A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 16 de outubro de 2010

TARGA FLORIO 1963



Porsche 718 GTR Coupé de Bonnier/Abate. Seu motor derivava do Porsche Formula Um.

A Dino 196 SP de Scarfiotti/Bandini/Mairesse.


Desde o ano de 1948 quando  a Targa Florio voltou a ser disputada após a II Guerra Mundial a Ferrari sempre se empenhou em sua disputa com os melhores carros e pilotos que dispunha. Já mostrei a primeira grande vitória da Ferrari com seu primeiro carro no ano de 1948, uma 166S V12 - 2.0 pilotada por Clemente Biondetti e Prince Igor Troubetskoy. Voltou a vencer em 1949 e depois viu seus adversários apesar de seu grande empenho vencerem. 50 Alfa Romeo, 51 um incrível Frazer Nash Le Mans réplica, 52,53,54 Lancia, 55 a incrível vitória de Stirling Moss e a Mercedes Bens 300 SLR. 1956 outro competidor de peso entra na luta, a Porsche casa criada quase ao mesmo tempo que a Ferrari e vence neste ano com o 550 Spyder. 57 um ano atípico vence novamente a Lancia com uma Apia de apenas 1.100cc. A partir desse ano começa a luta ferrenha entre a Ferrari e a Porsche que já mostrei aqui na vitória de 1965 da Ferrari de Nino Vacarella e Lorenzo Bandini.
Voltando aos anos 50 em 1958 a Ferrari vence novamente após nove anos com a bela Testa Rossa, para ver a Porsche vencer novamente nos anos 1959 e 60. 1961 e 62 volta a Ferrari a vencer.
E chegamos a 1963 ano desta corrida que marcou uma das disputas mais ferrenhas de sua história, quando Porsche e Ferrari terminaram depois das dez voltas da corrida percorrendo 720 km com uma diferença de apenas doze segundos.
Os protagonistas:
 A Porsche com dois 718, o 718 GTR coupé #160 para dupla Jo Bonnier/Carlo Maria Abate e o 718 GTR WPS Spyder #156 para dupla Umberto Maglioli/Giancarlo Bagheti, fora vários 356B  Carrera 2.00Gs para outras duplas. Com seu motor flat de oito cilindros e 1.981cc  os Porsche 718 é que iriam dar combate às Ferrari.

A Ferrari vinha com toda sua força e as duas 250P com seus motores V12 de 2.953cc seriam pilotadas por quatro pilotos de ponta da casa, a #174 para John Surtees/Mike Parkes e a #172 para Ludovico Scarfiotti/Willy Mairesse. Vinha também com uma Dino 196 SP #190 com seu motor V6 de 1984cc, #160 para Lorenzo Bandini/Ludovico Scarfiotti/Willy Maresse. Fora diversas 250 GTO, uma do argentino Juan Manuel Bordeu que anos mais tarde correria se não me engano o Troféu Sulam em Interlagos.
A Targa Florio por ser um circuito formado por estradas da Sicilia, fechados para corrida, tem sua largada feita carro por carro com uma diferença de trina segundos  entre cada um. Naquele 5 de Maio de 1963 o primeiro carro a largar as 8 horas foi uma Alfa Romeo SZ #2 de Giuseppe Picciotti/Checco D`Ângelo “Bismark” e Lorenzo Bandini o ultimo às 8.34h, quando largou os ponteiros já estavam a dez minutos de completar a primeira volta com Scarfiotti 3,2 segundos a frente de Parkes nas 250P seguidos de Bonnier com o Porsche 718 a 30 segundos atrás, essa primeira volta foi completada por Parkes em 44m48s1/10.  Descontada a diferença das posições de largada Bandini já vinha ao fim de sua primeira volta em quarto lugar.
Na segunda volta Scarfiotti tem problemas em seu carro e Parkes vem liderando com um minuto de vantagem sobre Bonnier e um minuto e quarenta sobre Bandini. A Ferrari de 3.000cc dominava a corrida.
A quarta volta foi fatídica para a Ferrari, primeiro a #172 depois de duas paradas bateu quando Mairesse pilotava e logo depois a #174 também bateu com John Surtees ao volante. Derrepente a liderança caia nas mãos do Porsche #160 que a esta altura era pilotado por Abate, vindo Scarfiotti que a sem a 250P agora pilotava a Dino #190.
Pilotando muito  rápido e com seu estilo preciso de sempre Scarfiotti na sétima volta já havia tirado a liderança do Porsche de Bonnier/Abate. Na oitava volta Mairesse substitue Scarfiotti e a Dino já estava com quase um minuto de vantagem para o Porsche, mais duas voltas ou cento e quarenta e quatro kilometros e a vitória.
Na nona volta Bonnier tira dez segundos, e em algumas partes do circuito começa a chover. Por causa da diferença de seus lugares de largada a diferença entre eles na pista era de seis minutos e sem a referencia do adversário os dois aceleravam muito e andavam forte, um para manter a dianteira e o outro para tentar descontar a diferença.
O belga Willy Mairesse vislumbrava finalmente uma vitória na Targa Florio, gloria absoluta para um piloto da Ferrari.

