A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 5 de setembro de 2009

Um pouco dos amigos

Hoje cedo recebo uma ligação , " é o Ivan " atendo e é o Ivan mesmo , lá de Campos do Jordão , não o vejo a uns 10 anos , mas de pronto reconheço sua voz , conversamos um tempão , ai veio o Tidinho ao tel , outro amigo de uns 40 anos ou mais . Ao sentar em frente ao computador  resolvo não contar nenhuma história , só mostrar algumas fotos de meus amigos e fazer pequenos comentários , é lógico que faltaram muitos , mas aos poucos chegamos lá .

Nesta foto que recebi do Duran, o Marco De Sordi na segunda perna da "Ferradura" atrás acho que o Álvaro Guimarães , o quarto carro nº68 é o Duran , depois o Amadeu Rodrigues , o Nº 28 deve ser o Bé e por ultimo eu . Não sei por que o Duran só me enviam fotos onde eles estão na minha frente . Um dia ainda solto o verbo neste blog .


Aqui o José Ferraz , batalhador do automobilismo , no seu Formula Super 1.600 , categoria em que ele foi Campeão Paulista .

Teleco , Luiz Antonio Siqueira Veiga , VW D 3 , ele me enviou esta foto sem legenda , deve ser do ano de 1971 , Novatos .
Alex Silva , estudou comigo no Colégio Paes Leme , amigo de sempre . Num VW D3 no ano de 1977/78 . Não sei quem são os pilotos que o perseguem .

Chico Lameirão , ano de 1977 Super Vê , eu co-patrocinei junto com a Motoradio seu carro por duas ou três corridas . Outro dia falando com um amigão nosso ele disse " pena que o Português não foi para F. I " pena mesmo , o Chico teria feito bonito .

Expedito Marazzi , VW D 3 não sei o ano seu filho Gabriel me enviou esta foto sem data . Amigão em duas e quatro rodas , papos intermináveis , sabia tudo de carros , seu filho segue seu caminho .

Corrida noturna , o Duran e o Ricardo Bock , no carro do Ricardo ainda tem o nome do Manduca , três grandes caras .

Duas feras , Édo Lemos e Freddy O´Hara . Freddy conheci longe das pistas , o Édo quando estreei .

José Martins , corremos juntos de Novatos , ele e seu Puma venceram um monte de corridas naquele 1971 .
Jacob Kourozan recebendo a bandeirada de vitória de Expedito Marazzi , 1971 , no dia em que estreei .
Jr Lara Campos , VW D3 o SALECAR que aparece em seu vidro é de nossos amigos , Arno , Marcos e Fabinho Levorin . Fabinho que correu com ele as Mil Milhas de 1983 e comigo as de 1984 . Coitado , comigo não chegou a pilotar , o carro quebrou depois de 12 voltas .

Belo podiun, o João Lindau olha o Ferraz e o Bruninho .

Victório Azzalin , a fera que venceu as Mil Milhas de 1966 com Justino de Maio , começando a correr com um DKW . Por incrível que pareça só o conheci este ano , apresentado pelo Fabio Poppi , quando nos vemos ou conversamos parece que nos conhecemos desde crianças . Baita cara !!


A todos um abração .

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O MACACÃO

Nivaldo e a Yamaha 350 cc TZ .


