A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 30 de junho de 2010

3ª Edição do AUTOMOBILE






Primeiro Sábado do mês de Julho está chegando e como já está fixado no calendário de encontros de carros antigos de Fortaleza, neste Sábado (03/07/2010), acontecerá o 3º AUTOMOBILE - Encontro de Autos Antigos de Fortaleza.
Devido ao sucesso do 1º e 2º encontro, a Praça do Bosque ficou pequena para o nosso evento que será realizado em novo espaço que tem tudo haver com a nossa paixão.
O novo local será nas dependências externas do Museu do Automóvel do Ceará onde além de expor suas maquinas, teremos a oportunidade de conhecer nas dependências internas do Museu, incríveis raridades do inicio do século passado e verdadeiras Obras de Artes das décadas de 20, 30, 40, 50, 60 e 70.
Além de contarmos com o total apoio do Museu do Automóvel nesta 3ª Edição do AUTOMOBILE, teremos peças de antiquários, miniaturas para compra, venda e troca e tentaremos introduzir o velho e charmoso mercado de pulgas (venda de auto peças antigas).
Traga a sua miniatura para negociar ou simplesmente expor, ou aquela peça de carro que você não lembrava que estava guardada em casa, pois com certeza alguém está loucamente a procura dela.
Em fim. Venha passar um agradável final de tarde batendo papo, tomando uma cerveja geladissima, trocando ideias com os amigos e principalmente, mostrando a todos sua Jóia Rara.

Até lá;

Fred Guilhon
(85) 9945-0194


Izabel Romcy
(85) 8790-2677

 http://www.planeta-fusca.blogspot.com/  

terça-feira, 29 de junho de 2010

OS GAÚCHOS



O automobilismo Gaúcho sempre foi forte e muito antes da inauguração de Tarumã já se fazia presente com grandes nomes em todas corridas de vulto pelo Brasil. Prova disso são as vitórias deles nas Mil Milhas Brasileiras em Interlagos nos anos 50 com grandes pilotos como Catharino Andreatta, Orlando Menegaz, Breno Fornari, Aristides Bertuol, Italo Bertão.
O que sempre me admirou nesses pilotos era que traziam os nomes de suas cidades pintados no carro, como uma bandeira, Passo Fundo, Bagé, Encantado, Lageado, Erechim e por aí vai. Sei que na época havia uma certa rivalidade entre eles, e este é um assunto para pesquisar e escrever sobre um dia.



José Otero #26 na largada em Encantado.

Pois é, meu amigo Caranguejo -Henrique Mércio - é de Bagé e quando viu a foto do piloto  José Otero na largada do 1º Circuito do Alto Taquari RGS na cidade de Encantado largando com sua carretera #26 atrás de outra carretera #4 logo me enviou um e-mail contando que o piloto era Bajeense e algumas lembranças de sua carreira.

Infelizmente temos pouco material sobre o José Otero, sabemos que participou da 1ª Mil Milhas Brasileiras, portanto se alguém souber mais e quiser nos dar os detalhes mostraremos com toda certeza a carreira dele.



José Otero largando na prova Porto Alegre-Bagé.
Circuito da Zona Sul, interessante prova que largava em Guaiba, região metropolitana de Porto alegre e seguia para Bagé, passando por cidades como Caçapava do Sul e Lavras. Depois, retornava à Guaiba, mas pela estrada de Pelotas, passando por Camaquã.
Na foto de Francisco Landi, que participou dessa prova em 1950 e foi o segundo colocado na primeira etapa com seu Nash.


A meu amigo Bajeense Caranguejo e todos pilotos Gauchos que levaram o nome de suas cidades e estado com muita garra a todos os lugares onde havia uma competição automobilistica. 




Ainda Valencia



A desastrada entrada do Safety Car no GP da Europa em Valencia ainda rende seus frutos no mundo da Formula Um, a FIA estuda uma punição a Alonso por suas declarações de que a corrida foi manipulada e ainda a Stefano Domenicale por seus comentários.
Ouvi agora a pouco Domenicale na News Letter da Ferrari recebida ontem e achei razoáveis suas declarações. Ele lamenta que o Safety tem entrada justo na frente da Ferrari quando a equipe vinha fazendo uma boa corrida e acha que a punição de Hamilton foi branda e propiciou a ele uma forma de andar forte por uma ou duas voltas e descontar o tempo perdido na passagem pelos boxes.
Como já escrevi antes acredito que a F I nesse ponto tem muito a aprender com a Indy, não achei de forma alguma que houve malandragem de Hamilton, apenas ele viu o Safety entrando e o Vettel lá na frente e passou. O erro foi da direção da prova não realinhando os carros tal como eram suas posições antes do acidente.
 
