A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 23 de abril de 2009

INTERLAGOS ANEL EXTERNO

Eu e o Elcio numa corrida anterior .

Meu irmão Paulo e seu PORSCHE 550 SPIDER , nos 500 KM de Interlagos no ano de 1961 . http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5&s=paulo+lemos&sentence=AND&submit=Search leiam o exelente texto do Carlos de Paula sobre esta corrida .

Luiz e seu 908/2 à frente de Jost com 908/3 nos 500 Km de Interlagos de 1972 , o Luiz era grande até quando chegava em 2º lugar .

Interlagos , anel externo velocidade pura , pé embaixo 95% do tempo , me lembra a primeira volta que dei no autódromo , a bordo do PORSCHE 550 SPIDER de meu irmão Paulo . Lembra ainda o grande Luiz Pereira Bueno dando um baita trabalho a Reinold Joest nos 500KM de 1972 , apesar de correr com um carro mais fraco . Lembra Celso Lara Barberis e suas três vitórias , uma em 1961 ano em que meu irmão e Luciano Mioso venceram na categoria até 2 litros . Também o grande Ciro Cayres vencedor em 1964 com o não menos grande José "Toco" Martins . Pois bem em 1982 ano em que corri na TEP( D 3 ) estava programada e corremos uma prova pelo anel externo de 3.208 m foram 25 voltas neste circuito fabuloso , parte da não menos fabulosa pista de 8.000m do Autódromo de Interlagos , pista que por vontade dos dirigentes da F.1 foi totalmente descaracterizada e que agora alguns grandes pilotos do passado , Bird , Chico Lameirão , Bob Sharp e outros tentam refazer . O anel externo é de altíssima velocidade , composto pelas curvas "Um " , "Dois" , "Três" uma reta torta em subida que vai até uma curva que antecede os antigos boxes , o "Café" .
Começamos a preparação do carro trocando a relação de marchas da 1ª e 2ª , já que não precisaríamos usa-las , optamos por uma "Caixa um" bem mais curta , com a 3ª marcha 0. 78 e 4ª 0.96 e diferencial 8/31 que eu já usava . Com este cambio eu poderia pular na largada junto com meus adversários , esquecendo o trauma de largar com aquela " Caixa 3 " que tanto me atrasava nas largadas . No meu caso usaria a 3ª marcha para fazer a curva "Três" e o resto do circuito seria todo em 4ª marcha . No primeiro treino na 5ª feira dois sustos , o primeiro ao chegar a curva "Três" haviam pintado o muro que circunda esta curva de branco , e como na temporada inteira ele estava sujo ao chegar e passar pela curva percebi como passávamos perto dele , ainda mais fazendo a saída da curva com o traçado que usaríamos para o "Anel externo" , o segundo na primeira volta que vim forte foi ver o contagiros chegar à tomada da curva "Um" a 7.200rpm bem mais rápido que chegava quando fazia o circuito completo . Passados os sustos era uma maravilha , pé embaixo o tempo todo , fazia a "Um " cravado e só ia tirar o pé e frear na "Três" uma freada fortíssima , contornada a curva engatava 4ª uns 200m depois e dai para frente pé embaixo de novo , a tomada e contorno da curva "Um " eram rapidíssimos , não sei precisar a velocidade que chegava mais fazer cravado dava um certo friozinho na barriga . Carro bem feito , chassi com um trabalho ótimo do Carlão e motor do sempre competente Chapa ia largar na primeira fila , não lembro a posição , mais pensava , "vou dar um susto neles , vou largar junto e se der ganho esta corrida " Os mais rápidos eram o Mogames com o carro em que havia sido vice campeão da D.3 em 1981 e que estava ganhando todas as corridas , o Laercio com o carro que havia sido campeão da D. 3 no ano anterior nas mãos do Amadeu Campos , Elcio Pelegrini multicampeão da F. Vê , José Antonio Bruno , Amadeu Rodrigues , Marcos de Sordi , Bé , Alvaro Guimarães , José Ferraz alem do Duran , Orlando , Artur da Cruz , Aristides , Sueco , e o amigão João Lindau . No domingo , antes da largada era só nela que me concentrava , pulando bem ia brigar lá na frente . Placa de um minuto , primeira engatada "é hoje" , placa de trinta segundos , motor a 7.000 rpm , farol vermelho , farol verde , o pulo foi perfeito , larguei na frente , a hora que fui engatar segunda ela não entrou , não sei se foi erro meu ou o cambio que nunca tínhamos usado e para não mostrar aos outros que tínhamos uma primeira mais curta eu não havia testado a arrancada suficientemente só sei que cai umas dez posições , não tanto quanto quando largávamos com a "Caixa três" pois estava no embalo , mais outra vez eu tinha de fazer uma corrida de recuperação . Passei a primeira volta já em quinto e na segunda já vinha em quarto perseguindo o Elcio , três ou quatro voltas depois estava embutido nele , só que ele era uma pedreira , estava difícil achar um espaço para ultrapassa-lo , vínhamos os dois de pé no fundo , na curva "Um" via sua luz de freio acender , só que seu carro não perdia velocidade ( depois ele me contou que dava um toque no freio com o pé esquerdo para abaixar a frente do carro ) , na curva "Três" a freada era no gargalo e alem disto nossos motores empurravam igual . Lá na frente o Mogames reinava absoluto , com o Laercio logo atrás mais sem condições de pressiona-lo , nesta altura virávamos cada volta no tempo de 1.04s o que era bem rápido . Lá pela sétima ou oitava volta eu embutido no Elcio chegamos à curva "Um" , cravados a tomamos e a hora que vi seu carro estava de frente com o meu e eu olhando em seus olhos , exageros à parte foi um baita susto , estávamos andando no limite e muito rápido , só lembro de ter tirado o pé e saído pelo lado , graças a DEUS sem toca-lo . Ai estava em terceiro , só que o Mogames e o Laercio tinham ido embora , na próxima volta quando vi eu estava saindo da "Dois" e eles quase na freada da "Três" , tentei andar o mais rápido possível e cheguei a descontar um pouco , mais lá pela décima quinta/sexta volta meus pneus começaram a dar sinais de fadiga e o contagiros já não chegava ao final de "Retão" aos 7500rpm do começo . Assim terminamos , Mogames ,Laercio e eu em terceiro . Ah!!! aquela errada de marcha , não digo que teria vencido , mais teria dado trabalho , lá de cima o Lindau deve estar dizendo " alicatãooooooooooo "