Sua Yamaha era numero 13 , com meu adesivo na lateral da bolha .
O ano 1977 , me liga um amigo e pede uma ajuda para um corredor de motocicletas seu amigo , peço que ele me ligue . Logo depois me liga o Nivaldo , pergunto-lhe o que precisa ele diz "tudo , corro o campeonato Paulista no domingo e não tenho patrocínio , preciso da inscrição , combustível etc " . Marco com ele de passar em sua oficina no começo da noite para conversarmos . Ao chegar em sua oficina em Moema ele fica feliz ao me ver de moto e fico sabendo que era verdade , ele precisava de tudo !!!! Aqui abro um parêntesis para escrever sobre os corredores de moto , muito diferentes dos de automóvel , mais despojados , diria até mais simples que os de automóvel , a grande maioria correndo por amor ao esporte . Ajudei nessa 1ª corrida que foi difícil , pois até os amortecedores de sua moto já não tinham mais condições , a moto chimando muito . Tiramos os amortecedores de minha moto , uma BMW R 90 RS mas não couberam na sua . Foi assim mesmo .
Para 2ª corrida fui falar com Edgard Soares , expliquei a ele a situação conversamos algum tempo ai ele me diz " Rui passa amanhã por aqui " ( escrevendo agora seu sotaque me vem aos ouvidos ) . Dias depois vou à "esquina do veneno" como o Edgard havia pedido , de carro . Dos fundos de sua loja vem um auxiliar seu com algumas caixas , eram camisas , pistões , cilindros um monte de peças . Colocado tudo em meu carro pergunto a ele " quanto te devo ? " e ele " é tudo usado , é minha parte para ajudar o menino . você faz o resto "
Levei tudo a oficina do Nivaldo , que ficou surpreso e feliz a próxima corrida seria melhor . Não lembro sua colocação mais foi bem melhor , inclusive com pneus novos , coisas que ele nunca tinha usado .
Jacaré abraça Jonny Ceccoto , ao lado Tucano , Edgard sorri .

O Nivaldo e eu ficamos amigos , passeávamos de moto com as namoradas e estávamos sempre conversando . Um dia ele me pede " Quando der me compra um macacão ? Este que uso comprei do Jacaré e antes que pudesse pagar aconteceu o acidente em que ele perdeu a vida . Quero deixar este macacão na Igreja das Almas e pedir uma missa a meu amigo ". ( Esta igreja fica se não me engano na Av Liberdade ) . Como a grande parte dos motociclistas que conheci ele era devoto de Nossa Senhora Aparecida , como eu , e disse-lhe que compraríamos o macacão para próxima corrida .
Uns dias depois passo em sua oficina à noitinha para ver como andavam as coisas e a encontro fechada . Como tinha luz lá dentro bati , e aparece alguém que não me lembro , " Cadê o Nivaldo" e a pessoa me diz " foi assassinado , três dias atrás ladrões entraram na oficina , e o mataram , não tínhamos seu telefone por isso não deu para avisar "
Sai desolado , fui andar de moto , não dava para acreditar ......
N.T. Só hoje tive coragem de contar isso que me aconteceu , trinta anos depois guardo na memoria como se fosse ontem . Dedico à memoria de três grandes motociclistas , meus amigos Edgard e Nivaldo e ao Jacaré - Carlos Alberto Pavan - a quem não tive tempo de conhecer bem .
Agradeço ao Ricardo da Motoclassicas 70 , a seguir o link para bela matéria sobre o Jacaré .

http://www.motosclassicas70.com.br/carlos_alberto_jacare_pavan.htm

terça-feira, 1 de setembro de 2009

AUTO UNION

Tazio Nuvolare Auto Union Tipo D 1938 .

Alguns anos após o fim da Iª Guerra mundial , a Alemanha totalmente quebrada , unen-se quatro industrias automobilisticas com o simbolo dos Quatro Aros , eram a DKW , Audi , Horch e a Wanderer . Elas se fundem sob a denomunição Auto Union . Não quero entrar aqui em celeumas , problemas politicos e quetais , o certo é que o novo governo apoiou o projeto da nova industria de entrar na categoria GP . Com a entrada de recursos é contratado o estúdio de Ferdinand Porsche , que à época tinha quase pronto um projeto de um carro de GP . Como vemos na foto do chassi abaixo , seu motor V 16 era colocado entre eixos , caixa de cambio de cinco marchas , suspenção independente nas quatro rodas . O motor V 16 com compressor tinha 68mm de diâmetro x 75mm de curso tendo assim 4.358 cc e desenvolvia 295 hp à 4.500 rpm . Seu tanque de combustivel era entre o motor e o piloto . Nos primeiros testes , os pilotos demoram a se acostumarem a nova configuração , alem disso queixan-se da suspenção traseira com eixos oscilantes que provocam mudanças repentinas na cambagem assim provocando um grande sobresterço . Só que o carro era rapidissimo e logo nos primeiros testes já podia mostrar seu potencial .

Hans Stuck num belissimo sobresterço num Tipo A 1934 .