Bonnier já tinha cruzado a linha de chegada com um tempo de 6h55m45s e 1/10, Mairesse vinha seis minutos atrás, mas ainda a mais de trinta segundos de vantagem.
Quando faltando apenas centenas de  metros para a chegada, numa curva de alta seu carro escapa e bate. Com a tampa traseira do motor quase que toda aberta ele volta a pista para desesperadamente tentar manter a liderança. E cruza alinha de chegada com um tempo 12 segundos superior ao do Porsche. 
Bonnier/Abate trazem novamente a vitória a casa Porsche depois de dois anos de domínio da Ferrari.  


Ferrari 250 GTO Kalman/Andrews
Jaguar E Type Baggio/Ravetto
Simca Abarth de Venturi/Zeccoli e Ferrari 250 GTO de Lualdi/Bini
Austin Mini Cooper "Twini" com dois motores de 998cc e tração nas quatro rodas do grande piloto e jornalista Paul Frère e Whitmore.



     
  
NT: No meu imaginário dos onze anos uma corrida se destacava de todas outras, era a Targa Florio. Nessa época um nome para mim já se destacava, era Nino Vacarella um piloto que nunca chegou a ser de ponta no universo do automobilismo mais venceu mais de uma Targa Florio. As fotos e grande parte do texto tirei de um caderno que a esta altura já tem quase cinqüenta anos, os registros do Formula 2 Register uma fonte constante de pesquisas para mim. 
A Targa Florio já acabou a muitos anos e a maior frustração de minha carreira bissexta de piloto foi não ter participado de nenhuma de suas edições.  

Date: May 5, sunny & hot Fastest Practice Lap: Ludovico Scarfiotti, 41'58"
Track Length: 72 km Fastest Lap: Mike Parkes, 40'04.1" = 107.816 km/h on lap 2
Attendance:      
Entries:   Distance: 10 laps, 720 km
Practiced: 71 Average Speed: 109.908 km/h
Starters: 55   National class = CSI Appencix C - cars
Classified: 28 * Class Winners  

