A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

INTERLAGOS: SOBRA PAIXÃO, FALTA COERÊNCIA. Por Wagner Gonzalez


Terça feira 29 de Novembro tivemos na Câmara Municipal uma Audiência Publica por iniciativa do vereador Mario Covas Neto e do Deputado Federal Floriano Pesaro para que nós, os usuários da pista, mecânicos, chefes de equipe, pilotos, dirigentes, jornalistas e outros interessados possamos auxiliar o prefeito que assume em Janeiro seu mandato à decidir a forma com que nosso templo será administrada.
Dedico estes tempos do Histórias ao tema, crucial à nós que respiramos automobilismo, logo um texto de meu amigo Chico Lameirão que foi presença marcante na reunião, que contou ainda com a presença de Rita Landi, preocupada com o autódromo que seu pai imortalizou e ajudou à administrar tempos atrás.

À você caro Wagner parabéns por sua colocação do problema e obrigado pela citação ao meu nome, um forte abraço.

Rui Amaral Jr 

 INTERLAGOS: SOBRA PAIXÃO, FALTA COERÊNCIA. 
Wagner Gonzalez

Iniciativa bastante válida do vereador Mário Covas Neto e apoiada pelo deputado federal Floriano Pesaro, a reunião realizada nesta terça-feira, 29, em auditório da Câmara Municipal de São Paulo para discutir a desestatização do Autódromo de Interlagos mostrou que sobra emoção e falta coerência entre os interessados no assunto.

Em meio a colocações que lembravam textos do gênero “esta é a minha história” e outras que tais , porém, porém salvaram-se propostas interessantes, algumas surpreendentes, e ficou clara a forma inadequada como a SPTuris trata do “equipamento”, como o circuito é chamado no jargão urbanístico.

Covas Neto e Pesaro lideram o processo de tombamento de Interlagos como patrimônio imaterial da cidade, algo por si só relevante e consequente frente às reiteradas menções do valor imobiliário do terreno com área aproximada de um milhão de metros quadrados. Cyro Laurenza, que faz parte da equipe que cuida da transição do poder municipal nas gestões Haddad e Dória, justificou sua presença ao mencionar que a área estar inserida em um portal de grande importância turística, mais importante: 
“Não podemos privatizar (Interlagos). O terreno não tem dono.”

De maneira mais direta e sucinta, Floriano Pesaro tocou na ferida quando ao justificar o pedido de tombamento afirmou que “Interlagos é pista de corrida”. Covas Neto iluminou ainda mais a forma como a SPTuris administra o autódromo dando números:

“A F-1 cobra uma reforma anual e (nos últimos anos ) foram injetados em Interlagos R$ 316 milhões de dinheiro público, sendo que toda a renda do evento da F-1 vai para o promotor do GP”, que não contribui em nada nas reformas e manutenção.

O vereador lembrou ainda que o custo para construir o autódromo do Bahrein, um dos mais modernos no mundo, é estimado em US$ 150 milhões. Pior: todas as reformas realizadas em Interlagos levam em consideração apenas e tão somente as necessidades da F-1 e raramente contemplam e consultam o universo das equipes, pilotos e imprensa que usam o local nas datas em que são contemplados.

Integrante da mesa que mais se destacou pela maneira como se comportou na reunião, o presidente da SPTuris Alcino Reis Rocha usou do típico discurso de administrador público ao lembrar mais do mesmo. Admitiu que as obras estão atrasadas por causa do Governo Federal, que o deficit da administração do autódromo passou de “muito grande em 2015 para menor em 2016 e que deverá ser zerado em 2017”. Em todas as suas colocações Reis Rocha deixou claro que a F-1 é a principal preocupação da entidade, o que, obviamente, gerou protestos dos presentes. O administrador fechou sua participação no evento saindo apressadamente recusando-se a responder questões da imprensa.

Como era esperado, o público que atendeu ao convite de Covas Neto deixou clara a insatisfação como o automobilismo paulista é tratado pela SPTuris: dificuldade em conseguir datas, impedimento de usar os boxes, instalar as equipes sem prover infraestrutura mínima e, tal como anunciado há semanas, aumentar o aluguel da pista de R$ 16.095,00 para R$ 41.500,00 por dia.

O pior de tudo é o que revela a colocação do empresário Orlando Sgarbi: “Não se sabe qual é a prioridade sobre o uso de Interlagos. Fala-se de privatização mas há cerca de 11 anos o autódromo foi privatizado através do decreto municipal 45.822, de 7 de abril de 2005, pelo prefeito José Serra.”