Hans Stuck larga na dianteira no Circuito da Gavea , Trampolim do Diabo .
Mesmo com o problema da dificil saida de traseira Hans Stuck vence no primeiro ano algumas corridas como o GP da Alemanha em Nurburgring , de Berna na Suiça e alguns outros mais . Sem duvida Stuck foi o primeiro grande vencedor com esse carro mesmo tendo outros grandes pilotos na equipe a rivalizar , como o grande piloto Italiano Achille Varzi . Tudo mudou um pouco com a chegada em 1935 de Bernd Rosemeyer sem duvida alguma mais rápido que seus parceiros e alem disso queridissimo na Alemanha . A esta altura já correm com o Tipo B , com o mesmo motor V 16 tendo sua cilindrada aumentada para 4.951 cc com o aumento do diametro dos pistões para 72,5mm , girava esse motor à 4.800 rpm e ganhava quase 100 hp gerando 375 hp . Com esse carro Bernd venceu muito , alem de tudo era o piloto de exibição da fabrica e com ele ao volante foram quebrados muitos recordes de velocidade . Em 1936 o novo modelo Tipo C tem sua cilindrada aumentada para 6.005 cc com o aumento do diametro dos pistões para 75 mm x um curso de 85 mm gerando assim 520 hp à 5.000 rpm . Bernd , Stuck e Varzi continuam a vencer , concorrendo principalmente com as Mercedes e Alfa Romeo .


Bernd Rosemeyer e o Tipo C 1936 .
Bernd Rosemeyer

No ano de 1938 cria-se uma nova formula para os carros de GP , os motores passam a ter no maximo 3.000 cc e um limite minimo de peso . Porsche deixa a Auto Union e o engenheiro Eberan von Eberhorst cria um novo carro tendo como base o antigo , o Tipo D de 1938 , seu motor agora era um V 12 com 2984 cc tendo o diametro de seus pistões 65 mm x 75 mm de curso . Com um compressor mais potente gerava esse motor 485 hp à 7.000 rpm . O novo carro tem os tanques de combustivel laterais para tentar diminuir a saida extrema de trazeira e encontra muitas dificuldades para vencer os rivais .

Tipo D 1938 , simplesmente lindo , só que já não era capaz de vencer seus adversários .

1938 começa dificil para Auto Union , o novo carro pouco competitivo frente aos adversarios e seu grande piloto , que era chamado para bater todos recordes de velocidade , um habito constante para divulgação da marca , sofre um grave acidente com um dos Auto Union aerodinamicos , numa das rodovias expressas da Alemanha bate seu carro numa ponte a mais de 440 km/h eu escrevi quatrocentos e quarenta kilotros hora , vindo a falecer instantaneamente .

Bernd Rosemeyer num dos Auto Union aerodinamicos .

Outro dos modelos aerodinamicos .
Hans Stuck já não consegue fazer frente a seus adversários , com melhores carros e vence algumas corridas de menor importancia . A morte de Bernd era muito sentida sob todos aspectos , quando ninguem menos que Tazio Nuvolare é chamado para tentar alguma reação . O Grande Tazio testa o carro já quase no fim da temporada , e vence triunfalmente o GP de Monza dando novo animo a equipe . Vence tambem outro GP e algumas corridas sem a mesma importancia . Em 1939 com a Europa já tomada pela 2ª Guerra , Tazio vence uma ou duas corridas . Com o cancelamento das corridas de GP acaba-se tambem a grande marca , que em cinco anos , perpetuou seu nome na história do automobilismo .


O belo chassi do Auto Union Tipo C , o motor V 16 e o grande radiador dianteiro .


Dedico esta postagen a meus amigos Vera e Ricardo Bock , ele um grande admirador desse carro .

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Boas lembranças








Baita saudades !!!!! Acabei de receber do Junior essas fotos , ele no colo de Chico Landi com Eloi Gogliano , Celso e Lulu seu pai . Na outra Lulu e Chico encostados no Opala D 3 de Luiz Landi filho de Chico . Jr com Adolfo Cilento . Imagino a confusão que o Bambino e o Lulu estão fazendo lá encima . Na outra um recorte de jornal com o Jr começando na motonáutica .
Valeu demais Jr , um abraço .

