A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CANADÁ



Outro Domingo cheio de corridas, Le Mans, Formula Um e em Interlagos uma festa no Campeonato Paulista. Não pude ir até Interlagos e perdi uma bonita festa, conversando agora com o Orlando - Orlando Belmonte Jr. - fiquei sabendo que as corridas foram ótimas cheias de carros no grid e boas disputas mais tarde o Paulo Monteiro vai enviar algumas fotos.
A Formula Um foi um corridão, uma pista de verdade carros disputando freadas e ultrapassagens foi uma corrida linda e acho que a classificação final mostrou realmente o que há de melhor na categoria hoje em dia.

Agora a corrida do Schummi foi de entrar em livro de recordes, foi ultrapassado de tudo quanto é jeito, sua disputa com Kubica e com Massa foi desleal e ninguém, ninguém foi capaz de dar a ele uma punição, uma advertência. Levou diversas bandeiras azuis coisa que certamente não estava acostumado, uma corrida para ele a ser esquecida.
Pretendo um dia escrever sobre sua fase na Ferrari e seus sete campeonatos mundiais, mas deixo para outro dia, quem sabe?



                 http://burnoutracing.blogspot.com/ 
                 http://cezarfittipaldi.blogspot.com/ 

sábado, 12 de junho de 2010

Gilles




Final de uma era na Ferrari Niki Lauda resolve parar e a equipe fica sem seu bi-campeão 1975/77, contrata o Argentino Carlos Reutman e um jovem Canadense campeão no Canadá de Formula Atlantic e com apenas cinco corridas na Formula Um pela MacLaren, Gilles de Vileuneve.




E numa Formula Um que era super competitiva, as vitórias na época não vinham de grids de largada e sim de grandes disputas nas pistas com muitas ultrapassagens e pilotos sem a empáfia das grandes estrelas atuais. Não era apenas Gilles que se destacava mas Pironi, Scheckter, Alan Jones, Nelson Piquet, Keke Rosberg ...

Para os mais novos entenderem como eram as corridas existiam os favoritos mas algum piloto com extrema habilidade podia fazer a diferença com um carro razoável. Em 1979 a Ferrari traz Jody Schecker para fazer dupla com Gilles no comando de seus carros e ao final do ano em uma decisão que só poderia vir de Enzo privilegiou o Sulafricano na decisão do titulo fazendo dele Campeão do Mundo.




É muito difícil entender o “capo” da Ferrari, Gilles era seu piloto predileto na época e Enzo chega a comparar suas atuações com as do grande Tázio Nuvolari e inexplicavelmente entrega o titulo de 1979 a Jody.

Em 1982 outro piloto vem fazer dupla com Gilles na Ferrari, Didier Pironi outro bota, assisti em Interlagos ele vir na segunda volta do treino chegar na “Um” e fazer a curva cravado, eu que estava no muro junto a curva fiquei simplesmente maravilhado sem acreditar no que tinha visto, de arrepiar!

Era outro ano em que a Ferrari tinha tudo para abocanhar outro Mundial de Pilotos e Construtores mas uma disputa que começou no GP de San Marino quando Gilles vinha na ponta e acreditando nas ordens da equipe, como ocorrera anos antes em Monza quando deixou o caminho livre para Jody buscar o titulo, deixou que Pironi encostasse para ver na ultima volta o francês tomar a ponta sem que ele nada mais tivesse o que fazer. Seu semblante naquele podium mostrou todo seu descontentamento com a situação.




Muita gente diz que no GP seguinte em Zolder na Bélgica ele tentava a todo custo uma pole, mas só quem como eu teve a oportunidade de acompanhar sua carreira, algumas corridas de perto e outras pela TV, sabe que era seu estilo e modo de encarar as corridas, sempre em busca do limite, de uma volta mais rápida da vitória.



                                       
Assim ele se foi de pé embaixo como sempre.







No YouTube muitos vídeos mostram incríveis corridas de Gilles, resolvi apenas escrever o que vi e vivi na época mas vale fazer uma busca e ficar algum tempo vendo esse incrível Canadense.









NT: Pironi após o acidente fatal de Gilles fica praticamente só na liderança do campeonato, mas nos treinos livres em Hockenhaim sofre um grave acidente e fica fora do mundial entregando o titulo dos pilotos a Keke Rosberg, vencendo a Ferrari o Mundial de Construtores.

