Década de 1930
Bernd Rosemeyer e a Auto Union Streamliner
Ontem meu amigo Ricardo-Mansur- comentava sobre o bico de seu Super Vê e passei a manhã pensando naquela década -1970- maravilhosa quando começamos nas pistas. Fora algumas tentativas da Chaparral era o começo das asas dianteiras e traseiras na Formula Um, que já vinha desde 1968, e a aerodinâmica dos carros era apenas projetada e depois testada em pista, nada comparável aos imensos meios que hoje dispõe projetistas e construtores.
Sem saudosismo pois hoje um Audi, Toyota ou Peugeot são carros maravilhosos mas era uma época de descobrimentos que nos trouxe até os dias atuais.
Vivemos isto, nós dentro das pistas e muitos olhando de fora e imaginando o que tentávamos...
Rui Amaral Jr
Rui Amaral Jr
Década de 1950
Década de 1950 e a maravilhosa Maserati 250F Streamliner...
e a Mercedes Benz W196 de Fangio.
Década de 1960
O Porsche Formula Um de Dan Gurney...
a Lotus 25 de Clark...
Hill de BRM lidera um pelotão.
A Eagle de Gurney.
Dan Gurney na CanAm
a Ferrari Drogo...
a simplicidade da Lotus 49
Avallone e a Lola F.5.000
final da década, as perigosíssimas asas traseiras...
e a solução da Lotus depois que elas foram banidas...
a mesma Lotus 49 e o começo dos aerofólios.
Década de 1970
Chapman lança a Lotus 72, um novo conceito em aerodinamica, na verdade o carro é de antes de 70, mas apenas após essa data com o titulo de Jochen Rindt ela veio para ficar...
1972, Emerson Campeão do Mundo.
em Esportes Protótipos a simplicidade dos fantásticos Porsche 917K...
e Ferrari 312P.
Avallone/Lola Divisão 4.
Polar Divisão 4.
Ferrari 312T.
Surtees com Luiz Pereira Bueno.
Lola Esporte Protótipos.
Surtees Formula 2 com Carlos Pace.
a estanha March com Luiz...
em alguns anos após em outro modelo com Lella Lombardi.
No Brasil
Começo da Super Vê, Cláudio Cavallini e seu Kaimann
Antonio Carlos Avallone e seu Avallone Vê
Celidonio #29 e Julio Caio #41 de Kaimann na briga com Chico Lameirão de Polar...
Julio Caio já de Polar Super Vê com aerofólio traseiro.
Na Divisão 3 nos carros de ponta poucas mudanças fora o alargamento dos para lamas para acomodarem as enormes rodas.
Os Opalas Divisão 3 de de Luiz Pereira Bueno e Pedro Victor de Lamare.
Opala Divisão 3 de Zé Pedro Chateaubriant.
Divisão 3, o super Maverick/Berta com Luiz Pereira Bueno.
A tentativa de Ricardo Bock de tirar o ar que passava por baixo do carro.
Começo de 80
Divisão 3, o super Maverick/Berta com Luiz Pereira Bueno.
A tentativa de Ricardo Bock de tirar o ar que passava por baixo do carro.
Começo de 80
Já em 80 os Divisão 3 de ponta e sua simplicidade aerodinâmica, acima Jr Lara e abaixo Arturo Fernandes.
Amadeo Campos e Janjão Freire
O Passat de Ricardo Bock, acima branco e abaixo vermelho.
Gol de Amadeu Rodrigues da Divisão 3
Conde e Duran
Amadeu Rodrigues e eu.
Hermosas fotos Rui que nos muestran la evolución de la aerodinamia en las pistas.
ResponderExcluirPero vayamos al principio de la entrada, a los Auto Unión carenados. Aporto dos entradas con muchas fotos de esos grandes autos:
Ruedas carenadas:
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/10/158-auto-union-type-ruedas-carenadas.html
Ruedas descubiertas:
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/10/157-auto-union-type-ruedas-descubiertas.html
¡Bellezas!
Abrazos!
Belo post, Rui!
ResponderExcluirSe me permite um palpite, acho que faltou uma citação do FD-01, com soluções aerodinâmicas ousadas, mas que não eram certo na época.
Abração,
Guima
Verdade Guima, mais para frente escrevo outro falando da F Um e mostro o FD-01; Outro
ExcluirRui,
ResponderExcluirótimas fotos. A da Mercedes Benz W196 do Fangio mostra bem o porquê dele não gostar dessa carroceria. Dizia ele que não enxergava a curva direito.
Grande Rui, muito legal este resgate da tão e cada vez mais importante fase da fabricação dos carros de corrida !!!
ResponderExcluirObrigado Fabiani e Milton, um abração!
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