A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Le Mans - Mulsanne

Recebi de meu amigo Homero um quadro com as maiores velocidades alcançadas na grande reta de Mulsanne no circuito de Le Mans nos treino e corrida das famosas 24 Horas. Nos treinos de 1989 a Sauber Mercedes C9 de Jochen Mass/Manuel Reuter/Stanley Dickens chegou aos 400 km/h.  Em corrida  o WM Selecta no ano de 1988 chegou aos 405 km/h na grande reta.







NT: Como comentou o Francisco após 1990 foram feitas duas chicanes em Mulsanne, hoje as velocidades seriam bem mais altas!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jr Lara Campos

 Não sei o que acontece com o blog do Jr, seus posts nunca vão para o topo da lista dos blogs que acompanho. Ele acaba de postar as fotos de uma pancada que deu na Ferradura, com uma narração deliciosa. Foi com muita sede ao pote e vários carros bateram .  Imperdível.
                                                       
Foto do blog do Tito, que o Jr e eu "afanamos" de leve!

Cronologia com fotos da reforma do Fusca


Olá Rui! Demorei alguns dias mas consegui reunir para você um apanhado do que aconteceu do momento em que comprei o meu Fusca 1969 até hoje, onde ele se encontra pronto e tem vida mansa na garagem. Espero que goste.




Na metade de 2009 eu finalizava um curso técnico de administração, como tinha abandonado a Engenharia Mecânica da UFRGS, minha rotina de solteiro de 27 anos deu uma boa acalmada. Foi a deixa para realizar o sonho de ter algum carro da década de 60.
Procurei por mês e meio, em geral os que olhava estavam bem descaracterizados e com preços salgados. Notei esse fusquinha em um “picareta” no caminho da casa para o trabalho (assim chamamos revendedores de carro aqui em Porto Alegre). Entrei no site, olhei o carro pessoalmente e fiz a loucura.




No começo de julho de 2009 trouxe o carro para casa. Pode parecer ingênuo, mas fechei a compra porque ele tinha todos os frisos das janelas e carroceria, basculantes traseiros, rodas 5 furos, volante marfim, assoalho e os pés de coluna novos. Mas era uma bomba na mecânica e na estrutura: Cabeçote trincado, folga no embuchamento e no setor da direção (cada roda apontava para um lado), curtos elétricos, a alimentação do combustível passava por dentro do carro em um cano de fogão, com um filtro de combustível extra sob os pés do carona (sempre saía lacrimejando e fedendo a gasolina do carro).
Sabia que não tinha como andar, contratei um bom despachante e o carro passou na vistoria do Detran sem nenhuma condição, nem itens de segurança, confesso.




Depois de três meses de apenas voltas curtas no bairro e na garagem, ele foi enfim para o chapeador. Voltou em setembro com o cabeçote substituído, com novos parafusos de fixação da carroceria, chassi alinhado e alimentação do combustível refeita, pelo túnel central. Voltou também com o banco do motorista entortado e sem estepe... 
Nos cinco meses seguintes ele permaneceu parado na garagem, enquanto eu ia comprando itens de acabamento e descobrindo aonde poderia fazer a suspensão dianteira. Por essas coisas de Internet, conheci o Júnior do Blog do Gonzo (http://vwgonzo61.blogspot.com/), dono de um Fusca 1961 e fuçador de mecânica. Ele tem todo o ferramental e topou ajudar. Na garagem do meu apartamento levantamos o carro, tiramos o quadro dianteiro e em uma semana estavam prontos embuchamento, setor e terminais de direção novos. Trocamos também óleo, platinado, rotor e tampa do distribuidor, velas, cabos e condensador.