Pos Clas-
sific.
# Entrant
Car - Engine
Drivers, Nationality Engine
Vol
(cc)
Engine
Type
Class Time
Laps
Km
Reason Out
1 1* 160 Porsche System Engineering
Porsche 718 GTR Coupé
Jo Bonnier, S
Carlo Maria Abate, I
1981 F8 P
2000
6:55'45.1"  
2 2* 190 SpA Ferrari SEFAC
Ferrari Dino 196 SP
Lorenzo Bandini, I
Ludovico Scarfiotti, I
Willy Mairesse, B
1984 V6 (Nat)
S
2000
6:55'57.0"  
3 3* 80 Porsche System Engineering
Porsche 356B Carrera 2000 GS
Edgar Barth, D
Herbert Linge, D
1967 F4 GT
2000
7:26'19.4"  
4 4* 104 Scuderia Sant Ambroeus
Ferrari 250 GTO
Gianni Bulgari, I
Maurizio Grana, I
2953 V12 GT
3000
7:26'31.4"  
5 5 76 Porsche System Engineering ?
Paul-Ernst Strähle ?
Porsche 356B Carrera 2000 GS
Comte Antonio Pucci, I
Paul-Ernst Strähle, D
1967 F4 GT
2000
7:33'37.2"  
6 6 108 Scuderia Centro Sud
Ferrari 250 GTO
Juan Manuel Bordeu, RA
Giorgio Scarlatti, I
2953 V12 GT
3000
7:40'16.2"  
7 7 156 Porsche System Engineering
Porsche 718 WRS Spyder
Umberto Maglioli, I
Giancarlo Baghetti, I
1981 F8 P
2000
7:49'12.4"  
8 8 110 Tommy Hitchcock III
Ferrari 250 GTO
Tommy Hitchcock III, USA
Prince Zourab Tschkotoua, USA
2953 V12 GT
3000
7:59'33.3"  
9 9 4 Scuderia Etna
Alfa Romeo Giulietta SZ
Guiseppe Virgilio, I
Salvatore Calascibetta, I
1290 S4 GT
1300
8:17'36.4"  
10 10 188 Gaspare Cavaliere
Porsche 718 RS61
Gaspare Cavaliere, I
Vincenzo Riolo, I
1488 F4 S
2000
9  
11 11* 94 Leo Cella
Lancia Flaminia Zagato
Leo Cella, I
Franco Patria, I
2451 V6 GT
2500
9  
12 12* 62 Paul-Ernst Strähle
Porsche 356B Carrera Abarth GTL
Gerhard Koch, D
Sven von Schröter, D
1588 F4 GT
1600
9  
13 13 112 Alfio Nicolosi
Ferrari 250 GTO
Egidio Nicolosi, I
Luigi Taramazzo, I
2953 V12 GT
3000
9  
14 14 36 SACI
Alfa Romeo Giulietta SZ
Secondo Ridolfi, I
Pietro Laureati, I
1290 S4 GT
1300
9  
15 15 8 Giovanni Rigano
Alfa Romeo Giulietta SZ
Giovanni Rigano, I
"Zerimar", I
1290 S4 GT
1300
9  
16 16 48 Francesco Lessona
Alfa Romeo Giulietta SZ
Francesco Lessona, I
Antonio Nicodemi, I
1290 S4 GT
1300
9  
17 17 158 Automobiles René Bonnet
René Bonnet Djet - Renault
Jean Vinatier, F
Bruno Basini, I
1100 S4 P
2000
9  
18 18 92 Bartolomeo Donato
Lancia Flaminia Zagato
Bartolomeo Donato, I
Vittorio Mascari, I
2451 V6 GT
2500
9  
19 19 72 Carmelo Guigno
Alfa Romeo Giulietta SZ
Carmelo Guigno, I
Sillitti, I
1290 S4 GT
1300
9  
20 20* 138 Automobiles René Bonnet
René Bonnet Djet - Renault Gordini
Claude Bobrowski, F
Jacques Bigrat, F
Gérard Laureau, F
1000 S4 P
1000
8  
21 21* 122 Clemente Ravetto
Jaguar E-type
Innocente Baggio, I
Clemente Ravetto, I
3781 S6 GT
+3000
8  
22 22 86 Luigi Cabella
Lancia Flaminia Zagato
Luigi Cabella, I
Luciano Massoni, I
2451 V6 GT
2500
8  
23 23 182 Jackie Epstein
Cooper T61 Monaco - Coventry Climax
Jackie Epstein, GB
William Wilks, GB
2000   P
2000
8  
24 24 140 Jean-Pierre Hanrioud
Fiat-Abarth 1000 S
Jean-Pierre Hanrioud, F
Michel Gauvain, F
1000 S4 P
1000
8  
25 25 154 Daniel Richmond
(Downton Engineering ?)
Austin Mini Cooper "Targa"
Bernard Cahier, F
Rob Slotemaker, NL
1285 S4 P
2000
8  
26 26 98 Anatoly Arutunoff
(Oklahoma Racing Team ?)
Lancia Flaminia Zagato
Anatoly Arutunoff, USA
William 'Bill' Pryor, GB
2451 V6 GT
2500
8  
27 27 162 Daniel Richmond
(Downton Engineering ?)
Austin Mini Cooper "Twini"
Sir John Whitmore, GB
Paul Frère, B
2x998 2xS4 P 8 Double Riley Elf - engines
28 28 88 Mario de Tommasi
Lancia Aurelia
Mario de Tommasi, I
de Leo, I
2451 V6 GT
2500
8  
                   
