A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PROJETO 34


Templo 1977, curva do "Laranja" Depailler e Peterson num lindo sobreesterço, dois grandes pilotos essa corrida eu vi dali de perto simplesmente de arrepiar.



                        Jody a unica vitoria do Tyrrel P34 no GP da Suécia em Anderstorp 1976


                                                        Depailler num lindo voo em Monaco

                                                                   O Projeto 34

 1975 a grande preocupação das equipes e projetistas era a eorodinâmica, a penetração do carro no ambiente que o envolvia, os pneus e rodas super largos eram obstáculos diretos do ar que passava sobre o carro. Os túneis de vento eram somente em escala reduzida e não havia a informática.
Foi quando Derek Gardner trouxe a Kem Tyrrel a ideia de colocar na frente dos carros rodas de dez polegadas de diâmetro com pneus de perfil baixo, para fazer principalmente que o ar fluísse na dianteira dos carros e para isso concebeu o Projeto 34 o Tyrrel de seis rodas.

Ken Tyrrel abraça a ideia, ele que havia sido campeão do mundo com Stewart em 1973 via a superioridade de sua equipe ser ineficaz diante da MacLarem e Ferrari, alem de perder seu futuro campeão Cevert e logo a seguir Stewart que abandonou as pistas logo após de se tornar tri-campeão do mundo.

Para o Projeto 34 -P34- Ken foi buscar a parceria com a Goodyear para o desenvolvimento dos pneus que seriam colocados em rodas de aro 10 pol. E um dos maiores problemas ao desenvolvimento dos pneus era esse, só a Tyrrel iria usa-lo e não haveria parâmetro com outros carros.

No ano de 1976 sua equipe contava com dois expoentes da F I , Jody Scheckter e Patrick Depailler e foram deles os primeiros testes com o carro e a primeira participação em corridas no GP da Espanha de 1976.

Neste primeiro ano também veio a única vitória do carro com Jody no GP da Suécia em Anderstop tendo Depailler chegado em segundo, seguido de Lauda com Ferrari, Lafitte com Ligier, Hunt de MacLarem e Ragazzoni de Ferrari.

Na época a Formula Um era super competitiva e naquele ano Hunt se consagra campeão com a MacLarem deixada de bandeja para ele por Emerson.


Ronnie, sempre espetacular.

1977 sai Jody Scheckter para a Woolf e chega o Sueco Voador, Ronnie Peterson, neste ano alem de enfrentar um Lauda imbatível na Ferrari, o P 34 começa a ter problemas de desenvolvimento com os pneus, já que era a única equipe a usar e uma nova onda vinda de um grande genio do automobilismo começava a tomar forma. Era o carro asa do incrível Colin Chapman.

Outros carros foram feitos na configuração seis rodas, mas no final de 1977 a FIA resolveu mudar o regulamento e não permitir mais tal configuração.

Ofereço este post a meu amigo Joel - Joel Marcos Cesetti - cujo blog Sport Protótipos de template novo está cada dia melhor.  http://sportprototipos.blogspot.com/2010/08/detalhes.html
Me perdoem qualquer erro de datas e outros, pois esse post foi escrito principalmente do que tenho guardado na memória.


O March de seis rodas provavelmente um caça moedas da equipe. Howden Ganlei pilotando. 








Os pequenos discos de freio, sempre foram um problema nesse carro.

Notem a grossa barra estabilizadora, possivelmente para compensar o super grip que as quatro rodas proporcionavam.



O Willians de seis roda , dizem que o mais rápido de todos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Francis, Mike e Ferraz


"Não sei como escrever. Não sei o que escrever. Faltam palavras pra expressar o sentimento de felicidade, satisfação, orgulho e alegria."Francis Henrique Trennepohl

Este é o começo do texto que meu amigo Francis colocou em seu post contando da estréia de VW na pista de terra de Ascura.
Parabéns Francis bela estréia e belo texto, um abração! 



domingo, 22 de agosto de 2010

UM POSTINHO NO PACAEMBÚ


Rui



Senti a mesma coisa , como o tempo passa , não é mesmo ?

Relembrar nossas molecagens no Pacaembú é muito bom , era uma turma boa , saudável , pena que o tempo passa , agente fica velho , a vida nos empurra um pra cada lado . Temos que agradecer , que agora temos a tar da internética para nos aproximarmos de novo , um santo remédio pra não ficar louco . rsrs

Uma coisa que seria legal de você agitar no blog e me proponho a colaborar , é um post com as histórias do Postinho . O pessoal iria gostar e nós nos divertíriamos muito relembrando o monte de absurdos que acontecia naquele posto . Eu por morar muito perto e ter uma tia que morava do lado com um primo bem mais velho , participei de três gerações de turmas , a primeira inclusive com Wilsinho, Emerson, Cacaio, Môco, Affonso,Tonão,Linguiça,Meneguello, Claudinho, Kiko Maia, Afonso e Toninho Russomano, Gito, Luizinho e Teté Pereira, entre outros . A segunda , que na minha opinião foi a mais agitada e irresponsável , com o Lincoln, Coelho, Alfredinho, Zé Sartóri, Amaral, Neto Aranha ,Antonio Henrique, Maurício, Calil, Adolfo, Zé Vic, Pedrinho Baldoccci, Junior Meirelis, Fonsequinha, Pedro Pereira,Nico Esteles, Hugo Molena, Luiz Celso Gianinni, Gamma, Lulú, Marinho Amaral e mais um monte que estou vendo na minha frente e o alemãozinho me faz fugir os nomes . E a nossa , com Manduca, Felpudo, Pangaré, Batata, Helinho Baldocci, Tonico Pereira, Wilsinho Araújo , Paulinho Lara, Marcelinho Aranha, Cezar Lolli, Carlinhos Teixeira, Marco Mammana, Lédo, Horácio, Teléco, Fred, Léllis, Raposa, Bellis e mais uma infinidade . rsrs Nossa mãe ...Se conseguisse juntar uma meia dúzia de cada geração , sai um livro de 500 páginas de histórias hilariantes . Quem sabe alguns desses internetando passe por aqui e se manifeste .


