A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 22 de maio de 2009

BANDEIRAQUADRICULADA


Fiquei sabendo por uma fonte seguríssima que o Paulo Peralta está com seu livro quase pronto . Conversando com ele hoje pela manhã , não confirmou nem desmentiu , acabamos conversando sobre outros assuntos e do livro nada . Seu site BANDEIRAQUADRICULADA é uma referencia para nós que gostamos de automobilismo , o Paulo trata cada entrevista que faz com muito cuidado e carinho sendo o site uma fonte de informação e pesquisa sobre o automobilismo dos anos 1960/70 . Aguardo seu livro com muita expectativa e espero dele a confirmação .

terça-feira, 19 de maio de 2009

Froilan González e a primeira vitória da Ferrari na Formula Um




Froilan ultrapassando Farina campeão da F1 no ano anterior .

A "vontade" com que ele pilotava .

Conhecemos por suas inúmeras vitórias na F1 , mas a 1ª vitória na categoria veio só no segundo ano de participação. Enzo Ferrari foi um piloto de relativo sucesso chegando a vencer várias corridas inclusive dois GP de Módena em 1927 e 28 pilotando para Alfa Romeo. Logo depois montaria sua Scuderia Ferrari e com ela representar a marca Alfa Romeo nas pistas, e como representou !! Por sua equipe passaram os maiores nomes do automobilismo da época, Antonio Ascari, Gigi Villoresi, Achille Varzi, Rudolf Caraciola, Luigi Fagioli, Giuseppe Campari, Compagnoni, Pintacuda e o grande Tazio Nuvolari. Esta equipe ganhou de tudo representando a Alfa e mesmo depois da saída de Enzo continuou ganhando, sendo a Alfa Romeo talvez a maior vencedora de corridas de todos os tempos, superando inclusive a Porsche a conferir. No começo da década de 1940 Enzo se desliga da Alfa Romeo, existia entre ele e o engenheiro chefe Wifredo Ricart um antagonismo latente, dois temperamentos difíceis, dois gênios do automobilismo. Tendo Ricart anos depois ao fim da segunda guerra, feito na Espanha um dos mais espetaculares carros esportes da época o Pegaso , dá para ver que a richa continuou. Quando saiu da Alfa, por força de contrato Enzo não podia usar o nome Ferrari, então sua equipe chamava-se Auto Avia Construzione e apesar de competir com o antigo patrão e vencer às vezes, ainda não tinha todo esquema da antiga equipe. Ai veio o novo campeonato de viaturas GP, a F1, e a Alfa Romeo com seus carros já amplamente testados em corridas venceu os dois primeiros campeonatos, em 1950 com o grande piloto de outrora Giuseppe Farina e em 1951 com aquele que por anos viria ser o ícone da categoria, o nome a seguir Juan Manuel Fangio. No dia 14 de julho de 1951 no GP da Inglaterra viria acontecer a vitória que mudaria o rumo da F1, na pista de Silverstone, pista de altíssima velocidade, onde os grandes pilotos se destacam, tanto que esta pista até hoje é conhecida como Dasilvastone, por conta de um certo brasileiro chamado Ayrton que por lá barbarizou na FF e F3. Neste 14 de julho tinha um touro no caminho. A Alfa com "apenas" seu time completo, Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio - a caminho de seu primeiro título - Bonetto e Sanesi e a Ferrari "somente" com Alberto Ascari, Gigi Viloresi, e o " Touro dos pampas " Froilan Gonzáles. A Alfa com seu motor beberrão de 8 cilindros 1.500cc comprimido e a Ferrari com seu V12 de 4.494cc aspirado, por esta época este motor tinha uns 375cv contra os mais de 420cv das Alfas, mais era bem menos beberrão, tinha sido projetado por Aurelio Lampredi que substituira Gioachino Colombo como projetista da casa de Marannelo. O primeiro piloto da Ferrari era o grande Alberto Ascari, filho de Antonio, morto em um acidente quando liderava o GP da França em 1925. Mas quem fez a pole nesta corrida foi o Touro, a seguir a ordem de largada.
Pole F. Gonzales 1.43,4 - Ferrari
2º J. M. Fangio 1.44,4 - Alfa Romeo
3º G. Farina 1.45 - Alfa Romeo
4º A. Ascari 1.45,4 - Ferrari
5ºL. Villloresi 1.45,8 - Ferrari
6º C. Sanesi 1.50,2 - Alfa Romeo
7º F. Bonetto 1.52 - Alfa Romeo
Grid composto de 20 carros.
Como se vê era o dia dele, colocar 1s em cima de Fangio a caminho de seu primeiro titulo, e ainda por cima seu concorrente desde os tempos da Argentina, e 2s no rapidíssimo Alberto Ascari talvez o piloto mais rápido de sua época.
Na corrida Bonetto largando da segunda fila com Alfa tomou a liderança, para antes do fim da 1ª volta ser devorado por Froilan e Fangio que seguiram lutando pela ponta com o Touro em 1º, pela décima volta Fangio assume a ponta, mas a luta continua renhida, pela metade da prova, Froilan toma de novo a ponta, e quando Fangio entra nos boxes, volta 45, para reabastecer a gastona Alfa, seu adversário abre 1m30s de vantagem. Quase ao final a Ferrari do Touro tem que fazer uma rápida parada para reabastecer, mas nem com isto perde a ponta, e vence corrida batendo Fangio por 51s e os dois chegando a simplesmente duas voltas na frente de Gigi Villoresi o 3º e quatro à frente de Bonetto o 4º.
Nos relatos que leio desta corrida, desde minha adolescência, todos dizem que a luta entre os dois Argentinos foi espetacular, os dois andando no limite desde a 1ª volta até o final, dizem feroz. Froilan Gonzáles foi o nome do dia, ainda por cima deu à Ferrari sua primeira vitória na F1, só que ainda não era a vez da Ferrari ser campeã do mundo, depois de Silverstone Fangio partiu firme para conquistar seu 1º titulo. Froilan ganhou mais uma corrida do mundial de pilotos, também em Silverstone, em 1954, e competiu ainda algum tempo na F1 e depois voltou para Argentina. Em 1971 ou 72 eu estava nos boxes em Interlagos, e alguém me disse de um senhor sentado em outro box é o Froilan, eu com vergonha não lhe pedi um autógrafo, seria uma relíquia, do "Touro dos pampas" o homem que naquele 14 de julho deu a 1ª vitória à Ferrari e bateu ferozmente os melhores pilotos da época.