A concessão, lembra Sgarbi, “é gratuita e precária”, o que deixa margem ao seu cancelamento, algo que se justificaria pela qualidade da gestão desenvolvida: a outorga é gratuita e livre de impostos e, como admitiu Alcino Reis Rocha, mesmo assim dá prejuízo. Boa surpresa David Costa, estudante de arquitetura e morador vizinho ao autódromo, que apresentou um estudo intitulado “Interlagos, polo sócio-cultural da velocidade”. Ainda que a volta do traçado antigo seja discutível e não prioritária, o gesto mostra que a juventude ainda tem olhos para o esporte.

Fazendo contraponto, o veterano piloto Ruy Amaral Jr ao notar um ambiente tenso ponderou que “a união em nosso meio tem que acontecer de baixo para cima, precisamos nos fortalecer para conseguir o que queremos”.

Sem dúvida, a união da comunidade automobilística será uma arma poderosa na luta para devolver Interlagos à razão de sua existência, algo que não exclui a utilização da pista para eventos outros que não sejam vinculados ao esporte a motor. A semente lançada por Mário Covas Neto deixou isso claro, assim como o fato que o novo prefeito não transmitiu claramente o que quer fazer com o autódromo. Deixá-lo nas mãos da SPTuris, que comprovou sua inépcia na gestão da pista e também no Parque Anhembi, outrora centro de exposições dos mais ocupados do Brasil e atualmente praticamente abandonado, está longe de ser uma solução aceitável. Que o tombamento seja a primeira batalha vencida nessa guerra para salvar o primeiro autódromo brasileiro e um dos primeiros do mundo.

WG


5 comentários:

  1. O presidente da SPTuris mente mais que padre ou pastor, fora o baixo nível como executivo.
    No mínimo tinha que ter trazido uma apresentação para mostrar as realizações da sua gestão.
    Fui diretor e presidente de empresas, nunca vi uma coisa dessas e essa falta de respeito com os "stake holders".
    Interlagos não dá prejuízo algum, mesmo tendo que carregar o CABIDE DE EMPREGOS da São Paulo Turismo (SPTuris).
    Entrem no site do cabidaço e vejam a folha de pagamento. Uma vergonha.
    Formula 1 é outra coisa, não vem dinheiro nenhum para a São Paulo Turismo (SPTuris), pois o dinheiro vai direto para a SPObras que promove obras misteriosas todos os anos e fecha o autódromo 21 finais de semana nos deixando na miséria. Em 2015/2016 a PMSP exagerou, enterrou 200 milhões do nosso dinheiro para aumentar o Paddock em 2 metros, fora a favela que ficou.
    Na realidade, o autódromo foi privatizado para a São Paulo Turismo (SPTuris) em 2005, qualquer concessionário é melhor que o CABIDAÇO.
    Nem Alvará para treinos a São Paulo Turismo (SPTuris) consegue ter. Seria o mínimo a ter como locadora que tem que cumprir com suas funções.
    A F3 foi treinar, alugou a pista, bombeiros, ambulância, tudo, e faltou o Alvará da Administração Regional de Capela do Socorro. O barnabé da repartição não recebeu ingresso para a F1 e resolveu se vingar, ninguém pôde treinar, uma palhaçada.
    Interlagos sob a São Paulo Turismo (SPTuris) é um CORTIÇO.
    Petralha além de ROUBAR ainda é incompetente, só fazem porcaria.

