A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Dia em que o Príncipe Bira derrotou Fangio

Fangio - El Chueco - e a BRM V16, comentava-se à época que seu motor tinha mais de 600 hp.

A temporada de 1952 estava começando para o Chueco da mesma forma que terminara a anterior: com vitórias. Campeão Mundial em 1951 com a célebre Alfetta 159, Fangio agora pensava para qual equipe correria. Enquanto isso, provando estar em grande forma, venceu corridas em três países em três meses - sem muito esforço.
Sua série de vitórias começara no Brasil, em Interlagos, onde venceu o V Prêmio Cidade de São Paulo. Uma semana depois na Gávea,no Rio de Janeiro, tem problemas mecânicos quando ocupava a liderança e abandona,mas vence o Grande Prêmio da Quinta da Boa Vista/RJ, no começo de fevereiro. Em março, vence duas provas em Buenos Aires e depois vai a Piriápolis, no Uruguai e ganha o Gran Premio del Uruguay e o Gran Premio Ciudad de Montevideo, sempre com sua Ferrari 166 FL. Em três meses, seis vitórias. Como preparação para o Mundial que estava por começar, estava perfeito.
Sem contrato com qualquer time, Fangio segue para a Europa em abril e experimenta o Cooper Bristol T20 em Goodwood no Ritchmond Trophy. É o sexto colocado na prova e depois, participa das lendárias "Mille Miglia de Brescia",onde sofre com os freios da sua Alfa Romeo 1.9 e não obtém uma boa colocação (22°). Em junho, volta a pilotar um F1 em Albi, e o carro não é outro que não o complicado BRM T15. O início porém é promissor, pois Fangio faz a pole position. Claro que ele não era nenhum bobo e não petendia correr pela equipe inglesa no Mundial, já estando acertado com a Maserati. Mas essas apresentações eram rentáveis e naquela época, para ganhar algum dinheiro, um piloto aceitava a maioria dos convites que apareciam. 

O Príncipe Bira é o menorzinho na fila de cumprimentos em Silverstone 1950.
  Príncipe Bira e sua Maserati.

Na prova de Albi apesar do empenho, Fangio não completa a prova devido a um vazamento de combustível. Seu parceiro de equipe, Froilan Gonzalez tem sorte parecida e abandona com superaquecimento. Quem faz as honras da América do Sul é o brasileiro Chico Landi, que leva sua Ferrari a um belo segundo lugar. Ainda comprometido com a BRM, Fangio seguiu para o Ulster Thophy, em Belfast na Irlanda. Essa prova seria num sábado e no domingo, o Chueco teria de estar presente numa prova de F2 em Monza, na apresentação da equipe Maserati para o Mundial de F1(que por força do regulamento, agora seria disputado com os F2). Fangio acreditava que seria possível estar nas duas competições, contanto que ele tivesse uma conexão rápida para a Itália, logo após a corrida de Belfast. E tudo indicava que ele tinha razão. Da prova do Ulster participaria o Príncipe Bira, ou sua alteza real, Birabongse Bhanudej Bhanubandh, membro da família real tailandesa. Autêntico príncipe, o franzino Bira era naqueles dias, o único piloto com dinheiro o bastante para ser o dono de seu próprio avião e do seu Maserati 4CLT OSCA...
Antes da corrida, o Fangio negociou uma carona para Milão com o Príncipe e tudo ficou combinado. A corrida foi desgastante para o Quíntuple. Obrigado a dividir seu carro nos treinos com um jovem britânico, um certo Stirling...Moss, ou qualquer coisa assim, ficou atrás no grid. E na prova, penou muito por causa dos freios e depois, com problemas de alimentação de combustível. Abandonou na 25ª volta. Quando foi em busca da carona, uma surpresa: o Príncipe Bira, frustrado por uma péssima corrida, abandonara mais cedo que o Fangio e simplesmente fora embora e esquecera do amigo. O que fazer?


Fangio e a Maserati 250F.

Deixado a pé pelo esquecido Birabongse Bhanubandh, restou ao Fangio viajar num avião de carreira até Londres, de onde outro avião o levou à Paris. O mau tempo não permitiu que o Chueco continuasse sua viagem pelo ar e na companhia do também piloto Louis Rosier, seguiu num Renault em uma madrugada especialmente chuvosa, em direção a Lion, onde chegaram às 6 da manhã. Em Lion, o argentino alugou outro Renault e preparou-se para a etapa mais dura da sua "maratona": percorrer 480 km atravessando os Alpes, chegando à Itália. Dizem as lendas que a recepcionista da autolocadora que o atendeu, perguntou para onde ele estava indo. Ao saber a resposta, ficou surpresa: "Quer estar na Itália de tarde e vai dirigir sozinho até lá?! Quem você pensa que é, o Fangio?"
Como era o próprio, às 2 da tarde, chegava o Chueco à Monza. Os pneus do carro estavam praticamente na lona, tal o ritmo imprimido. Outra façanha do campeão: a exemplo de Anibal Barca, o grande general cartaginês, ele também atravessara os Alpes para chegar à Itália...
Mas é claro que ele ainda era humano e seu corpo estava cobrando a conta da proeza. Como não treinou, largaria na última posição com o Maserati A6GCM. O pole, Alberto Ascari chegou a conversar com Fangio.
"Você parece cansado"
"Não é nada...", respondeu aquele incrível autoconfiante de 41 anos.
Na segunda volta, ele se perde totalmente em uma curva, bate e é ejetado do carro. Com uma comoção cerebral e as vertebras cervicais lesionadas, passaria os próximos seis meses imobilizado, refletindo que "(...) era muy fácil pasar de la vida a la muerte sin darse cuenta siquiera (...)".