Outra coisa que gostei , foi a foto que você escolheu pra ilustrar o post . Embora a foto não seja das melhores em termos de qualidade eu gosto muito dela . Eu gostava muito do Ciro , ele era amigo do meu pai , então tive uma infância próxima dele , na realidade , amigos mesmo , como eles diziam ,” amigo de mijá junto” , era o Ari , irmão do Ciro , esse sim , vivia lá em casa , não sei se você o conheceu mas o cara era formidável , um dos caras mais engraçados que conheci na vida , não dava pra ficar perto dele sem rir muito , pena ter morrido tão cedo , acho que não tinha 50 anos ainda , teve um infarte fulminante .
Você ve como é , entrei só pra agradecer o post e já tô aqui , eu viajo . rsrs Isso que eu detesto teclar . Detesto não é bem o termo , é que eu sou um datilógrafo de mão cheia , então quando estou teclando , eu esqueço e teclo muito rápido , aí fica saíndo uma fumacinha e um cheiro de plástico queimado do teclado . Esse é o meu medo . Certo ?

Um abração



Mike
 
Recebi o comentário do Mike para o post “Mike ” e resolvi fazer esse post com o comentário e minha resposta.
 
Mike



Antes de tudo Mike é um prazer muito grande ter todos vocês aqui comigo, foi ótima sua descrição das duas corridas e seu texto de chorar de rir ao relembrar de tudo.
Quando você me perguntou por que eu não havia corrigido o que escreveu respondi a que essa era a graça de tudo. Nós em carne e osso contando o que passamos, nossas aventuras nas pistas e fora dela, e isso você faz de uma maneira que é só sua e muita gente e eu nos maravilhamos com ela.
Vamos sim contar mil histórias do Postinho do Pacaembu, você, o Jr Lara ( que é um fofoqueiro de primeira) , Manduca, Teleco, Pangaré... Vamos procurar outros amigos que na certa também estão nos procurando e contar tudo.
Algum tempo atrás alguém deixou um comentário no blog pedindo essas histórias e agora chegou a hora de contar.
Felizes de nós Mike que pudemos conviver com tantos ídolos e mais ainda sermos fãs de nossos amigos e saber que isso é reciproco.



Vem coisa brava por aí!  
 
Um abração Mike

PS: A foto foi retocada por RenatoPereira.

sábado, 21 de agosto de 2010

AUSTIN HEALEY - II

QUATRO RODAS - Outubro de 1963


Em 1963 a revista QUATRO RODAS pediu através de seu diretor Mino Carta o AUSTIN HEALEY de minha irmã emprestado para uma reportagem , apresentando seu redator Expedito Marazzi , notem que no pedido a revista se responsabiliza por qualquer dano ao veiculo , no texto e na foto 3 podemos perceber o por que , um pneu furado a mais de 155km/h e na foto o Expedito vem num nítido sobresterço em uma das curvas de Interlagos , ou seja de pé embaixo , que era sua forma favorita de dirigir.
Nesta época eu tinha 10 anos e minhas memórias deste carro são poucas , uma em que fui com o namorado de minha irmã Armando Salem até o Guarujá . Na época tínhamos que passar por Santos e lembro perfeitamente de uma ultrapassagem feita pelo Salem em que o comprido capo do Austin passou por baixo da carroceria de um caminhão , credito esta manobra dele a uma vontade absurda de me assustar , já que eu era um moleque terrível .A outra ia para Campos do Jordão com minha mãe D.Arinda , no Impala 61 dela , quando nos passa o AUSTIN dirigido pelo meu primo Pedro com minha irmã ao lado , bem rápido , diria eu rapidíssimo .

Quando comecei a correr e conheci o Expedito nos tornamos amigos, ele me contou que se impressionou com a forma de minha irmã dirigir , segundo ele " quase tão rápida quanto eu " . O interessante é que não lembro do Expedito em casa nesta época buscando o carro , graças a Deus , pois se ele me leva dar uma volta teria trauma de velocidade até hoje .

No final do ano passado encontrei seu filho Gabriel Marazzi , que não via desde garotinho , 35 anos atrás , e comentando com ele da reportagem , disse-lhe que não tinha a revista e agora ele me enviou esta cópia . O interessante é que o Gabriel é parecido com o "Velho" , gosta de motos , escreve tão bem quanto seu pai , correu de automóvel etc. etc. etc. . Em meus sites e blogs favoritos estão o site e o blog dele.
O texto acima é do post de 26 de Janeiro de 2009, agora com a grande iniciativa da Editora Abril de disponibilizar todas edições da revista de forma digital, resolvi postar novamente usando copias de cada página já que no post original as fotos eram copias de fotos tiradas da revista pelo Gabriel. Apenas o oficio da revista é de meu arquivo pessoal. 
Dedico este post a minha irmã Cida, ao Gabriel e ao amigão Expedito, que lá de cima certamente está nos abservando. Valeu Velho!!!
 







Parabens à Editora Abril por sua bela iniciativa.