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

FLEXA AZUL







" O que significam 6,851 segundos na vida de um piloto de competição, quando ele está na boléia de um carro dragster? Praticamente tudo.
O que faz, o que sente, o que passa pela cabeça de um piloto de dragster com motor de terrível cavalaria quando ele está em plena arrancada, correndo o risco de se arrebentar contra um muro? Será que ele tem tempo de sentir medo? É isso tudo que vamos saber, conversando com o mais rápido piloto de dragster do Brasil, o sempre atencioso paranaense de São José dos Pinhais - Maurício Debarba - que, em pouco mais de 6 segundos leva o seu dragster flecha azul do começo ao fim dos 402 metros da pista de cimento do Autódromo Internacional de Pinhais, a mais de 400 quilometros por hora.

UM RITUAL

A arquibancada lotada, sob sol causticante. Todo mundo impaciente, gritando, louco para ouvir o troar produzido pelos oito canecos do veoitão do dragster azul, envenenado até no certificado de propriedade. O apresentador oficial do espetáculo chama os pilotos de dragster, para entrarem na pista. Nessa altura, Maurício, a partir do seu box, olha o povaréu se espremendo nos degraus da arquibancada, ansioso para ver o espetáculo proporcionado pelo ronco do motor e queima de pneus, do qual ele é o artista principal.
Coloca então o seu macacão especial da marca Simpson, com três camadas de Nomex anti-chama, o seu capacete de Kevlan mais resistente do que aqueles de pilotos de Fórmula 1, a pescoceira para proteger sua coluna vertebral contra choque, o travador de braços, também da Simpson, ligado ao seu macacão e amarrado no cinto de segurança (para manter os braços na posição correta), o cinto de segurança de 5 pontos (Simpson), a sapatilha e, por cima desta, a bota que vai até o joelho, anti-chama também.
Maurício é católico e, leva uma cruz colada no seu capacete, além de uma medalha de ouro, com a imagem do Anjo da Guarda, afixada na parte de trás do seu macacão. Acomoda-se na boléia do carro, uma verdadeira gaiola sentado em cima do baita diferencial. Aí então ele faz uma prece, pedindo proteção para si e para os outros pilotos. Está completo o ritual. Está pronto para arrancar.
Começa o espetáculo, para delírio do público. O motor do dragster é acionado. O apresentador anuncia. Jogam água no cimento quente da pista. Maurício sai devagar, até que os pneus traseiros do carro atinjam a parte molhada da pista e, então, repentinamente, muitas vezes pegando de surpresa os espectadores menos avisados, que se assustam, acelera o motor violentamente, num barulho ensurdecedor. O dragster sai patinando e queimando a borracha dos pneus, na sua falsa arrancada.
O piloto traz o carro de marcha-ré e alinha-o no ponto de partida. O motor gira na lenta e todo mundo que está próximo começa a tapar os ouvidos. Concentração total para não perder o tempo certo. O mundo lá fora é esquecido. Maurício só olha as luzes de sinalização e a reta à sua frente. Mas, ele nem chega a observar a luz verde, que é o sinal para arrancar. Acende a luz branca, depois a amarela e, desta para a verde, são apenas 500 milésimos de segundo. Aí ele ergue o motor para 5.000 giros. Momento seguinte, solta o freio e a embreagem, no pé, juntos, com apenas uma mão no volante. O dragster arranca patinando e já na primeira marcha, atinge a 180 quilometros por hora. Quando o motor atinge a 7.000 giros, Mauricio aciona um botão, no volante, engrenando a segunda marcha. Já na metade do trajeto, por volta dos 3 segundos, o carro está a 300 quilometros por hora.
O piloto não vê nada passar dos lados da pista. Com o rabo do olho, observa o concorrente. Não há tempo para nada. Ele não sente medo. Apenas acelera e procura manter o carro em linha reta. É tremenda, nessa altura, a força que o empurra de encontro ao banco do dragster, chegando ao nível 3G ou, 300 quilos. Quatro segundos, cinco, seis. As coisas passando cada vez mais rápido e, o carro cruza a linha final, numa velocidade de 113 metros por segundo, como se fora um foguete.
Imediatamente Maurício aciona a alavanca que solta os dois para-quedas de freio. Desacelera e, pucha a alavanca manual que aciona o freio, com quatro pinças em cada rodá traseira. Mas, aí começa outro ponto crítico, pois, quando os para-quedas abrem, ocasionam uma força também de nível 3G, mas, em sentido contrário, contra o corpo do piloto. Este dispositivo é a alma do negócio, pois, sem ele, o carro completaria toda a reta e poderia bater no muro, no final da mesma.
Bem lá atrás, a cerca de 600 metros, o povo olha o painel que acusa a performance do carro e, exclama: Uh! O tempo foi de 6,851 segundos e, a velocidade, de 407,02 quilometros por hora. O espetáculo terminou, mais uma vez. Agora, olhando para cima, Maurício apenas agradece a Deus!"