29 DNF 10 Ignazio Giunti
Alfa Romeo Giulietta SZ
Ignazio Giunti, I
Paolo Datti, I
1290 S4 GT
1300
6  
30 DNF 24 Scuderia Sant Ambroeus
Abarth-Simca 1300 Bialbero
"Kim"(Sergio Pedretti), I
Giampiero Biscaldi, I
1300 S4 GT
1300
6 Accident
31 DNF 26 Castagnini
Alfa Romeo Giulietta SZ
Castagnini
Corrado Ferlaino, I
1290 S4 GT
1300
5  
32 DNF 18 Scuderia Etna
Alfa Romeo Giulietta SZ
Angelo Bonaccorsi, I
Antonio Bonaccorsi, I
1290 S4 GT
1300
4  
33 DNF 20 Sergio Mantia
Alfa Romeo Giulietta SZ
Sergio Mantia, I
Franco Tagliavia, I
1290 S4 GT
1300
4  
34 DNF 116 J. Wray Roberts
Aston Martin DB2/4
J. Wray Roberts, GB
Albert Prince, GB
  S6 GT
3000
4 Fan blade
35 DNF 172 SpA Ferrari SEFAC
Ferrari 250 P
Ludovico Scarfiotti, I
Willy Mairesse, B
DNS Nino Vaccarella, I
DNS "Gamma", I
2953 V12 P
3000
4 Accident
Vaccarella deprived of driving license
36 DNF 174 SpA Ferrari SEFAC
Ferrari 250 P
Mike Parkes, GB
John Surtees, GB
2953 V12 P
3000
4 Accident damage
37 DNF 38 Vittorio Venturi
Abarth-Simca 1300 Bialbero
Vittorio Venturi, I
Teodoro Zeccoli, I
1300 S4 GT
1300
3  
38 DNF 6 Emanuele Trapani
Alfa Romeo Giulietta SZ
Emanuele Trapani, I
Nicolo Lombardo, I (DNS)
1290 S4 GT
1300
2  
39 DNF 16 Ada Pace
Abarth-Simca 1300 Bialbero
Signorina Ada Pace, I
Vincenzo Arena, I (DNS)
1300 S4 GT
1300
2  
40 DNF 32 Guido Garufi
Abarth-Simca 1300 Bialbero
Guido Garufi, I
Antonio di Salvo, I (DNS)
1300 S4 GT
1300
2  
41 DNF 40 Enzo Buzzetti
Abarth-Simca 1300 Bialbero
Enzo Buzzetti, I
Renzo Sinibaldi, I (DNS)
1300 S4 GT
1300
2  
42 DNF 42 Scuderia Etna
Alfa Romeo Giulietta SZ
Francesco Susinno, I
Giuseppe D'Amica, I
1290 S4 GT
1300
2  
43 DNF 74 Francesco Fiorentino
Fiat 8V
Francesco Fiorentino, I
Michele Paratore, I (DNS)
1996 V8 GT
2000
2  
44 DNF 2 Salvatore Giglio
Alfa Romeo Giulietta SZ
Salvatore Giglio, I
"Etabba"(Sergio Abbate), I (DNS)
1290 S4 GT
1300
1  
45 DNF 12 Giuseppe Picciotto
Alfa Romeo Giulietta SZ
Giuseppe Picciotti, I
"Bismarck" (Checco D'Angelo), I (DNS)
1290 S4 GT
1300
1  
46 DNF 22 Fischer
Alfa Romeo Giulietta SZ
Fischer, D
Mario Simonetti, I (DNS)
1290 S4 GT
1300
1  
47 DNF 34 Nanni Galli
Alfa Romeo Giulietta SZ
Nanni Galli, I
Girolamo Capra, I (DNS)
1290 S4 GT
1300
1  
48 DNF 64 Alfonso Vella
Porsche 356 B Carrera Reutter
Alfonso Vella, I
Pietro Termini, I (DNS)
1600 F4 GT
1600
1  
49 DNF 118 Scuderia Etna
Ferrari 250 GT SWB
Vito Coco, I
Salvatore Calascibetta, I (DNS)
2953 V12 GT
3000
1  
50 DNF 142 Automobiles René Bonnet
René Bonnet Djet - Renault
Gérard Laureau, F
Fernand Carpentier, F (DNS)
  S4 P
1000
1  
51 DNF 148 Automobiles René Bonnet
René Bonnet Djet - Renault Gordini
Roland Charriére, F
Jean-Pierre Beltoise, F (DNS)
  S4 P
2000
1  
52 DNF 50 Francesco Santoro
Alfa Romeo Giulietta SZ
Francesco Santoro, I
Vincenzo Mirto Randazzo, I (DNS)
1290 S4 GT
1300
0  
53 DNF 78 Franco Lisitano
Fiat 8V
Franco Lisitano, I
Manasseri, I (DNS)
1996 V8 GT
2000
0  
54 DNF 184 Scuderia Sant Ambroeus
Ferrari Dino 196 SP
Edoardo Lualdi, I
Umberto Bini, I (DNS)
1984 V6 S
2000
0  
55 DNF 186 Francesco Di Benedetto
Alfa Romeo 1900 Sprint Sport
Francesco Di Benedetto, I
Mario Raimondo, I (DNS)
1884 S4 S
2000
0  
                   
