A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 18 de junho de 2012

FERRARI 275 LM


 David Piper em Crystal Palace atrás um Chevron GT.
 David Piper em Oulton Park 1966.
 David Piper em Goodwood 1966.
Peter Revson e George Drumond em Sneterton 1966.

Ferrari 275LM, desde que ganhei uma de autorama da Revel me apaixonei, vermelha simplesmente linda. Devia ser o ano de 1964 e começava a gostar e muito de automobilismo e lia e relia as matérias com meus ídolos e carros preferidos, as fotos P&B são de revistas Autsport que guardo desde aquela época. Lançada no Paris Motor Show no ano de 1963 sua denominação oficial era Ferrari 250 LM Pininfarina Stradale Speciale e logo ganhou o mundo e inúmeras corridas.

Em 1965 apesar de todo poderio da Ford com seus GT 40 MK II que fizeram com Phil Hill a pole e melhor volta da corrida e das Ferrari 330 P2 oficiais, foi uma 275 LM da NART – Nort American Racing Team- a vencedora das 24 Horas de Le Mans, pilotadas com maestria por Jochen Rindt e Masten Gregory, chegando outra 275 LM de uma equipe francesa com Pierre Dumay/Gustave "Taf"Gosselin em segundo lugar.


CHASSI: Tubular com seções em alumínio.

                 Suspenções dianteira e treaseira com braços triangulares e barra estabilizadora.

                 Freios a disco Dunlop, trazeiros on board.

                 Cambio de cinco marchas.

Dimenções: Comprimento 4.270 mm.

                     Largura 1.700mm.

                     Altura 1.1500mm.

                     Peso 850 kg.

Motor: V12 a 60°-3.286cc-77mm X 58.8mm

             Taxa de compressão 9.7:1

             Duas válvulas por cilindro.

             Alimentação seis carburadores Weber 38 DNC.

             320 hp a 7.500 rpm 97 hp por litro.

 
Velocidade máxima: 295 km/h - 0 a 100km/h 6.1s.

domingo, 17 de junho de 2012

Radical UK Cup




Victor Corrêa termina em segundo e faz melhor volta
Brasileiro ficou próximo da vitória na primeira prova, mas foi punido injustamente e ficou em quinto
O brasileiro Victor Corrêa (Unifenas) teve um desempenho extremamente consistente em sua estréia no Dunlop Radical UK Cup, campeonato inglês com os protótipos Radical SR8. Na quarta rodada dupla, neste final de semana (16 e 17/6) no circuito Brands Hatch Indy, nos arredores de Londres, o mineiro somou uma segunda colocação, com volta mais rápida, e um polêmico quinto lugar, com segunda volta mais rápida. Ele havia largado da segunda posição e pole position, respectivamente.

"Acho que foi um fim de semana muito bom. Fiz pole, melhor volta e podia ter saído daqui até com vitória. Só que este regulamento que obriga piloto classe ‘A’ a ficar mais tempo nos boxes e uma punição indevida e injusta me impediram de subir no degrau mais alto do pódio", comentou Victor Corrêa.

Na primeira prova Victor Corrêa aproveitou bem a sua pole position e disparou na frente. Até a 26ª volta, antes de fazer o seu pit stop obrigatório, o brasileiro tinha 12 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. No entanto, como teve que permanecer mais tempo no box, conforme determinação regulamentar para piloto classe ‘A’ que está pilotando sozinho, o piloto da Marks Eletrical Racing voltou para a pista na terceira posição.

Quando estava diminuindo a diferença para os ponteiros, Victor recebeu uma polêmica punição com passagem pelo pit lane - drive-thru - por ter feito uma alegada ultrapassagem sobre um retardatário sob bandeira amarela no local.

"Eu tinha certeza que não tinha passado em bandeira amarela. Depois da corrida apresentei para o Diretor de provas o vídeo onboard de meu carro e as imagens externas da TV e ele teve a comprovação de que eu realmente não tinha feito aquilo. Ele disse que a única coisa que podia fazer era pedir desculpas", lastimou Corrêa. "Resumindo, a minha corrida foi destruída ali, o prejuízo foi todo meu, financeiro, moral ...".