Mais um belo texto de meu amigo Ari Moro , publicado em seu jornal "Cheiro de cano de escape " nº 3 . Valeu Ari !

OBRIGADO

Ferrari 275 GTB
Ferrari 330 GTC Pininfarina

Ferrari California Pininfarina

Hoje quero agradecer a todos que visitam esse blog , ontem foram 475 visitas , que muito me honraram . É gratificante para mim saber que quando escrevo agrado às pessoas . Obrigado a também a todas pessoas que me ajudaram , Carlos , Fred , Fabio , Luan , Crispim , Graziela , Elisa , Nelson , Ari , Gabriel , Vanessa , Peralta , Luiz , Sanco , Carlos Eduardo , Dú , Marcelo . Meus amigos pilotos Victório , Ferraz , Duran , Orlando , Teleco , Ricardo , Jr , Jacob , Chico , Amilton , Edo , Martins . Meu filho Francisco e seus amigos . As pessoas que enviam comentários , algumas vezes elucidativos , como o Romeu que nos mostrou a história da GTO do Camilo .
Uma coisa vocês podem ter certeza , escrevo para cada um , quando escrevo é como se estivesse na mureta de um box , conversando com os amigos , ou relembrando inúmeros papos com o Expedito , o Avallone e um monte de amigos que gostam do automobilismo .
Agradeço tambem a UÊBA , Divulgar Blogs , Central Blogs .

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

LE MANS 1966 GT 40 Mark II 1º , 2º , 3º

GT 40 Mark II vencedor ,Chris Amon e Bruce MacLaren nº 2
A Ford Motor Company foi a Le Mans no ano de 1966 com toda sua força , apostou nos GT 40 Mark II com motores de 4.7 L para enfrentar as Ferrari 330 P3 , levou os melhores pilotos da época , foi com nada menos do que quatorze carros GT 40 entre eles Mark II , J . Carros da equipe Ford e mais da Ford France e outras equipes todas com apoio da fábrica . A Ferrari para se opor a essa força entrou com duas 330 P3 oficiais e quatro 365 P2 de equipes semi oficiais como a NART e Filipinetti . Na classificação a Ford ficou com os quatro primeiros lugares , em quinto a Ferrari nº 27 365 P 2/3 da NART - North Americam Racing Team - pilotada por Pedro Rodriguez , Mario Andretti e Richie Ginther , o pole abriu mais de quatro segundos da Ferrari .

GT 40 Mark II , 2º colocado Denny Hulme e Ken Miles nº1

GT 40 Mark II 3º colocado Ronnie Bucknum e Dick Hutcherson nº 5
Na corrida o que se viu foi um massacre , as Ferrari não aguentando o ritmo dos Ford e já nas primeiras horas da manhã a corrida estava definida , só faltaria ver qual dos GT 40 Mark II seria o vencedor . Depois dos Ford vieram os Porsches na 4ª , 5ª , 6ª e 7ª colocação sendo o primeiro deles vinte e uma voltas atrás do vencedor . Na oitava colocação a primeira Ferrari , vencedora na categoria GT era uma 275 GTB/C tocada por ninguém menos que Piers Courage , Innes Ireland , Roy Pike e David Hobbs chegando 47 voltas atrás do vencedor .
A chegada foi com os três primeiros juntos , sendo que o terceiro estava com doze voltas a menos , e apesar da dupla Miles/Hulme cruzar na frente de Amon/MacLarem , estes foram declarados vencedores por terem largado em 4º enquanto Miles/Hulme haviam largado em 2º .