56 DNS 14 Scuderia Etna
Abarth-Simca 1300 Bialbero
"Gordon", I
"Arriba", I
1300 S4 GT
1300
   
57 DNS 28 Prince Gaetano Starrabba
Alfa Romeo Giulietta SZ
Prince Gaetano Starrabba, I
-
1290 S4 GT
1300
   
58 DNS 44 Francesco Ghezzi, I
Abarth-Simca 1300 Bialbero
Francesco Ghezzi, I
Giuseppe Dalla Torre, I
1300 S4 GT
1300
   
59 DNS 46 Scuderia Centro Sud
Abarth-Simca 1300 Bialbero
Giorgio Acutis, I
Giancarlo Castellina, I
1300 S4 GT
1300
   
60 DNS 52 Mediolanum
Abarth-Simca 1300 Bialbero
Oddone Sigala, I
Remo Cattini, I
1300 S4 GT
1300
   
61 DNS 82 Bagnasco
Lancia Flaminia
Gilberto Bagnasco/Bagnasacco, I
Piero Bagnasco/Bagnasacco, I
2451 V6 GT
2500
   
62 DNS 84 Bondon
Lancia Flaminia
Bondon
-
2451 V6 GT
2500
   
63 DNS 90 Paolo Samona
Lancia Flaminia
Paolo Samona, I
-
2451 V6 GT
2500
   
64 DNS 96 Milio
Lancia Aurelia
Milio, I
Giovanni Rizzo, I
2451 V6 GT
2500
   
65 DNS 102 David Piper
Ferrari 250 GTO
David Piper, GB
Ed Cantrell, USA
2953 V12 GT
3000
  Acc. in practice
66 DNS 106 Kalman von Czazy
Ferrari 250 GTO
Kalman von Czazy, CH
Andrew Hedges, GB
2953 V12 GT
3000
  Acc. in practice
67 DNS 114 Luigi Mosca
Ferrari 250 GTO
Fabrizio Corcos, I
Luigi Mosca, I
2953 V12 GT
3000
   
68 DNS 132 Automobiles René Bonnet
René Bonnet Djet - Renault
Jacques Rey, CH
Guy Druguet, F
  S4 P
1000
   
69 DNS 134 ASA
ASA 1000 GT
Paolo Lado, I
Bruno Deserti, I
1092? S4 P
1000
   
70 DNS 136 ASA
ASA 1000 GT
Giorgio Bassi, I
Carlo Facetti, I
1092? S4 P
1000
   
                   
71 DNA   John Coundley
Jaguar E-type
John Coundley, GB
-
3781 S6 GT
+3000
   
72 DNA 30 Claude Dubois
Lotus Elite
Claude Dubois, B
-
  S4 GT
1300
   
73 DNA  
Ermini - Alfa Romeo Giulietta
-
-
1300 S4 P    
74 DNA   SpA Ferrari SEFAC
Ferrari 250 P
"Gamma", I
"Alcione", I
2953 V12 P    


