nasr (Ford Focus) - a 4s195
9) Alceu Feldmann, FullTime Sports (Honda Civic) - a 4s828
10) Denis Navarro, Bassani Racing (Corolla) - a 5s160
11) Raphael Abbate, Bassani Marcas (Corolla) - a 20s057
12) Aluizio Coelho, Mico’s Racing (Chevrolet Astra) - a 31s386
13) Carlos Eduardo Padovan, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 1 volta
Não completou 75% (= 21 voltas)
14) Wilson Pinheiro, Auto Racing (Honda Civic) - a 9 voltas
15) Átila Abreu, AMG Motorsport (Chevrolet Astra) - a 10 voltas
16) Rodrigo Miguel, Bassani Racing (Corolla) - a 12 voltas
17) Gustavo Martins, Amir Nasr (Ford Focus) - a 15 voltas
18) Galid Osman, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet Astra) - a 18 voltas
19) Valdeno Brito, Mico’s Racing (Chevrolet Astra) - a 20 voltas
20) Felipe Maluhy, Officer ProGP (Ford Focus) - a 23 voltas
Melhor volta: Daniel Serra (Honda Civic), com 59s862

Resultado da Segunda Corrida 
1) Claudio Ricci, Amir Nasr (Ford Focus) - 28 voltas, em 30min26s703
2) Fabio Fogaça, Officer ProGP (Ford Focus) - a 1s013
3) Daniel Serra, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 1s436
4) Allam Khodair, Auto Racing (Honda Civic) - a 2s891
5) Thiago Marques, AMG Motorsport (Chevrolet Astra) - a 4s244
6) Alceu Feldmann, FullTime Sports (Honda Civic) - a 6s530
7) Átila Abreu, AMG Motorsport (Chevrolet Astra) - a 10s925
8) Thiago Camilo, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet Astra) - a 11s487
9) Felipe Maluhy, Officer ProGP (Ford Focus) - a 11s753
10) Valdeno Brito, Mico’s Racing (Chevrolet Astra) - a 12s140
11) Gustavo Martins, Amir Nasr (Ford Focus) - a 21s037
12) William Freire, Bassani Marcas (Corolla) - a 21s198
13) Fabio Carbone, FullTime Sports (Honda Civic) - a 35s094
14) Pierre Ventura, Mico’s Racing (Chevrolet Astra) - a 50s313
15) Rodrigo Miguel, Bassani Racing (Corolla) - a 50s465
16) Raphael Abbate, Bassani Marcas (Corolla) - a a 7 voltas
Não completou 75% (= 21 voltas)
17) Galid Osman, Carlos Alves Competition Team (Chevrolet Astra) - a 19 voltas
18) Carlos Eduardo Padovan, Serra Motorsport (Honda Civic) - a 12 voltas
19) Denis Navarro, Bassani Racing (Corolla) - a 5 voltas
20) Matheus Stumpf, Auto Racing (Honda Civic) - a 2 voltas
Melhor volta: Daniel Serra (Honda Civic), com 1min00s204

Campeonato de Equipes:
1 Carlos Alves Comp 152
2 Serra Motorsport 150
3 AMG Motorsport 149
4 Full Time Sports 144
5 Mico’s Racing 135
6 Amir Nasr Racing 102
7 Auto Racing 97
8 Bassani Marcas 66
9 Officer ProGP 51
10 Bassani Racing 45

Campeonato de Marcas
1) Chevrolet - 301 pontos
2) Honda - 259
3) Ford - 137 pontos

Campeonato de Pilotos - os 10 primeiros, após 4 etapas
1) Daniel Serra - 109 pontos
2) Valdeno Brito - 106
3) Thiago Marques - 102
4) Thiago Camilo - 101
5) Alceu Feldmann - 77
6) Fabio Carbone - 67
7) Galid Osman - 51
8) Juliano Moro - 50
9) Átila Abreu - 47
10) Rodrigo Miguel - 45 pontos

Assessoria de imprensa da Carlos Alves Competition Team 
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