DOMINGO EM INTERLAGOS 13/06/2010


ENTRADA FRANCA - ACESSO AOS BOXES



5ª. ETAPA CAMPEONATO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO - 2010


CLASSIC CUP - CLÁSSICOS DE COMPETIÇÃO - COPA FUSCA - F. PAULISTA


F. LIVRE - HISTÓRICOS V8 - 5000 - MARCAS e PILOTOS - PICK UP - PROTÓTIPO VW


STOCK JUNIOR - STOCK PAULISTA / MASTER


PROGRAMAÇÃO:


Programação do Campeonato Paulista de Velocidade, 12 e 13 de junho - Entrada, Acesso aos Boxes e Estacionamento Gratuito.


Autódromo de Interlagos


SÁBADO:


Às 12:20 hs. - Largada para CLASSIC CUP / COPA FUSCA - 15 voltas ou 30 Minutos
Às 13:15 hs. - Largada para HISTÓRICOS V8-5000 - 1a Bateria - 15 voltas ou 30 minutos e FORÇA LIVRE .
Às 15:30 hs. - Largada para HISTÓRICOS V8-5000 - 2a Bateria - 15 voltas ou 30 minutos e FORÇA LIVRE - 2ª Bateria - 15 voltas ou 30 minutos


DOMINGO:


Às 09:40 hs. - Largada para MARCAS E PILOTOS - 1ª Bateria - 11 voltas ou 30 minutos
Às 10:40 hs. - Largada para CLÁSSICOS DE COMPETIÇÃO - 30 minutos
Às 12:40 hs. - Largada para STOCK JR - 11 voltas ou 30 minutos
Às 13:40 hs. - Largada para STOCK PAULISTA / MASTER / PICK UP - 16 voltas ou 35 minutos
Às 14:45 hs. - Largada para PROTÓTIPO VW - 45 minutos
Às 15:55 hs. - Largada para FÓRMULAS - 30 minutos
Das 16:30 hs. às 18:00 - FESTIVAL BRASILEIRO DE REGULARIDADE


  http://www.autodromointerlagos.com/site/conteudo.ler.php?cat=42&id=1856

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Circuito de rua de Sorocaba por José Ferraz

O belo circuito de Sorocaba , Ferraz pilota um Mufatão/Berta motor VW AP 1.600 cc .


Piso molhado em Sorocaba , atrás do circuito vê-se a rodovia .


Toda briga por um 2º lugar , atrás os pneus onde bateu quando liderava .

No ano de 1984 José Ferraz e Julio Miglioli criaram a F. Super 1.600 , a ideia era aproveitar muitos chassis de formulas , F 2 , F Fiat e Ford colocar um motor 1.600 bem forte , a categoria era restrita a São Paulo , onde estavam a maioria dos pilotos , mais recebeu convite para correr em diversos autódromos . Jacarepagua no Rio de Janeiro , Pinhais - hoje autódromo Raul Boesel - no Paraná , etc . Hoje meu amigo Ferraz vai contar de uma corrida feita em um circuito de rua em Sorocaba .

" O prefeito de Sorocaba nos convidou a organizar uma corrida de rua naquela cidade , seria em um condomínio fechado . O circuito era bem travado e havia chovido pela manhã do dia da corrida . Quatorze carros largaram , larguei em 2ª , após um a classificação difícil onde choveu a maior parte da sessão , logo na segunda volta tomei a dianteira e comecei a abrir do 2º colocado ,um piloto de Sorocaba chamado Júlio que corria com um chassi J.Q , lá pela oitava volta ao ultrapassar um retardatário perdi o ponto de freada acabando batendo na barreira de pneus que demarcavam a pista e perdendo o bico do carro . Voltei em nono lugar e numa corrida de recuperação , vinha em 2º , tirando 4 s do 1 º e ia liderar a corrida novamente . Quando vi a bandeira quadriculada , tirei o pé pensando , mais uma volta !! , quando vi o Júlio continuando em ritmo de corrida , fui atrás dele confuso e para meu espanto ao passar pela linha de chegada ele recebeu a bandeirada , comemorando a vitoria . Ao chegar aos boxes fiquei sabendo pela direção de prova que alguém " desavisado" havia me dado a bandeirada por engano , assim para frustração minha fui declarado 2º colocado . Depois de liderar a corrida , bater na barreira de pneus , fazer uma corrida de recuperação foi o que me restou ."José Ferraz



Fotos arquivo José Ferraz .




Postagem de 1º de Abril de 2009

NT: Assisti ao vídeo da corrida, e meu amigo vem forte e rápido o tempo todo, na ultrapassagem a um retardatário ele vinha tão mais rápido que na hora optou pela parte suja da pista, indo tocar de frente a guia quando perdeu o bico do carro. Numa recuperação impresssionante sem a asa dianteira foi buscar o ponteiro.
Estou postando novamente alguns posts antigos de meus amigos, vem aí o Orlando, Fabio e alguns outros que deram e continuam a dar uma colaboração importante para o "HISTÓRIAS".