 

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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Orlando Menegaz foi um pioneiro das corridas de carreteiras - Ari Moro


No que diz respeito às corridas de carreteiras no Brasil, nas décadas de 1940/50, o motor mais "quente", o mais utilizado pelos pilotos para equipar seus veículos e o que se apresentava mais disponível na praça, era o que vinha de fábrica nos automóveis Ford ou Mercury V8, com maior ou menor cavalaria, cerca de 100 ou de 130 HP respectivamente, o qual, devidamente preparado com equipamento fabricado nos Estados Unidos poderia chegar aos 150 ou 200 HP.

Mas, como dizia o piloto curitibano Paulo Buso, não era nada fácil conseguir isso e pior ainda um motor mais forte, bem como a "perfumaria" necessária para torna-lo competitivo.

Em consequência, os mecânicos da época eram obrigados a realizarem verdadeiros milagres mecânicos para que, utilizando os parcos recursos que tinham à mão, fazer com que o motor preparado rendesse o que era esperado pelos pilotos dos carros.

Uns poucos pilotos tinham condições de ir aos Estados Unidos buscar os equipamentos necessários ou importa-los. A maioria, recorria aos "hermanos" argentinos para conseguirem as peças, caras com certeza.

Os pilotos em condições de obter os melhores motores e equipamentos importados para "envenena-los", certamente tinham maior chance de vitória nas corridas.

É o caso, por exemplo, do destacado piloto gaúcho de Passo Fundo - Orlando Menegaz - que, já em 1957 equipou sua carreteira Chevrolet 1938 com motor V8 e câmbio do esportivo Chevrolet Corvette, carro este que havia sido lançado pela General Motors norte-americana em 1953 com motor de 6 cilindros em linha e que a partir de 1955 começou a ser equipado com motor de 8 cilindros em V, de alto desempenho.

A instalação e testes da nova mecânica e acerto do diferencial da carreteira consumiram um ano de trabalho, mas, a partir de 1958 Menegaz começou a colher bons resultados, vencendo as seguintes provas: Centenário de Passo Fundo - 02-02-1958, Festa da Uva/RS - 09-03-1958, Circuito Automobilístico de Melo/Uruguai - 30-03-1958, VI Mil Milhas Brasileiras/SP - 25-26-11-1961, II 500 Quilometros de Porto Alegre/RS - 23-09-1962.Esse motor, novo, superava 200HP e foi vendido a Menegaz por outro piloto de carreteira gaúcho - Argemiro Adolfo Pretto - dono de concessionária Chevrolet na cidade de Encantado/RS e que havia importado três unidades pela então CACEX do Banco do Brasil.

Isto, além de obter o terceiro lugar no Circuito Internacional de Automobilismo do Uruguai - 23-03-1958 e terceiro e quarto lugares em duas provas do Circuito Cavalhada/Vila Nova/RS.

Em 1957, Menegaz, correndo em parceria na carreteira equipada com motor V8 Corvette também de outro piloto gaúcho - Aristides Bertuol, venceu mais uma Mil Milhas Brasileiras.

Bertuol buscou esse motor nos Estados Unidos, transportando-o ao Brasil num avião da Varig Internacional comandado pelo gaúcho Gastão Werhang, que por sua vez pilotava a carreteira do conterrâneo João Galvani, equipada com motor Corvette também.

São fatos que mostram ao leitor a dificuldade em se conseguir bons equipamentos automobilísticos de competição naqueles tempos... Aliás, o antigomobilista passofundense Nelson M. Rocha afirma que Orlando Menegaz foi o primeiro piloto de carreteira a usar cinto de segurança no banco, "emprestado" de um avião Douglas DC-3 da Varig em 1961! Na foto, a carreteira de Menegaz na vitória deste nos 500 Quilometros de Porto Alegre em 1962.

ParanáOnline http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/483222/?noticia=ORLANDO+MENEGAZ+FOI+UM+PIONEIRO+DAS+CORRIDAS+DE+CARRETEIRAS 14/10/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 13/10/2010 às 21:34:06


Agradeço ao jornalista e amigo Ari Moro de Curitiba-PR, a cedência deste.


