A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

70 anos do raid Rio de Janeiro a Porto Alegre - 14 a 17 de novembro de 1940 - Capítulo I

A exatos 70 anos terminava a 1ª prova automobilística brasileira de longo percurso, prova esta em homenagem ao bi-centenário de Porto Alegre, capital gaúcha.

Recordemos o grande dia - em 14 de novembro de 1940 da frente do Automóvel Club do Brasil que promovia e controlaria a grande prova junto com a secção do Rio Grande do Sul e ainda o Touring Club do Brasil foi dada a largada para as quatro etapas ao gaúcho Oscar Bins, seguido a cada minuto pelos pilotos: Antônio Perez, Iberê Correa, Norberto Jung, Hector Suppici Sedes, Júlio Vieira, Fernando Alves, Clemente Rovere, Chico Landi, Salvador Pereira, Quirino Landi, Milton Brandão, Ernesto Ranzolin, José Lugeri, Ary Cortese Santos, Luiz Tavares Moraes, Adalberto Moraes, Raulino Miranda, Carlos Frias, Catharino Andreatta, Eitel Cantoni e Belmiro Terra.

Competição esta, bastante acirrada e que foi dividida em quatro etapas.

A primeira etapa do Rio de Janeiro a São Paulo, num total de 500 quilômetros.

A segunda etapa de São Paulo a Curitiba, percurso de 496 quilômetros.

A terceira etapa de Curitiba a Florianópolis, percurso de outros 444 quilômetros.

Passagem do piloto Ernesto Ranzolin por Antônio Prado-RS

E a etapa final entre Florianópolis e Porto Alegre num total de 636 quilômetros.

Passagem do piloto Ernesto Ranzolin por Lages-SC

Totalizando 2076 quilômetros de prova.


O trajeto a seco já era um horror, com a chuva que caiu constantemente tornou-se um pesadelo. O grande Norberto Jung foi a primeira importante baixa ao bater em um barranco ainda na primeira etapa. Outro candidato a vitória, Catharino Andreatta abandonou em Blumenau quando ele liderava a terceira etapa.

Rovere surpreendente liderava perseguido por Suppici – o ás uruguaio que parou por quebra em Sapucaia do Sul já próximo a capital gaúcha.

O vencedor foi o competente piloto catarinense, Clemente Rovere.

O 2º colocado foi o gaúcho Ernesto Ranzolin que recebeu a bandeirada às 15 horas e 27 minutos pilotando seu Ford V8 l940, # 26.

Momento após a chegada de Ernesto Ranzolin, Vice-Campeão da Corrida Automobilística

Curiosidades:

Dos vinte e três participantes apenas nove conseguiram chegar, além do vencedor Clemente Rovere, e vice, o gaúcho Ernesto Ranzolin, foram, 3º Adalberto Moraes, 4º Oscar Bins, 5º Antonio Perez, 6º Raulino Miranda, 7º Iberê Correa, 8º Ari Cortese e 9º Salvador Pereira.

A média de toda a prova foi de 69 quilômetros 113 metros, o que atesta a péssima qualidade das estradas em todos os percursos tendo, a prova consumido 29 horas e 57 minutos da largada a chegada em Porto Alegre.


Agradeço ao amigo, Antônio Ranzolin, o convite para escrever sobre este importante marco do automobilismo brasileiro e seu saudoso pai, o exímio piloto gaúcho Ernesto Ranzolin, radicado por mais de 40 anos em Lages-SC. E todo material disponibilizado.

Graziela M. Rocha

Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 - 2010


 



Prezado JOSÉ FERRAZ,

Foi muito gratificante poder contar com você na organização esportiva do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 - 2010, “minha expressão maior de um sentimento de agradecimento”.
Acrescente em seu currículo este evento no site www.crede.com.br/iecba que lhe agrega um valor especial.
Vivemos vários dias de expectativas, planejamento e de treinamentos, nos preparando para o grande dia.
Estivemos presente com muita galhardia.
Quando da apresentação do Plano Operacional (projeto do que íamos oferecer de recursos humanos, equipamentos e ações) para a FIA, a cada indagação sobre os procedimentos e os recursos humanos disponíveis para as diferentes atividades não hesitamos em dizer que ele, Charlie Whiting - Diretor de Corrida e de Segurança da FIA podia ficar tranquilo que ele ia fazer um evento com os melhores oficiais de competição do Brasil, por competência e dedicação ao automobilismo.
Não podemos parar. Estamos preparando o calendário de atividades de 2011.
Desde já fica nosso convite a você para estar conosco.
Agora é o momento de desfrutar da excelente organização que você ajudou a construir, contagie, conte aos amigos tudo de bom que aconteceu, todos seus momentos bem vividos.
Até um encontro, o mais breve possível.