Porsche 906 LE 4º colocado , Jo Sifert e Colin Davis nº 30

Porsche 906 LE 4º , 6º e 5º colocados , nº 32 Udo Schültz e Peter de Klerk , nº 31 5º lugar Hans Hermann e Herbert Linge

Ferrari 275 GTB/C 8ª colocada , vencedora da categoria GT , tocada só por Piers Courage , Roy Pike , Innes Ireland e David Hobbs

Ferrari 330 P3 de Lorenzo Bandini , Jean Guichet e Ludovico Scarfiotti acidentada na volta 125





ANTYQUA

Minha amiga Elisa , antigomodelista montou seu blog para mostrar as novidades , ela que já tem um site super bem montado o ANTYQUA , agora tem mais agilidade com seu blog .
http://elisaan.blogspot.com/ visitem !!!!



Mercedes Bens-MacLaren SLR 722 AMG .
Aproveito para mostrar a MB-MacLaren 722 AMG , como mostrei outro dia a grande vitória de Stirling Moss/Denis Jenkinson na Mille Miglia de 1955 , agora mostro o carro feito em 2006 para comemorar essa vitória . 722 é o numero do carro de Moss/Jenkins , e mostra seu lugar de largada .

terça-feira, 25 de agosto de 2009

FORD GT 40 NASCIDO PARA VENCER


Ford GT 40 Mark II , John Wyer Gulf .

No começo dos anos 1960 Henri Ford II fez uma proposta a Enzo para comprar a Ferrari , imagino se houve uma conversa entre os dois , dois homens difíceis , Enzo havia feito a Ferrari a sua forma e gosto e Henri após regressar da II Guerra encontrara a Ford Motor Company em uma situação difícil e com um grupo de amigos saídos como ele do exercito , mais Lee Iacocca haviam levantado a empresa . Proposta não aceita partiu a Ford para construir um carro que lhe desse o prestigio buscado no mundo automobilistico , e principalmente vencer as 24 Horas de LeMans , que junto com as 500 Milhas de Indyanapolis e o GP de Mónaco eram as corridas de maior prestigio .

Ford GT 40 , modelo J , vencedor de Le Mans em 1967 com A.J. Foyt/Dan Gurney .

Assim nasceu esse carro , depois de idas e vindas com um motor Cobra de 4.7 L , começou a ser competitivo , venceu sua primeira corrida em Daytona com Ken Miles/Lloyd Rubi no ano de 1965 .No ano de 1966 já modificado , e usando um motor de 7 L e a denominação Mark II , vence inúmeras corridas e finalmente bate as Ferraris em Le Mans , tendo a pilota-lo ninguém menos que a dupla Bruce MacLaren/Chris Amon . Em 1967 repete a vitória em Le Mans com A.J Foyt/Dan Gurney com um Mark IV evolução do GT 40 . 1966 vence novamente Le Mans com outra dupla sensacional Lucien Bianchi/Pedro Rodrigues . Em sua ultima participação em Le Mans vence novamente com a dupla Jacky Ickx/Jack Oliver . Como se vê a Ford não polpou recursos , contratando os melhores pilotos da época para tocar sua máquina .

Le Mans 1969 ,um Johon Wyer Gulf , tendo atrás um Alpine .

Primeiro , segundo e terceiro , ele nasceu para vencer .

Um GT 40 em Daytona no ano de 1965


Em 1970/71 eu sentei na cabine de um GT 40 pertencente a Luiz Antonio Greco , o que mais me impressionou foi sua posição confortável de pilotagem , e aquele velocímetro , relegado ao lado esquerdo do painel , não se usa um em pista , mas que marcava 350 KM/H .

Seu monobloco em alumínio de aviação .
O motor Ford de 4.7 L .
NT. No ano de 1966 o grande piloto americano Ken Milles , veio a falecer em virtude de um acidente com um GT 40 Mark II 7 L na pista de Riverside - Califórnia . Ele que foi o grande piloto de testes desse carro .