Na metade de 2010 o carro foi para a auto-elétrica. Revisão da fiação, bateria nova e troca do dínamo por um alternador. Troquei também duas das minhas rodas de tala larga que tinha na dianteira do carro por 3 originais, afinal estava sem estepe. 
Nessa fase comecei a rodar mais com o carro, que há muito estava parado. Cada saída nova era um rolamento de roda estourado ou um cilindro de freio que abria o bico. Deixei pela última vez no mecânico em setembro de 2010 para revisar freios, rolamentos, engraxar suspensão e  trocar o retentor do motor. Terminava a epopéia mecânica, rodei regularmente nos dois meses seguintes sem mais nenhuma dor de cabeça.




Com confiança na mecânica, mandei o carro para o estofador. Foi realizado um serviço de tapeçaria completo, bancos reformados, bem como forro de teto trocado. O resultado final me agradou muito, segui meu gosto pessoal, e não a originalidade que seria o courvin preto. Ao final de um ano e meio de luta, num total de 8 mil reais gastos, hoje o carro está com um visual que me agrada, com um bagageiro e Motorádio, e o mais importante, rodando regularmente. Sei que para um restaurador de carteirinha a minha empreitada foi relativamente fácil, mas para este jovem, morador de apartamento, que nunca teve antes um carro com carburador, esta reforma foi uma baita vitória.

Próximos passos: Instalar já algum sistema antifurto, comprar ao longo de 2011 estribos com frisos largos, retrovisores de pino de porta e frisos largos da carroceria em inox para, em 2012, mandar o sem-vergonha aos cuidados do meu amigo e restaurador paulista Rodrigo Lombardi (www.customclassic.com.br)
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...e comprar um Corcel 4 portas de 1969.Rafael: Cotidiano,carros,corridas e música

Carlos

Parabens Carlos, amigão de sempre! 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CAMBIO QUEBRADO



Na corrida de Força Livre do final de semana o Ferraz nos contou da quebra do cambio do Spyder do Thomas. Foi uma terceira quando ele vinha andando bem. Carro de corrida é assim mesmo, ele me contou ainda que seu motor era mais forte para essa corrida, quebra e muito. Esse cambio é um VW Gol  com segunda marcha injetada com uma nova relação.
Então o primário fica com a primeira original, segunda com nova relação, e terceira, quarta e quinta usando as muitas relações que o cambio AP possui. O Spyder com essa configuração de cambio passa em frente aos boxes em Interlagos em quinta marcha, reduz para segunda no "S" do Senna,  depois na curva do Lago faz em terceira, chega no Laranjinha novamente em quinta para reduzir para quarta no meio da curva e logo depois segunda para a entrada do "S" fazendo também o Pinheirinho nessa marcha. Na freada do Bico de Pato engata novamente a segunda. Depois é marcha para cima até a Junção que é feita também em segunda. Aí é só acelerar e ir colocando novamente as marchas, pé no fundo!          







terça-feira, 23 de novembro de 2010

BIBITA

 No sábado recebo em meu Facebook um recado de meu amigo Kiko Galvão Bueno, não tinha noticias dele há muito tempo amigo também do Jr na década de 70 patrocinou o carro dele com as Fraldas Bibica. Hoje recebo do Jr essas fotos. Um abração Kiko e Jr.


Jr Lara Campos e olhando acredito que seja o Kiko.

No Grid, Luiz Andre Ferreira , Jr, Marcos Levorin da Salecar e espiando o saudoso Luiz Carlos Lara Campos pai o Lulu.

Largada o Grande Ciro Cayres pula na ponta com seu Opala. Jr a direita "babando"!

Lambança na Ferradura, Jr rodou e parece que está sem para lamas.



