A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TARUMÃ por Junior Lara Campos - II




Tarumã, 5 curvas a esquerda, sendo 1 de baixa e 1 de media e 3 de alta, a direita tem 2 curvas de baixa, vou descrever, reta do box, curva 1 e 2 a esquerda de alta velocidade, reta para curva do laço a esquerda de baixa, reta com uma perna a direita e curva do tala larga a direita de baixa, reta em curva a esquerda para curva 8, ja na curva 9, de media, reta do box, completamos a volta, vale lembrar que esse autodromo não tem area de escape, errou, é muro.....







Meu carro estava fazendo sua 2 corrida, feito pelo engenheiro e preparador Milani, muito caprichoso em tudo que faz, sendo um carro com varias alternativas de regulagem, suspenção trazeira idependente, 5 posições de barra estabilizadora, 4 posições de pressão de freio traseiro, regulagens essas acionada por mim com o carro em movimento e muito tinhamos a fazer nele ainda já era novo e muito competitivo.

Estavamos bem nos treinos, sempre entre os 4 primeiros, pois o autodromo de Tarumã era casa do gaucho Fernando Moser, traçado com curvas de alta velocidade cheio de manha, muro colado na pista, ele conhecia como ninguem, estava com os melhores tempo sempre, mas na classificação ia ser uma boa briga.

No treino andei algumas voltas atras do Moser, e percebi que era mais rapido que ele na curva 8 e 9, estas curvas são dificeis mas acertando elas vem tempo em Tarumã, pois antecede a reta dos box que é em subida, ( pra quem ja correu em Tarumã sabe que a curva 8 e 9 são de alta velocidade e não aceita erro) estava certo, verão mais a frente o que conto.

Regulando minha barra estabilizadora traseira de dentro do carro, ninguem tinha esse dispositivo na Divisão 3, conseguia alterar o comportamento de meu carro em curvas de alta e baixa velocidade e sebendo que na curva 8 e 9 era onde vinha tempo em Tarumã, estando eu com o 3 tempo em minha 2 volta, quando estava no meio da 3 volta na curva 8 de alta, sai rodando e fui bater no passat do Waldir Silva que estava parado em lugar improprio, ele tinha estourado seu motor e derramou muito oleo na pista, ta esplicado minha rodada, com a batida que dei de trazeira no carro do Waldir, entortando meu escapamento, sai do carro pois o lugar era perigoso, mas não passou 2 minutos vem rodando tambem o Claudio Gonzales, e foi parar no meio para a frente do meu carro, danificando bastante meu carro, principalmente minha suspenção dianteira lataria etc, nesta altura tinha sido interrompido a classificação, estando o Moser na pole, Arturo, Mogames, Lara, Amadeo Campos.

O "gaucho boa gente" termo que chamava o Fernando Moser, me apresentou um amigo seu não me lembro o nome, era dono de oficina mecanica em Porto Alegre, este todo animado se prontificou a arrumar meu carro, foi a noite toda funileiros desamaçando e roconstruindo a lataria, o Milani meu preparador cordenando a montagem da nova suspenção dianteira, troca do motor, enfim no dia seguinte estava la o carro pronto para largar, nem acreditei.

No treino pela manhà, sai com cuidado testando tudo e logo percebi que tinha ficado muito bom meu carro, o novo motor que era um canhão, sendo que o Milani meu preparador só me contou depois da corrida que havia entortado a cabeça do chassi de meu carro, mas compensaram com calso sei la do que. ( pro leigo a cabeça de chassi é onde é fixada a suspenção dianteira do carro)

Na largada pulou o Moser na frente seguido pelo Arturo, Amadeo, Lara e Mogames que nào largou bem, completando a 1 volta o Moser um pouco distante, Arturo, Amadeo, Lara, Mogames. Meu carro estava otimo, e logo percebi que tinha condições de passar o Amadeo e o Arturo que ja vinham disputando posição, iniciamos a 5 volta ja vimos o Moser encostando com seu motor quebrado, eu sabia do potencial de meu carro na curva 8 e 9 e foi la que foi a diferença, saindo bem para a subida da reta do box colado no Amadeo este colado no Arturo, o Amadeo tira o carro dele para a direita e eu tiro para esquerda ficando entre o muro do box e o Arturo, passamos os 3 emparelhados em frente ao box, iriamos disputar a curva 1 que é de alta e só cabe 1 carro nela, sai na frente dos 2, nem eu acreditei, mas estava usando pastilhas de freio importadas ultra macia, liderei por mais 2 voltas, um vazamento no filtro de oleo, provalvelmente na pressa não foi apertado devidamente, ficando sem oleo e meu motor quebrou, por isso os comentarios das revista e jornais desta ultrapassagem.

Na segunada larguei em ultimo, a corrida estava perdida para mim, pneus novos e novo motor, posso dizer, como judiei deste motor, todas trocas de marcha a 8.500 RPM, cheguei em 3 junto com o Amadeo Campos e Arturo que ganhou.