NT. Ele preparou muitos Opalas para alguns pilotos no Brasil, inclusive do pernambucano Antonio da Fonte, e correu na Copa Sul-americana de 1960 em Interlagos e ganhou uma corrida em Interlagos em 1958. Curioso que participou do ultimo GP da Argentina da fase romantica, em 1960.

Agradeço meu amigo Carlos de Paula .

sábado, 16 de maio de 2009

MAGIA PURA II

http://www.youtube.com/watch?v=OA2DF1UJzBc

A muito tempo o Ricardo vem me falando de sua ideia de um fórum para seus alunos na FEI , discutindo sobre automobilismo e automóveis , dois meses atrás ele me avisa " vou fazer o primeiro e é com o Bird " está dando um trabalhão ". Duas semanas atrás ele me liga dizendo que seria no dia 13 de maio , ai o trabalhão já era enorme , no dia anterior ao Fórum ele liga e diz " estou ficando maluco , mais vai sair , se você puder chega cedo ,o Bird vai chegar lá pelas quatro horas " eu queria ajudar meu amigo , mais não deu , por diversos motivos , inclusive três horas de transito , acabei chegando quando o Bird já falava. Fui recebido por uma de suas assessoras que me levou até onde estava minha amiga Vera esposa do Ricardo e D. Isabel sua mãe , algumas fileiras afastadas do palco , ao me ver lá de cima ele me faz um sinal para que eu sentasse na primeira fileira logo abaixo de onde ele estava . Sentado logo abaixo dele já dava para
sentir toda sua emoção , olhava para o Bird falando com uma mistura de admiração e orgulho , era uma de suas muitas ideias dando certo . Na plateia seus alunos , e amigos aplaudiam quando Bird contava suas histórias , é Bird as vezes você dizia que estava falando demais , não para nós que o ficariamos ouvindo até que você não aguentasse mais falar . Terminada a palestra , fui dar um abraço no Ricardo e a esta altura sua emoção já era visível por todos e acontece aquele incrível encontro que descrevi antes com o Crispim . Amigo Crispim agradeço suas palavras no e-mail e as divido com o Ricardo . Ai foi a festa encontrei meu amigo Chico Lameirão , lá estavam Alex Dias Ribeiro , Anisio Campos , Vinicius Lossaco , Geraldo Meireles , Donato Malzoni , Amilton Roschel que cedeu seu belo carro para a exposição , Vilma filha do inesquecível Camilo Cristófaro e que emprestou a gloriosa carretera de seu pai lá exposta e a quem o Ricardo agradece com carinho , devo ter deixado de citar algumas pessoas , a elas peço desculpas . Duas ausências meu filho Francisco e o grande Luiz Pereira Bueno . Um pedido especial do Ricardo , agradecer a todos seus colaboradores , Luciana , Juliana e todos outros e em especial ao Fabrizio .