   

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

40˚ Jantar de Confraternização Pioneiros da Willys Overland do Brasil

Recebemos a pouco o convite do Jesus Ybarzo Martinez para participarmos do

40˚ Jantar de Confraternização Pioneiros da Willys Overland do Brasil



1968

Ontem estava procurando em meus arquivos por imagens que digitalizei há muito. Procurava arquivos da revista inglesa Autosport com as primeiras vitórias de dois grandes pilotos no ano de 1968 na Inglaterra, Luiz Pereira Bueno e Emerson Fittipaldi.
Achei duas vitórias do Luizinho e acho que a primeira de Emerson na Formula Ford, não tinha fotos, que depois procuro e mostro. Eles eram então desconhecidos, mal sabiam os ingleses que pouco tempo depois o mundo todo saberia o nome de Emerson, e Luiz por motivos outros voltou ao Brasil e continuou aqui sua carreira, e que carreira!
Uma coisa sempre me impressionou no automobilismo inglês, a quantidade de corridas e categorias. Enquanto no Brasil, Interlagos jogado às traças pensava-se em  reforma, o Rio tinha seu autódromo mas as condições eram precárias e só,  Tarumã não existia e nosso automobilismo tinha poucas corridas por ano.
Já na Inglaterra era uma loucura para nós, muitos autódromos e categorias, lá se disputava desde a Classe 500 em carros de formula com motores de motocicletas Norton ou JAP de 500cc, Formula 4, Formula 3, Formula 2, Formula Ford, GT, Grupo 5, Esporte Protótipos, Turismo etc. e bota etc. nisso.
Muitos autódromos, Silverstone, Brands Hatch, Croft, Snnertheton, Cadwell, Crystal Palace, Rufforth e vários outros.
Vou mostrar algumas fotos dessas categorias, principalmente GT, e Turismo com alguns carros do Grupo 5. Ford Falcom, Mustang, Ferrari, Escort, Chevron, Porsche, BMW e outros. 
Apenas uma ou duas corridas são na Europa todo resto na Inglaterra.
1968 o ano em que o mundo conheceu a força de nossos pilotos..


Kurt Ahrens, BMW 2002, Nurburgring.

  Dieter Quester, BMW 2002 Grupo 5.
       Acima Richard Attwood Cortina Lotus e Frank Gardner Escort FVA TC 1.6l, Zolder, Bélgica. 
Embaixo Chris Craft com Ford Escort GT 1.300cc em Nurburgring, curva Karussel.

Porsche 911L de Helmut Kelleners, em Jarama, Espanha.



Inglaterra

Chevron BMW #96 de Johnnie Bridges e #91 de Richard Shardlow em Cadwell Park.

Chevron Repco V8 GT, John Woofe , autódromo de Croft.

Ferrari Dino 2l #124 Tony Dean seguido por John Bridges com Chevron 1.6l. Croft.

Ferrari Dino 2l #103 de Ben Moore seguido do Chevron Climax 2l GT de Peter Crossley, autódromo de Ruff.

Mercury Ford 1.150cc de George Silverwood, Croft.

Ford Falcon 4.7L Grupo 5, #41 Brian Muir, ao lado o vencedor David Hobbs, Silverstone.

Ford Mustang 4.7L Grupo 5 de John Ewer e Syd Fox nos 500 KM no autódromo de Snertterton.

Um Cooper Norton do piloto Peter Kendall, Classe 500.





domingo, 21 de novembro de 2010

Força Livre - Copa Montana

Ferraz e Thomas.

Oi Rui semana atribulada, primeiro porque iria treinar com o Porsche na quinta, não deu porque fiquei sabendo que o autódromo estava fechado par um evento da Globo, é mole....mas vamos em frente.O Alemão nos treinos do Paulista me surpreendeu, conseguiu baixar o tempo, e nos treinos de classificação fez o sétimo tempo de vinte e dois carros que tinha.Na primeira bateria largou e vinha bem em quinto na geral e terceiro na categoria, aí na sétima ou sexta volta rodou na entrada do S e perdeu duas posições, veio assim até nas ultimas voltas perder a terceira marcha.Terminou a prova em sexto na geral e quarto na categoria.
Agora Rui eu tenho trabalho pacas, a próxima é dia quatro, tenho que refazer o carro, já amanhã vou terminar o carro do Alfredo, vou no Dudu fazer o escapamento, depois desmontar o Spyder e terminar o Porsche. Tive que mudar a linha de combustível.Eu pretendo treinar na quinta feira na semana do Paulista, e ai o carro já vai ficar lá, se andar bem e não tiver algum problema, pretendo fazer uma corrida da Força Livre.
Encontrei o nosso amigo Fábio Pópi e falou que o Turco vai estar na data que agente quer fazer as coisas ( churrasco ) nos Estados Unidos, então tudo está correndo para agente fazer no dia 11 de Dezembro...nos falamos e até mais abraços. Ferraz