Quase ao final da corrida os pneus de Alonso já estavam em estado lastimável.
 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

TALENTO NATURAL



Vendo a barbeiragem de Kovalainen ontem na Formula Um, lembrei de um termo que uso as vezes, Talento natural. Barbeiragem porque um piloto simplesmente não comete tal insanidade, frear muito antes do que seria natural, isso é coisa de barbeiro mesmo.
Hoje em dia o nível de pilotagem se nivelou por baixo, com 20/21 anos o piloto já tem dez ou doze anos de carreira, aí um Kovalainen da vida andando num Formula Um junto com um Lewis Hamilton toma apenas um segundo. Depois de doze anos o cara não é um piloto, apenas tem o cacoete de piloto, treinou por milhares de km, já fez inúmeras corridas em diversas categorias e anda apenas em cima de tudo que aprendeu, mas o talento natural inexiste.




Vejamos então o Teleco - Luiz Antonio Siqueira Veiga - começou a correr depois de mim no ano de 1972 quando fez Estreantes e Novatos brigando muito com Jr Lara Campos e vencendo o torneio. No ano de 1973 recém graduado correu na Divisão 3 com o carro da AUTOZOOM e em algumas provas da Divisão 4 e simplesmente se mandou para Inglaterra correr de Formula 3.





Estreante e Novatos, Jr Lara Campos, outro piloto talentoso e Teleco, batalham no "Sargento"


Lá em um March 733 do Tean Angeleri começou a enfrentar as feras da categoria, seu esquema apesar de contar com motores da Novamotor era bem mais modesto que a maioria dos pilotos os campeonatos ingleses, e não fez feio. Em sua ultima corrida no Forward Trust largou na pole, e podemos ver pelo resultado abaixo que muita gente boa estava na disputa como Tony Brise, Brian Henton, Barrie Maskel, Ian Taylor, Alex Dias Ribeiro e outros.



Para o ano de 1974 foi convidado pela March para ocupar o lugar de Jean Pierre Jarrier na equipe de fabrica. Jarrier iria para Formula 2 e o lugar na equipe era seu, mas não consegui patrocínio e voltou a correr no Brasil.



Escrevi sem consultar meu amigo Teleco, se há alguma correção a ser feita cabe a falha a minha memória, mas continuo afirmando Talento Natural é tudo.


B.A.R.C. Forward Trust British F3 Championship, Rd 14, 1973
Thruxton Circuit, Andover



 October 28 8 laps x 3790 m = 30.32 KM                                                                                                      Pole Position: "Teleco", 1'18.8" Fastest Lap: Richard Robarts, 1'19.0"

Pos Cla. # Driver, Nationality Entrant Car - Engine/Tuner Time, Laps Reason Out
1   10 Richard Robarts, GB Myson Racing March 733 - Ford/Novamotor 10'42.6"
2    9 "Teleco" (Luis Antonio Siqueira Veiga), BR Angeleri March Racing March 733 - Ford/Novamotor 10'44.0"
3    1 Ian Taylor, GB Chris Andrews March 733 - Ford/Holbay 10'44.6"
4   21 Tony Rouff, USA AB3 Racing Developments GRD 373 - Ford/Vegantune 10'52.0"
5   38 Barrie Maskell, GB Hesketh Racing Dastle Mk 10B - Ford/Holbay 11'02.2"
6   14 Matt Spitzley, USA Matt Spitzley March 713M/733 - Ford/Brown 11'02.6"
7    7 Nicholas von Preussen, GB P & M Racing Preparations March 733 - Ford/Vegantune 8
8   39 Derek Lawrence, GB Dr Joseph Ehrlich Ehrlich ES2 - Ford/Ehrlich 8
9   36 Val Musetti, GB Valentino Musetti Royale RP11 - Ford/Vegantune-Carlow
10 12 Glean Eagling, GB Team Modus Racing March 733 - Ford/Brown
11 15 José Espirito Santo, P José Espirito Santo March 733 - Ford
12 6 Allan Davies, GB Allan Davies March 733 - Ford
13 33 Andy MacGregor, GB Andy MacGregor Brabham BT35 - Ford
14 41 Fergus Tait, GB Competition Cars MRE P173 Mk 2 - Ford/Brown
15 DNS 4 Mike Wilds, GB Dempster International Racing Team March 733 - Ford/Holbay - Engine
16 DNS Alex Ribeiro, BR Angeleri March Racing March 733 - Ford/Holbay
17 DNA 2 Tony Brise, GB Team Kent Messenger Racing March 733 - Ford/Holbay
18 DNA 3 Masami Kuwashima, J Reystan Racing March 733 - Ford/Holbay
19 DNA 20 Brian Henton, GB Brian Henton GRD 373 - Ford/Holbay
20 DNA 22 John MacDonald, GB John MacDonald GRD 373 - Ford/Novamotor
21 DNA 24 Rod Smith, GB Rod Smith GRD 372 - Ford/Vegantune
22 DNA 28 - Team Ensign Ensign LNF3 - Ford
23 DNA 30 Mike Tyrrell, ANT Marc Gregory Property Development Ensign LNF3 - Ford/Vegantune


A temporada dos brasileiros na Formula 3 por Carlos de Paula
 http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5&s=leonel+friedrich&sentence=AND&submit=Search 

Resultados Formula 2 Register

 http://www.formula2.net/F373_GB39.htm