Bird Clemente . Ouvir o Bird é como escutar e ver um Formula Um urrando em frente aos boxes de Interlagos para depois fazer a "Um" cravado , é magico inesquecível , como foi vê-lo pilotando. Quando falou do Camilo sua voz sumiu , emocionado pediu desculpas . Relembrou seus companheiros Luiz , Chico , Carol , Emerson , Pace , Anisio , Marinho , Wilsinho , e tantos outros , sempre com carinho e emoção . Contou muitas histórias suas com o grande Grecco , homenageou o Barão - Wilson Fittipaldi - . Explicou que não se acostumou com os pneus slick , já que para ele carro de corrida tem é que andar de lado . Do Piquet que foi o maior acertador de carros que conheceu , Emerson seu companheiro de equipe e nosso Campeão do Mundo , quando falou do Ayrton nosso eterno Campeão falou com a propriedade de quem também sentiu tudo na pele .
Bird obrigado .
Algumas trechos do Bird falando gravei sem querer em minha máquina fotográfica e estão disponíveis no YouTube em RuiAmaral1








Por fim , acabado o evento e com a maioria das pessoas tendo ido embora ficamos D. Isabel , Vera , Rafael , Sr Francisco , Ricardo e eu curtindo aquela noite magica , orgulhosos do feito do menino professor conceituadissimo que via mais uma de suas ideias brilhando .

As fotos desta postagem são de minha autoria , perdoem pela qualidade .

sexta-feira, 15 de maio de 2009

I FORUM DE AUTOMOBILISMO DA FEI

O Grande Bird Clemente , notem na foto do telão sua Berlineta totalmente atravessada provavelmente na curva do "Sargento".
http://www.youtube.com/watch?v=r81WY9dRhQ0 uma pequena parte da palestra .
Bird falava e no telão sua equipe Willis . notem que Luiz Antonio Greco parece concordar com o que ele falava .


Bird falava e no telão ele e Luiz Pereira Bueno faziam demonstração com os Gordinis .

O professor Ricardo De Andrade Bock .

O palco , Bird , Lito , Flávio e Ricardo .

A carretera 18 de Camilo Cristófaro . ( vejam postagem de meu blog " Amarelo 18" )
A carretera DKW.

o Coopersucar-Fittipaldi FD01
Réplica do Maverick Holywood-Berta .
A foto é minha , Bird falava , Moco acelerava sua Brabhan parecendo concordar . dois grandes pilotos .
O Bino Mark I e a Berlinetta .

A Berlinetta 22 .
O Wyllis Mark I , muitas vitória nas mãos de Luiz Pereira Bueno .

O Carcará , brilhante criação de Rino Malzoni e Jorge Letri com a ajuda de Miguel Crispim Ladeira , recordista brasileiro de velocidade nas mãos de Norman Casari.
FEI 13 de maio de 2009 aconteceu o 1º Fórum de Automobilismo , promovido por esta renomada Universidade , foi idealizado pelo brilhante professor Ricardo de Andrade Bock de Engenharia Automotiva e realizado por ele e sua equipe da Companhia de Imprensa , o convidado de honra foi o piloto Bird Clemente , tendo Bird proferido uma palestra seguida por comentários de Lito Cavalcanti e Flávio Gomes os trabalhos foram conduzidos por Ricardo Bock . O Fórum é uma ideia de Ricardo , um apaixonado pelo automobilismo de competição e ele mesmo um piloto , e sua intenção é que este seja o primeiro de muitos Forums , podendo ele assim homenagear muitos dos grandes nomes do nosso automobilismo . As fotos do evento me foram enviadas por Juliana Santos da Companhia de Imprensa a ela e a Luciana meu muito obrigado e ao professor Ricardo Bock meus parabéns .