A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Agnaldo Araujo de Goes Filho

500 KM de Interlagos 1961 , com esta Ferrari Testarossa Agnaldo foi segundo .


500 KM de Interlagos 1961
1º Celso Lara Barberis Maserati 4500
2º Agnaldo de Goes Ferrari Testarossa
3º Ruggero Peruzzo/EmilioZambelo/Celso L. Barberis Maserati 3000
4º Justino de Maio/José Ramos Maserati Corvette
5º Antonio Versa Maserati Corvete
6º Paulo Amaral/ Luciano Mioso Porsche 550 Spider
Agnaldo sendo abraçado por Christian Heins e Luiz Antonio Greco ao lado Robertinho e Nélson Brizzi .


Agnaldo com Paulo Gomes ao volante da BMW Esquife .



" Ele era a alegria dos amigos , sempre sorrindo e simpático , já contei aqui de sua loja na Av Sto Amaro , um dia ele me ofereceu esta Ferrari da foto , fomos dar uma volta com ela , seu cambio seco era difícil de engatar , seu motor quando acelerava , rugia , a pancada nas costas era inevitável , o motor ia girando alto cada vez com mais força . Não pensei duas vezes , não tive coragem de comprar o carro , era muito violento , com ele o Agnaldo foi segundo nos 500Km de Interlagos em 1961 , eu com o Porsche 550 Spider na mesma corrida fui sexto junto com o Luciano . Ao ver as fotos enviadas por seu filho Ricardo , me veio logo a lembrança de seu sorriso fácil e de nossa longa amizade ." Paulo Amaral

Lembro do Agnaldo algum tempo depois , sou doze anos mais novo que meu irmão Paulo , ia sempre à CEBEM na Av Nove de Julho , onde fui buscar a BMW R60/5 que compramos dele . Mais tarde ele me convidou para correr em uma de suas BMW na prova de Belo Horizonte em volta do Mineirão , não lembro o motivo por não ter ido , lembro de nosso amigo Kiki me mostrando o carro , uma BMW 2.000 vermelha preparada pela Alpina , naquela corrida o Paulo Gomes acabou acidentando-se com os dois carros , a Esquife e a 2002 vermelha .

Agradeço ao Ricardo Goes as fotos , que tantas lembranças nos trouxeram .



Fotos acervo de Ricardo Goes .

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vila Real

Circuito de Vila Real , à frente Casimiro de Oliveira com seu Jaguar SS , seguido por Eduardo Ferreirinha no Edfor , no ano de 1937 .
O belo Edfor , construido na cidade do Porto por Ed. Ferreirinha e Irmão .




Esta vai para meus amigos Portugueses ,antigos e novos . O Speeder que de Portugal escreve um blog dos melhores e os de cá , o Chico Lameirão campeão em todas categorias por que passou , pena que não tenha chegado à F 1 com tudo que seu talento merecia . José Ferraz piloto e preparador competente , que comigo dividiu grids na D 3 e na TEP , campeão Paulista da Formula Super 1.600 no ano de 1991 , categoria criada por seu esforço e determinação . Antonio e Herculano Ferreirinha por tudo que fizeram no automobilismo brasileiro .
Ganhei de meu irmão Paulo um livro de automóveis antigos escrito em Portugal por João Lopes da Silva e Gustavo de Almeida Ribeiro , "Automoveis Antigos em Portugal" editado em 1990 que mostra os belos carros antigos mantidos por lá .
Automóveis antigos eu aprecio , principalmente os de corrida , mas minha surpresa maior ao abrir a primeira página é ver uma foto de um Jaguar SS perseguido por um Edfor , no circuito de Vila Real . Manuel de Oliveira no texto credita a seu irmão Casimiro de Oliveira a primeira vitória de um Jaguar em uma corrida internacional , nesta corrida . O segundo lugar ao belo Edfor pilotado por Eduardo Ferreirinha . O Edfor foi um carro construído em Portugal no ano de 1937 por Ed.Ferreirinha e Irmão na cidade do Porto . Era movido por um motor V8 de 3620cc ,carroçeria toda de alumínio , sendo o chassi em liga de especial de alumínio fundido , peso 970 kg , suspensão dianteira de molas espirais em grupo . Do motor e cambio não é citada a origem , como podemos ver é um belo carro e devia também ser bastante rápido pois na foto está perseguindo um Jaguar SS um dos carros mais rápidos da época .
Circuito de Vila Real , outro dia conversando com o Chico Lameirão , que neste circuito fez sua única corrida de F.F em Portugal que acabou com um belo acidente , quando sua suspensão traseira quebrou na grande reta a mais de 200 km/h . Apesar da pancada disse ser este um dos circuitos que mais o agradou , ficou por ele maravilhado , na grande reta os Porsche 917 chegavam a mais de 300 km/h .
Por fim conversando com o Antonio Ferreirinha ele me disse que este fabricante de automóveis apesar da coincidência não tinha nenhum parentesco com ele .

