A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A primeira vitória de Jr Lara.




Ricardo Bock #172.

Jr Lara e J.A. Bruno em foto de 1979.



No ano de 1978 a Divisão 3 ia para o Rio de Janeiro completa, todos grandes pilotos que corriam na categoria lá se apresentaram.Era uma etapa do Torneio Rio-São Paulo já que o Campeonato Brasileiro não aconteceu, devido à crise dos combustíveis. Foi lá que o paulista Luiz Carlos de Lara Campos Junior alcançou sua primeira grande vitória na categoria. Apesar dos problemas enfrentados por todos os pilotos com os pneus, que se desgastavam muito no asfalto abrasivo do Rio, Jr Lara venceu na soma dos tempos, sendo a primeira bateria vencida por Arturo Fernandes com Jr em segundo. Na segunda bateria quem venceu foi Amadeo Campos com José Antonio Bruno em segundo e Jr em terceiro.  


Arturo Fernandes e Aroldo Bauermann.



Por Henrique Mércio e Rui Amaral Jr.


-A prova era válida como 4ª etapa do Campeonato Paulista de D3 e como não havia condições de realizá-la em SP devido às reformas para o GP Brasil F1/79, transferiu-se para Jacarepaguá;
-Em quatro anos de corridas, primeira vitória do Júnior;
-Vinte e sete participantes;
-A Marshal Lester era a patrocinadora da prova;
-Na primeira bateria, amplo domínio do Amadeo Campos, que liderou desde a primeira volta, enquanto Arturo e nosso herói brigavam pelo segundo lugar. À duas voltas do final, um vazamento de óleo tirou o Barbudinho da corrida e deixou Arturo e Lara brigando pela ponta. Turito levou a melhor, com menos de dois segundos de vantagem;
-Destaque-se nessa bateria o competidor Adolfo Cilento, sexto colocado com sua Brasília;
-Antes da largada da segunda bateria caiu uma chuva fina e como a maioria dos pilotos não tinha pneus biscoito, retardou-se o começo da disputa;
-na segunda bateria Arturo saiu na frente, mas na quarta volta, foi superado por Amadeo Campos, que largou em último  mas "patrolou" todo mundo e sumiu na frente. Lara, que caira para a quarta posição, brigava pelo terceiro lugar com José Antonio Bruno. Amadeo ganhou fácil, mostrando que tinha o carro do final de semana, não fosse o azar da 1ª bateria. Arturo teve problemas com o fio da bobina solto e Bruno se impôs a Lara, que foi o 3º;
-Adolfo foi de novo, o sexto colocado;
-Lara admitiu que tivera sorte, pois a pressão do óleo estava a zero desde as primeiras voltas;
-Na classificação final, Júnior em primeiro, J.A. Bruno em segundo e Yoshikuma em terceiro. Adolfo foi o quarto com a Brasília Luroy e Armando-Manduca- Andreoni o quinto.
Caranguejo


Fotos: Arquivos de Ricardo Bock, Arturo Fernandes, Valdir Procopio e Jr Lara Campos.


  

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

José Ferraz

Está no ar o blog de meu amigo José Ferraz, lá ele vai contar suas histórias e mostrar sua carreira, sem deixar de contar aqui um pouco de tudo. Estarei  também por lá com meu velho amigo, ou amigo velho ou simplesmente Velho!Rsrsrs. Parabéns meu amigo e um abração.


  

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Kitty Fabri foi uma das pioneiras nas corridas de automóvel


Quando, às 9,00 horas do dia 9 de dezembro de 1949, a paulista Kitty Fabri arrancou com seu automóvel Ford 1942 número 52 no quilometro 12 da Via Anhanguera, em São Paulo, para disputar lado a lado com "marmanjos" uma corrida num trajeto de mais de 2.000 quilômetros de estradas do interior paulistano, apresentava-se, talvez sem querer, como uma das mulheres pioneiras nessa área em nosso país

Hoje, vemos mulheres participando de corridas de automóveis,
de motos, de caminhões e até de arrancadas de "dragster" em
autódromos, sem muitos comentários.
Mas, na época... Bem, escreveremos sobre mais uma das grandes e saudosas provas automobilísticas de estradas brasileiras, ou seja, a "Washington Luiz", promovida pelo Automóvel Clube do Brasil, a partir de São Paulo/SP e disputada nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro de 1949, reunindo os principais pilotos do país.

Debaixo de chuva fina, a partida simbólica dos competidores foi dada às 8,00 horas no Vale do Anhangabaú, seguindo estes em direção à Via Anhanguera onde, às 9,00 horas, foi dada a largada oficial da prova, num t


rajeto que incluía entre outras cidades Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto e São Manoel. Chico Landi, piloto já famoso na época, estava presente com um Ford 1948 mas, ele mesmo tinha como favorito a vencedor da prova o gaúcho Catharino Andreatta, "cobra" em corrida de estrada.

Por sua vez, Kitty Fabri, vestida de branco e usando turbante, disse que, se o seu carro correspondesse, acompanharia os grandes volantes. O primeiro carro a arrancar foi o mais velho de todos, um Ford cupê 1933, múmero 98, de Alberto Cortez Salgado (SP).

Atrás dele, a cada minuto, arrancaram os pilotos Luiz Ambrósio - carreteira Ford, João Scaffidi, Kitty Fabri (SP), José Guidini, Ernesto Ranzolin (RS), Rosalvo Mansur Framcisco (SP), Adolfo Pitoresco, Moacir Colli, José Ambrósio, Rafael Gargiulo, Godofredo Viana Filho (SP), Argemiro A Pretto (RS), João Vieira de Sá, Angelo Gonçalves, Mario Marsiglia, Francisco Landi (SP), Catharino Andreatta (RS), Oscar Bay (RS), Francisco Marques, Djalma Luciano Pessolato (SP), Raulino Miranda (SC), Francisco Said (SC), Gilberto Pereira do Vale, José Amadeu Luggeri, Antonio Patra, Amaral Junior, Primo Fiorese (SP), Julio Andreatta (RS), Horácio Alves Ferreira, Aristides Bertuol (RS), José Fiadi, Julio Vieira dos Santos, Mario Sinatolli, Gilberto Gazzaniga, Osvaldo Bertini, Chafic Scaff, Antonio da Silva e Edivaldo de Oliveira Santos. Nas fotos de hoje, a largada simbólica da prova e, a piloto Kitty Fabri pouco antes disso.

Por Ari Moro

Publicado primeiramente no jornal A Tribuna/jornal do Automóvel de Curitiba e Paraná on line

30/12/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 29/12/2010 às 22:19:27

Parabéns Fabiano

Fabiano Guimarães.
                 Atrasado mas de coração, parabéns meu amigo!