NT . A corrida vencida pela dupla Ciro/Tôco foi no circuito completo .

terça-feira, 14 de abril de 2009

Ivan Fairbanks

Ivan Fairbanks no podiun F. Super 1600 . Vejam o filme http://www.youtube.com/watch?v=V5WkvdHY2oE
Grid de largada F. Super 1600. http://www.youtube.com/watch?v=CAIflGooZuM

Domingo de Pascoa , na casa do José Ferraz ele me fala , mostrando uma foto , este é o Ivan - Ivan Kirillos Fayrbanks Barbosa - correu na F. Super 1.600 e foi vitima do ataque terrorista no WTC em 11 de Setembro . Comecei a pesquisar e encontrei , alem de todo material que o Ferraz tem uma entrevista com o pai do Ivan , médico aqui em São Paulo , é terrível , triste demais , perder um filho , que estava longe , ainda mais nestas circunstancias . Leiam sua entrevista em http://heronsp.multiply.com/journal/item/5 . A seguir um depoimento do José Ferraz da participação do Ivan na F. Super 1.600 : " Conheci o Ivan no ano de 1991 , quando ele começou a correr na F. Super 1600 , corria com um Heve da equipe do Ferreirinha com o Nº 16 , ele disputou conosco duas temporadas , sempre andando entre os carros da frente . Quando ouvi o noticiário da tragédia , ouvi seu nome e fiquei perplexo , pois era muito jovem e tinha boas lembranças da época em que correu em nossa categoria ."

segunda-feira, 13 de abril de 2009

PANCADAÇO

O VW D 3 do amigo J. Ramos .
O Passat D3 do Amadeu .

O VW do J. Ramos já no box .

Grandes pilotos , grandes pancadas , esta foi de meu amigo Amadeu Rodrigues , o ano 1981 num a prova de Hot Car - D 3 - , nesta época os VW , Passat e Gol corriam juntos . Hoje o Amadeu é dirigente de equipe na Stock Cars , mais até pouco tempo atrás foi piloto , e dos bons , e que eu me lembre correu em quase todas as categorias .
Sobre esta batida ele me contou muito tempo atraz , agora o José Ferraz me enviou as fotos de seu arquivo e juntos vamos contar o que sabemos da história . O Amadeu vinha disputando as primeiras colocações na corrida , a certa altura ao chegar em frente aos boxes , o carro do Samuca que ele vinha tentando ultrapassar veio mais por dentro , numa posição defensiva , o Amadeu abriu para direita , e saindo do vácuo tentou a ultrapassagem , ele só não contava com o carro do J. Ramos que ali estava parado depois de quebrar . Calculo que um Passat D 3 chegasse naquela parte de Interlagos a uns 210km/h e a batida foi de pé no fundo , vejam como ficou o carro do Ramos , o VW branco e amarelo e o Passat vermelho do Amadeu . Só lembro dele me contando que a certa altura depois da batida foi jogado para fora do carro , pois seu cinto se rompera e caiu em cima do bambeirinha que sinalizava à entrada da curva "UM" . Agora quem nos conta é o José Ferraz , " estava entrando nos boxes , o motor de meu VW havia tido um problema com as varetas de válvulas , elas tinham entortado , coisa comum em motores que giravam à 7500rpm . Saindo do carro me deparei com aquele alvoroço , e vi um corpo rolando no ar , correndo para o local do acidente , me deparei com o Amadeu no chão , e fiquei assustadissimo com a situação , nesta altura a corrida já estava paralisada e o resgate chegando ,foi ai que percebi que tinha mais uma pessoa a ser socorrida , era o bandeirinha , que estava atraz do guardrail na cura "UM" . Retornando ao meu box preocupado com meu amigo Amadeu , meu pessoal me perguntando de sua situação , e eu dizendo ," é muito feia " , pensando o carro bateu e capotou uns 200m , e ele ainda foi jogado do carro . Logo depois já no ambulatório , fiquei sabendo que ele já estava respirando sozinho e foi levado para o hospital . Graças a Deus nada de mais grave com ele tinha acontecido . "
Mesmo quebrando o Ferraz ainda foi quinto nesta prova , já que com bamdeira vermelha valem as posições da volta anterior .
Fotos e depoimento de meu amigo José Ferraz.

Bandeira Quadriculada

Olá,
Hoje, segunda-feira, coloquei a última e mais interessante parte da matéria sobre o GP Cidade de São Paulo de 1936, justamente a que contem as fotos, completamente inéditas, dessa corrida. Vejam lá: http://www.bandeiraquadriculada.com.br/GP Cidade de SP_1936 - e.htm
Abçs,
Paulo