Com a punição Victor voltou para a pista ainda mais veloz e estabeleceu a segunda volta mais rápida da corrida. Depois de 15 minutos de recuperação acabou recebendo a bandeirada em quinto. "Talvez desse até pra vencer se não fosse esta punição indevida. Com certeza dava pra incomodar e na pior das hipóteses terminar em segundo. Peguei o jeito do carro e gosto deste circuito, onde já venci três vezes, tanto na Fórmula Ford quanto na Fórmula 3", completou o piloto Unifenas.

Na segunda prova Victor largou da primeira fila e ficou comboiando o líder a menos de meio segundo até a 27ª volta, quando realizou o pit stop obrigatório. Novamente com desvantagem por ser piloto ‘A’ e estar correndo sozinho, o mineiro teve que ficar mais tempo nos boxes e voltou em sétimo, iniciando uma recuperação incrível, com direito a volta mais rápida da rodada.

Na 33ª passagem passou para sexto, seis voltas depois era o quinto, no 44º giro subiu para quarto, três voltas depois já era o terceiro, para na antepenúltima volta assegurar o segundo posto. "Este circuito Indy em Brands Hatch é muito curto, tem só 1.944 metros e com pouca reta, dificultando as ultrapassagens. Se eu não tivesse que ficar tanto tempo no pit stop dava pra vencer. Pelo menos mostrei para o que vim para esta categoria fantástica e fui muito cumprimentado pela equipe, pelos promotores e até pelos adversários", encerrou Victor Corrêa, que desde 2008 vem vencendo em todas as temporadas nas categorias Fórmula Ford e Fórmula 3 na Europa.

Confira os dez primeiros da 1ª prova:
1) Zac Chapman, 51 voltas em 40min13s675 (media 147,86 km/h)
2) Terrence Woodward/Ross Kaiser, a 0s357;
3) James Abbott/Shaun Balfe, a 11s723;
4) Mark Smithson/Stuart Moseley, a 29s305;
5) Victor Corrêa, a 30s959;
6) Colin Noble, a 1 volta;
7) Phill Abbott/Nick Padmore, a 2 voltas;
8) Andy Cummings/Bradley Ellis, a 2 voltas;
9) Gary Kane/Ashton, a 2 voltas;
10) Chris Headlam/Jamie Stanley, a 2 voltas.

Confira os dez primeiros da 2ª prova:
1) Manhal Allos, 51 voltas em 40min06s907 (media 148,28 km/h);
2) Victor Corrêa, a 10s695;
3) Zac Chapman, a 13s562;
4) James Abbott/Shaun Balfe, a 14s048;
5) Terrence Woodward/Ross Kaiser, a 21s635;
6) Tony Wells, a 23s131;
7) Colin Noble, a 1 volta;
8) Gary Kane/Ashton, a 1 volta;
9) Phill Abbott/Nick Padmore, a 1 volta;
10) Tom Jordan/Alex Kapadia, a 2 voltas.

O Radical SR8 que Victor Corrêa utiliza é um biposto de apenas 680 kg, impulsionado por dois motores de 1,3 litros da Suzuki Hayabusa, gerando 420 cavalos de potência e dependendo do circuito pode chegar a 290 km/h. 

sábado, 16 de junho de 2012

Formula Indy Milwaukee 2012 - corrida

Ryan Hunter-Reay
 #3 Hélio, #11 Tony, #12 Power 
 Dario seguido de Hunter-Reay
 #77Simon Pagenaud e #27 James Hinchcliffe 
 Hélio na ponta
 Simona
 Justin Wilson

Briscoe

O VÍDEO




CLASSIFICAÇÃO

1 Ryan Hunter-Reay
2 Tony Kanaan
3 James Hinchcliffe
4 Oriol Servia
5 EJ Viso                  
6 Helio Castroneves
7 Alex Tagliani
8 Ed Carpenter
9 Graham Rahal
10 Rubens Barrichello
11 Scott Dixon
12 Will Power
13 Simon Pagenaud
14 Ryan Briscoe
15 Marco Andretti

FOTOS: Getty Images/Brasil , Izod Indy Car




Radical UK Cup


Victor Corrêa larga da pole position em estréia
Brasileiro faz primeira corrida com protótipo Radical SR8 na Inglaterra
Não poderia ser melhor a primeira apresentação oficial do brasileiro Victor Corrêa (Unifenas) com protótipos na Inglaterra. Na sua estréia no treino classificatório para a quarta etapa do Dunlop Radical UK Cup, neste sábado (16/6), no circuito Brands Hatch Indy, nos arredores de Londres, o mineiro cravou a pole position com a marca de 44s278, uma incrível vantagem de 0s453 sobre o segundo colocado, em um traçado de apenas 1.944 metros.

