A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Experiência prova que ovo não serve só para omelete!

Pois é, em junho de 2010 anunciamos que o curitibano Orlando Dal´Lago, portador de Carteira de Habilitação expedida em 16 de agosto de 1945 e já na casa dos 83 anos de idade, seria não só o motorista mais idoso mais também o mais experiente em mecânica de automóveis da marca Ford a participar, com o seu Galaxie 1961, modelo Victória, duas portas, motor V-8, câmbio mecânico de 3 marchas, da viagem/passeio organizada pelo Veteran Car Clube do Paraná a Punta Del Leste e Montevidéo, no Uruguai, o que foi concretizado no mês de setembro daquele ano.

Não estávamos errados sobre a sua idade e tampouco sobre a sua experiência em mecânica automobilística. Antes de partir, junto de outros 20 carros e cerca de 40 antigomobilistas, Orlando mandou verificar a geometria das rodas frontais do seu "Gala", colocou jogo de pneus e radiador novos.

Antes não tivesse feito isto, pois, tais providências só acarretaram problemas. O serviço de geometria das rodas não foi bem feito, de tal forma que os pneus dianteiros do carro, novos, sofreram desgaste prematuro durante a viagem, chegando ao extremo de fazer com que Orlando tivesse que troca-los por outros, novos também, o que o deixou bastante aborrecido. Se não bastasse isso, o radiador novo vazou.

Mas, foi aí que entrou a experiência adquirida por Orlando ao longo de anos ao volante de carros, camionetas e caminhões em viagens sob condições adversas e em oficinas mecânicas, quando, na falta de recursos, ele mesmo tinha que solucionar os problemas que surgiam.Obviamente, em contato com a água fervente, a clara e a gema circularam pelo interior do radiador, sofreram cozimento e obstruíram o furo da colméia, solucionando o problema.Ao invés de retirar a peça do carro (o que implica numa trabalheira), providenciar uma solda, perder tempo, tomar outra atitude ou ficar nervoso, Orlando simplesmente adquiriu 2 ovos de galinha, não para fazer uma omelete mas, para colocar a clara e a gema dos mesmos dentro do radiador.

Trata-se de um macete quebra-galho que certamente causou surpresa outros antigomobilistas. E a viagem de 6 dias e 3.300 quilometros prosseguiu normalmente.

Não é a toa que Orlando, na década de 1950, ajudava seu irmão, o piloto Edmundo Dal´Lago (Mundito), a preparar a carreteira deste para as corridas. Nas fotos, Orlando Dal´Lago com seu "Gala" em plena viagem e ao lado de dedos gigantes, em Punta Del Leste


Por Ari Moro
Publicado primeiramente no Jornal do Automóvel e Paraná On Line
21/04/2011 às 00:00:00 - Atualizado em 20/04/2011 às 23:19:18

UMA VITÓRIA - III


Olivier Pannis, GP de Monaco 1996, Ligier -Mugen-Honda. Apenas quatro carros terminaram a corrida.
   Ludovico Scarfiotti, GP da Itália em Monza 1966, Ferrari 312/66.
Heikki Kovalainen, GP da Hungria, Hungaroring 2008, MacLaren Mercedes.
  Robert Kubica, GP do Canadá 2008, Sauber BMW.
Giancarlo Baghetti, venceu em sua estréia o GP da França em Reins 1966 com a Ferrari 156 V6 - Shark Nose - da equipe da FISA, liderou sete das 52 voltas da corrida. Na foto perseguido pelos Porsches de Dan Gurney #1 e Jo Bonnier.

O Líbio

Nos links dois textos do Caranguejo com referencias a Baghetti.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

UMA VITÓRIA - II

Mais alguns pilotos que venceram uma vez na Formula Um, muitos deles venceram e foram campeões em várias outras categorias. Meu levantamento ainda não está completo, creio que o total é de mais ou menos 25 pilotos.


Jo Bonnier na foto pilotando um Cooper-Maserati em Silverstone 1965. Sua unica vitória na F I no GP da Holanda em 1959 pilotando uma BRM P25.
Gunnar Nilsson venceu o GP da Bélgica em 1977 pilotando uma Lotus78 Ford.
Jochen Mass venceu o GP da Espanha em Montjuic com a MacLaren M23, 1975. 
Alessandro Nannini venceu no GP do Japão em Suzuka 1989. 
 Richie Ginther e a Honda com a qual venceu o GP do México em 1965.
Este autódromo tem hoje o nome de Hermanos Rodrigues em homenagem aos irmãos Pedro e Ricardo Rodrigues.
François Cevert venceu em 1971 o GP dos EUA em Watkins Glen com uma Tyrrel.
Luigi Musso com Ferrari e dupla com Juan Manuel Fangio venceu o GP da Argentina em 1956.
No link o texto do Caranguejo sobre ele.

UMA VITÓRIA - II

Mais alguns pilotos que venceram uma vez na Formula Um, muitos deles venceram e foram campeões em várias outras categorias. Meu levantamento ainda não está completo, creio que o total é de mais ou menos 25 pilotos.


Jo Bonnier na foto pilotando um Cooper-Maserati em Silverstone 1965. Sua unica vitória na F I no GP da Holanda em 1959 pilotando uma BRM P25.
Gunnar Nilsson venceu o GP da Bélgica em 1977 pilotando uma Lotus78 Ford.
Jochen Mass venceu o GP da Espanha em Montjuic com a MacLaren M23, 1975. 
Alessandro Nannini venceu no GP do Japão em Suzuka 1989. 
 Richie Ginther e a Honda com a qual venceu o GP do México em 1965.
Este autódromo tem hoje o nome de Hermanos Rodrigues em homenagem aos irmãos Pedro e Ricardo Rodrigues.
François Cevert venceu em 1971 o GP dos EUA em Watkins Glen com uma Tyrrel.
Luigi Musso com Ferrari e dupla com Juan Manuel Fangio venceu o GP da Argentina em 1956.
No link o texto do Caranguejo sobre ele.