COPA MONTANA E STOCK

Na Copa Montana o Marcelo fez uma corrida complicada, sendo punido na largada e depois tendo um pneu furado. Na Stock, Ricardo Maurício vinha liderando quando também teve um pneu furado.

Ken Block

Recomendado por meu filho Francisco esse vídeo de Ken Block no autódromo de francês de Montlhéry, palco de grandes disputas e inúmeras quebras de recordes desde os anos 20 do século passado.  




sábado, 20 de novembro de 2010

COPA MONTANA E STOCK



                              Brasilía (DF) – 20/11/2010 – O paulistano Marcelo Tomasoni (CM Capital Markets/SPFITCLUB/LiveWright), piloto da Montana nº 98, da Carlos Alves Competition Team, vai largar na 12ª posição do grid, para a 8ª etapa da Copa Chevrolet Montana, que será realizada no domingo (21/11), no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).

Tomasoni lutou muito para conseguir largar entre os 10 primeiros colocados, mas ficou apenas 0,5 segundo do piloto Galid Osman, seu companheiro na equipe de Carlão Alves, que conquistou a pole position. Nesta etapa de Brasília, cada décimo de segundo perdido, equivale a 2 posições no grid de largada.

A Copa Montana já mostrou que é uma categoria extremamente competitiva, que tem pilotos de altíssima qualidade. Num circuito curto e veloz, como é o anel externo de Brasilia, qualquer erro, por menor que seja, custa muito caro para o piloto que quer largar nas primeiras posições.

Para se conseguir uma pole nesta categoria, o piloto além de um ótimo carro e muita competência, também precisa contar com uma grande dose de sorte. Tomasoni tem os dois primeiros predicados, mas a sorte não tem dado as caras para o piloto paulistano.Tomasoni vai largar na sexta fila, ao lado do líder do campeonato, o paulistano Rafael Daniel.

Resultado oficial da classificação da Copa Chevrolet Montana:
1 28 Galid Osman 1:01.049
2 90 Thiago Riberi 1:01.094
3 6 Diogo Pachenki 1:01.168
4 73 Sérgio Jimenez 1:01.219
5 9 Eduardo Leite 1:01.314
6 26 Wellington Justino 1:01.319 4
7 11 Pedro Boesel 1:01.3818
8 Douglas Soares 1:01.508
9 21 Lucas Finger 1:01.545
10 2 João Paulo Mauro 1:01.549
11 22 Rafael Daniel 1:01.574
12 98 Marcelo Tomasoni 1:01.594
13 3 Denis Navarro 1:01.613
14 56 João Pretto 1:01.649
15 48 Gustavo Sondermann 1:01.682
16 17 Serafin Jr 1:01.684
17 88 Leandro Romera 1:01.701
18 23 Marco Cozzi 1:02.012
19 25 Tiago Geronimi 1:02.142
20 49 Marcelo Cesquim 1:02.178
21 60 Sérgio Ramalho 1:02.274
22 14 Hybernon Cisne 1:02.301
23 18 Rodrigo Navarro 1:02.369
24 1 Cadú Pasetti 1:02.655
25 75 Henrique Assunção 1:02.670
26 38 Thiago Penido 1:02.777
27 78 F Marote 1:02.972
28 0 Eduardo Furlanetto 1:03.410
A corrida de Brasília da Copa Chevrolet Montana, terá transmissão ao vivo pela REDETV! e pela RaceTV, com transmissão de Edgard de Mello Filho, a partir das 13,00 do domingo.


PAULO VALIENGO comunicação e marketing MTb56052