"Fiquei muito feliz com esta estréia. Consegui um bom acerto no Radical SR8 e fiz as cinco voltas mais rápida da sessão. Só depois veio o segundo colocado, meu companheiro de equipe Mark Smithson", comemorou Victor ao lado do também proprietário da equipe Marks Eletrical Racing.

Para a classificação para a outra prova da rodada dupla, com a pista mais emborrachada, o piloto de Alfenas, sul de Minas Gerais até conseguiu baixar o seu tempo, mas foi superado em 0s250 pelo experiente inglês Stuart Moseley, tricampeão da categoria que deixou o brasileiro em segundo.

"Também foi uma boa classificação, afinal são duas primeiras filas. O Moseley é muito experiente com este carro e conseguiu um acerto um pouco melhor para a condição do circuito naquele momento. Acho que terei condições de fazer duas boas corridas, apesar da desvantagem regulamentar que terei", observa Victor.

A Copa Britânica de Radical determina punição em tempo no pit stop obrigatório de acordo com a experiência dos pilotos. Quem corre sozinho e é considerado piloto ‘A’ tem que ficar 75 segundos parado nos boxes. A dupla com pilotos classe ’A’ e ‘B’ fica estacionado 60 segundo e quando é integrada por pilotos ‘C’ e ‘D’ são apenas 55 segundos no pit.

"Aqui no circuito Brands Hatch Indy, que tem menos de dois quilômetros, na corrida deveremos fazer voltas em cerca de 45 segundos. Ou seja, terei que abrir pelo menos meia volta de vantagem sobre uma boa dupla para ter condições de brigar pela vitória", aponta o piloto apoiado pela Unifenas. "Claro se eu aproveitar a pole e pular na frente. Senão, o negócio fica mais complicado. Mas não adianta ficar pensando nisto, tenho que largar e acelerar o máximo e depois a gente vê como fica. De qualquer maneira, já mostrei que vim brigar pela vitória em mais uma categoria", exalta o mineiro que desde 2008 vem vencendo provas na Fórmula Ford e Fórmula 3 na Europa.

As corridas da Copa Britânica de Radical são de 40 minutos, com possibilidade de provas individuais ou em dupla. Victor ia correr ao lado do dinamarquês Christian Ebbesvik, que já tem experiência em protótipos. No entanto, o seu companheiro teve que se ausentar por compromissos com a TV que transmite as provas e não irá dividir a pilotagem com o brasileiro.

O Radical SR8 que Victor Corrêa está utilizando é um biposto de apenas 680 kg, impulsionado por dois motores de 1,3 litros da Suzuki Hayabusa, gerando 420 cavalos de potência e dependendo do circuito pode chegar a 290 km/h.

Confira os dez primeiros do grid de largada da 1ª prova:
1) Victor Corrêa, 44s278;
2) Mark Smithson/Stuart Moseley, 44s731;
3) Manhal Allos, 44s788;
4) Zac Chapman, 44s997;
5) Terrence Woodward/Ross Kaiser, 45s092;
6) Tony Wells/James Littlejohn, 45s366;
7) James Abbott/Shaun Balfe, 45s432;
8) Colin Noble, 46s254;
9) Gary Kane/Ashton, 46s294;
10) Patrick Jeans/Phillip Jeans, 46s343.

Confira os dez primeiros do grid de largada da 2ª prova:
1) Mark Smithson/Stuart Moseley, 43s717;
2) Victor Corrêa, 43s967;
3) Terrence Woodward/Ross Kaiser, 44s162;
4) Manhal Allos, 44s338;
5) Zac Chapman, 44s516;
6) James Abbott/Shaun Balfe, 44s739;
7) Tom Jordan/Alex Kapadia, 45s304;
8) Andy Cummings/Bradley Ellis, 45s308;
9) Phill Abbott/Nick Padmore, 45s503;
10) Chris Headlam/Jamie Stanley, 45s736.