INTERLAGOS 2010

Me parece que as obras para o GP de Formula Um em Interlagos estão atrasadas, recebi as fotos de um amigo que sem querer passava por lá. Vamos ver!


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

MAIS DOS AMIGOS



Claudio Carignato e Zé Fercolin conversam, no carro o Adolfo conversa com Zé Rossi e ao lado do Ricardo o Eduardo. Só falta agora o que está fumando e o de camiseta branca.    


Quando mostrei a foto da largada das Mil Milhas de 1983 a semana passada lembrei apenas o nome do Claudinho e não é que ele entrou no blog e alem de enviar um comentário entramos em contato depois de 30 e tantos anos, alem dele o Tohmé me ajudou a lembrar os nomes que havia esquecido. Eu tinha esquecido os nomes não as pessoas que fizeram e fazem parte de nossa história. A todos um forte abraço. 

LAMBORGHINI COUNTACH QUATTROVALVOLE


Lançado em 1974 o Contach logo se tornou o carro de serie mais rápido do mundo, conta a lenda que Ferruccio Lamborghini ao levar uma de suas Ferraris a uma revisão encontrando Enzo Ferrari reclamou do sistema de embreagem do carro, no que foi contestado pelo Comendattore que o chamou de “apenas um fazendeiro”. Ferruccio que era na verdade um rico industrial, fabricante de tratores e implementos agrícolas, saiu de lá com a idéia de fazer um carro que batesse as Ferraris.
Começou com o Miura e alguns anos depois começou a projetar o Contach. Seu projeto demorou três anos, lançado no Salão de Genebra de 1971 como protótipo só veio a ser comercializado em 1974.
Seu ultimo modelo o QUATTROVALVOLE de 1985 acelerava de 0 a 100 km/h em cinco segundos e bem embalado a velocidade máxima de 306 km/h.
Seu motor um V12 de 5.167cc era colocado entre eixos com a caixa de cambio à frente, sendo assim o eixo de transmissão para as rodas traseiras passava no meio do Carter. Uma loucura completa, que deixava o carro com uma melhor distribuição de peso entre a dianteira e traseira já que trazia a caixa de cambio quase ao centro do veiculo.
Vinha com enormes rodas 15x8.5 na dianteira e 15x12 na traseira equipadas com pneus Pirelli P7.
Seu nome vem de uma palavra piemontesa  e significa “espantoso” “incrível” como certamente o Contach é ate hoje trinta e seis anos após seu lançamento.



LAMBORGHINI COUNTACH QUATTROVAVOLE 1985


CHASSI: Tubular em aço com carroceria em alumínio e assoalho em fibra de vidro.

Suspensão dianteira: Independente com braços triangulares, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora


Suspensão traseira:Independente, com braços triangulares, braços de engate com molas aspirais, barra estabilizadoras e dois amortecedores telescópicos de cada lado.  

MOTOR

MOTOR: V12 com blocos e cabeçote de liga leve. Quatro válvulas por cilindro, e dois comandos                       de válvulas por bancadas de cilindros.

Cilindrada: 5.167cc, diâmetro 85.5mm e curso 75mm.

Taxa de compressão; 9.5:1

Alimentação:  Seis carburadores Weber 44 DCNF de duplo corpo.

Ignição: eletrônica.

Potência: 455 hp a 7.000 rpm.

Torque máximo:  51.2 mkgf a 5.200 rpm.

Transmissão: caixa de cambio montada na frente do motor com cinco marchas e embreagem monodisco a seco.

    


Peso: 1 480 kg.

Velocidade máxima: 295 km/h aceleração de 0 a 100 km/h  5 segundos.

Consumo: 3.9 km/l. 


