Spa 1966, Rindt de Cooper-Maserati lidera com Surtees de Ferrari logo a seguir.
O carro de Jo Bonnier pendurado, dizem que o super pesado motor Maserati V12 segurou o carro para que não despencasse.
Hoje a Formula Um é sem duvida alguma segura. Isso se deve principalmente a um acidente com um jovem e promissor piloto no GP da Bélgica e Spa-Francorchanps a 44 anos atrás.
O baixinho e totalmente vesgo Jackie Stewart havia sido contratado pela BRM no ano anterior para correr com Grahan Hill, campeão do mundo em 1962. Era um promessa e já havia vencido sua primeira corrida valida para o campeonato no ano anterior em Monza no GP da Itália com seu companheiro de equipe Hill em segundo. E nesse ano já tinha vencido o GP Mônaco com Lorenzo Bandinni em segundo e seus companheiros de BRM, Hill e Bob Bondurant em 3º e 4º.
Na corrida de 1966 em Spa uma chuva repentina iria pegar os pilotos desprevenidos logo após a largada. Em Les Combes no topo da subida bem depois da Eau Rouge uma chuva torrencial e Jo Bonnier, Jo Sifert, Denny Hulme e Mike Spence rodaram, Stewart passou ileso, para logo em seguida enfrentar um rio que descia na Masta Kink. Onze carros rodaram e bateram, incluindo Jackie Stewart. Ele gravemente ferido com um ombro e costelas quebrados e embebido em gasolina ficou preso em seu carro. Seus companheiros Graham Hill e Bob Bondurant vendo a situação em que se encontrava imediatamente tentaram tira-lo no que demoraram vinte e cinco minutos. Levaram-no para uma fazenda nas proximidades e duas freiras que lá viviam ajudaram a cuidar dele até que chegasse ajuda adequada.
“Não me preocupava com a questão de segurança até aquele dia , pensava como todos outros a esse respeito. Era sempre o outro que ia morrer. Mas preso a um carro e ensopado de combustível por vinte e cinco minutos tive muito tempo para pensar sobre a questão”.
Resultado da corrida.
1º John Surtees - Ferrari
2º Jochen Rindt - Cooper-Maserati
3º Lorenzo Bandini - Ferrari
4º Jack Brabham - Brabham-Repco
5º Richie Ginther - Cooper-Maserati
6º Guy Ligier - Cooper-Maserati
PS:Após essa corrida Stewart pediu a seus mecânicos que soldassem uma chave fixa na porca do volante de seu carro, caso precisasse novamente sair às pressas.