Fonte e fotos : " Automóveis Antigos em Portugal " Edições Inapa , texto de João Lopes da Silva e fotos de Gustavo de Almeida Ribeiro .
Agradeço ao Carlos de Paula

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Victório

Paulo Peralta e Victório Azzalin durante a entrevista .

Vejam a carreira de Victório Azzalin contada por Paulo Peralta no

http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Victorio%20Azzalin.htm

terça-feira, 16 de junho de 2009

CARCARÁ

O CARCARÁ , na sua frente a história .

O CARCARÁ foi uma criação do Departamento de Competição da VEMAG comandado por Jorge Letri , junto com Rino Malzoni e Anisio Campos , feito para estabelecer o record Brasileiro de velocidade para veículos até 1.000cc . Sua história é contada em muitas publicações e blogs e sites , aqui quero contar uma parte desta história que me foi contada pelo Crispim uns trinta anos atrás . Ontem liguei para o Crispim e perguntei se ele lembrava de ter me contado , e ele com aquela simpatia de sempre começou a contar de novo , ai eu disse põe num e-mail e me manda . Hoje ao abrir meu e-mail vejo ele contando o que segue .

"Caro Rui, bom dia. Com respeito ao motor do Carcará, quero informar que chegou no Rio para procedermos a aferição da marca, equipado com um motor de mais de 100 CV, e durante os primeiros testes em que notamos o problema de estabilidade direcional, sofreu um engripamento em um dos pistões e deve ter perdido em torno de 10% da potência, este fato era muito comum nos Motores DKW porque para obtermos melhor potência, trabalhávamos com mistura bastante pobre, em torno de 16 : 1 quando o certo seria de 15 ou 14 : 1, isto em função da perda de parte do poder de queima da gasolina 100 / 130 octanas em que adicionávamos óleo Castrol R, que prejudicava menos que os óleos 2 Tempo normais. Isto provocava um aumento de temperatura na câmara de combustão que fazia com que o pistão delatasse ao ponto de prender nas paredes dos cilindros aumentando o atrito e ,as vezes, prendendo os anéis de seguimento e prejudicando a compressão do Motor.
Tínhamos motor de + ou – 98 CV e poderíamos ter trocado mas o problema de estabilidade era mais importante e tínhamos pouco tempo para efetuar o teste, resolvemos então não substituir o motor, certo.
Rui creio que era isto que você queria saber.Qualquer dúvida entre em contacto.
Grande abraço, Crispim "

Talvez se tivesse escrito no começo que o Crispim foi uma parte importante deste projeto ele contestasse , mais importante para nós é hoje este seu depoimento , uma página viva da história .


Norman Casari ao volante , Jorge Letri olha o motor e Rino Malzoni observa .
Ai ele vinha de pé embaixo para estabelecer o Record Brasileiro de Velocidade .

Raio X do carro , revista Quatro Rodas de meu acervo pessoal .

Nesta foto vemos , Sr Casari , Norman Casari ,Italo Antonangeli,Antonio Paulo Araujo, Bob Charp , Miguel Crispim Ladeira , Jorge Letri e Rino Malzoni .
Convite para comemoração dos do Record 27 anos depoi , organizado por meu amigo Eduardo Pessoa de Mello em 23 de Março de 1993

Capa do convite .

Réplica do CARCARÁ , um magnifico trabalho de Toni Bianco feito para Paulo Trevisan .

A réplica exposta na FEI .

Fotos revista Quatro Rodas de meu arquivo , réplica foto FEI .