Atenciosamente,

Alfredo Tambucci
Coordenador Esportivo do
Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Antigomobilistas relembram a Extraordinária Corrida, em 1940 - I


O dia 14 do corrente mês de novembro será data muito especial tanto para os antigomobilistas quanto para todas aquelas pessoas que possuem "gasolina na veia" e são apaixonadas por corridas de carro.

Nesse dia, serão comemorados os 70 anos da largada, sob chuva intensa, dos até heróicos pilotos e carros participantes do "Grande Prêmio Bi-Centenário de Porto Alegre".

A prova levou um punhado de entusiastas do automobilismo de competição brasileiro e uruguaio a se lançarem numa verdadeira aventura sobre um trajeto de chão, saibro, pedras, buracos, lama, poeira, pontes precárias, planícies, serras, falta de recursos, totalizando 2.076 quilômetros , entre o Rio de Janeiro e a capital gaúcha, passando por Curitiba, numa das corridas de estrada mais eletrizantes e saudosas do Brasil..

A maratona foi concluída em 27 horas, 59 minutos, 1 segundo e 4 décimos, sendo o grande vencedor o piloto Clemente Rovere, de Florianópolis/SC, a bordo da carreteira Ford número 16, com média horária de 73,971 km , considerada excelente face ao estado de conservação das estradas. Imagine o leitor o que existia no Brasil em termos de estradas em 1940. Pavimentação asfáltica?

Praticamente nada. Somente o trecho entre Curitiba e São Paulo/SP exigia um dia inteiro de viagem por parte de um caminhão Ford F-8 carregado com pouco mais de 10 mil quilos e se chovesse muito no denominado "Banhado Grande", a refrega poderia durar até uma semana!

Daí classificarmos de extraordinário o feito, tanto por parte dos responsáveis pela organização da prova quanto dos intrépidos pilotos. A vontade de participar do evento era tanta que teve piloto, como Ernesto Ranzolin, que comprou na revenda Ribeiro Jung, de Porto Alegre/RS, um Ford 1940 cupê zero quilometro, para correr com o veículo!

A partir desta edição começaremos a publicar resumo da página gloriosa que retrata o que foi essa fantástica corrida de carros, com ênfase sobre o desempenho do piloto Ernesto Ranzolin, gaúcho da cidade de Antonio Prado radicado em Lages S /C por ocasião do evento. Isto, graças à fundamental colaboração da jornalista Graziela Rocha, de Passo Fundo/RS, que coletou precioso material histórico.

A prova foi dividida em quatro etapas, sendo Rio de Janeiro/ São Paulo, São Paulo/Curitiba, Curitiba/Florianópolis e Florianópolis/Porto Alegre, as quais abordaremos separadamente.

Numa das fotos de hoje, flagrante do "café com biscoito" oferecido pelo presidente do Automóvel Clube do Brasil - Herbert Moses (centro) - a pilotos e convidados, antes da largada, no Rio, vendo-se o vencedor Clemente Rovere (esquerda, de gravata borboleta) e Chico Landi (todo de branco, à direita); na outra, dia 14/11/1940, às 7,00 horas, sob chuva, 23 carros alinham em frente ao Automóvel Clube/Rio, para a largada da prova. Não perca a sequência da história!


Por Ari Moro

Artigo publicado primeiramente no Jornal do Automóvel de Curitiba-PR e Paraná Online
11/11/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 11/11/2010 às 04:57:25

MECÂNICA TOTAL






Um agradecimento muito especial a Hugo Almeida Mecânica Total que trata nosso blog com muito carinho. Ao Hugo, Nilo e todo pessoal meu forte abraço. Rui