Henrique Mércio - Caranguejo

Ferrari na Targa Florio 1960

Algumas das belas Ferrari que participaram da Targa Florio em 1960, a vitória foi do Porsche Porsche 718 RS60 Spyder de Jo Bonnier/Hens Herrmann.


 Ferrari Dino 246S Von Trips/Phil Hill segundo lugar. #120 Porsche 356B Carrera Reutter de Paul-Ernst Strähle/Dieter Lissmann/Herbert Linge, oitavo colocado.
Ferrari Dino 196S dos irmãos mexicanos Pedro e Ricardo Rodriguez, sétimo lugar. Atrás vê-se o Porsche 718 RS60 Spyder de Jo Bonnier/Hens Herrmann,#184 .
A bela Ferrari 250 GT LWB de Eduardo Lualdi/Giorgio Scarlatti, décimo lugar.
Ferrari 250 GT de Casimiro Toselli/Nino Todaro.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

BMW 2002 tii 1972


- Modelo coupé da BMW que marcou uma época

- Extraordinário estado de conservação e originalidade
- Pertence a colecionador 3º dono desde 1987.
- Motor 4 cilindros 
- Câmbio manual
- Ar quente
- Bancos em couro 
- Rodas de liga leve
- Teto solar
- Rádio CD 
- 89.000 km. ORIGINAIS
- Possui catálogo original
- Acompanha livros técnicos e revistas de publicação do modelo
- Várias peças de reposição novas e usadas
- Aprovado com louvor na vistoria para Placa de Coleção (PP)
- Participou de rallye de regularidade da FBVA, foi e voltou rodando do Paraná até São Paulo sem apresentar problemas
- Valor: R$ 45.000,00







                     http://antyqua.blogspot.com/2011/06/bmw-2002-tii-coupe-1972-r-4500000.html 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ex-pilotos de carreteira agitam na RMC

Se hoje o município de São José dos Pinhais/PR, na Região Metropolitana de Curitiba, beirando a cifra de quase 250.000 habitantes, atinge visível importância no contexto sócio-econômico paranaense, isto se deve ao célere crescimento do seu parque industrial, incrementado sobremaneira nos últimos anos pelo funcionamento ali da indústria automotiva.

Vai longe o tempo em que São José era um grande fabricante de barricas de madeira, destinadas ao acondicionamento de erva-mate, que eram transportadas a Curitiba por carroções.

Por falar em indústria automotiva, não pode ser esquecido que São José, sobretudo na década de 1950, foi voz bastante ativa no cenário do automobilismo de competição brasileiro, pois, além de frequentes e célebres corridas de carreteiras realizadas no circuito então existente no local, forneceu ao país pilotos de renome como Germano Schlögl, conhecido como “Alemãozinho” e que, segundo seus contemporâneos, sabia como ninguém dominar um carro em alta velocidade numa curva.

E isto não está esquecido, pois, o Museu Atilio Rocco, da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, além de manter há anos exposição permanente de objetos e fatos ligados à história de Germano como mecânico e piloto de carreteira, acaba de realizar no calçadão da rua XV de Novembro, em frente ao estabelecimento, encontro de ex-pilotos de carros de corrida, de veículos antigos, de entusiastas do automobilismo, com painéis de fotos e jornais da época das carreteiras, música de época, projeção de filme, num evento que chamou a atenção de todo o público passante e que, por um dia, resgatou, reviveu a história perdida no tempo.

Como num passe de mágica, eis que repentinamente ali surgiram, ao vivo, pilotos famosos como Adir Moss, Waldemiro Lopes da Silva (“Galalau”), Altair Barranco, Agostinho Tozo, além de parentes e amigos de pilotos falecidos, todos confraternizando, recordando velhas histórias e se admirando.

Por um dia, todos felizes remoçaram. Esse é um dos efeitos positivos de uma promoção dessas, que acertadamente a municipalidade decidiu concretizar pelas mãos da Diretora do Museu Atilio Rocco – Zelinda Fialla. Ressaltemos que, nas suas carreteiras, os pilotos ajudaram a divulgar no país o nome do município. Isso é cultura!

Por Ari Moro

Publicado primeiramente no jornal Paraná On line
http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/533134/?noticia=EX+PILOTOS+DE+CARRETEIRA+AGITAM+NA+RMC
26/05/2011 às 00:00:00 - Atualizado em 26/05/2011 às 03:13:57