O blog do Jr   http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/ 
Postagem original no HISTÓRIAS     28 de Setembro de 2009

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Luiz Eduardo Duran- A primeira corrida a gente nunca esquece - II



" Naquele ano de 1977 eu tinha feito a escola de pilotagem do Toninho de Sousa , e estava preparando meu VW de D3 para correr o Campeonato Brasileiro de 1978 , como o carro estava pronto resolvi fazer a ultima corrida do campeonato em Interlagos . Na época a pista estava em reforma , por isso nossos boxes eram no estacionamento que havia no "Sargento" . Na escola usávamos somente o circuito interno , na "Junção" em vez de subir , descíamos contornando a "Quatro" ao contrário , por este motivo não estava acostumado ao circuito inteiro , ou seja "Um" "Dois" e "Três" para mim eram desconhecidas . Já nos treinos achando que fazia a "Um" e "Dois" rápidas , tomei uma ultrapassagem do Edgard de Mello Filho entre as duas , só ouvi o ronco de seu Chevette , e a hora que vi ele estava me passando numa velocidade que para mim era absurda .
Tomando mais conhecimento do circuito completo , já que treinei toda vez que a pista abria , consegui me classificar para a largada em 12º lugar , embora alguns dos trinta carros que largaram não tivessem feito classificação .


No grid ao olhar para o lado vejo o Adolfo Cilento , já me arrepiei todo ,pois sabia que ele era um piloto rápido e eu era seu admirador , ao baixar a placa de um minuto ele olha para mim e faz um sinal de positivo , ai sim pensei "o que faço aqui?"


Eu estava acostumado a racha ,e na largada aproveitando-me de uma primeira mais curta pulei bem , entre a "Um" e "Dois" estava em 4º ou 5º , olhando no retrovisor me assustei com aquele bando atrás de mim , todos pilotos experientes brigando por uma posição , todos "babando" ai rápido e tentando não atrapalhar ninguém joguei o carro para grama , eu não era bobo de ficar com aquela turma , nisto perdi tudo que havia ganho na largada e mais um pouco .
Estacionei entre as duas curvas e só sai quando o ultimo carro passou , estava um "pouco " assustado , continuando ainda passei um ou dois carros , quando do meu box me sinalizaram para que eu entrasse , era 4ª ou 5ª volta , e vazava óleo do retentor traseiro do motor , fiquei aliviado , pois ainda não estava completamente acostumado ao circuito todo , estava achando tudo uma loucura ."

terça-feira, 8 de junho de 2010

O NISSAN


                                                 Nesta reportagem seu motor tinha apenas 460 HP.


Sábado chego no Ferraz e ele logo diz para irmos até a Autopeças do Gabriel para tomar um café e vermos os carros. Ao chegarmos conheço o Gabriel e vejo o Porsche e no elevador aquele belo Nissan sendo preparado. Sua pintura preto fosco é impecável, seus para-lamas alargados para caber as novas rodas e pneus perfeitos, suas rodas de doze polegadas lindas e fico entusiasmado pelo carro.

Durante o churrasco converso com o Gabriel - que o Fabio chama de sobrinho do Ferraz - e fico sabendo que está preparando um motorzão V6 para ele com 780 HP, bi-turbo e com tudo que um carro tem direito.

No final da tarde os Alicatões querem ver os carros e voltamos, o Orlando fica uma hora sentado no cockpit do Porsche sonhando, o Duran conversa com o Ferraz e eu fico observando o Nissan com o Fabio e Sueco.

Os detalhes de como o Gabriel está preparando o carro impressionam.
Nós olhamos o Nissan e o Ferraz e Duran já pensam nas proximas Mil Milhas.

Abaixo o relato do Gabriel com o que está sendo feito no carro, e com um baita capricho que eu vi, sua idéia e ter um carro para andar na rua e correr em Força Livre, para encarar as Ferrari e etc.
Obrigado Gabriel fora ter que agüentar o Ferraz todo dia ainda no Sábado agüentar todos amigos dele, agora para sua total “felicidade” seus também.
A respeito da Nissan, sera usado o seguinte:
Motor dianteiro V6 3.0 Twin-Turbo 24 valvulas
2 Turbinas Garrett TR30R
Alimentacao HALTECH SPORT 2000 sequencial
12 Bicos Siemens 80 Lbs/Hr, suportados por 1 Weldom 2345.
Aprox.800CV´s 7800 RPM e 98NM torque a 5600 RPM
Suspensao CUSCO/TEIM
Freios dianteiros 375mm
Freios traseiros 355mm
Cambio manual 5 marchas.Traçao traseira
Rodas 18
Pneus 325/650R18
Carroceria Aço e Carbono
Peso aprox.1100 kg

Rui, esse carro é meu desde 1992, e foi materia da revista HOT ano 1 Nr.14(em anexo)


Na epoca, usava  motor 4 cilindros 2.4 turbo, alimentado por 8 bicos e injecao Haltech E6K, como fala na materia.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

SEM COMENTÁRIOS




                                             MELHOR VER E OUVIR ASSIM.