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Jaguar XJ13


A década de 1950 tinha sido de muitas vitórias para a Jaguar, na mais prestigiosa corrida para carros Esporte Protótipos as 24 Horas de Le Mans seus carros haviam vencido em cinco edições.
1951 Jaguar XK 120-C type, pilotos Peter Walker/Peter Whitehead.
1953 Jaguar XK 120-C type, pilotos Tony Rolt/Duncan Hamilton.
1055 Jaguar D type, pilotos Mike Hawthorm/Ivor Bueb.
1956 Jaguar D type, pilotos Ron Flockhart/Niniam Sanderson.
1957 Jaguar D type, pilotos Ron Flockhart/Ivor Bueb.
Depois de 1957 ela viu seus rivais Aston Martin e Ferrari dominarem a prova até a chegada dos Ford GT 40 em 1966 e precisava fazer um carro a altura para tentar mais uma vez chegar na frente.
Para isso precisava substituir o motor de seis cilindros em linha do XJ, super confiável e competitivo  em sua época mas que vinha equipando seus carros desde 1948.
A escolha recaiu sobre um V12 que sua engenharia vinha desenvolvendo já a algum tempo. Assim o projeto do XK voltou a tona e foi desenvolvido para equipar o modelo XJ13  para mim um dos mais belos carros de competição de todos tempos.



O XK era um motor  V12 com ângulo de 90º, duplo comando de válvulas em cada cabeçote, duas válvulas por cilindro, 4.994cc com diâmetro de 87mm e curso de 70mm.
Girava a 8.500 rpm desenvolvendo 502 HP e seu torque máximo era de absurdos -para época- de 53.4 kg a 7.600 rpm. A injeção era Lucas. Esse motor recebeu a denominação de XJ12.
Para abrigar o motor foi desenvolvido um chassi monocoque de construção integral que colocava o motor na posição traseira/central. Assim nascia o XJ13.
A caixa de cambio era uma ZF de cinco marchas, suspensão independente nas quatro rodas, freios a disco Girling ventilados.



Foi para pista pela primeira vez em Março de 1967 com o piloto Norman Dewis e nos meses seguintes cumpriu um grande cronograma de testes, chegando a ser bem rápido.
Por essa época os Ford GT40 já vinham dominando Le Mans com motores que já alcançavam potencia maiores e alem disso vivíamos a era pré slick e a largura dos pneus/rodas vinha aumentando gradualmente e para usa-los algumas adaptações foram necessárias. 
Nessa altura a FIA determinou que na temporada de 1968 a categoria Esporte correria com motores até 3.000cc e o projeto foi definitivamente arquivado, alem disso a Porsche com os 917 e a Ferrari com as 512 vinham dominando e investindo pesado nas provas de resistência e a nova administração da Jaguar resolveu que não valia a pena enfrentar seus rivais.
Assim o belo Jaguar XJ13 para desolação dos fãs da marca nunca competiu, ficando apenas na memória dos que seguiram sua trajetória de testes pela imprensa.       

Peter Dodds, George Mason, Bob Blake, Phil Weaver, e Hector Warrington, que junto com Malcolm Sayer ( projetista do type E e type D ) projetaram o XJ13.

                     







Tite Catapani

Tite em Zethwelg fazendo dupla com Luizinho, atrás Ronnie Peterson. 

Uma bela matéria com o Tite no Nobres do Grid.

domingo, 10 de outubro de 2010

SUZUKA 2010

Vettel

Gostei da corrida Vettel dominou com categoria, na largada strike com Petrov depois um erro de Massa tentando colocar o carro onde não existia espaço. Vettel só perdeu o primeiro lugar para Button na troca de pneus, já que o inglês largou com o composto mais duro e estendeu sua permanencia na pista. Dois fatos me impressionaram com Kubica e Rosberg perdendo as rodas traseiras de seus carros sem motivo nenhum.
O outro grande nome da corrida foi sem duvida Kobayashi, correndo em casa deu espetáculo, pena que desta vez não ultrapassou Schumacher.  
Kobayashi




Resultado da corrida

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 53 voltas em 1h30min27s323
2. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 0s9
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s7
4. Jenson Button (ING/McLaren), a 13s5
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 39s5
6. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 59s9
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1min04s0
8. Nick Heidfeld (ALE/Sauber), a 1min09s6
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min10s8
10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min12s8



CAMPEONATO


1º  Mark Webber            220 pontos
2º  Fernando Alonso       206
3º  Sebastian Vettel        206
4º  Hamilton                    192
5º  Button                        189

Fotos: Getty Images, AP