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  2. Aqui é sem MARGARINA que faz mal para o colesterol, nossa obrigação é meter a mão na hora certa. É o jeito paulista de ser, "mano" mesmo tendo sido educado parte para o confronto sem trégua e sem prisioneiros.
    Peço minhas desculpas a todos os presentes em especial ao vereador Mario Covas Neto, anfitrião, ao deputado federal Floriano Pesaro e ao amigo Sandro Kuschnir por ter enchido o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris) de porrada e chamar o mesmo de mentiroso, o que ele é e ainda é despreparado. Na realidade, nem acho que seja mais mentiroso que os outros, apenas um incompetente mal informado pela mafia de subordinados que o cerca. A PMSP e as empresas que detém, São Paulo Turismo (SPTuris) e SPObras não passam de antros de ROUBALHEIRA e incompetência, típicos da Administração PETRALHA.
    O fato ocorrido no treino da F3 onde o barnabé da Adminstração Regional de Capela do Socorro não ter concedido o Alvará para o treino apenas por não ter recebido ingresso para a F1 demonstra o gráu de falta de espírito público e prevaricação do indigitado. Acho que a Câmara deveria chamar o prefeito às falas para que se abra um Inquérito Administrativo por Prevaricação e Advocacia Administrativa contra o Admiministrador de Capela do Socorro. Temos que ter TOLERÂNCIA ZERO com esse tipo de coisa.
    Não podia deixar passar em branco e aproveitei a oportunidade, já que a administração nefasta e corrupta do petralha Fernando Haddad vai embora dia 31 de dezembro.
    Espero que o Alcindo tenha aprendido que não se comparece a uma reunião de profissionais com apenas mentiras na algibeira achando que vai enganar trouxas. A obrigação dele era ter feito uma apresentaçãp de sua gestão como eu sempre fiz nos cargos de direção e presidência das empresas que ocupei.
    Apesar de sempre ter sido um cara duro e nem sempre muito amado nas empresas que trabalhei sempre me aguentaram, pois sou focado, julguei e fui julgado pelos resultados, essa é a língua que um executivo tem que entender, o direito do acionista em primeiro lugar. Interlagos tem como acionistas em 100% todo o povo paulistano e não a PMSP ou São Paulo Turismo (SPTuris). Tudo que lá foi feito foi feito com o NOSSO DINHEIRO DOS IMPOSTOS. O prefeito, a gestora São Paulo Turismo (SPTuris) e a Câmara dos Vereadores e seu órgão auxiliar Tribunal de Contas do Município de São Paulo tem que isso entender por bem ou por mal. Nós pagamos e nós mandamos.
    Vir com bobagens e desculpas de nada adianta. Pareceu-me como o burro que diz que é burro por que a orelha é grande, explica, mas não justifica.

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  3. Ninguém é contra se colocar palco, montanha russa, roda gigante e outras coisas, o Emerson colocou um monte de atrações nas corridas da WEC e ficou muito bom. Tampouco se deve ser contra shows, todos os autódromos do mundo fazem isso e de certa forma todas essas coisas atraem a curiosidade das pessoas para a pista de Interlagos que hoje em dia é um lugar desconhecido e mistificado pela população geral.O que não pode é permanecer essa mentalidade e atuação de se privilegiar a F1 fechando Interlagos por 21 finais de semana para se fazer obras que não passam de roubalheiras, gastam milhões para passar uma mão de cal e trocar umas torneiras e privadas. A cada 3 anos recapeiam a pista, mas nem isso fazem direito, o asfalto feito em 2014 foi mal feito e teve que ser remendado. A PMSP tbem não pode dificultar o acesso de outras categorias como WEC, Nascar, Indy por imposição do Bernie. O fechamento e a não reabilitação do Anel Externo fazem parte dessa estratégia nefasta. Fora que é errado se atrelar Interlagos apenas em uma categoria e se ficar na mão que é o que está acontecendo agora com a chantagem da F1 colocando em dúvida a realização do GP do Brasil. O Haddad enterra 200 milhões para a F1 sem a menor garantia? Que tipo de administrador público é esse? Um retardado ou corrupto ou os dois. Em qualquer lugar do mundo estaria na cadeia por investir recursos públicos sem garantias.O futuro concessionário não poderá ter essa mentalidade tacanha de fazer apenas UM EVENTO por ano, pois quebraria. Terá que usar o autódromo 365 dias por ano com corridas, inclusive de categorias internacionais e outros eventos. Interlagos tem apelo para categorias Internacionais porque nos complementamos com Buenos Aires e as equipes estrangeiras gostam de vir para o hemisfério sul no inverno europeu. Carro de corrida é máquina como de fábrica, tem que ser usado o tempo todo para dar dinheiro.Uma alternativa se não se conseguir um interessado é fazer uma Outorga Não Onerosa para uma Oscip, Organização da Sociedade Civil para o Interesse Público como foi feito em Silverstone que foi outorgado para o BRDC-British Racing Drivers Club na época presidido pelo Damon Hill.
    A SPTuris já demonstrou que não sabe sequer cuidar de Notas de Escolas de Samba dos Desfiles de Carnaval.

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  4. Meu caro amigo Zullino, sempre somos nós à bater nesta gente, o caso da direção do autódromo é de policia!
    Tenho certeza que vamos levar essa luta à bom termo.

    Um abraço

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  5. Esse é o lado bom das audiências públicas: colocar o administrador público diante dos administrados, para responder, prestar contas.
    É natural que um mau administrador queira sair antes do fim do evento: ele sabe que sua incompetência não tem defesa. É uma vergonha que ele seja covarde assim, mas é natural. Sorte que ele está de saída.
    O texto do Ricardo tem que ser respondido pela nova administração, que vai cuidar da "modelagem" (como se diz no jargão das privatizações) pela qual Interlagos seria resgatado das mãos ineptas em que se encontra, e entregue para mãos que tenham interesse econômico e obrigação legal de cuidar desse patrimônio fantástico.

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Rui Amaral Jr